Trolebus em SP
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Prefeitura do Rio vai instalar radares para fiscalizar corredores de ônibus em Copacabana
terça-feira, 26 de outubro de 2010A circulação nos dois primeiros corredores exclusivos de ônibus que a prefeitura implantará em janeiro em Copacabana será controlada por radares, anunciou, nesta sexta-feira, o prefeito Eduardo Paes. Automóveis, táxis, vans e veículos de carga e descarga só poderão usar as seletivas até a primeira rua que dê mão à direita. Durante reunião com técnicos da Secretaria municipal de Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), o secretário Alexandre Sansão bateu o martelo sobre medidas operacionais para a implementação desses corredores. Segundo Sansão, deixarão de passar na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e na Rua Barata Ribeiro 120 ônibus, em média, por hora. Ou seja, uma redução de 30% na quantidade dos coletivos (400/hora) que trafegam pelas duas principais vias do bairro.
- Com a diminuição dos coletivos em Copacabana, pretendemos melhorar o desempenho dos ônibus. Nossa estimativa é que a velocidade deles, que hoje é de menos de 15km/h, passe a 20, 25km/h - prevê Sansão.
Além da delimitação de duas faixas - de um total de quatro - para ônibus, o projeto de criação dos corredores também reorganiza e sinaliza os pontos. A exemplo das estações do metrô, eles ganharão nomes - de uma rua, uma praça ou um local importante próximo - e cores, para facilitar a identificação pelo passageiro. Serão criados três grupos de linhas, cada um deles com uma cor, que estará nos veículos e nos pontos.
- A distância entre um ponto e outro será de cem metros. Mas cada grupo de linhas terá pontos de 300 em 300 metros - explica Sansão.
Fonte: O Globo
Postado por Meu Transporte às 20:24 2 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Ônibus híbrido começa a rodar em teste pelas ruas de São Paulo
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Começou a circular nesta segunda-feira na capital paulista o protótipo de um ônibus híbrido, que ficará em operação experimental por 15 dias. O veículo é movido por dois motores, um movido a óleo diesel e outro por uma bateria elétrica. Segundo a empresa fabricante, o sistema é cerca de 35% mais econômico do que o de um motor convencional e emite entre 80% e 90% menos poluentes.
O ônibus, que faz a linha entre Butantã (zona oeste) e Aclimação (região central), tem um motor elétrico, alimentado pela bateria, que é utilizado para dar partida e acelerar o veículo até a velocidade de 20 quilômetros por hora. O motor a diesel entra em operação quando o veículo atinge velocidades superiores. Existe ainda um sistema que recarrega as baterias utilizando a energia gerada pelo sistema de freios, uma tecnologia que já foi testada em carros da Fórmula 1.
Depois desse período de testes na cidade de São Paulo, o ônibus seguirá para uma nova fase experimental no Rio de Janeiro. Em março de 2011, o coletivo passará por testes definitivos nas ruas paulistanas. Se aprovado, a prefeitura deve autorizar a aquisição de 200 unidades para atender à população da maior metrópole brasileira.
Fonte: O Globo
Essa é a Notícia Nº 1000 do Estado de São Paulo neste Blog, um grande abraços a todos paulistas e moradores deste Estado que aos poucos vem dando prioridade ao transporte coletivo, mesmo ostentando ainda ser a cidade dos engarrafamentos gigantes. Mais Notícias de São Paulo
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Postado por Meu Transporte às 17:18 0 comentários
Usuários pressionam e Catanduva ganha 12 novos ônibus
A empresa Jundiá, responsável pela concessão do transporte circular em Catanduva, cedeu à pressão dos usuários e trocou os 12 ônibus que estavam em circulação. Além disso, a empresa e a Secretaria de Transportes da cidade vão criar mais uma linha para os bairros.
As modificações transformam em uma nova rota a linha Jardim Salles com Theodoro. O Tarraf e o Flamingo ficam com rotas únicas.
