Trolebus em SP
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quinta-feira, 15 de setembro de 2011Postado por Meu Transporte às 21:21 0 comentários
Marcadores: Bahia
Em São Paulo, Faixa exclusiva de ônibus da radial leste será ampliada
Luiz Guarnieri/ AE |
A nova faixa exclusiva será implantada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e pela SPTrans (empresa responsável pela administração do sistema municipal de ônibus) à direita, no trecho entre as ruas Wandenkolk e Pinhalzinho, no sentido bairro, e entre as ruas Carlos Silva e da Figueira, no sentido centro.
Ainda segundo a SMT, o horário de funcionamento da nova faixa será das 10h e 23h no sentido bairro, de segunda a sexta-feira. No sentido centro, a faixa exclusiva operará 24 horas. Nos trechos entre a avenida Aricanduva e a estação Vila Matilde (sentido bairro), e entre a avenida Melchert e a rua Frei Mont'Alverne (sentido centro), a faixa da direita será preferencial aos ônibus. A extensão da via será de 1,4 Km.
A SMT afirma que, com a nova faixa exclusiva, a fluidez do transporte coletivo na região deve melhorar até 15%. Atualmente, na radial leste há uma extensão de 4,4 km de faixa exclusiva e de 4 km de faixa preferencial nos dois sentidos. Com a ampliação, os ônibus de transporte coletivo público terão um total de 11,4 km de faixas nos dois sentidos.
Postado por Meu Transporte às 20:21 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
No Recife, Usuários correm riscos de acidentes no terminal integrado do Barro
Passageiros descendo e subindo ao mesmo tempo |
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Postado por Meu Transporte às 12:45 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Prefeitura do Rio lança edital do BRT Transolímpica
O trajeto ligará os bairros da Barra da Tijuca a Deodoro, dois dos principais polos de competição dos Jogos Olímpicos de 2016. O valor estimado das obras é de R$ 1,6 bilhão e as propostas deverão ser apresentadas em 9 de novembro.
A via terá 23 km de extensão e será construída e operada em parceria com a iniciativa privada, com cobrança de pedágio no valor de R$ 4,30. Segundo a secretaria, a obra deve ser iniciada no próximo ano e concluída em 40 meses.
As obras dos BRTs no Rio de Janeiro, que ainda incluem o Transcarioca, o Transoeste e o TranBrasil, fazem parte do projeto de mobilidade urbana da prefeitura para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Ontem (13), a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) publicou no Diário Oficial o regulamento que padroniza os modelos de ônibus que serão utilizados nos corredores.
De acordo com a SMTR, os veículos devem ter piso alto, portas de acesso do lado esquerdo e possuir sistema de ar condicionado. Todas as janelas e escotilhas serão de emergência. Entre outros itens, os modelos devem ter área reservada para cadeira de rodas ou cão-guia.
Postado por Meu Transporte às 10:01 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro, Videos
Metrô de São Paulo entrega as estações Luz e República amplia integração
Com a inauguração das estações, o passageiro terá a possibilidade de fazer uma baldeação para a Linha Azul (Tucuruvi/Jabaquara) através da estação República, o que já era possível na estação Paulista, mas ganhou também uma integração nova com a Linha Vermelha (Barra Funda/Itaquera) na parada da Luz. A integração com a Linha Verde ocorre desde 2010 via Consolação, integrada à estação Paulista. Três linhas da CPTM conectam com a Linha 4 na Luz.
A inauguração das estações soma 9 km de extensão ao sistema. Somados aos 65,3 km da Companhia do Metrô, totalizam 74,3 quilômetros de rede metroviária na capital paulista. O total de estações agora é de 64: 58 operadas pela Companhia do Metrô e seis pela concessionária ViaQuatro.
Entre as novidades das novas estações, iluminação por luz solar através de uma claraboia construída na superfície, que alcança quatro níveis e chega até a plataforma. Alé disso, contadores com um sensor de presença para contabilizar usuários que fazem a passagem das linhas operadas pelo Metrô e a CPTM para a do consórcio Via 4, responsável pela linha. A previsão é de que mais de 200 mil pessoas façam isso diariamente na estação Luz. As lixeiras presentes no local são transparentes para evitar que artefatos explosivos sejam colocados, em especial por torcedores de equipes de futebol em dias de jogos.
Além das duas novas, na Linha 4 foram inauguradas as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista. Para completar o trajeto, restam as estações Vila Sônia, no outro extremo, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis - as três últimas no trajeto entre o centro e a zona oeste. Existem estudos que preveem o prolongamento da Linha 4 até Pari, em uma ponta, e até a cidade de Taboão da Serra no extremo oeste, esta via transporte motorizado.
