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Para agilizar os procedimentos de aquisição de passagem gratuita em viagens rodoviárias e ferroviárias interestaduais, a Prefeitura de Belo Horizonte elaborou a Carteira de Identificação Especial para Idosos. O documento identifica pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.
Para a emissão da Carteira de Identificação Especial é necessário o cadastramento do idoso na Secretaria Adjunta de Administração Regional de Serviços Sociais, em qualquer uma das nove Regionais da Prefeitura. O interessado deve solicitá-la pessoalmente junto às áreas de Apoio à Família e à Cidadania e Centros de Referência de Assistência Social ou ainda pelos Plantões Sociais localizados nas regionais.
A comprovação dos dados referidos durante o cadastro, a partir da avaliação técnica como também da visita domiciliar, quando necessário, permite a emissão da carteira. Em casos de urgência de aquisição do documento, o técnico pode emitir uma Declaração Temporária, que permite a retirada do "Bilhete de Viagem do Idoso". A Carteira tem validade de dois anos e a renovação é obtida exclusivamente por meio do requerimento do interessado, como também da comprovação das condições.