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Em Curitiba, Linha Verde terá Ligeirão com rota ampliada e nova linha urbana

terça-feira, 11 de junho de 2024

A entrega das pistas do trecho final da Linha Verde pelo prefeito Rafael Greca, neste domingo (9/6), abre espaço para novas melhorias no transporte urbano da cidade. A Prefeitura prepara a ampliação da linha 350-Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que hoje liga o Bairro Alto ao Pinheirinho, e a implantação de uma nova linha urbana, a Atuba/Santa Cândida, até o fim do ano.

“A liberação do trânsito na Linha Verde e das estações-tubo levarão a ligação do Norte ao Sul da cidade a outro patamar, facilitando não apenas a vida de quem mora em Curitiba, mas também da população da região metropolitana, com as várias integrações do sistema”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Após as entregas das estações-tubo Solar e Atuba, previstas para ocorrer até novembro, a Urbs, que gerencia o transporte coletivo na cidade, vai ampliar o Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que hoje tem 29 quilômetros, para 35 quilômetros, passando a ligar o Atuba ao Pinheirinho. 

Ampliada, a linha passará a se chamar Atuba/Pinheirinho e a frota de ônibus passará de quatro para 12 veículos, todos articulados.

Mais passageiros
Primeira linha a ligar as regiões Norte e Sul da cidade pela Linha Verde, o Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho foi inaugurado em 2021 e transporta 8 mil pessoas por dia. Com a ampliação, a expectativa é que esse número passe a 20 mil passageiros/dia, segundo Sergio Luis de Oliveira, gestor da área de operação do transporte coletivo.

Estações-tubo
O Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho atualmente conta com nove estações-tubo e ganhará mais cinco.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas, as estações-tubo Solar e Atuba, na área de abrangência do Lote 4.1, estão sendo implantadas pela empresa Conex. A primeira tem conclusão prevista para julho e a segunda para novembro. Elas são fundamentais para a extensão da rota no sentido norte.

Estão previstas também as novas estações-tubo no sentido sul: Jardim Botânico, UFPR e Avenida das Torres (Erasto Gaertner), cuja execução é feita pela empresa Dang. A implantação destas cinco estações-tubo está a cargo de contratos distintos do lote 4.1, cuja liberação das pistas que servem ao trânsito foi neste domingo. A previsão de entrega das obras da estação Jardim Botânico está marcada para setembro e as outras duas em dezembro.

Integração
O Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho é um importante canal para a integração entre Curitiba e Região Metropolitana, possibilitando ao passageiro fazer a troca de ônibus nas estações-tubo ou no terminal sem pagar outra passagem.

Atualmente 18 linhas urbanas e metropolitanas fazem integrações nas estações-tubo do Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, sem contar as conexões que podem ser feitas no Terminal do Pinheirinho, o maior da cidade, por onde circulam 49 linhas, sendo quatro metropolitanas.

Nova linha
Além da ampliação do Ligeirão, Curitiba ganhará uma nova linha. Com a implantação da estação-tubo Atuba, prevista para novembro, será colocada em operação a nova linha Atuba/Santa Cândida. Com 6 quilômetros, a rota vai ligar o Terminal Santa Cândida à estação-tubo Atuba pela Rua Mascarenhas de Moraes. A expectativa é que a linha transporte 9 mil pessoas em dias úteis, permitindo a integração também com linhas que vêm de Quatro Barras, Colombo e Campina Grande do Sul.

A nova linha será intercambiável, com embarque e desembarque em pontos tradicionais e também em estação-tubo. Os veículos, articulados, têm portas em ambos os lados, para que os passageiros possam tanto acionar a estação-tubo como os pontos no trajeto.

Informações: URBS

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Em SP, Centrais de Achados e Perdidos da CPTM, EMTU e Metrô contabilizam 53,8 mil itens esquecidos no início de 2024

As Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) registraram 53.864 objetos esquecidos pelos passageiros só este ano. Graças ao trabalho de busca ativa desenvolvido pelas CAPs da CPTM, do Metrô e da EMTU, 16.188 desses itens já foram devolvidos a seus donos.

Em comparação, 146.697 objetos foram encontrados nos transportes metropolitanos ao longo de todo o ano de 2023. Ou seja, cerca de 402 itens em média foram esquecidos diariamente nos trens e estações da CPTM e do Metrô e também nos ônibus e terminais gerenciados pela EMTU. Desses, 44.260 foram devolvidos a seus donos.

Na CPTM, por exemplo, a busca ativa consiste em uma tarefa investigativa que envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário. A equipe da CAP realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes. A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários.

Itens diversos esquecidos

Em 2023, os principais objetos esquecidos foram cartões diversos, bilhetes de transporte, documentos pessoais, carteiras e crachás. A lista permaneceu igual nos primeiros meses deste ano, com o acréscimo de itens como chaves e celulares.
Porém, a lista de itens inusitados não para de crescer, incluindo muletas, lavatórios, malas de viagem, carrinhos de bebê e até de supermercado, dentaduras, cadeiras de rodas, muletas, cédulas do mundo inteiro e cédulas antigas, medalhas, discos antigos, livros raros, mala de viagem com roupas, luvas de box, maca de massagem, objetos sexuais e instrumentos musicais diversos.

A CAP da CPTM foi criada em outubro de 1999, mas passou a contabilizar os dados em maio de 2006. Até maio de 2024, a central registrou 1.286.353 itens esquecidos por passageiros e foram devolvidos 420.431 para seus donos. Já no Metrô, desde 2010, quando o sistema de sua CAP foi informatizado, foram encontrados 1.122.662 objetos nos trens e estações. Desses, 304.996 foram recuperados por seus donos.

Dicas para passageiros
Para evitar a perda de objetos, é crucial que os passageiros fiquem atentos aos seus pertences nas viagens e verifiquem se estão com todos os itens antes de desembarcar. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e a devolução.

Como recuperar os pertences
Os itens esquecidos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM, e por 90 dias nas centrais do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Após esse período, os documentos são entregues ao órgão emissor, outros objetos são doados a instituições ou ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP) e os cartões bancários são destruídos por segurança.

O passageiro que tenha perdido algum pertence deve comparecer à Central de Achados e Perdidos correspondente e comprovar que o item é de sua propriedade. A consulta de documentos e objetos podem ser realizadas por telefone e presencialmente nos endereços abaixo. No caso do Metrô, também é possível realizar a consulta de objetos identificados pelo site (Link).

Serviço: Centrais de Achados e Perdidos
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CPTM - Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br

Metrô - Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, Linha 4-Amarela e 15-Prata

Local: Estação Sé
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados.
Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô (Link) - As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio destes canais.

EMTU

Central Achados e Perdidos Região Metropolitana de Campinas
Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira
Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 - Centro, Campinas
Horário: das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado
Telefone: (19) 3231-8590


Central de Achados e Perdidos do Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade)

Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis
Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 - Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (11) 4335-3232

Terminais Metropolitanos da EMTU na região de Guarulhos (Cecap, Taboão e Vila Galvão)

- Terminal Metropolitano Cecap (Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 2903, Guarulhos)

- Terminal Metropolitano Taboão (Av. Natalia Zarif, S/N.º Taboão – Guarulhos)

- Terminal Metropolitano Vila Galvão (Avenida Sete de setembro, S/N, Vila Galvão – Guarulhos)

Secretaria dos Transportes Metropolitanos - A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegure a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.

Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932

Informações: STM

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Empresa MobiBrasil chega a 79 ônibus novos entregues em 2024 no Grande Recife

segunda-feira, 10 de junho de 2024

A Mobibrasil Expresso S/A, operadora de transporte público na Região Metropolitana do Recife, anunciou a renovação de sua frota com a incorporação dos novos ônibus urbanos do modelo Apache Vip V, da fabricante Caio. Essa nova aquisição beneficiará as linhas de Camaragibe.