A linha 4-Amarela opera em período integral (das 4h40 à 0h) desde a segunda-feira em dias úteis e, aos sábados, até a 1h entre as estações Butantã e Paulista. Nas novas estações, Luz e República, a operação será das 10h às 15h. Não é divulgada oficialmente uma previsão, mas a meta é que o horário seja ampliado até o dia 30, de acordo com a ViaQuatro.
Com o funcionamento das novas estações República e Luz da Linha 4, o Metrô prevê uma redução de movimento nas estações Paraíso, Sé, Luz (da Linha 1) e no trecho Paraíso-Luz, o mais carregado da Linha 1-Azul. Também há a perspectiva de redução de movimento na estação Brás, em razão da integração com as linhas da CPTM em Luz.
A partir da consolidação da demanda da Linha 4-Amarela, ela deverá transportar cerca de 700 mil pessoas por dia, a partir de 2012. Na sequência, será concluída a 2ª fase de implantação da Linha 4-Amarela. Segundo o Metrô, está prevista a construção de 1 km de túnel até a futura estação Vila Sônia, além de complemento de acessos, acabamento e instalação de sistemas operacionais e equipamentos em quatro estações: São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. O percurso entre Luz e Vila Sônia terá 12,8 km de extensão e 11 estações. A previsão é de entrega das obras em 2014.
Postado por Meu Transporte às 09:59 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô, Videos
Ônibus com GPS e 3G facilitam manutenção e acabam com filas de recarga em Curitiba
A plataforma, instalada em 3 mil pontos (somando paradas e ônibus), envolve softwares, computadores de bordo com 3G e GPS e validadores inteligentes.
O hardware instalado em cada ônibus consiste em um computador Linux com processador Atom (o mesmo usado em netbooks), disco de estado sólido (SSD, sem parte móveis, mais adequado para os chacoalhões) e um módulo 3G/GPS, para comunicação com a central que administra o transporte urbano na cidade. O validador também ganhou um modem para receber dados, e o motorista, um console com tela touch.
O sistema permite à empresa que gerencia o tráfego saber, em tempo real, a posição de cada ônibus na cidade, além de informar ao motorista sobre acidentes ou qualquer ourta interferência na rota -- inclusive com o envio de um mapa sobre o desvio a fazer. "Isso possibilita distribuir a frota de maneira mais homogênea, evitando comboios de ônibus no mesmo local", diz Mário Lemos, gerente para Novos Mercados da América Latina da Ericsson.
Além disso, prossegue, caso haja algum problema com o veículo, o motorista pode informá-lo imediatamente à central, para que haja o envio de um substituto. "Hoje, inclusive em várias capitais, só se sabe do ônibus quebrado quando ele chega na garagem", afirma.
A tecnologia também facilita a bilhetagem. Em Curitiba, a plataforma permite recarregar o bilhete via web. A informação é enviada para os validadores, e o crédito é debitado no cartão quando a pessoa passa por algum deles. Isso acaba com as filas para recarga (quem vive em São Paulo, por exemplo, sabe bem o que é isso).
Imagens em tempo real
Caso o cartão seja roubado ou perdido, o sistema faz o bloqueio imediato, sem a perda dos créditos. Ao retirar um novo cartão e passar pelo validador de qualquer ônibus ou ponto, o dinheiro é devolvido.
Segundo Melo, a solução adotada em Curitiba é robusta, e foi planejada a longo prazo. "É possível, por exemplo, colocar câmeras IP em cada ônibus, e um botão de pânico", explica. "Ao acionar a emergência, o controlador pode acessar, em tempo real, as imagens do interior do veículo", explica. Hoje, muitos ônibus possuem câmeras, mas as imagens só ficam acessíveis depois do assalto ou acidente.
Outro uso potencial para a plataforma seriam campanhas de saúde (ou publicidade) dirigidas para bairros selecionados, em vez de para a frota inteira. Indo um passo além, seria possível enviar publicidade dirigida ao perfil de público que está no ônibus naquele horário, pois essa informação é enviada pelos validadores quando a pessoa passa o cartão. Com simples atualizações de software, também será possível aceitar pagamentos com o celular.
De acordo com o executivo, Curitiba economizou, em um ano, cerca de 275 mil dólares somente com a redução da papelada no controle da frota, além de outros benefícios "intangíveis", como a facilidade da recarga.
Para ele, a experiência na capital paranaense também foi um "aprendizado" para as operadoras sobre como atender o crescente mercado M2M. "A receita por unidade (ARPU) é baixa, mas o ganho em escala é grande, porque os custos são baixos", diz.
Postado por Meu Transporte às 09:59 0 comentários
Marcadores: Paraná
São Paulo: Primeiro monotrilho entra em teste em março de 2012
Postado por Meu Transporte às 09:35 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Prefeitura de Ribeirão Preto implantará duas ciclovias na cidade
Postado por Meu Transporte às 09:34 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo