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Leilão do trem-bala deve ficar para julho
quinta-feira, 31 de março de 2011O governo deverá adiar de abril para julho o leilão de concessão do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, obra prioritária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) orçada em mais de 30 bilhões de reais, disse à Reuters uma fonte do governo nesta quarta-feira.
Segundo a fonte, que pediu anonimato, a decisão final sobre a data do leilão será tomada após reunião da presidente Dilma Rousseff com representantes do Ministério dos Transportes, da Casa Civil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Desde a semana passada vêm acontecendo reuniões em Brasília entre a pasta dos Transportes, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e BNDES para analisar o pedido dos investidores -entre eles os espanhóis da Talgo- de adiar o leilão.
As empresas querem mais tempo para analisar o projeto e formar os consórcios que entrarão na disputa.
Segundo essa mesma fonte no governo, os pedidos, feitos por diferentes empresas, vão de dois a seis meses de adiamento. "Mas avaliamos que o melhor seria adiar por 90 dias, por isso deve ser em julho", disse a fonte.
Se confirmado, esse será o segundo adiamento do leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV). Inicialmente, a licitação ocorreria no dia 16 de dezembro passado, mas foi remarcado para 29 de abril, sendo que a entrega dos envelopes com as propostas ocorreria no dia 11 de abril. A entrega das propostas também deverá ficar para julho.
O projeto, de 500 quilômetros de extensão, prevê a interligação dos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro) e é uma das obras importantes de infraestrutura para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Fonte: Extra.Globo.com
Postado por Meu Transporte às 08:53 0 comentários
População não aprova retirada de cobradores no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande
Com o intuito de aumentar a segurança do sistema de Transporte Coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) firmou uma parceria com o Sindicato dos Motoristas, por meio do qual os cobradores serão retirados dos ônibus. No entanto, a iniciativa – ainda em teste – já tem causado transtornos para a população.
De acordo com o diretor de transportes da SMTU, Gabriel Müller, as empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, assim como pelo intermunicipal, solicitaram autorização para retirada dos cobradores em linhas de baixa demanda, aos domingos, como uma forma de teste. Entretanto, o teste já foi estendido para todos os dias da semana – ainda nas linhas de baixa. “As reclamações são pontuais, são ônibus que carregam 200 ou 300 pessoas por dia, não gera tumulto”.
Contudo, a fisioterapeuta Giani Morais – que utiliza o transporte coletivo diariamente – informou que o congestionamento em horário de pico está extrapolado e muitos passageiros estão reclamando. “O motorista tem que receber, dar o troco, liberar a catraca, cuidar das portas quando os passageiros entram e saem. Antes era o cobrador que cuidava das portas, principalmente quando eram idosos. Isso está causando muito congestionamento”.
Mas de acordo com Müller, a mudança total não será imediata e dependerá da adaptação dos passageiros. “A mudança deve ocorrer em 13 meses, podendo se estender ainda mais, pois a retirada total dos cobradores depende de uma análise cautelosa e principalmente dos munícipes. Para a mudança total, precisamos de 100% de bilhetagem, tirar o dinheiro de circulação e oficializar o sistema eletrônico. Não sabemos se vamos acompanhar os 13 meses, os munícipes serão os sensores”.
Porém, para o estudante Heitor Rafael Cáceres, quando o sistema de cartão começou a ser implantado já era visto que isso iria acontecer. “Nós já sabíamos, mas é muito ruim e está todo mundo reclamando. Esses dias um senhor chegou com R$ 50 e o motorista levou um tempão para conseguir arrumar o troco, congestionou tudo. Quem sofre somos nós e os motoristas. E quando implantarem o sistema eletrônico? Vai ser horrível para quem anda de ônibus esporadicamente, terá que comprar um cartão para andar uma vez e muitas vezes nem tem dinheiro para isso”.
Quanto a esse fato, Müller garantiu que já está sendo implantado o “Cartão Tem”, um cartão provisório onde o passageiro compra cinco passagens, as usa, e quando acaba já fica no sistema para reciclagem. “Campo Grande já tem esse sistema, Goiânia também e está dando certo, mas para isso precisa de 100% de bilhetagem”.
Emprego – De acordo com o diretor de transportes nenhum cobrador ficará sem emprego. “Eles estão sendo treinados para retornar como motoristas e dessa forma não perderem a receita. Mesmo porque, com a Copa do Mundo a demanda será muito maior e o número de motoristas será insuficiente”.
Fonte: VG Notícias
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Postado por Meu Transporte às 08:52 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Transporte coletivo na cidade do Rio de Janeiro é um dos mais caros do mundo
Uma pesquisa mostra que o transporte coletivo - metrô, ônibus e trem - no Rio de Janeiro é um dos mais caros do mundo.
