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Passageiros de ônibus de Curitiba têm seguro contra acidentes

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Passageiros do transporte coletivo em Curitiba contam com seguro de acidentes pessoais ocorridos no ônibus, em estações tubo e em terminais de transporte. Previsto no edital da licitação do transporte feita pela Prefeitura em 2010 o seguro prevê cobertura por morte acidental, invalidez total ou parcial e para despesas médicas e hospitalares decorrentes diretamente do acidente pessoal com o segurado.

Com o Segbus, o passageiro que sofrer qualquer tipo de acidente – torção ou queda, por exemplo, tem garantia de atendimento médico de emergência e transporte em ambulância, se necessário, até o hospital.
Para acionar o Segbus, basta ligar para o telefone 0800-942-5900 informar o dia, hora e local da ocorrência e identificação da linha do ônibus. O atendimento é feito de segunda a sábado das 8h às 19h. É importante que, no momento da ocorrência, o usuário avise o motorista, ou cobrador, ou mesmo um porteiro ou bilheteiro do terminal ou cobrador na estação tubo. O Segbus também pode ser acionado por outro passageiro, pelo motorista ou pelo próprio segurado. 
Além de encaminhar o segurado para atendimento médico de imediato - de ambulância se necessário – e cobrir os custos até o limite do seguro, o Segbus acompanha o tratamento, visita o usuário em casa e se encarrega de deslocamentos necessários para atender solicitação médica, como em caso de necessidade de fisioterapia, por exemplo. Todos os usuários são visitados em casa por equipes do Segbus.

O Segbus tem como seguradora a HSBC Seguros e, desde sua implantação, em novembro de 2010, até julho deste ano, fez 1.200 atendimentos. O seguro para o passageiro, com a amplitude com que existe em Curitiba, é inédito no país, afirma Paulo Grillo, da administração do Segbus. “Talvez o usuário ainda não tenha percebido tudo o que ele tem direito, mesmo com 15 mil adesivos sobre o seguro colados nos ônibus pela Urbs”, afirma.

A partir da próxima semana, a administração do seguro vai promover uma série de ações para ampliar a divulgação do serviço junto aos usuários do transporte e para reduzir riscos de ocorrências no sistema.
Com este objetivo o Segbus vai promover as chamadas Oficinas de Desenvolvimento Comportamental para os motoristas do transporte coletivo. As oficinas, que serão coordenadas por uma das mais renomadas profissionais do setor – a pedagoga paulista Nereide Tolentino – serão feitas em grupos com no máximo 25 participantes, reforçando o trabalho que já é feito nas empresas, com cursos e treinamento, e pela Urbs e Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) com a realização de palestras aos motoristas de ônibus.

Fonte: Urbs
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Ônibus em Florianópolis devem ser equipqados com câmera

Sindicatos vinculados ao transporte público da Grande Florianópolis discutem a implantação de câmeras de monitoramento nos ônibus. Mesmo sem projeto específico, a instalação de câmeras de monitoramento em ônibus pode fazer parte do processo de licitação que está em andamento e que deve ter o edital publicado até o fim do ano.

Marcelo Roberto da Silva, secretário de transporte da capital, acredita que a implantação dos equipamentos seria alternativa de segurança extra para os mais de 250 mil usuários que passam pelo terminal central de Florianópolis todos os dias.

Para o Sindicato das Empresas de Transporte Público da Grande Florianópolis, o problema está no custo. Mesmo assim, o monitoramento interno é defendido por inibir práticas criminosas, como o vandalismo praticado contra esse veículo no fim de semana.

Do outro lado está O Sindicato Laboral, que não vê a ideia com bons olhos. As câmeras poderiam tirar a liberdade dos cerca de quatro mil trabalhadores que atuam em aproximadamente 1,2 mil ônibus que circulam e transportam passageiros na região.

O sindicato dos trabalhadores do setor afirma que uma empresa já forneceu o serviço há três anos, mas acabou interrompendo, já que não garantia mais segurança para os trabalhadores e nem para usuários. Se depender de quem utiliza os serviços a medida já está aprovada.
Informações: Band SC
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Imagem ruim dos serviços de ônibus afasta usuários

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Parte dos problemas de trânsito pelos quais passa o Brasil se deve à falta de preocupação das empresas de ônibus em cuidar da qualidade do serviço prestado. A imagem ruim afasta usuários e sobrecarrega as cidades devido à opção pelo transporte individual, segundo avaliou hoje (29) o presidente da Embarq Brasil, Luís Antônio Lindau, durante o seminário A Nova Mobilidade Urbana, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
 
De origem norte-americana, a Embarq é uma entidade que auxilia governos e empresas a desenvolverem e implantarem soluções sustentáveis para problemas de transporte e mobilidade. Ela é parte do Instituto de Recursos Mundiais (WRI, do inglês World Resources Institute), com sede em Washington, Estados Unidos.

