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Carros invadem faixas de ônibus BRS em Fortaleza
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Funcionando em oito vias da Capital cearense, o Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR), implantado com a finalidade de melhorar o trânsito na cidade e facilitar o deslocamento dos usuários do transporte público, continua a ser prejudicado pelo desrespeito dos motoristas.
A medida da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) passou a valer em agosto na Avenida Bezerra de Menezes, e no mês passado, foi estabelecida em sete vias do Centro da cidade: avenidas Imperador, Tristão Gonçalves, Duque de Caxias e Padre Ibiapina, e nas ruas Pedro Pereira, Castro e Silva e Padre Mororó.
No entanto, mesmo após a implantação, condutores de vans e ônibus ainda trafegam fora das faixas preferenciais sinalizadas pelas linhas azuis. Enquanto isso, motoristas de carros e outros veículos particulares, que podem seguir pela área exclusiva por apenas cem metros, continuam a invadir o espaço que deveria ser ocupado prioritariamente pelo transporte público e por táxis.
Segundo a comerciante Creusa Pereira, proprietária de um estabelecimento na Avenida Tristão Gonçalves, o desrespeito de carros particulares à faixa prioritária é corriqueiro na via, apesar das placas de sinalização instaladas. "O povo não obedece. Aqui, para moto, para carro".
Trafegar
Para o vigilante Sebastião Carlos Lima, funcionário de uma empresa localizada na mesma avenida, alguns ônibus e vans do transporte público, por vezes, também passam a trafegar pelas faixas que não lhes são destinadas. Segundo ele, durante os horários de pico, muitos condutores não ficam restritos ao espaço prioritário e passam a ocupar duas faixas na via. "Têm horas que eles fazem fila dupla na avenida, e os passageiros têm que se arriscar para pegar o ônibus".
Além disso, Sebastião Lima conta que nos momentos de fluxo intenso, a faixa preferencial não dá conta do volume de veículos do transporte público que trafega pela avenida, e os ônibus e as vans, mesmo dentro do limite das linhas azuis, acabam prejudicando o trânsito. "De vez em quando, forma uma fila enorme de ônibus e fica ocupando o cruzamento com a outra rua", diz.
Na Avenida Bezerra de Menezes, o desrespeito dos motoristas de carros se repete. Muitos condutores de veículos particulares seguem pela faixa preferencial por uma distância maior do que a permitida. "A população não está preparada para essa mudança. Quando muda, requer tempo para as pessoas se acostumarem", diz Jorge Sá, gerente de uma loja localizada na avenida.
Para ele, a implantação do BRS-FOR acabou confundindo muitos motoristas que passam pela via, o que reflete no desempenho do comércio. "A distância dos cem metros é muito curta. Os motoristas procuram a loja no lado direito, mas acabam não vendo e passando direto".
Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Ademar Gondim, apesar das falhas de alguns motoristas no cumprimento da medida, o desrespeito está diminuindo. "Embora muitas pessoas ainda estejam entrando na faixa azul, a maioria dos motoristas já obedece à regra", afirma o gestor.
O presidente da AMC acrescenta que, no momento, é feita a conscientização dos condutores com a ajuda de guardas do órgão, mas, em breve, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para identificar os veículos que não seguirem a lei.
Sobre as queixas dos comerciantes afetados, ele afirma que as reclamações serão solucionadas. "Nós estamos fazendo ajustes e resolvendo problemas pontuais dos comerciantes".
O gestor adianta que, até o fim de novembro, outras quatro vias de Fortaleza devem receber o BRS (avenidas Carapinima, José Bastos, Osório de Paiva e Augusto dos Anjos) e que o sistema será implantando no Terminal do Siqueira.
FIQUE POR DENTRO
Novo sistema de fiscalização será implantado
Embora ainda não haja uma data específica, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), está preparando um sistema de fiscalização voltado às faixas preferenciais da Capital.
A fiscalização eletrônica funcionará, conforme o presidente do órgão, Ademar Gondim, por meio de dispositivos instalados nas vias que irão ler a placa dos veículos a cada cem metros e identificar aqueles que insistirem em trafegar na faixa por uma distância maior que a permitida.
Informações: Diário do Nordeste
Postado por Meu Transporte às 20:38 0 comentários
Marcadores: Ceára, Corredores de Ônibus
Salvador terá frota máxima de ônibus nas eleições
A Transalvador informou nesta terça-feira (2), que enviou uma determinação às empresas de ônibus, obrigando que a frota máxima do transporte coletivo esteja disponível para os eleitores no domingo (7), dia do primeiro turno das eleições para prefeito e vereadores na capital. Serão 2.740 veículos de transporte público, entre ônibus e microônibus.
Segundo as informações do órgão, das 8h às 18h os eleitores terão o serviço de transporte com a frota máxima. Além disso, o órgão informou que o plantão 118 estará disponível por todo o domingo para todo cidadão que necessitar atendimento no trânsito. O telefone 2109-3679 também estará de plantão para atender às reclamações relacionadas a serviços de trânsporte como ônibus e táxi.