Um transtorno para passageiros, que sofrem com a falta de infraestrutura e o trânsito na cidade.Video: eBand
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Postado por Meu Transporte às 08:45 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, Videos
Tarifa de transporte coletivo pode sofrer reajuste em Boa Vista
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) recebeu da empresa responsável pelo transporte coletivo de ônibus em Boa Vista uma solicitação de reajuste na tarifa, que hoje custa R$ 2, justificado pelo aumento no valor do combustível e outros itens. O reajuste previsto na planilha seria de R$ 2,25.
Caso seja decidido pelo reajuste, os táxis-lotação também devem acompanhar o aumento. A Emhur informou que analisa a solicitação e vai organizar uma reunião com o Conselho Municipal de Transportes para discutir sobre o assunto e outras melhorias para o transporte coletivo.
O presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado de Roraima, Jurandir Pereira de Lucena, disse que convocou uma discussão para consultar a classe sobre um possível aumento imediato da passagem, que hoje sai a R$ 2,50. Com base na divergência de opiniões, ele disse que será aberta uma votação na qual serão analisadas quatro propostas: o aumento imediato para R$ 2,75 ou para R$ 3, depois que os ônibus reajustarem seus valores ou ainda nenhum aumento.
“Abriremos a urna no sábado e o que for mais votado será levado para a Emhur como proposta para a classe”, disse. Edilson Almeida, presidente da Cooperativa dos Táxis-lotação, é contra a formulação de uma proposta de aumento no momento. Ele diz que caso os ônibus venham a aumentar as tarifas, a proposta deve se basear em manter a diferença de R$ 0,50 a mais para os lotações. Segundo ele, uma proposta de aumento agora será precipitada, uma vez que cabe à Emhur deliberar sobre a questão. (PF)
Fonte: Portal Amazônia
Caso seja decidido pelo reajuste, os táxis-lotação também devem acompanhar o aumento. A Emhur informou que analisa a solicitação e vai organizar uma reunião com o Conselho Municipal de Transportes para discutir sobre o assunto e outras melhorias para o transporte coletivo.
O presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado de Roraima, Jurandir Pereira de Lucena, disse que convocou uma discussão para consultar a classe sobre um possível aumento imediato da passagem, que hoje sai a R$ 2,50. Com base na divergência de opiniões, ele disse que será aberta uma votação na qual serão analisadas quatro propostas: o aumento imediato para R$ 2,75 ou para R$ 3, depois que os ônibus reajustarem seus valores ou ainda nenhum aumento.
“Abriremos a urna no sábado e o que for mais votado será levado para a Emhur como proposta para a classe”, disse. Edilson Almeida, presidente da Cooperativa dos Táxis-lotação, é contra a formulação de uma proposta de aumento no momento. Ele diz que caso os ônibus venham a aumentar as tarifas, a proposta deve se basear em manter a diferença de R$ 0,50 a mais para os lotações. Segundo ele, uma proposta de aumento agora será precipitada, uma vez que cabe à Emhur deliberar sobre a questão. (PF)
Fonte: Portal Amazônia
Postado por Meu Transporte às 08:43 0 comentários
Marcadores: Roraíma
Trens e VLT devem usar mesmo trilho em Joinville
Para o engenheiro eletricista, Luiz Antônio Negri, a implantação do metrô de superfície na região de Jaraguá é viável. “Os trilhos já existem. Será necessário uma central de controle, assim como funciona nas centrais de controle de aeroportos, para estes trens terem um horário para usar o mesmo trilho – tanto o trem de carga como o VLT”, acredita Negri.
De acordo com a assessoria de imprensa da América Latina Logística (ALL), concessionária do transporte ferroviário do Sul do País, existe uma cláusula no contrato de concessão a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que a malha ferroviária utilizada por trens de cargas também pode ser usada para veículos de passageiros.
A comissão técnica de implantação do novo sistema de transporte terá de apresentar um projeto para a ANTT, com os horários desejados para a circulação do metrô de superfície e quantos vagões terá o veículo. Após a aprovação do órgão nacional, a ALL e a empresa que ficará responsável pelo serviço na região de Jaraguá do Sul, terão de entrar em acordo sobre o uso dos trilhos. O controle da malha ferroviária continua com a ALL.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já está construindo a linha férrea do contorno entre Joinville e São Francisco do Sul, para desafogar os congestionamentos causados pelos trens nas regiões centrais destas duas cidades. A obra atrasou por causa das chuvas e, a princípio, deve ser finalizada em 2012.
Na parte do desvio da ferrovia em Jaraguá do Sul e Guaramirim, a obra não começou. De acordo com a assessoria de imprensa do Dnit, o processo licitatório está passando por novas reformulações e não tem previsão para sair.
Fonte: A Notícia
De acordo com a assessoria de imprensa da América Latina Logística (ALL), concessionária do transporte ferroviário do Sul do País, existe uma cláusula no contrato de concessão a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que a malha ferroviária utilizada por trens de cargas também pode ser usada para veículos de passageiros.
