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Faixa Azul de Maceió: Primeira etapa da pintura da faixa exclusiva é concluída
quinta-feira, 23 de abril de 2015
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) finalizou a primeira etapa da pintura da faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança. A medida, que é parte das ações da Prefeitura de Maceió para melhorar a mobilidade urbana, passa a vigorar a partir do dia 1º de junho. O trabalho tem previsão para ser concluído no mês de maio, após a pintura completa da faixa, que possui 3,35 km de extensão, além da implantação das placas de sinalização nas vias.
Nessa primeira etapa, foi finalizada a pintura do trecho entre a Rua Salvador Calmon, na Avenida Comendador Leão, e a Travessa Joatan, localizada no início da Avenida Dona Constança. A SMTT também implantou as placas de regulamentação, a exemplo da sinalização de “Proibido parar e estacionar” em todo o percurso da faixa exclusiva para ônibus, além de orientação de sentido de vias. O trabalho está sendo realizado após as 22h, devido à diminuição do fluxo de veículos no local.
A próxima etapa será a pintura da faixa em toda a extensão da Avenida Dona Constança e a conclusão da colocação das placas de trânsito. Ao entrar em vigor, a medida funcionará inicialmente sem punições para que os condutores se adaptem ao sistema da faixa nas avenidas. A SMTT fará trabalho de orientação, por meio de equipes da Educação do Trânsito.
Semelhante ao uso da faixa exclusiva nas avenidas Durval de Goés Monteiro, Fernandes Lima e Tomás Espíndola, os condutores poderão somente circular pelo espaço quando forem entrar em uma via paralela às avenidas, sendo proibido transitar por mais de duas quadras sobre a faixa exclusiva.
Fonte: Ascom SMTT
Postado por Meu Transporte às 21:03 0 comentários
Marcadores: Alagoas, Corredores de Ônibus
Seminário discute as propostas da Volvo para eletromobilidade e combustíveis alternativos
Em tempos onde o marketing ecológico ganha cada vez mais peso na indústria automotiva mundial, a Volvo escolheu uma meta ousada: ser líder mundial em transporte sustentável. Em um seminário realizado na cidade catarinense de Itajaí, nas instalações edificadas para a realização da etapa brasileira da regata transoceânica Volvo Ocean Race, a marca sueca reuniu alguns de seus especialistas para falar sobre suas apostas no transporte coletivo de passageiros e de cargas. Nos ônibus, a eletromobilidade busca soluções seguras, rentáveis e amigáveis com o meio ambiente. Já em termos de caminhões, a fabricante sediada em Gotemburgo desenvolve motores capazes de ter o máximo de eficiência energética e de rodar com combustíveis alternativos e renováveis.
Para o transporte de cargas, os combustíveis alternativos são a base da política da Volvo de buscar maior eficiência energética com o menor impacto ambiental possível. Atualmente, a Volvo estuda três alternativas especialmente interessantes: Metano – Gás Natural ou GNL –, HVO e DME. O caminhão Volvo metano-diesel já foi inclusive introduzido comercialmente no Reino Unido, Suécia e nos Países Baixos. Já o GNL – Gás Natural Liquefeito – é especialmente adequado para tráfego regional e rotas de longa distância. No Brasil, a Volvo é a primeira marca a testar um caminhão movido a GNL – Gás Natural Liquefeito – e a diesel. O veículo é movido com cerca de 70% de GNL e o restante a diesel. “Esta é uma tecnologia viável. Os primeiros caminhões movidos a GNL fabricados pela Volvo já estão circulando com sucesso na Europa e nos Estados Unidos. O gás liquefeito é uma importante alternativa para os atuais combustíveis”, ressalta Nilton Roeder, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina.
Já o HVO é um diesel sintético, que pode ser usado com a tecnologia atual. É possível substituir uma proporção de diesel por gás metano, hoje o combustível alternativo mais acessível. É relativamente barato em muitos mercados e oferece ganhos em emissões de particulados e de dióxido de carbono. Esta é uma grande vantagem, pois as regulamentações ambientais em áreas urbanas, por exemplo, cada vez mais exigem transporte com o menor impacto ambiental possível.
A terceira maior aposta da Volvo em termos de combustíveis alternativos é o DME, o dimetil éter, um gás manuseado em forma líquida sob baixa pressão que é produzido pela gaseificação de biomassa. “É a melhor opção do ponto de vista ambiental, proporcionando 95% menos emissões de dióxido de carbono. Comparando-o com outros combustíveis, oferece um aumento na eficiência energética com potencial para substituir 50% do diesel atualmente usado no transporte rodoviário pesado até 2030 na Europa. Mas existe um limite para a produção de biocombustíveis. No futuro, iremos precisar de mais de um tipo de combustível”, observa o Lars Matensson, diretor de meio ambiente da Volvo Trucks. Segundo ele, a produção em escala de biodiesel na Europa substitui apenas 3% do consumo de diesel.
Em termos de transporte de passageiros, o portfólio da Volvo Bus é composto por veículos movidos a diesel, híbridos e elétricos híbridos. Os ônibus híbridos começaram a ser comercializados pela Volvo em 2010 e atualmente mais de dois mil híbridos da marca estão em circulação em 21 países, em cidades como Londres, Edimburgo, Viena, Estocolmo, Gotemburgo, Bogotá e Curitiba. “O desenvolvimento do transporte urbano eletrificado tem evoluído muito rapidamente”, explica Hakan Agnevall, presidente mundial da Volvo Bus. Segundo a Volvo, o sucesso dos modelos híbridos deve-se à segurança operacional, tão alta quanto a dos ônibus com motores diesel, e também por ser economicamente viável. Mesmo com um investimento inicial maior, a marca assegura que o custo total do veículo é igual ao de um modelo a diesel operando nas mesmas condições, devido à redução dos gastos com combustível e por oferecer a mesma capacidade de transporte de passageiros.
Já os ônibus elétricos híbridos possuem tecnologia plug-in, que permite recarga rápida nos pontos de embarque e desembarque de passageiros. O transporte coletivo com veículos elétrico híbridos já está em operação em Gotemburgo, na Suécia; Hamburgo, na Alemanha; e na cidade de Luxemburgo, em Luxemburgo. Lançado comercialmente em agosto do ano passado, na feira IAA em Hannover, na Alemanha, o modelo elétrico híbrido possui tecnologia plug-in. Segundo o fabricante, reduz o consumo de combustível e de emissão de gás carbônico em até 75%, em comparação com o ônibus diesel convencional. O consumo total de energia é reduzido em 60%. O elétrico híbrido é oferecido às cidades com um pacote abrangente, que inclui também infraestrutura para recarga da bateria nos pontos de parada e serviços de pós-venda para otimizar a operação. Como no modelo híbrido, a bateria não é vendida junto com o veículo, é cedida ao operador de transporte por um custo fixo por quilômetro rodado.
A Volvo desenvolve no Brasil, conjuntamente com a matriz na Suécia, seu ônibus elétrico híbrido articulado. O início dos testes com o veículo está previsto para 2016 em Curitiba, no Brasil; e em Bogotá, na Colômbia. Há ainda a previsão de avançar o projeto para outras cidades na América Latina, como Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil; e Santiago, no Chile. “Estamos customizando um projeto global para atender as necessidades de transporte da América Latina de ônibus de alta capacidade para circular nos corredores do BRT. A demanda por ônibus com baixas ou zero emissões está crescendo na América Latina. Bogotá, adotou um ousado plano de redução de emissões no transporte urbano. No Brasil, Curitiba e Rio de Janeiro também estão caminhando nesta direção”, aponta Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Paralelamente aos projetos de eletromobilidade e combustíveis alternativos, a Volvo aposta também em outras alternativas mais a longo prazo, como estradas elétricas e o Platooning, comboios de veículos conectados eletronicamente entre si. A nova linha de caminhões da Volvo ampliou consideravelmente a conectividade como uma importante ferramenta para aumentar a eficiência no transporte. “Não basta oferecer produtos de ponta. É necessário que tenhamos o veículo correto para cada aplicação do transportador”, afirma Nilton Roeder.
Informações: Salão do Carro
Postado por Meu Transporte às 20:48 0 comentários
Marcadores: M u n d o, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo
Exposição na Cinelândia mostra como será o VLT
quarta-feira, 22 de abril de 2015
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) integrará Centro e Região Portuária em 28 km de trilhos. Se você está curioso para ver de perto o transporte que mudará a vida de quem circula pelo Centro a partir de 2016, visite o vagão em exposição na Cinelândia de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Informações: Porto Maravilha
Postado por Meu Transporte às 21:56 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, VLT
Em Salvador, Fiscalização será reforçada na Estação Pirajá após confusão
A fiscalização da prefeitura na Estação Pirajá será reforçada, segundo ficou definido, na tarde desta quarta-feira, 22, em reunião entre representantes da Secretaria de Mobilidade do Município (Semob) e das empresas de ônibus de Salvador.
Joá Souza/ Ag. A TARDE |
O tema do encontro foi o transtorno gerado pelo reordenamento no espaço, que atende diariamente, em média, a 125 mil usuários, quase 5% da população da cidade. A plataforma C está interditada por conta de obra que irá integrar a estação ao sistema do Metrô de Salvador, realizada pela concessionária CCR Metrô.
A intervenção, conjuntamente com a mudança no sistema e as novas cores dos ônibus, tem deixado a população que utiliza a estação em dúvida sobre o ponto onde pegar cada linha.
Segundo a Semob, "os ônibus da plataforma C estão parando na A e B e a partir dessa quinta-feira será reforçado o número de fiscais para indicar aos passageiros para qual plataforma se dirigir para utilizar cada uma das linhas". Além disso, os usuários do serviço devem prestar atenção ao número e ao letreiro do ônibus.
Essa ampliação na fiscalização também ocorre por conta do desentendimento entre motorista e passageiro na manhã desta quarta, que deixou parte dos ônibus sem circular.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, Hélio Ferreira, o motorista foi ameaçado após solicitar que o passageiro levantasse da cadeira reservada para idosos.
O diretor de comunicação do sindicato, Daniel Motta, no entanto, afirmou que situações como essa também são causadas pela falta de ordenamento por conta da reforma. A obra ocorre desde março de 2015. A previsão é que a obra acabe em 6 meses.
Informações: A Tarde Online
Postado por Meu Transporte às 21:12 0 comentários
Marcadores: Bahia
Teresina ganhará corredor exclusivo para ônibus Norte II
A Prefeitura de Teresina investirá R$ 19,4 milhões na execução das obras do corredor exclusivo para ônibus Norte II e das faixas exclusivas Leste-Sudeste. A licitação foi autorizada e os editais para execução das obras devem ser lançados nos próximos dias.
O corredor exclusivo Norte II está orçado em R$ 12,9 milhões. Ele possui 9.702 metros de extensão, abrangendo as avenidas Duque de Caxias e Campos Sales e as ruas Areolino de Abreu, Pernambuco, Anísio de Abreu, Arlindo Nogueira, Coelho Rodrigues e Magalhães Filho.
O projeto do corredor Norte II contempla também a construção de ciclovias em trechos da Avenida Duque de Caxias, 44 paradas de ônibus distribuídas em todo o corredor, acessibilidade e quatro estações na Avenida Duque de Caxias.
A execução das obras da faixa exclusiva Leste-Sudeste está orçada em R$ 6,4 milhões e abrangerá as avenidas João XXIII, Expedicionários, Zequinha Freire, José Francisco de Almeida Neto e Dr. Aquiles Ferraz, perfazendo 7.240 metros de extensão.
O projeto da faixa Leste-Sudeste contempla, ainda, ciclovias em alguns trechos da Avenida João XXIII, 21 paradas em toda a extensão da faixa e acessibilidade.
Informações: Jornal Meio Norte
Postado por Meu Transporte às 21:00 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Piauí
Mais de 1.200 pontos de ônibus de Goiânia não tem cobertura
Pelo menos 40% dos pontos de embarque e desembarque do transporte público de Goiânia estão com infraestrutura comprometida, sem cobertura e oferece risco aos usuários, que fica exposto a sol e chuva. Este percentual corresponde a 1.279 abrigos, num total de 3.431 existentes na Capital. A reportagem também constatou falta de calçadas em diversos locais, tendo o espaço ocupado por ambulantes e até mesmo tomados pelo mato.
Foto: Nathan Sampaio |
Para a auxiliar administrativa, Marinalva Souza dos Santos, de 38 anos, que pega o mesmo ônibus todos os dias, em um ponto sem cobertura, próximo ao viaduto da Avenida 85 com a T-63, no final da tarde para ir embora, a situação é um grande transtorno. “Incomoda sempre e, principalmente em dias de chuva. Hoje mesmo, um dia em que não era previsto chuva, estava um sol forte e muito calor, começou a chover e estou sem guarda-chuva”, comenta.
O vendedor João Leal, de 26 anos, diz que não aguenta mais a situação, pois espera por seu ônibus todos os dias em um ponto sem abrigo, na Avenida 24 de Outubro, para voltar para casa. “Debaixo de sol forte, de chuva, e ultimamente as chuvas quando vem estão muito fortes também, além disso, os ônibus demoram muito, o que faz com que a gente espere mais ainda”, relata o vendedor.
Abrigos
Para a instalação de abrigos, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou que aguarda a liberação de recursos por parte do Ministério das Cidades que realizará a licitação para a aquisição dos abrigos e execução das obras. A equipe do Hoje procurou o Ministério para uma possível expectativa de quando isso será feito, porém não houve posicionamento até o momento da publicação desta matéria.
Ainda segundo a CMTC, Goiânia está instalando novos pontos de embarque e desembarque através de dois processos, o licitatório e um através de edital. Ambos beneficiarão os pontos com iluminação especial, vidro nas laterais, acesso a deficientes físicos e amplas informações operacionais aos passageiros nos novos corredores preferenciais de ônibus.
Edital
O processo através de edital está sendo elaborado pela secretaria municipal de desenvolvimento urbano sustentável (Semdus) e, segundo o secretário da Semdus, este processo vai definir empresas responsáveis pelos pontos. “As empresas que tiverem interesse em instalar abrigos pela cidade poderão explorar o espaço para promover seu marketing, mas também serão responsáveis pela sua manutenção”, explica.
Para entrar em contato com a CMTC e denunciar pontos sem coberturas, sugestões ou problemas relacionados a este tema, o atendimento do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia pode ser feita pelo telefone 0800 646 1851.
Informações: O Hoje
Postado por Meu Transporte às 20:49 0 comentários
Marcadores: Goiás
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