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VLT Goiânia tem previsão de entrega para 2017
domingo, 19 de abril de 2015
Mais uma grande cidade brasileira aderiu à modernidade e à eficiência na mobilidade urbana. Trata-se da cidade que foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás. Oficialmente inaugurada em 5 de julho de 1942 nasceu bonita e com história, sob influência da “Marcha para o Oeste”, política desenvolvida pelo governo de Getúlio Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro.
A parceria público-privada (PPP) envolvendo a União, Estado de Goiás e iniciativa privada vai injetar R$ 1,3 bilhão na construção de uma linha férrea para receber o Veículo Leve Sobre Trilhos, sendo R$ 215 milhões do governo federal, R$ 590 milhões do governo estadual e R$ 495 milhões da concessionária.
O trecho de 13,6 km cortará a monumental Avenida Anhanguera. Terá 12 estações e cinco terminais atendendo as regiões desde o Terminal Padre Pelágio, passando por Capuava, Anicuns, Terminal Dergo, José Hermano, Campinas, Praça A, Alameda das Rosas, HGG, Museu Prof. Zoroastro Artiaga, Jóquei Clube, Bandeirantes Oeste, Bandeirantes Leste, Parque Botafogo, Rua 20, Praça da Bíblia, Palmito até o Terminal Novo Mundo.
O prazo de entrega será de vinte e quatro meses. E 187 desapropriações de imóveis serão pagas à vista, a preço de mercado.
Com o início de operação previsto para 2017, o VLT Goiânia vai proporcionar mais rapidez e conforto às pessoas que utilizam o transporte coletivo, com ar-condicionado, substituindo de vez o corredor de ônibus.
O VLT Goiânia terá 30 composições de dois carros, com capacidade para transportar até 600 passageiros por viagem – muito mais que ônibus – a uma velocidade média de 23 km/hora, em intervalos de três minutos nos horários de pico.
Existe acertada preocupação com a arquitetura moderna da capital goiana. Todo o trecho por onde os trens passarão será revitalizado, de fachada a fachada, incluindo novas calçadas, faixas dos carros, sistema de drenagem, paisagismo, iluminação Led e mobiliário urbano. Vale destacar que os novos terminais de integração e as estações terão rampas de acessibilidade.
O exemplo de Goiânia bem que poderia contagiar a cidadania mato-grossense e a modernidade dos novos bondes ser incluída entre as prioridades de nosso planejamento urbano. Com uma população na região metropolitana de Cuiabá, que ultrapassa a 1 milhão de habitantes, o transporte ferroviário ligando as cidades próximas e se conectando com vários modais de transportes urbanos, incluindo ciclovias e modernização de acessos aos pedestres, e especialmente a implantação de uma ou mais linhas de VLT é, antes de tudo, uma exigência. Nada de sonho distante, planejar desde já e correr para colocar em prática essa proposta, é uma necessidade concreta e factível.
Deixar para depois a implantação do VLT de Cuiabá poderá ser considerado, no futuro, irresponsabilidade de nossa geração. Cada vez mais a mobilidade urbana é considerada um direito social básico e sua falta é um entrave ao desenvolvimento.
Por Vicente Vuolo
Postado por Meu Transporte às 19:13 0 comentários
Linhas de ônibus de Salvador começam a ser redistribuídas entre novas empresas
Em cumprimento ao projeto municipal de reestruturação do transporte coletivo de Salvador, 200 linhas de ônibus serão redistribuídas entre as novas empresas que passam a operar o sistema a partir de quarta-feira (22/4).
A mudança começa neste sábado (18/4) e estará concluída na terça-feira (21/4). As três empresas que firmaram contrato de concessão com o município, mediante licitação, e que terão o mesmo padrão visual, diferenciado apenas pela cor, são: OT Trans (verde), Plataforma (amarelo) e Salvador Norte (azul).
De acordo com o contrato de concessão, a cidade foi dividida em três grandes áreas operacionais (ou bacias). A OT Trans fica com o Miolo (Mussurunga, Pernambués, Cajazeiras e Pau da Lima), a Plataforma cobre todo o Subúrbio Ferroviário (bairros compreendidos entre São Tomé de Paripe e Comércio) e a Salvador Norte atua na região da Orla (Centro, Praça da Sé, Itapuã).
