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Ônibus rodarão normalmente nesta segunda-feira em Porto Velho
domingo, 3 de julho de 2011A população não ficará mais sem transporte coletivo na segunda-feira (4) e a deliberação de uma possível greve dos trabalhadores no transporte coletivo urbano de Porto Velho foi adiada para terça-feira (5), data em que acontecerá outra assembleia para apresentar nova proposta de reajuste oferecida pelas empresas.
As negociações iniciaram na sexta-feira, com mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), entre representantes das empresas e do sindicato dos trabalhadores. Porém, as partes chegaram a um acordo, somente na manhã deste sábado (2), após outra reunião.
Os trabalhadores exigem reajuste de 10% sobre os salários, ticket-alimentação no valor de R$ 100,00 para toda categoria; adicional de insalubridade incidente sobre o salário da função, inclusive para trabalhadores do setor de manutenção; vale-refeição no valor diário de R$ 8,00 extensivo aos que trabalham na manutenção no turno noturno.
No entanto, a atual proposta das empresas, que devem ser analisadas pelos trabalhadores em assembléia na terça-feira, é um reajuste de apenas 7% sobre os salários e ticket-alimentação no valor de R$ 60,00.
Participaram das negociações, o procurador do Trabalho Aílton Vieira dos Santos, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), Márcio Pacele e Edilson Pereira, presidente e secretário geral, respectivamente, do Sindicato dos Trabalhadores (Sitetuperon), Ronaldo Marciano, da empresa Três Marias e Fernando de Castro, da empresa Rio Madeira, todos acompanhados de seus advogados.
Autor : Portalrondonia.com Fonte : Imagemnews.com.br
Postado por Meu Transporte às 22:30 0 comentários
Marcadores: Rondônia
Segunda passagem de ônibus agora é gratuita em Porto Alegre
Os cerca de 738 mil usuários dos cartões de transporte coletivo de Porto Alegre podem, a partir desta sexta-feira, fazer duas viagens e pagar apenas uma, desde que o intervalo entre a saída do primeiro ônibus e a entrada no segundo não ultrapasse meia hora.
De acordo com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), o cálculo dos 30 minutos já leva em conta o tempo médio de deslocamento de cada viagem, sem que seja preciso uma segunda roleta para marcar o horário de saída da primeira condução.
O benefício vale para os cerca de 515 mil portadores do cartão TRI (ônibus), de vale-transporte, e para os 223 mil usuários do TRI escolar. O desconto da meia hora já existia, mas era de 50% na segunda passagem. A partir de hoje, a segunda viagem é de graça, inclusive para estudantes, que pagam meia-tarifa (R$ 1,35).
Foto: Bruno Alencastro Os passageiros podem também usar o TRI para pagar o trem e o vale-transporte da Trensurb (SIM), para andar de ônibus na Capital. Ao utilizar os dois meios de transporte, os usuários ainda ganham 10% de desconto. Quem entrar em qualquer ônibus de Porto Alegre até meia hora depois de descer do trem, ou vice-versa, vai pagar R$ 3,96 e não mais R$ 4,40 - soma atual das tarifas do ônibus (R$ 2,70) e do trem (R$ 1,70). De acordo com a ATP, cerca de 525 mil pessoas poderão se beneficiar com a integração. Outro benefício é a compra fracionada dos créditos do TRI escolar. Até agora, estudantes e professores podiam recarregar o cartão apenas uma vez por mês. A partir do dia 15 de julho, será possível fazer a compra em até quatro vezes, desde que o total não exceda o limite de 75 passagens ou 150, para quem comprovar necessidade. Fonte: Correio do Povo |
Postado por Meu Transporte às 13:25 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Projeto de Mobilidade no Recife segue igual ao trânsito da cidade ''Em Marcha Lenta''
Demorou e vai continuar demorando. Apenas neste final de semana, às vésperas do recesso parlamentar, chegou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei (PL) 12/2011, que institui o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade da Cidade do Recife. É um documento de autoria da Prefeitura que sugere mudanças para melhorar o trânsito caótico da capital, como a instalação de teleféricos nos morros, implantação de corredores exclusivos para transporte coletivo, ciclovias e ciclofaixas, além de transporte fluvial. No entanto, a comissão especial que vai avaliar as propostas deverá ser instalada apenas em agosto, quando os parlamentares voltam ao trabalho. A previsão do presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT) é levar o projeto ao plenário até o final do ano.