Os novos veículos são equipados com chassi OF-1726L BlueTec 6 da Mercedes-Benz, oferecendo suspensão pneumática para maior conforto dos usuários. O motor MB OM 926 LA (Proconve P-8 / Euro 6) entrega uma potência de 260 cv e um torque máximo de 900 Nm, garantindo eficiência e desempenho.

Como parte do processo de renovação da frota de ônibus coletivos urbanos, 79 ônibus zero-quilômetro da empresa MOBIBRASIL foram entregues à população somente em 2024. Os novos veículos serão incorporados imediatamente ao Sistema dando mais conforto aos usuários.
As unidades possuem duas portas pneumáticas no lado esquerdo alinhadas às plataformas e três portas no lado direito para o nível da rua. Além disso, os ônibus são equipados com ar-condicionado da Valeo, janelas panorâmicas, suportes pega-mão, painel de velocidade, tomadas USB, assoalho antiderrapante, campainha sem fio, sensor de ré, e itinerários eletrônicos na cor âmbar da marca FRT.

Os veículos também oferecem acessibilidade completa, com elevadores para pessoas com deficiência (PCD) localizados na porta central do lado direito e assentos reservados para pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Saídas de emergência nas janelas, alçapões no teto, balaústres tácteis e iluminação interna em LED são outras características que asseguram a segurança e o conforto dos passageiros.

Com essas atualizações, a Mobibrasil reafirma seu compromisso com a modernização do transporte público no Recife e Região Metropolitana, proporcionando uma experiência de viagem mais confortável e acessível para todos os usuários.

Informações: Blog Meu Transporte

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Governador assina contrato para expansão de metrô até Taboão da Serra

O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta segunda-feira (10) o termo aditivo para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos da extensão da Linha 4-Amarela de metrô, em Taboão da Serra. O município será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário além dos limites da capital. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia.

“É um passo importante que damos com a celebração de mais um compromisso de expansão do metrô, levar o serviço para fora da cidade de São Paulo e atender a região metropolitana. Vamos interligar outras linhas para a população poder acessar a Linha 9 de trens e as Linhas 1, 2 e 3 do Metrô. O sistema vai ficando mais interligado e, quanto mais interligação, mais passageiros a gente traz para o sistema. Isso é fundamental para a mobilidade urbana em um sistema de alta capacidade muito mais eficiente”, afirmou Tarcísio.

A cerimônia de assinatura também contou com a presença do secretário executivo de Parcerias em Investimentos, André Isper, e do secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, além de deputados, prefeitos, vereadores e diretores do Grupo CCR, controlador da concessionária ViaQuatro.
O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra. Aproximadamente 3 mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras. A previsão é que a construção comece ainda neste ano, com previsão de operação do trecho até Taboão da Serra em 2028.

O tempo previsto de viagem ao longo de toda a Linha 4-Amarela será de 55 minutos, com integração aos terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi e Butantã da capital.

Atualmente, a Linha 4-Amarela possui 12,8 km de extensão e 11 estações. Com a ampliação, serão 16,1 km e 13 estações.

Estudo de viabilidade
A concessionária será responsável pelos estudos iniciais de viabilidade e ações necessárias para a expansão da linha, reduzindo o prazo para início da implantação do empreendimento e os riscos relacionados à execução das obras. A análise contempla projeto executivo completo e estudos de licenciamento ambiental, de demanda e de utilização de áreas públicas e privadas.

Na semana passada, o Governo de São Paulo firmou convênio com a Prefeitura de Taboão da Serra para organizar as responsabilidades das gestões no projeto. O município deu permissão de acesso às áreas necessárias para a realização das obras, enquanto o Estado será responsável por conduzir projetos, execução de obras e licenças do empreendimento.

