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Em São Paulo, Estação Pinheiros será inaugurada dia 16 de maio

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Estação Pinheiros, ligada à Linha 4 - Amarela de metrô e à Linha 9 - Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da capital paulista, será inaugurada dia 16 de maio, informou hoje o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Entretanto, a integração com a CPTM só ficará pronta no dia 30 de junho.
A Linha 4 possui apenas três estações até agora: Faria Lima, Paulista e Butantã - esta, inaugurada em março de 2011. Por enquanto, elas funcionam somente no horário das 8h às 15h. A previsão é, ainda este ano, concluir a primeira fase do traçado e abrir as Estações Luz e República.
Até 2014 o governo pretende fazer terminar a segunda fase da Linha Amarela, com a implantação de mais cinco estações: Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Uma terceira fase, com paradas no Jardim Jussara e Taboão da Serra, está em fase licitatória e não tem previsão de término.
O projeto da Linha Amarela começou em 2001 e, na época, a estimativa era concluir as obras até 2006. Em 2007, já atrasada, a construção sofreu um acidente, com a abertura de uma cratera de 80 metros que matou sete pessoas. O Via Amarela, consórcio responsável pela construção e formado por CBPO, OAS, Alstom e Queiroz Galvão, atribuiu o problema ao excesso de chuvas.

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Macaé testa ônibus maiores para reduzir problemas com o transporte público

O transporte público de Macaé deve ganhar reforço para diminuir o problema do transporte coletivo. Os veículos que estão sendo testados transportam quase o dobro de passageiros.
O coletivo começou a ser testado entre o bairro Lagomar e o Parque de Tubos, uma das linhas com maior demanda. O coletivo é uma versão alternativa ao ônibus comum e também àquele articulado, que circula em grandes cidades brasileiras. Macaé é o primeiro município do estado do Rio a testar esse veículo.

Fonte: in360


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Em Blumenau, Corredor de ônibus da Avenida Martin Luther será ativado domingo

A partir deste domingo, dia 24, a Avenida Martin Luther, no bairro Victor Konder, passa a contar com o corredor preferencial para ônibus. A partir das 0h de domingo, a faixa da direita será de circulação dos ônibus, exceto nos pontos de intersecção.
Os motoristas que trafegam pela via devem ficar atentos. Até o dia 24 de maio, a Guarda Municipal de Trânsito estará nos principais pontos para orientar os motoristas. Após a data, será proibido circular na faixa do corredor, sob a pena de ser multado, obedecendo ao artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro.
Assim como já acontece na Rua 7 de Setembro, o corredor de ônibus será uma via dedicada à circulação do transporte público rodoviário para aumentar a fluidez no tráfego e privilegiar o modal coletivo.



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Em Salvador, BRT ou VLT é um debate desfocado, dizem especialistas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sistema BRT
O debate sobre as soluções para a melhoria da mobilidade urbana em Salvador está desfocado. Deveríamos estar preocupados em definir qual o modelo de mobilidade para uma cidade sustentável. A questão é mais complexa do que o debate entre BRT ou VLT. O mais importante não é a tecnologia, mas o sistema de transportes que queremos, como estabelecer uma rede integrada, plural, que utilize diversos modais. A questão não é o projeto, mas o que está por trás dos projetos.

Esta tese foi defendida no dia 14 pelo professor Juan Moreno Delgado (UNEB/UFBA), estudioso de transportes públicos e mobilidade urbana, durante mesa-redonda promovida pelo Observatório da Copa Salvador 2014 (http://www.observatoriosalvador2014.com.br/) e realizada no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA. O evento contou também com a participação do arquiteto e professor Armando Branco.
Os especialistas afirmam que, ao contrário do que diz a propaganda otimista de políticos e governantes, estamos perdendo o bonde da Copa 2014 quanto à implantação de estruturas urbanas definitivas na cidade de Salvador. A Copa deixa de ser a “janela de oportunidades” alardeada por uma razão básica: a falência do planejamento urbano de natureza pública faz com que a cidade não tenha projetos consistentes para aproveitar o volume de recursos disponíveis para os investimentos. O planejamento adquiriu caráter privado e está centrado apenas na questão da ampliação do aeroporto, do porto, da rede hoteleira e de um corredor de tráfego entre o aeroporto e a Arena Fonte Nova.