Sete nomes formam a tal comissão especial:Augusto Carreras (PV), Carlos Gueiros (PTB), Erivaldo da Silva (PTC), Gilberto Alves (PTN), Josenildo Sinésio (PT), Gilberto Alves (PTN) e Múcio Magalhães (PT). Depois de instalada a comissão, os vereadores têm 20 dias para apresentar emendas. O relatório só deve seguir para votação em plenário depois de 180 dias, a contar do início dos trabalhos. “A gente quer ver se vota ainda este ano, no segundo semestre. Vamos tentar compensar (o atraso)”, disse o presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), que convocou entrevista coletiva na chuvosa manhã deste sábado (2) para anunciar o recebimento do PL.
O documento chega à Casa cinco meses após o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, apresentar as linhas gerais do projeto aos vereadores.
Dentre as propostas está a valorização do transporte coletivo, com implantação de corredores exclusivos. Para facilitar a vida de quem vive nos morros há a proposta de construir teleféricos. O deslocamento com bicicletas também deve ser privilegiado. A Prefeitura pede que a extensão das ciclovias passe de 20 quilômetros para 424 quilômetros.
O Projeto de Lei, no entanto, não trata nem de valores nem de prazos. Sabe-se apenas que algumas ações precisam ser executadas até a Copa do Mundo de 2014. “Algumas ações são de imediato, até 2014, como os principais corredores que serão implantados. Os outros são vias que serão alteradas para serem exclusivas para o transporte coletivo. Poderão ser executadas antes de 2014. A ação que está sendo prevista pode ser a médio/longo prazo. O plano vai sendo ajustado à medida que a cidade vá demandando essas ações”, disse Liberal.
Por Daniel Guedes - JC Online (Blog do Jamildo)
Postado por Meu Transporte às 11:17 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco, Videos
Transporte coletivo de São Carlos ganha 10 novos ônibus
Como gestora do Sistema de Transporte Coletivo da cidade a Prefeitura de São Carlos pediu a empresa Athenas Paulista e conquistou mais um importante investimento para os usuários do serviço na cidade: a compra de 10 novos ônibus com câmbio automatizado (sem embreagem), totalmente acessível (elevador para cadeirantes, bancos para obesos e idosos), lotação 81 passageiros (40 sentados e 41 em pé). O investimento da empresa na compra dos veículos foi de R$ 2,8 milhões.
Os novos veículos foram entregues na sexta-feira (1º/7) pelo prefeito Oswaldo Barba juntamente com o diretor da concessionária Miguel Cimatti e entram em operação a partir desta segunda-feira, dia 4 de julho, nas linhas Vila Prado x UFSCar via praça Itália, Castelo Branco x UFSCar, UFSCar x Redenção via Botafogo, Santa Casa x Cruzeiro do Sul via Bela Vista, Sesi x Santa Maria, Redenção x Jockey Clube via Botafogo, São Rafael x Volkswagen, Jardim Paulistano x Jardim Maracanã, Vila Jacobucci x Jardim Beatriz e Santa Eudóxia x São Carlos.
Os ônibus vão substituir gradativamente os carros mais velhos da frota atual de 130 ônibus. A cidade opera hoje 55 linhas regulares e 170 especiais - em média 50 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente nos dias úteis.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito na gestão do prefeito Barba já foram entregues 23 novos ônibus - 13,5 % de renovação da frota - 12 deles em fevereiro/2009, 1 micro ônibus em maio 2011 e 10 em 1º de julho. Com a aquisição dos novos veículos a frota passa a ter 22 ônibus adaptados para portadores de deficiência, mais 4 micro ônibus porta a porta e 1 van. Hoje a cidade tem 309 portadores de deficiência cadastrados que utilizam o serviço com horário marcado.
São Carlos se antecipa ao atendimento da legislação federal, Decreto nº 5.296/2004, que determina que até o ano de 2014 toda a frota nacional deverá ser adaptada para atender os deficientes.
O prefeito Oswaldo Barba ressalta que o sistema de trânsito da maioria das cidades brasileiras só será eficiente e terá melhoria de fluidez se houver investimentos no transporte coletivo de qualidade. "Essa tem sido a nossa meta permanente e a empresa tem atendido as nossas reivindicações que permitiu melhoramos a atenção aos usuários de uma maneira geral mais em especial as pessoas com deficiência e idosos. Esperamos que a empresa transporte os passageiros sempre com carinho porque eles vão utilizar o serviço", disse o prefeito.