Informações: Governo de São Paulo

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Transporte público em Ribeirão Preto passa a aceitar Pix, cartões de débito e crédito

Os usuários do transporte coletivo em Ribeirão Preto (SP) têm novas opções para pagamento das passagens. Cartões de crédito e débito já podem ser utilizados para pagar o transporte, via aproximação, diretamente na catraca do ônibus.

A modalidade Pix também será possível e deve ser implementada na próxima semana. Antes da mudança, só era possível adquirir a passagem por meio do cartão "Nosso", que deveria ser carregado em pontos específicos da cidade.

Além disso, havia uma tarifa de R$ 2 para aquisição do cartão, paga em dinheiro diretamente ao motorista.

Com a novidade, pessoas de fora da cidade ou usuários que vão utilizar o transporte pela primeira vez não precisam adquirir o cartão previamente.

Atenção com cartões
O superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, alerta, no entanto, para o cuidado na forma de pagamento, já que a aproximação de dois cartões habilitados pode gerar problemas, como a cobrança no cartão indesejado.

O alerta é feito pois muitas pessoas colocam o cartão "Nosso" junto ao do banco, ou colocam mais de um cartão de débito ou crédito na carteira ou na capinha do celular.

"O que pode acontecer e vem acontecendo nos testes com o cartão 'Nosso' junto ao de crédito ou débito, é que pode ser que passe no cartão de débito e não no 'Nosso'. Pode ser que passe em um ou outro", explica.

Para evitar o erro, a recomendação é o cuidado ao colocar dois cartões juntos ao aproximar da catraca e realizar o pagamento. O usuário deve aproximar apenas um deles.

Informações: G1 Ribeirão Preto

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Em Blumenau, Nova linha de ônibus vai conectar terminais Aterro e Itoupava

Semanalmente, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), por meio da Diretoria de Transportes, realiza adequações em horários e itinerários do transporte coletivo com o objetivo de atender cada vez melhor os passageiros.  

Além da nova Linha 82, que inicia a operação na segunda-feira, dia 10, a Linha 125 - Franz Volles também terá mudanças no ponto de embarque e desembarque na plataforma do Terminal Aterro. O novo local para o embarque dos passageiros ficará junto à Linha Troncal 82, em frente à plataforma da Linha 111 – Santa Clara. 

Outra mudança realizada será em parte do itinerário da Linha 300 no trajeto do Terminal Fortaleza para o Aterro. O ônibus não passará mais em um trecho de 400 metros da Rua Vereador Romário Conceição Badia. O novo trajeto será: saída do Terminal Fortaleza para a Rua Francisco Vahldieck, seguindo pelas ruas Fritz Koegler, 25 de Agosto, São Valentim, 1º de Janeiro, 2 de Setembro, até o Terminal Aterro. O objetivo é melhorar o tempo das viagens da Linha 300.

O diretor de Transportes da SMTT, Lairto Leite, conta que desde o início do ano 287 alterações foram realizadas no Transporte Coletivo da cidade. “São novas linhas, itinerários ajustados ou alterados. Estamos sempre ouvindo as solicitações da comunidade e realizando estudos para tornar o transporte coletivo de Blumenau cada vez mais eficiente”, conclui.

Informações: Seterb

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Prefeitura de Belém assina OS de R$ 136,5 milhões para início das obras do BRT da Júlio César

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), assina Ordem de Serviço (OS) no valor de R$ 136,5 milhões para o início das obras do BRT (Bus Rapid Transit) da avenida Júlio César. 

A OS será assinada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, às 9h desta terça-feira, 11, na praça Dorothy Stang, na passagem Santos Dumont, 175, na Sacramenta. 

O BRT da Júlio César é mais uma obra da gestão municipal prioritária à preparação da cidade para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP-30, que ocorrerá em novembro e deixará um grande legado para a capital paraense.
O projeto será executado pelo Consórcio TP BRT Centenário e conta com duas fases. A primeira delas conta com prazo de execução em 18 meses. A obra ocorrerá na avenida Júlio César, entre a praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans. 

