Trolebus em SP
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Trabalhadores da CPTM decidem suspender greve
quinta-feira, 2 de junho de 2011Os sindicalistas haviam decidido manter a greve em assembleia realizada na tarde de hoje, mas mudaram de opinião. Horas antes, o juiz Davi Furtado Meirelles, do TRT, propôs que a paralisação fosse suspensa e mantido o estado de greve, com a continuidade das negociações.
Os funcionários da CPTM pedem 5% de aumento real salarial e quase 8% de correção sobre a inflação apurada em São Paulo pelo IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor, apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Solicitam também aumento no valor do vale-refeição, no tempo de licença-maternidade e mudanças no plano de careira. Em contrapartida, a companhia oferece 3,7% de reajuste nos salários.
Este foi o segundo dia de paralisação dos ferroviários. No entanto, as linhas 10 Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e 7 Rubi (Francisco Morato-Luz) só aderiram na madrugada de hoje. A greve atingiu as 89 estações de trem da região metropolitana de São Paulo e cerca de 2,45 milhões de passageiros. O valor da multa por cada dia sem serviço subiu de R$ 100 mil para R$ 200 mil após audiência realizada pela manhã.
Metrô - Os metroviários também decidiram, em assembleia realizada nesta quinta-feira, que não entrarão em greve. A categoria, que também cobrava melhorias salariais, aceitou o aumento de 8% oferecido pela companhia.
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 20:58 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Em Brasília, Motoristas de ônibus paralisam as atividades em advertência, ônibus estão parados até às 18 hs
Cerca de 600 motoristas e cobradores de cinco empresas de transporte coletivo paralisaram novamente as atividades na tarde desta quinta-feira (2/6). O ato faz parte de uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, no Terminal Asa Sul. A previsão é que os ônibus voltem a rodar às 18h. Os manifestantes são das empresas Viplan, Viva Brasília, São José, Rápido Brasília e da cooperativa Coopertran.
A mobilização da categoria começou na última quarta-feira (1º/6) por funcionários das empresas que atendem às cidades de Brazlândia e Sobradinho (Alternativa, Coopertran). Ontem, cerca de 300 ônibus ficaram paralisados.
Na manhã desta quinta (2/6), um novo protesto havia sido anunciado, mas acabou cancelado. Os rodoviários das cooperativas que atendem as linhas internas do Paranoá, Santa Maria e Gama decidiram suspendê-lo. Segundo um dos diretores do sindicato dos rodoviários, Diógenes Neres, a categoria optou por aguardar as determinações que serão traçadas na assembleia marcada para o próximo domingo (5/6).
A categoria pede um aumento salarial de 16,69% e a manutenção do acordo coletivo do ano passado.
A mobilização da categoria começou na última quarta-feira (1º/6) por funcionários das empresas que atendem às cidades de Brazlândia e Sobradinho (Alternativa, Coopertran). Ontem, cerca de 300 ônibus ficaram paralisados.
Na manhã desta quinta (2/6), um novo protesto havia sido anunciado, mas acabou cancelado. Os rodoviários das cooperativas que atendem as linhas internas do Paranoá, Santa Maria e Gama decidiram suspendê-lo. Segundo um dos diretores do sindicato dos rodoviários, Diógenes Neres, a categoria optou por aguardar as determinações que serão traçadas na assembleia marcada para o próximo domingo (5/6).
A categoria pede um aumento salarial de 16,69% e a manutenção do acordo coletivo do ano passado.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 17:43 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Greve: Todas as estações da CPTM amanheceram fechadas prejudicando mais de 2 milhões de pessoas
As 89 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) não abriram nesta quinta-feira (2) na Grande São Paulo. Segundo a companhia, com a adesão de todas as linhas à paralisação, nem mesmo o Paese (Plano de Apoio à Empresa em Situação de Emergência), que prevê colocação de ônibus extras em circulação, foi acionado, pois, não seria possível atender todas as pessoas.
De acordo com a CPTM, o usuário não deve se dirigir às estações. Cerca de 2,4 milhões de pessoas devem ser afetadas pela greve. Nesta manhã, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, estava reunido com representantes dos quatro sindicados dos ferroviários para tentar um acordo para por fim à greve.
Para tentar diminuir o impacto da paralisação, a SPTrans autorizou as 21 linhas de ônibus que ligam os extremos da capital ao terminal Guaianases, na zona leste, a prolongarem o trajeto até a estação Itaquera do Metrô. Segundo a empresa municipal, 100% da frota de coletivos continuará circulando mesmo após o horário de pico e a porcentagem será diminuída de acordo com a demanda.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 08:28 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Greve de ônibus no ABC continua nesta quinta-feira
Cerca de 200 mil pessoas estão sendo prejudicadas pela greve dos motoristas e cobradores de ônibus nesta quinta-feira (2). Este é o segundo dia de paralisação da categoria em sete cidades da região - Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Por volta das 6h30, havia uma grande movimentação de passageiros do lado de fora do Terminal Santo André sem saber o que fazer. A greve afeta as linhas de ônibus municipais e intermunicipais e os trólebus. No terminal, apenas três linhas operavam normalmente – Sacomã, São Caetano e Aeroporto de Congonhas. Só 15% da frota de trólebus estava em operação.