“Essas duas são as linhas com maior número de usuários e com maior lotação. Resolvemos fazer essas alterações para melhorar o fluxo de pessoas”, diz Chedid.
Além das reclamações dos usuários, a prefeitura chegou a fazer um “pente fino” principais linhas para identificar as reclamações. “A demora de alguns circulares e a lotação em algumas linhas foram as principais reclamações. Eu mesmo peguei as rotas, como todo usuário, e falei com a população”, diz Garcia.
Hoje, circulam 22 ônibus em 16 linhas. Com a criação da linha Sales - Theodoro, passam a ser 17.
Se a empresa não cumprir com o programado, ela receberá multa de 1% sobre o valor da licitação — cerca de R$ 2,5 milhões (a multa seria aproximadamente R$ 20 mil)
Fonte: Rede Bom Dia
Postado por Meu Transporte às 17:01 0 comentários
Metrô Rio investe para melhorar ar-condicionado nas linhas 1 e 2
Esse sufoco, segundo a concessionária Metrô Rio, pode estar perto do fim. Até o início de novembro, todos os aparelhos de ar-condicionado da frota terão sido reformados.
Na linha 2, onde os passageiros mais sofrem com o calor, a promessa é de que a temperatura fique até 10 graus abaixo da exterior. Segundo a concessionária, a medida é emergencial para enquanto os novos trens, importados da China, não chegam. Já foram investidos no projeto R$17 milhões.
Na reforma foram trocados 364 condensadores de ar-condicionado. A peça é responsável por resfriar o ar quente da atmosfera, para que ele seja jogado dentro do trem resfriado. De acordo com o coordenador de Material Rodante da empresa, Everton Gonçalves, agora, a potência é maior.
— No verão passado, a temperatura na brita chegou a 72 graus. Nossos condensadores só suportavam até 60 graus. Acima disso, desarmavam. Esse foi o problema. Agora, mesmo com temperaturas altas desse jeito, o ar-condicionado não vai parar de funcionar — explicou.
Os novos trens encomendados da China estão previstos para chegar ao Rio no fim de 2011. Segundo a concessionária, as composições não terão problemas com o ar-condicionado por que os aparelhos são colocados na parte superior do vagão, diferentemente dos trens atuais, em que o equipamento fica próximo ao chão e, consequentemente, do calor. Além disso, a potência de cada aparelho será 33% maior do que a dos atuais.
Na linha 2, onde os passageiros mais sofrem com o calor, a promessa é de que a temperatura fique até 10 graus abaixo da exterior. Segundo a concessionária, a medida é emergencial para enquanto os novos trens, importados da China, não chegam. Já foram investidos no projeto R$17 milhões.
Na reforma foram trocados 364 condensadores de ar-condicionado. A peça é responsável por resfriar o ar quente da atmosfera, para que ele seja jogado dentro do trem resfriado. De acordo com o coordenador de Material Rodante da empresa, Everton Gonçalves, agora, a potência é maior.
— No verão passado, a temperatura na brita chegou a 72 graus. Nossos condensadores só suportavam até 60 graus. Acima disso, desarmavam. Esse foi o problema. Agora, mesmo com temperaturas altas desse jeito, o ar-condicionado não vai parar de funcionar — explicou.
Os novos trens encomendados da China estão previstos para chegar ao Rio no fim de 2011. Segundo a concessionária, as composições não terão problemas com o ar-condicionado por que os aparelhos são colocados na parte superior do vagão, diferentemente dos trens atuais, em que o equipamento fica próximo ao chão e, consequentemente, do calor. Além disso, a potência de cada aparelho será 33% maior do que a dos atuais.
PROJETO DA COPPE-UFRJ
Os passageiros da linha 2 do metrô foram os que mais sofreram com o calor, no verão passado, já que as composições circulam por cima da terra e sofrem a ação direta do sol. Para esses trens, a Coppe-UFRJ desenvolveu uma espécie de ventilador que vai ajudar a resfriar o condensador do aparelho de ar-condicionado.