Como nem todos os ônibus estão no novo padrão, o usuário terá que ficar atento ao número e nome da linha que costuma utilizar. Ou seja: a identificação deve ser feita pelo número e não pelas empresas e cores antigas. Para auxiliar a população neste momento de transição, está sendo disponibilizado farto material informativo. Quem preferir, pode buscar informações sobre as linhas no site www.integrasalvador.com.br.
Vale salientar que nas 200 linhas envolvidas nesta primeira mudança, os números e nomes, bem como horários e roteiros permanecerão inalterados. A alteração se dará apenas em relação à empresa que operava a linha.
Postado por Meu Transporte às 19:06 0 comentários
Marcadores: Bahia
Curitiba e Araucária garantem passagem única entre as cidades
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Os usuários do transporte de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), irá pagar apenas uma passagem para se locomoverem entre as cidades de Curitiba e Araucária. A solução foi anunciada nesta quinta-feira,16, pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), após uma reunião a portas fechadas com o prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira (PMDB). O custo desta operação será pago pelos dois municípios que devem comunicar Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) a medida.
A linha que garantirá ao passageiro que vem de Araucária o beneficio de pagar apenas uma passagem irá se desolocar de Araucária até o Terminal do Pinheirinho e será implantada nos próximos dias. A ideia é implantar dois Linhões, com saídas dos bairros de Araucária, que façam o trajeto até o Terminal do Pinheirinho, que será o ponto final, onde os usuários poderão fazer suas conexões. O valor da tarifa será de R$ 3,30 com a possibilidade de cobrança de R$ 3,15 no cartão da URBS.
“Agora iremos estudar com as empresas e analisar dentro do próprio sistema a viabilidade de implantar linhas, com menor capacidade com o uso de ligerinho que possam ser implantadas”, disse o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. "Com essa decisão, iremos atender a cerca de 80% dos usuários do transporte que utilizam a o linha."
A negociação entre as prefeituras começou na tarde desta quarta-feira, 15, após as tentativas frustradas da Comec – vinculada ao governo do estado – de resolver os problemas causados em Araucária com a desintegração do transporte coletivo.
Informações: Bem Paraná
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Postado por Meu Transporte às 23:12 0 comentários
Marcadores: Paraná
Grande Recife: Corredor Norte/Sul ganha mais duas estações
A partir desta quinta-feira (16), o Corredor Norte/Sul do BRT Via Livre passará a contar com mais duas estações em funcionamento. As estações Sítio Histórico e Quartel, localizadas na Rodovia PE-15, em Olinda, logo após o Terminal Integrado da PE-15, passarão a atender aos usuários do corredor das 5h30 às 22h30.
Os usuários das linhas do BRT Via Livre 1915 – PE-15 (Dantas Barreto) e 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) agora contarão com 13 estações de embarque e desembarque ao longo do Corredor Norte/Sul, são elas: José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Quartel, Sítio Histórico, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Treze de Maio, Riachuelo e Praça da República.
Informações: Sec. das Cidades
Postado por Meu Transporte às 22:05 0 comentários
Marcadores: B R T, Pernambuco
Corredor Expresso Fortaleza começa neste sábado
quinta-feira, 16 de abril de 2015
Vinte e seis linhas de ônibus que passam pela avenida Bezerra de Menezes vão passar por mudanças, a partir deste sábado, 18, quando será implantada a 1° etapa do Corredor Expresso Fortaleza pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Ao todo, 131.100 passageiros serão beneficiados com o corredor, de 8,2 km de extensão, conforme a Prefeitura.
O tempo de viagens das linhas de ônibus que transitam pela região será reduzido, dando mais velocidade ao transporte coletivo. A operação no corredor contará, em horário comercial, com 15 linhas de ônibus e um volume de 94,8 ônibus/hora. As mudanças incluem diferentes itinerários e até criação e absorção de novas linhas.
Com o corredor, cada sentido da avenida passa a ter cinco estações para ônibus articulados e de grande porte, que garantem maior acessibilidade aos passageiros com deficiências físicas. Inicialmente, o desembarque será feito apenas pelos canteiros e a fiscalização não será realizada.
