Trolebus em SP
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Em Cascável, Usuários do transporte coletivo reclamam de problemas com cartão do Vale Sim
sexta-feira, 5 de novembro de 2010Os usuários do transporte coletivo de Cascavel estão enfrentando um transtorno. Desde o dia 1º de outubro cartões do Vale Sim estão sendo retidos nas catracas e mais de 500 usuários tiveram o mesmo problema. A empresa que administra o serviço informou que os cartões sem crédito estavam sendo retidos, para facilitar a recarga.
Mas os usuários reclamam que mesmo com créditos os cartões estavam ficando nas catracas. Para recuperar o cartão é preciso comparecer à sede da empresa, munido de um documento com foto. A assessoria de imprensa do Vale Sim informou que vai deixar de reter os cartões e o usuário vai apenas pagar o valor da passagem, caso não tenha créditos.
Fonte: RPCTV
Postado por Meu Transporte às 17:22 0 comentários
Marcadores: Paraná
Prefeitura de Uberaba descarta aumento de tarifa nos ônibus
Empresas de transporte coletivo tentam antecipar revisão da tarifa de ônibus para este ano. Pedido chegou ao gabinete do prefeito esta semana, justificando a demanda por causa do peso da mão-de-obra nos custos, embora denúncias deem conta de redução no quadro de funcionários.
No ofício, dirigentes da Líder e Viação Piracicabana atestam que agosto é a data-base para negociação com os funcionários e este ano a questão foi solucionada sem paralisar serviços e causar transtornos à população.
Entretanto, as empresas alegam que o acordo trouxe um desequilíbrio econômico-financeiro e as despesas com pessoal pesaram nos custos. Por isso, é solicitado o adiantamento do estudo sobre a tarifa para este ano. O documento não especificou índice para aumento da passagem de ônibus.
Por meio da assessoria de imprensa, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) posicionou apenas que não há condições de tratar o assunto este ano e descartou a possibilidade de conceder reajuste agora, bem como a antecipação de estudos para o aumento da passagem. Hoje o usuário paga R$ 2,20 para andar de ônibus.
Fonte: Jornal da Manhã
Postado por Meu Transporte às 17:14 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Joinville terá novamente ''transporte coletivo'' depois da meia-noite
Ainda este mês os “táxis amarelos” como são chamados pela população voltarão a circular em alguns horários depois da meia-noite, quem comemora muito essa iniciativa são os funcionários de barzinhos, restaurantes e lanchonetes da cidade, finalmente poderão ir de novamente de ônibus para casa.
Na manhã desta sexta haverá reunião entre as empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo (Gidion e Transtusa) e a Seinfra para acertar detalhes do projeto.
A princípio, seis ônibus vão fazer as linhas, que terão saída do terminal em três horários: 1h30, 2h30 e 3h30. Segundo Keufner, as novas linhas começam no dia 16. Segundo o gerente da Seinfra, o novo Madrugadão terá diferenças em relação ao modelo que funcionou até maio.
Antes, os ônibus saíam do Centro para os bairros. Eram usados 11 veículos. O novo esquema deve ter seis ônibus e as linhas serão circulares, com saída e retorno ao Terminal Central.
O Madrugadão foi suspenso em maio com a justificativa de baixa demanda. A decisão prejudicou, principalmente, funcionários de bares e restaurantes que trabalhavam até tarde.
Postado por Meu Transporte às 17:12 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
São Paulo: Jacu terá um corredor de ônibus exclusivo
Outro plano da gestão Geraldo Alckmin para o transporte na Região Metropolitana é a criação de um corredor exclusivo de ônibus na Jacu-Pêssego, avenida que liga Guarulhos a Mauá, passando por São Paulo. A ideia da nova equipe é fazer um corredor no estilo Bus Rapid Transit (BRT) - nele, o passageiro paga a passagem antes de embarcar em plataformas elevadas e faz quantas baldeações quiser. O sistema ficou famoso em cidades como Bogotá, na Colômbia, e Curitiba.
A ideia da equipe é dotar a zona leste da capital - que deverá ser palco da abertura da Copa do Mundo - de um meio de transporte de média capacidade que atravesse o eixo norte-sul. Atualmente, as linhas de metrô e trem (Linha 3-Vermelha, 11-Coral e 12-Safira) cortam a região de leste a oeste, direção que também será seguida pelo monotrilho da Cidade Tiradentes.
O projeto do BRT visa a aproveitar os 13,6 km da Nova Jacu-Pêssego, cuja ampliação foi entregue à população no mês passado. O novo trecho foi construído como via expressa - são três pistas de asfalto novo e sem semáforo. Mesmo assim, não foi descartada a adoção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou mesmo um monotrilho para cortar a região transversalmente.
O prazo para a obra sair, no entanto, deve ficar para o fim da gestão Alckmin, em meados de 2014, ano da Copa. "A Jacu-Pêssego funciona como um minianel viário e muitos caminhões devem ir para lá. Então, para o BRT começar a funcionar, o Trecho Leste do Rodoanel tem de estar pronto", afirmou Jurandir Fernandes, líder da equipe de transição do governo estadual. A estimativa é de que a construção do Trecho Leste demore 40 meses.
Melhorias. Para a mesma região, a Prefeitura de São Paulo aposta nas melhorias das ruas próximas do trecho antigo da Jacu-Pêssego como parte da Operação Urbana Rio Verde-Jacu, que visa a aumentar a oferta de empregos na zona leste. A parte mais antiga da avenida tem cruzamentos e semáforos. "Vamos estudar melhorias na transposição da Jacu-Pêssego para melhorar a ligação dos dois lados", adiantou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem.