Em um dos terminais de São Bernardo do Campo, as plataformas estavam vaziais e os usuários recorriam à carona ou à bicicleta para chegarem a seus destinos nesta manhã. Alguns seguiam a pé.
A EMTU informou que das 19 empresas do ABC, três operavam normalmente e outras três com 40% da frota. As demais estavam em greve.
A EMTU informou ainda que obteve na noite desta quarta-feira (1º), na Justiça, uma liminar que garante a operação de 80% dos ônibus. Quem descumprir receberá uma multa de R$ 220 mil por dia.
Motoristas e cobradores devem se reunir novamente com as empresas de ônibus às 14h desta quinta-feira para uma nova negociação. A categoria reivindica 15% de reajuste, mas os empresários do setor só ofereceram 8%.
Fonte: G1.com.br
Postado por Meu Transporte às 08:25 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Recife: 'Queima de parada' ocupa 50% das reclamações dos passageiros de ônibus
O Disque-Denúncia fez um levantamento sobre as principais queixas denunciadas pelos passageiros de ônibus que circulam pela Região Metropolitana do Recife. Entre elas, estão maus-tratos cometidos por cobradores ou motoristas e assaltos. Mas, segundo a pesquisa, 50% das reclamações denunciam a “queima” das paradas, por parte dos motoristas.
“O grande número de informações, 50% do que temos no sistema, diz respeito ao desmando dos motoristas, que não param nos pontos obrigatórios, embora tenha sido sinalizado pelo usuário. Nós temos também uma situação mais grave, que são os maus tratos, a agressão verbal, praticada contra estudantes, idosos e pessoas com necessidades especiais”, explica a coordenadora do Disque Denúncia, Carmela Galindo.
Desde 2007 que o Disque-Denúncia recebe reclamações desse tipo, de usuários insatisfeitos com os serviços públicos. Até agora, já foram registradas 93 informações. “Se a situação não se constituir um crime, nós encaminhamos para o Grande Recife Consórcio ou para o órgão responsável. Mas se constituir notícia criminosa, será encaminhado à delegacia do bairro. Lembrando que o usuário pode ligar, que será mantido o sigilo da identidade”, diz Carmela.
Segundo a diretora de operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, o consórcio oferece diversos canais de comunicação entre o usuário e a empresa, para registro de críticas e sugestões. “Nosso serviço 0800, a própria ouvidoria, através de e-mail. É importante que a população registre sua reclamação, pois, a partir delas, nós fazemos as ações junto às empresas de ônibus e também elaboramos campanhas educativas para a melhoria dos serviços”, explica.
Em alguns terminais integrados, a reclamação maior, principalmente nos horários de pico, são as filas. Mas, de acordo com Taciana Ferreira, esse é um problema comum aos TIs. Por isso, o objetivo do Grande Recife é diminuir o tempo de espera do passageiro nessas filas. “As filas nunca deixarão de existir num terminal integrado. Faz parte da rotina de um terminal. O importante é o tempo que esse usuário passa no terminal aguardando para o embarque”, afirma.
Este ano, foram 5.500 reclamações em relação à queima de parada, segundo Taciana. “A essas ações, nós atuamos com fiscalização. Por isso que é importante que essas reclamações cheguem ao Grande Recife, para que nós saibamos o que está incomodando o usuário”, diz. “É preciso informar o número de ordem do veículo, a linha, o horário e o local em que ele está registrando a reclamação”, orienta.
Ela destaca, ainda, que o transporte coletivo também enfrenta os engarrafamentos, o que interfere o itinerário e o horário dos veículos. “Nós enfrentamos os congestionamentos que, muitas vezes, prejudicam a chegada dos veículos nos terminais integrados”, diz Taciana.
“O grande número de informações, 50% do que temos no sistema, diz respeito ao desmando dos motoristas, que não param nos pontos obrigatórios, embora tenha sido sinalizado pelo usuário. Nós temos também uma situação mais grave, que são os maus tratos, a agressão verbal, praticada contra estudantes, idosos e pessoas com necessidades especiais”, explica a coordenadora do Disque Denúncia, Carmela Galindo.