O plantão da Transalvador ainda inclui a implantação de 194 prepostos e 33 viaturas espalhadas pela cidade, de Aleluia a S. Tomé de Paripe, da Península de Itapagipe a Cajazeiras, do Centro ao Caminho das Árvores, S. Caetano, Av. Suburbana, S. Marcos, Pernambués, Rio Vermelho, Pituba, Boca do Rio, Itapuã e S. Cristóvão, com ênfase nos maiores centros de votação, como Colégio ACM (Av. Vasco da Gama), UCSal (Av. Cardeal da Silva), Colégio Duque de Caxias (Av. Lima e Silva), ICEIA (Barbalho), Colégio Central (Av. Joana Angélica), colégios Luiz Viana e Góes Calmon (Av. Dom João VI), Colégio Odorico Tavares (Vitória), entre outros.
Do G1 BA
Postado por Meu Transporte às 20:13 0 comentários
Cartão SIM Unitário passa a ser comercializado nas estações Fátima e São Luís/Ulbra, em Canoas
A partir de hoje, as estações Fátima e São Luís/Ulbra, em Canoas, passam a comercializar o cartão SIM Unitário, que substitui o atual bilhete unitário, de papel. As estações recebem adaptações para o uso da nova tecnologia, assim como material gráfico informativo para esclarecimento aos usuários.
O SIM Unitário tem o mesmo valor do atual bilhete, de R$ 1,70. O novo dispositivo permite maior controle do fluxo de passageiros (através do sistema automatizado), mais economia (uma vez que os cartões serão reutilizados), menor risco de roubo e diminuição do comércio ilegal.
SIM Unitário em mais nove estações até o início de novembro
Avançando na ampliação do uso da bilhetagem eletrônica em todo o seu sistema, a Trensurb implanta o cartão SIM Unitário – substituindo o bilhete unitário de papel – em mais nove estações até o início do mês de novembro. Confira abaixo o cronograma de início do uso do novo cartão em cada estação:
06/10 - Aeroporto e Anchieta
16/10 - Unisinos e Santo Afonso
23/10 - Sapucaia e São Leopoldo
27/10 - Esteio
30/10 - Niterói/UniRitter
02/11 - Mathias Velho
Nas estações São Pedro, Rio dos Sinos, Luiz Pasteur e Petrobras, o SIM Unitário já é utilizado. As datas de início de comercialização e uso do novo cartão nas estações Mercado, Rodoviária, Farrapos/IPA e Canoas/La Salle serão anunciadas em breve.
Funcionamento
O usuário adquire o SIM Unitário nas bilheterias da estação, normalmente, assim como ocorre com o bilhete unitário. No momento da venda, o cartão é validado para que possa ser utilizado nos bloqueios (devidamente identificados) da estação. O usuário deverá inserir o seu cartão na fenda do validador. Após a leitura do cartão, o sistema efetuará o débito do valor da passagem, recolherá o cartão para o cofre interno e liberará o bloqueio para transposição do usuário.
Os cartões terão validade até o final da operação do dia seguinte à compra. Assim, um cartão adquirido, por exemplo, às 15h de uma segunda-feira poderá ser utilizado até as 23h20 da terça-feira. Caso o prazo de validade do cartão tenha expirado, o usuário poderá efetuar a devolução da unidade para a bilheteria e receber, em troca, R$ 1.
SIM para diversos usos e necessidades
A Trensurb trabalha para oferecer diferentes opções do sistema de bilhetagem eletrônica para cada perfil de usuário. Para as modalidades Passagem Antecipada e Idoso é necessária a apresentação de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O cadastro para confecção do cartão SIM Vale-Transporte, para trabalhadores que utilizam o metrô, deve ser encaminhado pelo empregador. Confira abaixo informações para cadastramento em cada situação:
SIM Passagem Antecipada: Pode-se adquirir o cartão nos quiosques nas estações Mercado, Canoas/La Salle, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo (das 8h às 18h) ou na Central de Passagens da EPTC (das 9h às 17h), na Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre;
SIM Vale-Transporte: o cadastramento deve ser feito pelo empregador através do site www.tripoa.com.br;
SIM Idoso: usuários com 65 anos ou mais podem requisitar o cartão que garante gratuidade no transporte metroviário nos quiosques acima referidos ou na Central de Passagens da EPTC.
Integração com o TRI e com o TEU
Os usuários que já possuem o cartão TRI, sistema de bilhetagem da capital, podem usá-lo no metrô e nos ônibus integrados de Porto Alegre – todas as linhas urbanas – e de Canoas – linhas metropolitanas operadas pela Vicasa –, não necessitando de novo cadastramento para usufruir dos benefícios tarifários.
Todas as estações da Trensurb contam, ainda, com bloqueios devidamente identificados que aceitam o cartão TEU, utilizado nas linhas de ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Canoas, é possível realizar a integração entre o metrô e as linhas metropolitanas – operadas pela Vicasa – com o TEU, tendo direito ao desconto tarifário da integração – que resulta em um valor total de R$ 3,50 para a realização das duas viagens.
