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No Rio, BRT Transoeste ganha mais quatro estações

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Quatro novas estações entraram hoje (15) em operação no corredor exclusivo para ônibus Transoeste, na Zona Oeste do Rio. As estações Três Pontes, 31 de Outubro, Cesarinho e Vila Paciência, ficam na Avenida Cesário de Melo, entre Paciência e Santa Cruz. As novas estações receberam ônibus da linha expressa e da paradora e vão funcionar diariamente das 5h à 1h.

A Transoeste, que liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, atende por dia cerca de 220 mil pessoas. Com a conclusão das obras até Paciência, o corredor expresso passa a ter 44,5 quilômetros. Depois do término das obras, a Transoeste, que atualmente conta com 41 estações, passará a ter 64 pontos de embarque e desembarque e 56 quilômetros de extensão.

Atualmente a prefeitura finaliza a extensão do BRT (sigla em inglês para trânsito rápido de ônibus) até Campo Grande e a obra com mais 15 estações deve ser entregue no mês que vem.

"Estamos expandindo os nossos corredores expressos pela cidade, e a população carioca tem colaborado bastante. Essas obras são muito importantes porque integram a cidade e esse é o objetivo da prefeitura, fazer com que a cidade funcione, trazer um serviço de mobilidade urbana eficiente”, disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório.

Os investimentos da Prefeitura do Rio incluem também as obras dos BRTs Transcarioca, que fará a ligação do terminal da Alvorada, na Zona Oeste, e a Ilha do Governador, na Zona Norte; Transolímpica, que fará a ligação entre a Barra da Tijuca e Deodoro, na Zona Oeste; e Transbrasil, que facilitará o acesso da Baixada Fluminense e o Centro da cidade.

"Até o fim do ano, nós pretendemos entregar os primeiros trechos da Transcarioca. As obras na Transolímpica já começaram, e a Transbrasil já está com um projeto de licitação. Temos um grande desafio pela frente que é facilitar essa movimentação na cidade para melhor conforto do carioca e para atender às necessidades dos grandes eventos que a cidade irá receber", concluiu o secretário.

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Passagem de ônibus em Fortaleza volta a R$ 2 a partir deste sábado

O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, assinou no início da tarde desta sexta-feira (15), decreto revogando o aumento da passagem de ônibus e restabelecendo o valor de R$ 2 para inteira e R$ 1, para a meia passagem. Os novos valores passam a vigorar a partir da zero hora deste sábado (16), segundo a Prefeitura. A decisão do desembargador Francisco de Assis Mendes, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que suspendeu o aumento, foi publicada nesta sexta-feira no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). 

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), afirmou que foi notificado na tarde desta sexta-feira e que cumprirá o que for determinado.

O decreto determinando o aumento da passagem foi assinado pela então prefeita Luizianne Lins, em dezembro de 2012. A atual gestão municipal havia entrado com o recurso contra o aumento na tarde de 8 de janeiro, em caráter de urgência. Não cabe recurso da decisão.

Mandado de Segurança
Durante o plantão judiciário, na terça-feira (12), o Consórcio Leste e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Sindiônibus) impetraram mandado de segurança pedindo a suspensão da decisão do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes. O relator foi o desembargador Manoel Cefas Fonteles Tomaz. Ao apreciar o mandato de segurança, o magistrado entendeu que “não se vislumbra urgência que justifique a sua análise em regime especial, podendo, portanto, ser submetido ao regime de distribuição normal de autos”.

A ação de mandado de segurança é a medida cabível para a defesa de direito individual ou coletivo líquido e certo, ameaçado ou violado por ato ilegal ou abuso de poder de qualquer autoridade (policial e judiciária). Direito líquido e certo é aquele direito incontestável, que não admite controvérsia. No mandado de segurança não existe a produção de provas, ela é pré-constituída e documental.

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Com apenas 74 km de rede ferroviária, São Paulo sofre com a mobilidade

Não há hoje assunto tão caro ao paulistano quanto mobilidade. É sua principal reclamação, seu maior anseio. Um terço das ideias recebidas na pesquisa Que SP Vc Quer? se refere a esse assunto, tanto em relação ao trânsito de carros e bicicletas quanto ao transporte público por ônibus, metrô ou trem. Esse quadro mostra o quanto o morador da metrópole está farto de chegar em casa esgotado, com o corpo dolorido do metrô lotado, de ficar em pé no ônibus sacolejante ou gastar horas no carro olhando o semáforo abrir e fechar, sem ninguém conseguir se mover. 

O paulistano hoje demora, em média, 1h05 diariamente para ir de casa ao trabalho. Isso significa que quase um mês inteiro é desperdiçado no trânsito no decorrer de um ano. Para reverter esse quadro, as propostas mais bem avaliadas trazem uma solução há décadas repetida por especialistas: expandir significativamente a malha do metrô.