Para Lindau, as empresas têm, de fato, responsabilidade por, ao deixar de trabalhar uma boa imagem de seus serviços – o que inclui, além de melhor qualidade dos veículos, boas condições de trafegabilidade e pontualidade – acabar desestimulando as pessoas a usarem transporte público.

“Ônibus preso no trânsito também traz má imagem ao usuário. [Para incentivarmos o uso de transportes públicos] precisamos em primeiro lugar dar velocidade aos veículos. Depois, para haver confiabilidade, são necessários, ainda, melhores espaços e equipamentos”, disse.

Ele defende a adoção de estratégias para fazer com que as pessoas troquem o carro pelo ônibus. “Para favorecer essa migração de veículos particulares para o transporte público é fundamental a implantação de tarifas de estacionamentos e taxação de ganho de tempo”, complementou. Segundo o especialista, no entanto, essa cobrança só pode ser aplicada após os cidadãos identificarem que, de fato, já há melhorias no sistema. “É necessário antes mostrar algo positivo para, depois, cobrar a taxa”, justificou.

Durante o painel, o especialista apresentou diversas experiências positivas de uso do bus rapid transit (BRT), um sistema de corredor exclusivo para ônibus criado em Curitiba que se espalhou por diversas cidades do mundo.“Antes de tudo, BRT não é ônibus. É sistema de transporte”, disse. “Mas, apesar das vantagens desse sistema, há grandes desafios aos quais o Brasil precisa se preparar para que consiga implantá-lo de forma positiva nas cidades”, acrescentou.

Entre os desafios, Lindau destacou o enfrentamento de lobbies pelo uso dos automóveis; a questão da segurança, em especial para a travessia das faixas exclusivas de pedestres; controle operacional, para evitar engarrafamento nas faixas destinadas aos ônibus; pavimentação adequada; construção de garagens próximas aos terminais; comunicação entre executores de obras e operadores; e criação de manuais de procedimentos.

“Há que se ter cuidado também com a politização do BRT, de forma a evitar críticas durante as eleições e a rejeição [a esse tipo de transporte]”, acrescentou. “Além disso, vale lembrar o significado da letra R, da sigla BRT. Ela significa rápido. Portanto, se não tiver rapidez não será BRT”, completou.
 
Fonte: Exame Abril
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BRS Fortaleza aumenta velocidade dos ônibus e reduz tempo de viagem na Bezerra

Após a segunda semana de implantação do Serviço Rápido de Ônibus (BRS) na Av. Bezerra de Menezes, que consiste na destinação de faixas preferenciais para transporte público e organização de pontos de parada seletivos, a velocidade operacional dos coletivos aumentou de 12 para 23 km/h e o tempo de viagem reduziu praticamente a metade na maioria dos horários.

Segundo dados da Divisão de Monitoramento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizado preliminarmente nos ônibus municipais, linhas que costumavam gastar 30 minutos passaram a utilizar apenas 15 ao trafegarem no trecho do corredor preferencial.

Um exemplo dessa redução pode ser observada na linha (086) Bezerra de Menezes/Santos Dumont, que antes de adotar o serviço fazia o percurso da Pe. Ibiapina até a Humberto Monte em 20 minutos, considerando o período da tarde. Agora, a mesma linha faz o trajeto em 10 minutos, permitindo um ganho de 50% no tempo de viagem. No sentido contrário, durante os horários de pico da manhã, também houve redução de 24 para 13 minutos.

Situação semelhante é a da linha (026) Antônio Bezerra/Messejana, que registrou mais rapidez nas viagens desde que passou a circular nas faixas preferenciais.  No sentido centro/terminal, o tempo gasto caiu de 19 para 13 minutos. Já no sentido contrário, saindo do terminal em direção ao Centro, foi registrada redução de 26 para 14 minutos.
 
 Ampliação
 
Com base na avaliação positiva da implantação das faixas preferenciais para transporte público e paradas seletivas na Av. Bezerra de Menezes, a Etufor está estudando a ampliação deste serviço para outros corredores, beneficiando, assim, usuários dos demais bairros da cidade. A expectativa é que ainda em setembro a medida seja adotada nas vias Tristão Gonçalves e Imperador. 
 