Em geral, a obra envolve os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização destinados à implantação do sistema BRT, na avenida Júlio César. 

Pré-COP - Esta primeira etapa de implantação é a pré-COP-30. Com prazo de execução em 18 meses, nela terá a execução de ponte (elevado), entre a avenida Paulo Frota e o Aeroporto Internacional de Belém; alargamento das alças do elevado Daniel Berg; reforço da cabeceira da ponte sobre o canal São Joaquim; inserção de faixa de via preferencial; recapeamento; e sinalização horizontal da via. 

Pós-COP - Já na fase de implantação pós-COP-30 haverá a execução das Estações de Passageiros, execução das caneletas (pavimento rígido) de tráfego do BRT, restauração das vias de tráfego de veículos (pavimento flexível), ciclovias, passeios, urbanização, iluminação e drenagem. 

A Prefeitura de Belém reforça que todas as decisões foram discutidas e analisadas em reuniões entre a Seurb, a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades, Consórcio Gerenciador TPF-Encibra e representantes do Consórcio construtor TP-BRT Centenário. 

As Licenças Ambientais Prévias (LP) de Instalação (LI) já foram emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Informações: Agência Belém

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Estação de metrô de SP tem nome alterado para homenagear quilombo

A Estação 14 Bis, da futura Linha Laranja do Metrô de São Paulo, passa a ser chamada de Estação 14 Bis – Saracura, localizada na região central paulistana. A mudança foi determinada pelo governador Tarcísio de Freitas, em decreto publicado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial do estado.

A alteração atende a reivindicação de movimentos sociais que lutam pelo resgate da história do bairro. No final do século 19, a área onde atualmente está o bairro do Bixiga abrigava o Quilombo Saracura, nomeado a partir do córrego que cortava a região e atualmente está canalizado abaixo da Avenida 9 de Julho.

A empreiteira que iniciou o projeto de construção da Linha Laranja do Metrô, que liga a zona norte paulistana à parte central da cidade, conseguiu a dispensa da realização de estudos arqueológicos prévios no Bixiga e nas estruturas que serão construídas no bairro da Liberdade, também conhecido pela presença de populações negras.

Sítio arqueológico
A construção da estação de metrô próximo à Praça 14 Bis levou à remoção da escola de samba Vai-Vai que esteve no local por 50 anos e foi fundada por descendentes do quilombo. Logo após a derrubada da sede da agremiação, em abril de 2022, já durante as obras, foi encontrado um sítio arqueológico na área que recebeu as obras da estação.

Desde o início das escavações arqueológicas, foram identificados e retirados milhares de itens, como fragmentos de vidro, louça cerâmica e ossos de animais. Alguns vestígios indicam ligação com religiões de matriz africana.

Em nota técnica enviada, no fim de maio, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Linha Uni, concessionária responsável pelas obras, informa que pretende acelerar os trabalhos arqueológicos na área.

Segundo o consórcio, que tem como maior acionista o grupo espanhol Acciona, o período de pouca chuva favorece a instalação de infraestrutura para estabilização do terreno e, ao mesmo tempo, possibilita que as escavações arqueológicas ocorram em mais de um ponto do local.

Durante o período chuvoso, em algumas ocasiões, o trabalho foi prejudicado por causa da inundação do canteiro de obras. Em 2023, o Iphan chegou a recomendar a suspensão dos trabalhos por causa do problema.

Informações: Agência Brasil EBC

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Linha Centro do Metrô do Recife amanhece paralisada devido a pane


Na manhã desta segunda-feira (10), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a Linha Centro do Metrô do Recife está paralisada devido a um problema elétrico no trecho entre as estações Werneck e Coqueiral. Segundo a CBTU, o problema está impossibilitando a energização da via, o que impede a operação normal dos trens.

Equipes de manutenção foram acionadas e estão trabalhando para solucionar a falha e normalizar o sistema. No entanto, a CBTU destacou que ainda não há previsão para o início da operação comercial da Linha Centro.

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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