Ao comentar os investimentos que a Prefeitura tem feito para melhorar o transporte coletivo o prefeito Barba citou a instalação de 50 novos abrigos de passageiros, a reforma de 32 antigos e outros R$ 500 mil/ano que a Prefeitura vai investir na implantação e operação do sistema GPS de monitoramento de linhas que permite conferir em tempo real horários, tempo de deslocamento, número de passageiros, manutenção entre outros itens, promovendo o estabelecimento do índice de acertabilidade. "É importante lembrar que os investimentos e a modernização da frota estão sendo feitos a um custo de tarifa que é a menor da região", frisou Barba.
O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, explicou que hoje 19% da população se locomovem através do transporte coletivo. "O nosso desafio é atrair novos passageiros para melhorar a mobilidade urbana da cidade e fazer com que o transporte coletivo possa ser uma boa opção de transporte com conquista de melhoria na circulação do trânsito e diminuição dos congestionamentos", disse Carneiro.
Para o diretor da Athenas Paulista, Miguel Cimatti, embora tenha custos significativos é uma satisfação para a empresa poder melhorar e aprimorar o transporte coletivo da cidade em benefício da população de São Carlos. "Os veículos vão facilitar o trabalho dos nossos motoristas já que possuem câmbio automático e vão dispensar a média diária de 3 mil trocas de marchas que é extremamente cansativo e prejudicial. Os novos ônibus pretendem dar maior conforto e ampliar o grau de satisfação dos nossos usuários", detalha Cimatti.
Os ônibus vão substituir gradativamente os carros mais velhos da frota atual de 130 ônibus. A cidade opera hoje 55 linhas regulares e 170 especiais - em média 50 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente nos dias úteis.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito na gestão do prefeito Barba já foram entregues 23 novos ônibus - 13,5 % de renovação da frota - 12 deles em fevereiro/2009, 1 micro ônibus em maio 2011 e 10 em 1º de julho. Com a aquisição dos novos veículos a frota passa a ter 22 ônibus adaptados para portadores de deficiência, mais 4 micro ônibus porta a porta e 1 van. Hoje a cidade tem 309 portadores de deficiência cadastrados que utilizam o serviço com horário marcado.
São Carlos se antecipa ao atendimento da legislação federal, Decreto nº 5.296/2004, que determina que até o ano de 2014 toda a frota nacional deverá ser adaptada para atender os deficientes.
O prefeito Oswaldo Barba ressalta que o sistema de trânsito da maioria das cidades brasileiras só será eficiente e terá melhoria de fluidez se houver investimentos no transporte coletivo de qualidade. "Essa tem sido a nossa meta permanente e a empresa tem atendido as nossas reivindicações que permitiu melhoramos a atenção aos usuários de uma maneira geral mais em especial as pessoas com deficiência e idosos. Esperamos que a empresa transporte os passageiros sempre com carinho porque eles vão utilizar o serviço", disse o prefeito.
Ao comentar os investimentos que a Prefeitura tem feito para melhorar o transporte coletivo o prefeito Barba citou a instalação de 50 novos abrigos de passageiros, a reforma de 32 antigos e outros R$ 500 mil/ano que a Prefeitura vai investir na implantação e operação do sistema GPS de monitoramento de linhas que permite conferir em tempo real horários, tempo de deslocamento, número de passageiros, manutenção entre outros itens, promovendo o estabelecimento do índice de acertabilidade. "É importante lembrar que os investimentos e a modernização da frota estão sendo feitos a um custo de tarifa que é a menor da região", frisou Barba.
O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, explicou que hoje 19% da população se locomovem através do transporte coletivo. "O nosso desafio é atrair novos passageiros para melhorar a mobilidade urbana da cidade e fazer com que o transporte coletivo possa ser uma boa opção de transporte com conquista de melhoria na circulação do trânsito e diminuição dos congestionamentos", disse Carneiro.
Para o diretor da Athenas Paulista, Miguel Cimatti, embora tenha custos significativos é uma satisfação para a empresa poder melhorar e aprimorar o transporte coletivo da cidade em benefício da população de São Carlos. "Os veículos vão facilitar o trabalho dos nossos motoristas já que possuem câmbio automático e vão dispensar a média diária de 3 mil trocas de marchas que é extremamente cansativo e prejudicial. Os novos ônibus pretendem dar maior conforto e ampliar o grau de satisfação dos nossos usuários", detalha Cimatti.