A operação urbana atinge uma área de 11 mil hectares e mais de 1 milhão de habitantes. Dentro desse perímetro, a Prefeitura pretende construir três polos, que seriam conectados por parques lineares. O Polo Institucional, ao lado do Metrô Itaquera e do futuro estádio do Corinthians, seria formado por uma rodoviária interestadual, um Fórum de Justiça, um Senai, uma Escola Técnica Estadual (Etec) e uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) - estas, atualmente em construção. O espaço também teria uma incubadora, que serviria para alimentar o Parque Tecnológico, o segundo polo.
O terceiro equipamento público é o Polo Econômico, um espaço onde será incentivada a instalação de indústrias e empresas de tecnologia da informação e logística. Para atrair empresários, a Prefeitura pretende lançar, no primeiro semestre de 2011, editais da Lei de Incentivos Seletivos, que preveem descontos nos impostos municipais para quem instalar-se na área.
PARA ENTENDER
A previsão é de que as cidades-sede da Copa de 2014 receberão 20 projetos de BRT. Um dos grandes impulsionadores deve ser o PAC da Mobilidade Urbana do governo federal. Somente os projetos previstos para o Mundial deverão absorver investimentos de mais de R$ 4 bilhões.
Em média, o custo para adotar os VLTs é o dobro dos modelos de Curitiba e Bogotá. Um projeto para trens leves exige pelo menos R$ 37 milhões por quilômetro, enquanto um BRT sai por R$ 18,8 milhões/km. Os defensores de corredores exclusivos ainda argumentam que, a um custo de operação menor, conseguem transportar praticamente a mesma quantidade de pessoas dos VLTs.
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 12:26 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Ceará vai investir R$ 63 milhões para construir metrô em Sobral
O Governo do Estado vai investir mais de R$ 60 milhões para implantar o Metrô de Sobral, na região Norte, a cerca de 250 quilômetros de Fortaleza. A obra será iniciada logo no início do próximo ano e deve estar pronta em 18 meses. A novidade deve impulsionar ainda mais o ritmo em que o município se desenvolve em vários setores.
A licitação do Metrô de Sobral será aberta no dia 19. Segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), as obras devem custar R$ 43,5 milhões. Mais R$ 20 milhões serão usados na compra de cinco veículos leves sobre trilhos, chamados de VLTs.
O metrô, com duas linhas e 11 quilômetros de percurso, deve ligar os bairros mais populosos de Sobral a pontos de grande circulação, como o polo industrial da Grendene e o Hospital Regional da Zona Norte - em construção.
A ordem de serviço deve ser dada em janeiro. A previsão é que a obra fique pronta em 2012, no fim do primeiro semestre. Nos seis meses seguintes o metrô deve operar em fase de testes. Logo em seguida começa a operação comercial.
“Todas as cidades de médio porte, como Sobral, têm que se preparar para o crescimento populacional e econômico. O VLT é um transporte caro, mas é eficiente, usado em várias outras cidades. Se você visa um planejamento para longo prazo, é imprescindível ter VLT”, aponta a professora de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Sobral, Alessandra Benevides.
Mas a professora destaca a necessidade de o poder público subsidiar a passagem, por se tratar de um transporte caro. Já o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor, Edilson Aragão, afirma que o Estado dará o subsídio, como faz nos trens de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia e no Metrô do Cariri. As passagens custam R$ 1.
Crescimento
Sobral também está vendo a expansão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o crescimento industrial, além de obras do Governo do Estado. O valor dos imóveis, por exemplo, vem aumentando. “De cinco anos para cá está acontecendo isso. Aqui está uma cidade universitária. E tem ainda a Grendene, que emprega muita gente”, detalha o corretor de imóveis Fagus Feijão.
O corretor aponta que, por conta da chegada de vários estudantes, o valor dos quitinetes está subindo. “O aluguel de um imóvel de um quarto em Sobral é o mesmo que o aluguel de um imóvel de dois quartos em Fortaleza”, endossa Alessandra. “O preço dos imóveis próximos às estações do metrô devem subir absurdamente de preço”, completa.
Fonte: O Povo Online
Postado por Meu Transporte às 12:20 0 comentários
Marcadores: Ceára, trem/metrô
Metrô mais longo da China entra em funcionamento no fim do ano
O metrô mais longo da China, em um total de 50 quilômetros, do sudoeste ao noroeste da capital chinesa, começará a sua operação de teste ao final de 2010, fontes da companhia de metrô informaram na quarta-feira.
A nova Linha 4 será estendida mais 22,5 quilômetros ao sul da atual Linha 4, que termina no quarto anel rodoviário do sul e onze estações de passageiro serão adicionadas.
A obra da extensão de linha já foi completa e engenheiros conduzirão um teste operacional importante na próxima segunda-feira, disseram funcionários da Companhia Limitada de MTR de Beijing.
A atual Linha 4, lançada no ano passado, tem 28,2 quilômetros de comprimento e 24 estações.
Os funcionários de transporte locais disseram que a Linha 4 estendida aliviará significativamente a pressão pesada em estradas na parte do sul da cidade.
As cidades no subúrbio de Beijing estão passando por rápida urbanização. Por enquanto, um número crescente de assalariados que escolhem viver em casas mais econômicas longe do centro da cidade têm tido uma demanda enorme por rápido trânsito.
Beijing está entre as cidades mais congestionadas no mundo, com mais de 4 milhões de carros privados nas ruas. Porém, as autoridades estão apressando construir mais metrôs para aliviar o tráfego.
Cinco novas linhas de metrô, incluindo a extensão da Linha 4, abrirão em 2010. Beijing planeja estender metrôs para atingir 561 quilômetros até 2015.
Por Agência Xinhua
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Marcadores: M u n d o, trem/metrô
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