O prazo para o início das fiscalizações eletrônicas não foi estabelecido, mas até lá, a Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) vai aumentar o efetivo de agentes, que vão notificar motoristas que entrarem na faixa exclusiva de ônibus. A previsão da Prefeitura é de que a segunda fase do projeto comece em 30 de junho.
Linhas
Quase todas as linhas passam pelas 10 estações, sendo cinco em direção ao Centro e cinco no sentido Centro-Antônio Bezerra, com exceção das linhas 076 - Cj Ceará/Aldeota; 079 - Antônio Bezerra Náutico; 088 - Antônio Bezerra/Albert Sabin; 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales; 096 - Cj Ceará/Barão de Studart; 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana; 855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares, que não passam pela Estação Otávio Bonfim (sentido Antonio Bezerra-Centro), saindo do corredor e entrando na Rua Justiniano de Serpa.
As duas linhas compostas por vans terão seus itinerários totalmente transferidos: a linha 713-Santos Dumont/Perimetral passa para a Rua Gustavo Sampaio (sentido Oeste-Leste) e Rua Azevedo Bolão (sentido Leste-Oeste) e a 757 – Vila Velha/Centro para a Avenida Sargento Hermínio.
As demandas de usuários das seguintes linhas serão absorvidas por outras linhas já existentes, ampliando a oferta de veículos e as opções de deslocamento:
Linha absorvida Linha - atual a ser utilizada
201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery/ 108-Santa Maria/Bairro Ellery
202- Rodolfo Teófilo/Bezerra de Menezes/ 302 – Rodolfo Teófilo / José Bastos
233 – Olavo Bilac/Bairro Ellery/ 108-Santa Maria/Bairro Ellery
240 – Quintino Cunha/Centro 210 – Quintino Cunha/Antonio Bezerra
250 – Antonio Bezerra/Centro/ 200-Antônio Bezerra/Centro
251 – Antonio Bezerra/Coração de Jesus/ 200-Antônio Bezerra/Centro; 028 - Antônio Bezerra/Papicu; 098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu
Outras três linhas serão criadas: 106, 226 e 286. A linha 106 – Floresta/Centro faz percurso complementar à 206 - Padre Andrade/Antônio Bezerra. A linha 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana complementa a 026 - Antônio Bezerra/Messejana. Já a linha 286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont complementa a 086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont. A linha 200 - Antônio Bezerra/Centro que fazia o itinerário apenas aos domingos passa a circular diariamente.
Algumas linhas serão expressas, ou seja, não param na Avenida Bezerra de Menezes, são elas:
096-Conjunto Ceará/Barão de Studart (com paradas a partir da Av. Antônio Sales)
098-Expresso/Antônio Bezerra/Papicu (com paradas a partir da Av Duque de Caxias a partir da Tristão Gonçalves)
226-Expresso/Antônio Bezerra/Messejana (com paradas a partir da Av Aguanambi)
286-Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont (com paradas a partir da Av Tristão Gonçalves, na Estação de metrô José de Alencar)
Três linhas terão seus nomes modificados, confira abaixo:
Nome Antigo e nome atual
108-Santa Maria/Bezerra de Menezes >108-Santa Maria/Bairro Ellery
200-Av. Bezerra de Menezes > 200-Antônio Bezerra/Centro
206-Padre Andrade > 206-Padre Andrade/Antônio Bezerra
Vans com itinerários modificados:
713 - Santos Dumont/Perimetral Rua Gustavo Sampaio (sentido oeste-leste) , Rua Azevedo Bolão (sentido leste-oeste);
As dezenove linhas abaixo mantêm seu itinerário sem alterações ou sofrem pequenas modificações:
026-Antônio Bezerra/Messejana
028-Antônio Bezerra/Papicu
060-Parquelândia/Parangaba
071-Antônio Bezerra/Mucuripe
074-Antônio Bezerra/Unifor
076-Cj Ceará/Aldeota
079-Antônio Bezerra/Náutico
086-Bezerra de Menezes/Santos Dumont
088-Antônio Bezerra/Albert Sabin (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Rua Justiniano de Serpa)
096-Cj Ceará/Barão de Studart
098-Expresso/Antônio Bezerra/Papicu
200-Antônio Bezerra/Centro (ponto final será na Estação de Metrô José de Alencar)
222-Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales
226-Expresso/Antônio Bezerra/Messejana
286-Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont
389-Jovita Feitosa
855-Bezerra de Menezes/Washington Soares (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Justiniano de Serpa)
037-Corujão/Cj Ceará/Aldeota
039-Corujão/Av. Bezerra de Menezes
Transporte
O corredor Antônio Bezerra / Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra / Papicu, que terá extensão de 17,4km, com investimento total de R$ 187 milhões. O objetivo é priorizar e dar maior qualidade ao transporte público e coletivo na Capital.