Fonte: São Carlos Agora
Postado por Meu Transporte às 11:08 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, São Paulo
Em Curitiba, Prefeito veta horários dos ônibus nos pontos
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), vetou o projeto de lei que determinava que em todos os pontos de ônibus da cidade houvesse uma espécie de cartaz para informar o cidadão dos horários dos veículos. Isso porque a prefeitura já estudava e começou a testar um sistema para monitorar eletronicamente os horários na quinta-feira (30).
O projeto do vereador Julião Sobota (PSC), aprovado em junho deste ano, obrigava a prefeitura a fixar em estações-tubo, pontos de ônibus e dentro dos coletivos o horário em que os veículos saem dos terminais e chegam ao ponto final.
Atualmente, os horários do transporte coletivo da capital estão disponíveis nos terminais e no site da Urbanização de Curitiba (Urbs). O veto deve ser analisado pela Câmara em agosto, porque parlamentares entraram em recesso, por 30 dias, nesta sexta-feira (01).
Ducci afirmou que o projeto foi vetado porque parte dos recursos do PAC da Copa serão destinados a aquisição de um sistema eletrônico que informa, por meio de um painel digital, a localização do ônibus da linha e o tempo que o veículo vai demorar para chegar à estação onde o usuário está. “É o que é usado hoje em alguns países”, afirmou o prefeito.
O sistema está sendo testado na estação tubo da Rua Marechal Floriano da Linha Verde. De acordo com o prefeito, a tecnologia também será testada em outros pontos da Linha Verde e, ainda este ano, o edital e licitação será aberto para que o sistema seja comprado.
A implantação da tecnologia é uma parceria entre a Prefeitura e Curitiba e a empresa Pública de Transportes de Perugia, na Itália. Foi firmado um protocolo de transferência de tecnologia.
O projeto do vereador Julião Sobota (PSC), aprovado em junho deste ano, obrigava a prefeitura a fixar em estações-tubo, pontos de ônibus e dentro dos coletivos o horário em que os veículos saem dos terminais e chegam ao ponto final.
Atualmente, os horários do transporte coletivo da capital estão disponíveis nos terminais e no site da Urbanização de Curitiba (Urbs). O veto deve ser analisado pela Câmara em agosto, porque parlamentares entraram em recesso, por 30 dias, nesta sexta-feira (01).
Ducci afirmou que o projeto foi vetado porque parte dos recursos do PAC da Copa serão destinados a aquisição de um sistema eletrônico que informa, por meio de um painel digital, a localização do ônibus da linha e o tempo que o veículo vai demorar para chegar à estação onde o usuário está. “É o que é usado hoje em alguns países”, afirmou o prefeito.
O sistema está sendo testado na estação tubo da Rua Marechal Floriano da Linha Verde. De acordo com o prefeito, a tecnologia também será testada em outros pontos da Linha Verde e, ainda este ano, o edital e licitação será aberto para que o sistema seja comprado.
A implantação da tecnologia é uma parceria entre a Prefeitura e Curitiba e a empresa Pública de Transportes de Perugia, na Itália. Foi firmado um protocolo de transferência de tecnologia.
Fonte: G1
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Postado por Meu Transporte às 11:04 0 comentários
Marcadores: Paraná
Usuários do transporte coletivo de Campo Grande passam a ser atendidos em nova central
A partir de segunda-feira (04) a venda de créditos e o atendimento aos idosos e portadores de necessidades especiais, que fazem uso do transporte coletivo de Campo Grande terá novo endereço.
O novo local de atendimento fica na Rua Visconde de Taunay, 318, no Bairro Amambaí, quase em frente à sede administrativa da Assetur.
Haverá mudanças também com relação ao atendimento aos estudantes, que hoje são atendidos em posto localizado no antigo Terminal Rodoviário. A partir de 11 de julho os alunos também passarão a ser atendidos na nova central no Bairro Amambaí. O posto da rodoviária deixará de funcionar.
O novo local de atendimento fica na Rua Visconde de Taunay, 318, no Bairro Amambaí, quase em frente à sede administrativa da Assetur.
Haverá mudanças também com relação ao atendimento aos estudantes, que hoje são atendidos em posto localizado no antigo Terminal Rodoviário. A partir de 11 de julho os alunos também passarão a ser atendidos na nova central no Bairro Amambaí. O posto da rodoviária deixará de funcionar.
Fonte: Midiamax News
Postado por Meu Transporte às 11:00 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
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