Informações: ETUFOR



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Dez novos ônibus começam a circular em Planaltina

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) está colocando novos veículos para rodar em Planaltina para substituir os antigos ônibus que atuavam na cidade. Dez novos coletivos devem começar a circular nesta quarta-feira (29/8) e outros 30 devem ser adicionados ao sistema até setembro.
Foto: onibusrmtca.blogspot.com.br
 
A cidade está sofrendo com a falta de transporte coletivo desde que a Coopatran, cooperativa responsável pelos veículos que prestavam o serviço em Planaltina, faliu em 2011, tirando 80 carros de circulação.
 
Os 30 primeiros ônibus serão da empresa Grande Brasília - 26 são projetados para permitir o acesso de deficientes físicos, 13 tem uma média de quatro anos de idade e ou outros são 0km. Os outros dez, que serão integrados à frota, são da Empresa Rotha. Os veículos irão atender principalmente as regiões do Vale do Amanhecer, Arapoangas e Estância Mestre D'Armas.
 
Esses 40 ônibus são apenas metade dos veículos que irão começar a rodar sob contrato emergencial para tentar resolver a situação da população de Planaltina. Os outros 40 veículos estão enfrentando problemas judiciais e administrativos e por isso ainda não vão entrar em circulação. Esses novos ônibus vão operar apenas até a licitação geral do sistema, prevista para 2013, quando a frota do Distrito Federal deve ser renovada.
 
Fonte: Correio Braziliense
 
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BRT: Ligeirão abrirá 1.320 postos de trabalho no Rio

O sistema BRT, o popular Ligeirão, está mudando a forma de o carioca se locomover, mas, mais do que isso, o novo meio de transporte vai garantir 1.320 oportunidades de emprego nos próximos anos. A boa notícia é que as inscrições serão abertas a partir de segunda-feira, dia 3 de setembro, pelo site da Fetranspor. Além desses postos de trabalho, quem quiser ser motorista ou cobrador pode disputar mais 210 vagas em outras empresas.

No BRT da TransOeste, há 33 estações em funcionamento e, até fim deste ano, outras 22 serão inauguradas, gerando 320 vagas (cem para motoristas, 80 para bilheteiros e 60 para auxiliares de plataforma). Além disso, há previsão de contratação de 500 profissionais para o BRT TransCarioca e outros 600 para o BRT TransOlímpica, para as mesmas funções.

Para concorrer ao posto de auxiliar de plataforma, que atua no atendimento ao público nas estações, é preciso ter ensino fundamental completo. Os bilheteiros e os motoristas devem ter nível médio completo. No caso dos condutores, também é exigida carteira de habilitação categoria E.
— Nosso profissional tem que ser mais qualificado. Então, vamos selecioná-lo por meio do banco de currículos, oferecendo um treinamento específico — conta Ana Rosa Bonilauri, diretora da Universidade Corporativa do Transporte da Fetranspor.

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Na capacitação, feita pela Fetranspor, os funcionários têm 16 horas de treinamento, com aulas sobre o sistema, primeiros-socorros e atendimento aos clientes.

Saiba como concorrer

Sistema BRT
As inscrições terão início no próximo dia 3, pelo site http://www.fetranspor.com.br, no link "Banco de currículos".
Seleção
O processo seletivo dos profissionais será feito pela Rio Ônibus, que vai analisar os currículos recebidos. Haverá também entrevistas.
Salários
Os motoristas têm ganhos de R$ 1.618 (piso da categoria); os auxiliares de plataforma recebem R$ 689,30 e os bilheiteiros, R$ 750.

Viação Jabour
A empresa já seleciona para 50 vagas de motorista de ônibus com carteira D ou E. Os interessados devem comparecer ao setor de Gestão de Pessoas da empresa, com toda a documentação. O endereço é Avenida Santa Cruz 12.375, em Santa Cruz.

Auto Viação Vera Cruz (Belford Roxo)
São oferecidos 20 postos de trabalho para motoristas com habilitação D. Os interessados devem comparecer às 7h30m, de segunda a sexta-feira, à Avenida Retiro da Imprensa 2.325, em Heliópolis, Belford Roxo.

Viação Vera Cruz (Duque de Caxias)
A empresa oferece cerca de 40 vagas para motoristas e cobradores. Para concorrer a uma chance de motorista, é preciso ter experiência e carteira de habilitação D. O cadastro é feito na Rua Juparaná 50, no Centro de Duque de Caxias. É preciso chegar até as 11h. Os salários são de R$ 1.593 (motorista) e R$ 837,15 (cobrador).

Viação Redentor
A oferta é de cem vagas para motoristas. A empresa não exige experiência. Os condutores devem ter habilitação B ou D e, preferencialmente, ensino fundamental completo. As inscrições são feitas na Estrada do Gabinal 1.395, na Freguesia, em Jacarepaguá. O telefone é (21) 2445-0270.


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