Apesar de antiga, essa ideia demorou muito para sair do papel. Os primeiros projetos paulistanos para o metrô foram discutidos ainda no início do século 20, quando cidades como Buenos Aires, Londres e Nova York já operavam suas primeiras linhas. Mas, em São Paulo, a inauguração do primeiro trecho só ocorreu em 1974 e a expansão da rede a partir daí foi lenta: menos de 2 km de trilhos por ano.

A rede paulistana tem 74 km de extensão, bem menos do que cidades menores, como Berlim (331 km) e Moscou (313 km), de capitais latino-americanas, como Cidade do México (226 km), e até de locais que fizeram metrô mais tarde, como Seul (563 km) e Xangai (437 km). "Não entendo por que tudo no Brasil tem de demorar tanto. A população precisa cobrar a execução dessas obras o quanto antes", diz Leandro Gomes Silva e Silva, estudante que mora na Alemanha e enviou a ideia vencedora da categoria Transporte Público.

Pelos planos oficiais, a meta é que, em 2040, São Paulo tenha 264 km de metrô - quase quatro vezes a malha atual. Somando o crescimento da rede de trens, monotrilhos e corredores de ônibus, o transporte coletivo de média e alta capacidades deverá ter 1.336 km naquele ano. Caso essas promessas realmente saiam do papel, o tempo de deslocamento ao trabalho do paulistano não deverá passar de 30 minutos, menos da metade do de hoje.

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DFTrans notifica empresas de ônibus por circularem fora do DF

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) proibiu três empresas de ônibus  que atendem a pelo menos cinco regiões administrativas de circular fora das divisas do DF. Elas também não podem retirar ou substituir peças e equipamentos dos veículos. 

A decisão foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira (13), após o departamento receber denúncias de que as empresas Rápido Veneza, Rápido Brasília e Viva Brasília, que fazem parte do Grupo Amaral,  estavam descaracterizando ônibus e levando os veículos para cidades de Goiás. A direção do DFTrans não informou a origem das denúncias.

O diretor do Grupo Amaral, Leonardo Silva, afirma que as preocupações manifestadas pelo DFTrans sobre a descaracterização da frota ou mesmo sobre o uso de ônibus do DF em outras cidades são infundadas. Silva disse que acredita que isso esteja acontecendo porque os veículos do grupo também circulam em duas cidades do Entorno. Segundo ele, isso não significa que o grupo esteja retirando ônibus do DF.

De acordo com diretor geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, o governo recebeu informações sobre a possível redução da frota das empresas e decidiu tomar a medida de forma preventiva. “Essa é uma instrução preventiva, uma retaguarda jurídica para que a gente possa agir no caso da confirmação de que os ônibus estão deixando o DF para outras unidades da federação”, disse.

DFTrans informou que as empresas foram notificadas e devem apresentar até a próxima semana a listagem completa dos ônibus que circulam efetivamente dentro do Distrito Federal, conforme contrato mantido com o governo.

Campanella disse ainda que no ano passado o DFTrans assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Grupo Amaral que previa  recuperação da frota, investimento na empresa e cumprimento de cláusulas que estão pendentes no acordo coletivo com os trabalhadores. 

Segundo o diretor do DFTrans,  até agora esses itens do acordo não foram cumpridos. O Grupo Amaral não comentou esta declaração.

As três empresas do Grupo Amaral possuem 300 ônibus e atendem a  10% da população do Distrito Federal.

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Terminal Integrado Recife passa por reforma e ampliação

Neste sábado (16), o Grande Recife inicia a divulgação da reforma do Terminal Integrado Recife, junto aos passageiros do transporte público. Essa ação vai informar a mudança de local das plataformas. A obra tem início nesta segunda-feira (18). 

Para esta fase, será realizada a implantação de 22 abrigos metálicos em plataformas criadas, provisoriamente, na área de estocagem para atender os passageiros e minimizar o desconforto causado pelas alterações. Será construída também uma coberta na nova área de desembarque, com estrutura de concreto armado e telhas metálicas, similar à existente no restante do T.I. 

Durante a reforma, será instalada uma plataforma para o desembarque dos passageiros e três de embarque para as seguintes linhas: 

100 – Circular (Cde. Boa Vista) – Rua do Sol 
104 – Circular (IMIP) 
107 – Circular/Cabugá (Prefeitura) 
116 – Circular (Príncipe) 
117 – Circular (Prefeitura/Cabugá) 

As alterações serão divulgadas nos ônibus, no Terminal Integrado do Recife e nos metrôs que chegam a este terminal. Além disso, o Consórcio realizará divulgações em todos os TIs que se direcionem ao TI Recife, sendo eles: TI Camaragibe, TI Cajueiro Seco, TI Jaboatão, TI Aeroporto, TI Barro, TI Afogados e TI Joana Bezerra. 

O Grande Recife esclarece que, mesmo com as obras, as plataformas serão equipadas com rampas de acesso para facilitar a mobilidade dos cadeirantes e demais pessoas com deficiência. 