— Vai funcionar como a ventuinha do radiador de um carro — explicou o coordenador de Material Rodante da empresa, Everton Gonçalves.
O trabalho na oficina da Metrô Rio começou em maio e, por dia, dois vagões são reformados. De acordo com a gerente de Relações Institucionais da concessionária, Rosa Cassar, por causa dos problemas ocorridos no verão passado, uma equipe de 45 pessoas foi contratada para atuar na área.
— Chamamos profissionais para integrar uma equipe permanente dedicada somente à manutenção de ar-condicionado, além dos 75 funcionários que trabalham na reforma. Também já temos estoques de peças para repor imediatamente no caso de problemas durante o verão — garantiu Rosa.
— Vai funcionar como a ventuinha do radiador de um carro — explicou o coordenador de Material Rodante da empresa, Everton Gonçalves.
O trabalho na oficina da Metrô Rio começou em maio e, por dia, dois vagões são reformados. De acordo com a gerente de Relações Institucionais da concessionária, Rosa Cassar, por causa dos problemas ocorridos no verão passado, uma equipe de 45 pessoas foi contratada para atuar na área.
— Chamamos profissionais para integrar uma equipe permanente dedicada somente à manutenção de ar-condicionado, além dos 75 funcionários que trabalham na reforma. Também já temos estoques de peças para repor imediatamente no caso de problemas durante o verão — garantiu Rosa.
Fonte: Extra Online
Postado por Meu Transporte às 13:21 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Metrô de SP recebe mais um trem com ar-condicionado
O governador de São Paulo, Alberto Goldman, entregou hoje o 16º novo trem da Linha 2-Verde do Metrô (Vila Prudente - Vila Madalena). A nova composição segue o mesmo padrão dos novos trens já em operação, com ar-condicionado, câmeras de segurança internas e externas e portas mais largas para facilitarem o embarque e o desembarque.
Os novos trens fazem parte da expansão e modernização da rede metro-ferroviária. O objetivo é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando de 60 quilômetros (2007) para 240 quilômetros. Desse total, 162 quilômetros são linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 13:15 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Novas estações do metrô invadem ruas de SP
Hoje, em um dia de sol, é impossível circular pela avenida Vital Brasil (zona oeste de SP) e ficar imune ao brilho cegante de uma enorme estrutura revestida em aço inox construída ali.
Não fosse o totem indicando que aquele edifício é a nova estação Butantã, da linha 4-amarela do metrô, o local poderia muito bem ser confundido com um centro comercial. Quatro de seus oito pavimentos são aparentes.
Projetadas para serem marcos na paisagem urbana, as novas estações das linhas verde e amarela projetam-se de forma ostensiva para fora do subterrâneo e causam forte impacto visual.
Também privilegiam a iluminação natural. As amplas cúpulas em estrutura metálica e vidro levam, em alguns casos, a luz do sol até a plataforma de embarque.
"Antes, as salas técnicas e operacionais ficavam enterradas. Os funcionários reclamavam de insalubridade, por isso projetamos para fora, com luz e ventilação naturais", afirma o chefe do departamento de projetos do Metrô, Ilvio Artioli.
Junto a isso, veio a redução de custos. Segundo o Metrô, o consumo de eletricidade já caiu 10%. Com economia de energia proveniente da iluminação natural e das novas escadas rolantes que diminuem sua velocidade quando não há usuários, o Metrô espera economizar, por ano, cerca de R$ 200 mil por estação.
Na rua Consolação, a estação Paulista, revestida com cerâmica azul e grades alaranjadas na fachada, ergue-se a uma altura de um edifício de quatro andares.
Fonte: Agora S. Paulo
Postado por Meu Transporte às 10:56 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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