Desde 2007 que o Disque-Denúncia recebe reclamações desse tipo, de usuários insatisfeitos com os serviços públicos. Até agora, já foram registradas 93 informações. “Se a situação não se constituir um crime, nós encaminhamos para o Grande Recife Consórcio ou para o órgão responsável. Mas se constituir notícia criminosa, será encaminhado à delegacia do bairro. Lembrando que o usuário pode ligar, que será mantido o sigilo da identidade”, diz Carmela.
Segundo a diretora de operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, o consórcio oferece diversos canais de comunicação entre o usuário e a empresa, para registro de críticas e sugestões. “Nosso serviço 0800, a própria ouvidoria, através de e-mail. É importante que a população registre sua reclamação, pois, a partir delas, nós fazemos as ações junto às empresas de ônibus e também elaboramos campanhas educativas para a melhoria dos serviços”, explica.
Em alguns terminais integrados, a reclamação maior, principalmente nos horários de pico, são as filas. Mas, de acordo com Taciana Ferreira, esse é um problema comum aos TIs. Por isso, o objetivo do Grande Recife é diminuir o tempo de espera do passageiro nessas filas. “As filas nunca deixarão de existir num terminal integrado. Faz parte da rotina de um terminal. O importante é o tempo que esse usuário passa no terminal aguardando para o embarque”, afirma.
Este ano, foram 5.500 reclamações em relação à queima de parada, segundo Taciana. “A essas ações, nós atuamos com fiscalização. Por isso que é importante que essas reclamações cheguem ao Grande Recife, para que nós saibamos o que está incomodando o usuário”, diz. “É preciso informar o número de ordem do veículo, a linha, o horário e o local em que ele está registrando a reclamação”, orienta.
Ela destaca, ainda, que o transporte coletivo também enfrenta os engarrafamentos, o que interfere o itinerário e o horário dos veículos. “Nós enfrentamos os congestionamentos que, muitas vezes, prejudicam a chegada dos veículos nos terminais integrados”, diz Taciana.
Postado por Meu Transporte às 08:24 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em Curitiba, Projeto prevê avisos e horários nos pontos e terminais
Câmara vota hoje, em segundo turno, o projeto do vereador Julião Sobota (PSC) que determina que estações-tubo, pontos de ônibus e dentro dos coletivos tenham afixados os horários das linhas de ônibus, do terminal ao ponto final, conforme os já existentes nos terminais. A medida, na visão do vereador, facilita a vida do usuário que ainda pode fiscalizar o funcionamento do sistema na cidade. O projeto passou em primeiro turno ontem.
Para os usuários a lei é bem vinda. “Os ônibus que eu pego para ir à faculdade, eu não sei o horário, mas ele nunca passa num horário fixo. Perder o ônibus ou ele chegar atrasado causa bastante transtorno, porque você se programa segundo os horários que os ônibus passam. Achei a iniciativa dessa lei ótima, porque vai ser uma facilidade para os usuários, não vamos precisar perder tempo esperando no ponto, podemos chegar próximo ao horário marcado e podemos cobrar do motorista se caso ele estiver atrasado”, opina a estudante Camila Costa Toppel.
Para os usuários a lei é bem vinda. “Os ônibus que eu pego para ir à faculdade, eu não sei o horário, mas ele nunca passa num horário fixo. Perder o ônibus ou ele chegar atrasado causa bastante transtorno, porque você se programa segundo os horários que os ônibus passam. Achei a iniciativa dessa lei ótima, porque vai ser uma facilidade para os usuários, não vamos precisar perder tempo esperando no ponto, podemos chegar próximo ao horário marcado e podemos cobrar do motorista se caso ele estiver atrasado”, opina a estudante Camila Costa Toppel.
Em apartes, diversos vereadores registraram apoio ao projeto. Foi unânime a consideração de que a matéria é simples, porém essencial aos usuários do transporte coletivo metropolitano. Na opinião do vereador Valdemir Soares (PRB), a iniciativa organiza e garante mais segurança à população, principalmente nos fins de semana, quando a rotatividade é menor.
“Pego o Interbairros I para ir à universidade. Sei os horários do ônibus, mas ele sempre chega atrasado. Perder o ônibus ou o motorista não cumprir os horários estipulados causa muito transtorno para todos os usuários, porque acaba comprometendo os nossos compromissos. Acredito que essa nova lei só tem a acrescentar e inclusive os motoristas se sentirão mais fiscalizados pelos usuários. Afinal de contas, agora, todo mundo sabe se o ônibus está atrasado ou não”, diz o estudante Rubens Moreira Neto.
Foi aprovada ainda uma subemenda, estabelecendo que as informações sejam divulgadas também em braile. O documento retorna ao plenário hoje, para votação em segundo turno, e, se aprovado pelos vereadores, segue para sanção do prefeito Luciano Ducci.
Fonte: Bem Paraná
Postado por Meu Transporte às 08:23 0 comentários
Marcadores: Paraná
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