Tanto Juan Delgado quanto Armando Branco explicaram que o modelo de sistema de transportes está umbilicalmente ligado às questões de uso e ocupação do solo. As vias de transporte são decisivas no estímulo e ordenação (ou desorganização) da ocupação do solo urbano. Do modo como está sendo projetado o uso dos investimentos para a Copa, com o foco exclusivo no corredor Aeroporto - Arena Fonte Nova, a tendência é aumentar os problemas com a mobilidade urbana da cidade. “Estamos jogando gasolina no incêndio” resumiu Delgado.

Eles defenderam a implantação de uma rede integrada, plural, que aproveite o potencial dos diversos modais de transporte público – ônibus, trem, metrô, veículos leves sobre trilhos, bicicletas – e o desestímulo ao uso do automóvel. Armando Branco lembrou que Salvador tem atualmente 430 mil automóveis em circulação e que a cada dia 100 novos veículos são adicionados ao tráfego urbano.

VLT: Veículo Leve sobre Trilhos, Metrô Leve ou de superfície é uma espécie de trem ou comboio urbano e suburbano de passageiros, com equipamento e infra-estrutura mais "leve" do que a usada em sistemas convencionais de metrô. BRT: “Bus Rapid Transit” ou literalmente "trânsito rápido de autocarros" é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados (ônibus especiais) que trafegam em pistas específicas ou em vias elevadas.



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Chuvas deixam caótico o trânsito em vários pontos do Recife

Foto: Bruno Fontes
É caótico o trânsito em vários pontos do Recife, na manhã desta terça-feira (19), com as chuvas que atingem a capital pernambucana desde a noite da última segunda. Na Zona Sul da capital, os alagamentos começam na avenida Herculano Bandeira, no bairro do Pina. Para chegar ao Cabanga, a fila de carros já está na altura do Hospital Português, no Paissandu.

Na avenida Domingos Ferreira, uma das principais de Boa Viagem, os carros se acumulam. Mais cedo, com pessoas tentando chegar ao trabalho e outras levando os filhos aos colégios - nas imediações do Santa Maria e do Colégio Boa Viagem, o engarrafamento é bastante grande.

Na avenida Recife e no Cais José Estelita, os motoristas também encontram dificuldades e precisam ter paciência. A Abdias de Carvalho, no trecho próximo à FIR, ficou submersa. Na rodovia BR-101, o deslocamento de carros é bastante lento, especialmente na altura da fábrica de embutidos São Mateus. Na avenida Norte, sentido subúrbio/cidade, os alagamentos estão provocando longo congestionamento.

Na rua do Futuro, nas Graças, uma árvore caiu no começo da manhã, em frente à entrada do Parque da Jaqueira. No Parque Amorim, a equipe da Globo Nordeste flagrou carros parados, danificados pelo grande volume de água que tiveram que atravessar - no Parque Amorim, havia quatro veículos esperando socorro, no começo da manhã. Durante o trajeto, nenhum agente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foi visto nas ruas.

De acordo com a previsão do tempo, o dia será nublado, com chuva o tempo todo no Litoral. Nas outras regiões, o sol aparece entre muitas nuvens e também há previsão de chuva a qualquer hora.


BARREIRAS

De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), houve sete deslizamentos parciais de barreiras na Região Metropolitana, sendo dois no Recife, quatro em Jaboatão e um em Camaragibe, sem registro de vítimas.





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No Rio, Obras dos BRTs Transoeste e Transcarioca estão em andamento


Com mais de 4,5 milhões de veículos, incluindo neste total 3,2 milhões só de automóveis (dados do Denatran), a cidade do Rio de Janeiro enfrenta hoje sérios problemas de trânsito. Para melhorar esta situação, diversas obras de mobilidade estão sendo planejadas, uma já pronta (BRS), outras (BRTs e ciclovias) em andamento ou previstas para começar em breve.

A primeira mudança, já implantada, é o sistema BRS (Bus Rapid Service), inaugurado no dia 19 de fevereiro na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul da cidade. Segundo os órgãos de trânsito, pela famosa avenida passam cerca de 21 mil veículos por hora, no horário de pico. O BRS é um sistema de faixas exclusivas de trânsito, organizadoras da circulação de ônibus, táxis e automóveis. No caso, a via foi dividida em quatro faixas, sendo duas do lado direito, destinadas somente ao transporte público, e duas à esquerda, para os demais veículos.