Vale lembrar que no caso específico da gratuidade para idosos, a Trensurb segue regramento federal (isentando usuários a partir dos 65 anos), enquanto os coletivos urbanos e metropolitanos têm definições diferentes (beneficiando idosos a partir de 60 anos).
Postado por Meu Transporte às 11:41 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
Metrô de São Paulo lança nota contra possível greve
O Metrô mantém sua disposição de negociar com os metroviários e estranha a decisão, tomada por um grupo inexpressivo de sindicalistas, de precipitar uma greve inútil para a categoria e cruel para a população de São Paulo. Diante disso, caso a decisão do sindicato seja mantida, o Metrô fará o que estiver a seu alcance para proteger o direito dos usuários.
Programada para ser deflagrada a três dias das eleições municipais, e fora da data-base dos metroviários (Maio), a greve, caso realizada, deixará sem transporte 4 milhões de passageiros. Prejudicará ainda o resto da população de São Paulo, com seus efeitos nefastos sobre o trânsito e, consequentemente, sobre os serviços essenciais prestados por policiais, bombeiros e socorristas. Além de paralisar a economia da maior cidade da América Latina, que, assim como a população, ficará refém dos interesses de uma minoria sindical.
Se a greve de fato for deflagrada, será a segunda em menos de quatro meses. Na última, no dia 25 de maio, os metroviários tentaram criar o caos na cidade ao desrespeitar decisão judicial que lhes obrigava a manter 100% dos trabalhadores em seus postos nos horários de pico e 85% nos demais horários. Até hoje o sindicato nunca pagou uma única multa por seus abusos.
O Metrô não se nega a negociar. A empresa orgulha-se de ser uma das que têm a melhor média salarial do Estado - R$ 4.060,00 - além de uma extensa lista de benefícios oferecidos a todos os empregados, como uma das melhores assistências médicas do país, auxílio-creche-educação até os 7 anos de idade e participação nos resultados.
Do Metrô
Postado por Meu Transporte às 11:32 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Rio, Mais dois ‘geladões’ do metrô passam a circular
domingo, 30 de setembro de 2012
O segundo "geladão" do metrô entrou em operação nesta sexta-feira. Neste domingo, outra composição fabricada na China para o sistema carioca começa a circular.
No fim de semana, o funcionamento das novas composições será normal — das 5h à meia-noite de sábado e das 7h às 23h no domingo —, mas nos dias úteis, a circulação ainda ficará restrita: será das 9h às 15h e das 21h à meia-noite.
O terceiro trem chinês do metrô entra amanhã em circulação: dos 19 que vão operar até março, nove já estão no centro de manutenção do MetrôRio | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Nesta sexta, o governo estadual divulgou a posição exata e os acessos das seis novas estações da Linha 4 do metrô, que vai ligar Barra da Tijuca à Ipanema. Como O DIA informou nesta sexta com exclusividade, dentro de 60 dias, as escavações das estações da Zona Sul devem começar.
Os dois novos geladões da Linha 2 terão horário reduzido só na fase de ajustes, que costuma durar um mês. Depois, a operação passa para horário integral, como aconteceu com a primeira composição chinesa.
Na inauguração do trem chinês, em 24 de agosto, desnível entre o vagão e a plataforma foi a principal crítica de usuários. O MetrôRio admitiu o problema e chegou a dizer que o peso dos passageiros reduziria a diferença de nível.
A previsão é de que sejam, no total, 19 novos trens circulando até março de 2013. Destes, nove já se encontram no centro de manutenção da concessionária MetrôRio. Duas composições, que chegaram no final do mês passado, estão na fase de testes estáticos para começar a operar.
Batizado de geladão, porque a temperatura permanece em 23 graus mesmo sob o sol, o trem chinês têm capacidade para transportar 1.800 passageiros e é aparelhado com televisão e painéis de LED anunciando a estação.
Durante a operação assistida, serão realizados ajustes finais nas portas, sistemas elétricos e outros componentes. Segundo o MetrôRio, nesta etapa não haverá nenhum tipo de transtorno aos passageiros das linhas 1 e 2. Toda operação será acompanhada pelos técnicos da empresa.
Postado por Meu Transporte às 20:59 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Ônibus moderno do BRT é testado em Belém
Foi testado neste sábado (29) em Belém, o ônibus do BRT (Bus Rapid Transit). O veículo é todo refrigerado, tem internet, câmeras para auxiliar o motorista e até um bicicletário.
A capacidade máxima do veículo articulado é de 180 pessoas. Inicialmente o BRT prevê um total de 48 ônibus. Quando concluído, o projeto vai ligar Icoaraci até o mercado de São Brás.
O objetivo do sistema BRT é reduzir o tempo de viagem em até 60% e desafogar o trânsito de Belém nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro. O BRT começa a ser implantado no mês de outubro.
O projeto está orçado em cerca de R$ 400 milhões. As obras começaram em janeiro de 2012 na avenida Almirante Barroso, que ganhou uma via expressa por onde os ônibus do BRT vão passar. As obras na avenida Augusto Montenegro estão previstas para serem entregues até o final de 2013.
Postado por Meu Transporte às 20:59 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus
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