A primeira etapa desta obra teve início no último dia 13 de janeiro, quando o Grande Recife começou a substituir a pavimentação do sistema viário e plataformas, para que fosse possível realizar as obras de ampliação deste Terminal. 

As obras de ampliação do Terminal Integrado Recife estão com sua conclusão prevista para abril de 2013. 

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Em Porto Alegre, Empresas de ônibus pedem reajuste de 15,8% nas passagens

O Sindicato das Empresas de Ônibus (Seopa) protocolou na tarde desta sexta-feira na EPTC um pedido de reajuste das tarifas da Capital. O aumento reivindicado é de 15,8%, o que representaria um acréscimo de R$ 0,45 no valor das passagens, totalizando R$ 3,30. O principal argumento do sindicato é a queda no índice de passageiros pagantes por quilômetro rodado (IPK).

De acordo com o Seopa, desde julho de 2011, quando foi implantada a segunda passagem gratuita, o número de isentos chegou a 33% do total de usuários. Neste percentual, também estão incluídos idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, estudantes e professores, que pagam meia tarifa.

Em nota, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçou que só vai realizar um estudo técnico do aumento na tarifa após manifestação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), considerando a medida cautelar que questiona um dos itens da metodologia de cálculo da planilha tarifária. O TCE ainda não tem um prazo para avaliar o pedido.

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Ônibus mantidos até as 23h na Grande Florianópolis

Depois de uma reunião entre representantes da prefeitura, Estado, Polícia Militar e Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano) de Florianópolis, ficou acordado que os ônibus circularão das 7h às 23h durante o tempo em que houver a crise na segurança em Santa Catarina. O horário está mantido também para o fim de semana.

Segundo o diretor de operações da secretaria de transportes da Capital, Vinicius Cosserri, o acordo foi consolidado depois que a Polícia Militar apresentou toda a ação de segurança realizada até o momento. "Vamos manter esse sistema enquanto for preciso", afirmou Vinicius.
Débora Klempous/ND
A reunião foi necessária depois que os trabalhadores do transporte urbano definiram em assembleia na manhã de quinta-feira (14), que só trabalhariam até às 19h. na nova reunião ficou definido que os ônibus irão circular normalmente até as 20h de sexta-feira (15). Entre 20h e 23h as linhas e itinerários serão reduzidas e os veículos saem em comboio e com escolta da Polícia Militar ou Guarda Municipal.

No sábado os coletivos sairão das garagens a partir das 6h30 e manterão seus horários rotineiros para o dia da semana, contudo, como nos dias de semana, a partir das 20h também terão horários reduzidos e escolta. A partir de domingo, com o término do horário de verão, os veículos passam a sair das garagens às 5h30, seguindo normalmente até às 19h, quando entram no mesmo esquema atual que se inicia às 20h, seguindo em circulação com escolta e horário reduzido até às 23h.

Em nota oficial para a imprensa a prefeitura afirma, em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda municipal, que está dando todas as garantias de segurança aos trabalhadores e usuários do transporte coletivo. Ao todo são 50 veículos e todo o efetivo da GM atuando exclusivamente nas escoltas de ônibus.

por Saraga Schiest
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Urbs Curitiba quer revisão dos subsídios ao transporte coletivo integrado com a RMC

A Urbanização Curitiba S.A (Urbs), empresa que administra o transporte coletivo na capital paranaense, quer rever o convênio que garante subsídio ao sistema de transporte integrado com cidades da região metropolitana (RMC). Segundo nota divulgada pela prefeitura, o presidente da Urbs, Roberto Gregório Silva Júnior, vai encaminhar dois ofícios à Coordenação da Região Metropolitana (Comec), pedindo readequações.

Os pedidos serão feitos por meio de duas propostas de termo aditivo ao contrato. A Urbs argumenta que os custos da integração do transporte coletivo com os municípios da RMC estão defasados, acima dos previstos em maio de 2012, quando o convênio foi assinado. A empresa afirma que seriam necessários R$ 17 milhões para garantir o subsídio até maio, quando vence o convênio.

Na outra proposta, a Urbs defende que os convênios com a Comec tenham validade de cinco anos. Em nota divulgada pela prefeitura, o presidente da Urbs avalia que o período de vigência do convênio de um ano não é suficiente para garantir que a integração ocorra sem prejuízos.

Em janeiro, a Urbs já havia enviado à Comec um ofício pedindo a renovação do convênio para garantir o subsídio do transporte coletivo. Na ocasião, a Urbs explicou que o subsídio permite que as tarifas cobradas dos usuários tenham menor preço. De acordo com a empresa, 45% do preço cobrado na catraca corresponde ao salário de motoristas e cobradores, cujo reajuste deve ser definido ainda neste mês.

Além disso, a Urbs aponta que um projeto que prevê o fim da dupla jornada – em que motoristas são proibidos de acumular a função de cobrador – também deve pesar no preço final da passagem.

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