Mas o novo sistema ainda não é visto com bom olhos pelos motoristas de carros particulares, que reclamam do aumento do tempo de espera no trânsito. Já a Secretaria Municipal de Transporte (SMTR) rechaça as críticas, alegando que, com o corredor, 25% da frota de ônibus do bairro pode ser reduzida, com que a travessia dos 3,2 km da via por ônibus caindo pela metade.

Os técnicos da prefeitura afirmam que, se antes o motorista levava de 22 a 24 minutos para cruzar a avenida, agora esse tempo se reduziu a 10, 13 minutos. Para os agentes de trânsito e a guarda municipal da prefeitura outro fator positivo é o número de multas, que  também abaixou depois do BRS, em função, alegam as autoridades, do respeito dos motoristas às novas regras de circulação na avenida.

BRTs na Matriz de ResponsabilidadesAlém do BRS de Copacabana, a prefeitura prepara a cidade para receber a Copa e as Olimpíadas com a implantação de BRTs (Bus Rapid Transit), corredores expressos exclusivos para ônibus articulados. Dos quatro BRTs projetados, dois já saíram do papel: o Transoeste (Barra/Santa Cruz/Campo Grande) e o Transcarioca (Barra da Tijuca/Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador).

Outro BRT, o Transolímpico (Recreio dos Bandeirantes/Deodoro), entrará em processo de licitação este semestre, anuncia a prefeitura. Resta o TransBrasil, que percorrerá a avenida Brasil, uma das principais vias da cidade, ainda sem data prevista para iniciar.

Transoeste e TranscariocaA mais adiantada obra viária da cidade é o BRT Transoeste. A abertura do túnel da Grota Funda, na zona oeste, em julho do ano passado, marcou a inauguração do primeiro trecho da obra. Em abril, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) promete concluir os trabalhos de implantação de um viaduto sobre a avenida das Américas, no cruzamento com a avenida Salvador Allende, na Barra da Tijuca.

Além disso, a SMO publicou no Diário Oficial da última terça-feira (29/3) o anúncio de licitação para a construção do lote 4 do corredor Transoeste, com previsão para ocorrer em maio. A estimativa de custo deste lote é de R$ 72 milhões, sendo o valor total da obra R$ 800 milhões. O corredor de 56 km está previsto para ser concluído em junho de 2012.

Já o corredor TT, também chamado de Transcarioca (custo aproximado de R$ 1,3 bilhão), foi dividido em dois lotes de obras, a serem concluídos em três anos. O lançamento do primeiro trecho (Barra da Tijuca, bairros da zona oeste e bairros da zona norte), de 28 km, ocorreu no mês passado. O corredor T5 terá ao todo 39 km e transportará cerca de 400 mil passageiros por dia.

A expectativa da prefeitura é de uma redução de 60% no tempo gasto no trajeto entre a Barra e a Ilha do Governador, passando por bairros da zona norte como Madureira e Penha. Dentro de uns 40 dias deve ser conhecido o consórcio que tocará as obras do segundo trecho (Penha ao aeroporto).

Originalmente as obras da Trancarioca deveriam ter começado em maio de 2010, com conclusão em março de 2013. Isto é o que definia o primeiro termo firmado na Matriz de Responsabilidades. Fosse assim, estaríamos vendo um atraso de quase um ano no cronograma. No entanto, informa a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Transportes, as metas foram revistas, e novos prazos foram acordados entre governo e Fifa. As datas estão sendo cumpridas, e são: início das obras em março de 2011 e prazo final mantido para daqui a três anos.

Ciclovias orçadasOutro modal de transporte que está sendo estimulado pelo governo do Rio é a bicicleta. Segundo a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos já está orçada uma obra de cerca de R$ 2,5 milhões para recuperar e revitalizar os 144,3 km de ciclovia existentes na cidade. Espera-se com isso prolongar a vida útil das ciclovias e aumentar o conforto e segurança dos usuários. Segundo a secretaria, o programa ainda inclui o restauro de todo o mobiliário urbano do entorno das ciclovias, como bicicletários, frades e gradis, além de instalação de sinalização horizontal e vertical.

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Fonte: Portal 2014

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