Informações: O POVO Online
Postado por Meu Transporte às 21:32 0 comentários
Marcadores: Ceára, Corredores de Ônibus
Transporte coletivo de Hortolândia ganha nova linha
O Programa Transporte Social traz mais uma novidade para os usuários de transporte coletivo de Hortolândia. A partir deste sábado (18/04), começa a circular a nova linha urbana 3.43 Jardim Malta/Centro. Com itinerário que inclui a Estrada Municipal Sabina Baptista Camargo, a linha será uma opção às famílias beneficiadas com apartamentos dos Residenciais Europa I e Europa II, construídos pelo programa do governo federal Minha Casa Minha Vida no Jardim Novo Ângulo.
De acordo com informações do Departamento de Mobilidade Urbana, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano, o ponto inicial do itinerário desta linha será na Rua das Rosas, no Jardim Malta, de onde o veículo segue por outros bairros da região. O ponto final será na Praça da Neusa, no Remanso Campineiro, próximo à agência do Banco do Brasil. Os intervalos entre as saídas dos ônibus, nos dias de semana, será de cerca de 35 minutos.
O itinerário completo e os horários de saída, inclusive aos finais de semana, pode ser conferido no site da Prefeitura de Hortolândia, clicando no link “Cidadão”, e em seguida em “Transportes”.
A região do Jardim Malta também é atendida pelas linhas 3.01-A Jardim Nova América/Centro e 3.42 Jardim Nova America/Parque do Horto. Com a criação da nova linha 3.43 Jardim Malta/Centro, as linhas que já funcionavam sofrerão pequenas alterações no trajeto e nos horários de saída. As mudanças também podem ser checadas no site da Prefeitura.
Transporte Social
O Programa Transporte Social foi criado pela Prefeitura de Hortolândia, há um ano, com o objetivo de levar mais segurança, economia, qualidade e agilidade ao serviço de transporte coletivo oferecido à população que utiliza os ônibus urbanos em Hortolândia. Novas linhas têm sido criadas, desde então, com a meta de otimizar e encurtar itinerários, transportando passageiros com mais rapidez. Além disso, os veículos receberam equipamentos GPS e câmeras de monitoramento, o que aumenta a segurança durante os trajetos. Outro benefício do programa é o desconto oferecido para quem adere ao Cartão transporte Social: usuários cadastrados pagam R$ 2,00 pela passagem e estudante pagam R$ 1,00. Sem o cartão, a tarifa custa R$ 3,00.
O cartão do Transporte Social pode ser solicitado, das 8h às 17h, em pontos de cadastramento implantados pela Viação Lira, como no Departamento de Mobilidade, no Remanso Campineiro; na garagem da empresa, no Jardim Amanda; no Terminal Metropolitano de Hortolândia ou no Terminal Metropolitano de Campinas. Basta se dirigir a um destes locais, levando cópia do RG e CPF, além de comprovante de residência no nome do titular. Também é possível solicitar o cartão no estande do Serviço Itinerante de Mobilidade Urbana, ação que leva os serviços do Departamento para as regiões da cidade.
O cartão fica pronto em cinco dias úteis e a retirada é na garagem da Viação Lira, localizada na avenida Santana, nº 1.500, no Jardim Amanda. Neste local, é possível fazer a recarga de créditos para pagamento da passagem.
Mobilidade urbana
Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia em mobilidade urbana são prioridade no governo do Prefeito Antonio Meira. Além de melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo urbano, a Administração Municipal realiza obras com o intuito de garantir sistema viário ágil e eficiente.
Informações: Portal Novidade
Postado por Meu Transporte às 21:32 0 comentários
Marcadores: São Paulo
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