A comissão técnica de implantação do novo sistema de transporte terá de apresentar um projeto para a ANTT, com os horários desejados para a circulação do metrô de superfície e quantos vagões terá o veículo. Após a aprovação do órgão nacional, a ALL e a empresa que ficará responsável pelo serviço na região de Jaraguá do Sul, terão de entrar em acordo sobre o uso dos trilhos. O controle da malha ferroviária continua com a ALL.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já está construindo a linha férrea do contorno entre Joinville e São Francisco do Sul, para desafogar os congestionamentos causados pelos trens nas regiões centrais destas duas cidades. A obra atrasou por causa das chuvas e, a princípio, deve ser finalizada em 2012.
Na parte do desvio da ferrovia em Jaraguá do Sul e Guaramirim, a obra não começou. De acordo com a assessoria de imprensa do Dnit, o processo licitatório está passando por novas reformulações e não tem previsão para sair.
Fonte: A Notícia
Postado por Meu Transporte às 08:43 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina, VLT
Japeri terá nova linha de ônibus para o centro do Rio de Janeiro
Os moradores do município de Japeri, na Baixada Fluminense, contarão agora com uma nova linha de ônibus direto para o centro do Rio de Janeiro. A partir da próxima segunda-feira (4) começará a circular a linha Japeri-Castelo, da empresa Normandy. A iniciativa é fruto de solicitação do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos e do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias.
A linha terá duas saídas de Japeri e duas do Centro do Rio, pela manhã e à tarde. O ônibus sairá às 5h de Japeri e retornará do Castelo às 7h. À tarde a saída será às 14h do município da Baixada, com retorno às 16h50 do Centro do Rio. A passagem custará R$ 7,50 no preço normal, mas vai aceitar o bilhete único (R$4,40).
De acordo com o vice-prefeito terá no início apenas estes dois horários, o que já beneficia muitos passageiros. Segundo a direção da Normandy, poderão ser acrescentados novos horários de acordo com a demanda.
- Já temos uma linha, da empresa Blanco, que sai de Engenheiro Pedreira, mas era uma solicitação antiga daqueles moradores. A empresa Normandy prometeu manter a linha que sai de Paracambi às 5h15, e passa no centro do distrito de Japeri às 5h45, em direção ao centro do Rio de Janeiro.
O ônibus Japeri-Castelo partirá da rua Leni Ferreira, no centro do distrito, passando pela RJ 125, rodovia Presidente Dutra, avenidas Brasil, Francisco Bicalho, Presidente Vargas e Rio Branco, rua Araujo Porto Alegre, Presidente Antônio Carlos e ponto final na avenida Nilo Peçanha.
Na volta o ônibus sairá da avenida Nilo Peçanha e passará pelas avenidas Graça Aranha, Almirante Barroso, Primeiro de Março, Presidente Vargas, ruas Bento Ribeiro e Rivadávia Correia, avenidas Presidente Rodrigues Alves, Brasil, rodovia Presidente Dutra, RJ 125 e centro do distrito de Japeri.
Fonte: R7.com
A linha terá duas saídas de Japeri e duas do Centro do Rio, pela manhã e à tarde. O ônibus sairá às 5h de Japeri e retornará do Castelo às 7h. À tarde a saída será às 14h do município da Baixada, com retorno às 16h50 do Centro do Rio. A passagem custará R$ 7,50 no preço normal, mas vai aceitar o bilhete único (R$4,40).
De acordo com o vice-prefeito terá no início apenas estes dois horários, o que já beneficia muitos passageiros. Segundo a direção da Normandy, poderão ser acrescentados novos horários de acordo com a demanda.
- Já temos uma linha, da empresa Blanco, que sai de Engenheiro Pedreira, mas era uma solicitação antiga daqueles moradores. A empresa Normandy prometeu manter a linha que sai de Paracambi às 5h15, e passa no centro do distrito de Japeri às 5h45, em direção ao centro do Rio de Janeiro.
O ônibus Japeri-Castelo partirá da rua Leni Ferreira, no centro do distrito, passando pela RJ 125, rodovia Presidente Dutra, avenidas Brasil, Francisco Bicalho, Presidente Vargas e Rio Branco, rua Araujo Porto Alegre, Presidente Antônio Carlos e ponto final na avenida Nilo Peçanha.
Na volta o ônibus sairá da avenida Nilo Peçanha e passará pelas avenidas Graça Aranha, Almirante Barroso, Primeiro de Março, Presidente Vargas, ruas Bento Ribeiro e Rivadávia Correia, avenidas Presidente Rodrigues Alves, Brasil, rodovia Presidente Dutra, RJ 125 e centro do distrito de Japeri.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 08:43 0 comentários
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