Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Em Curitiba, Terminais de ônibus e estações tubo ganham sinal de wi-fi grátis

domingo, 27 de março de 2016

Enquanto aguardam a chegada dos ônibus, os usuários de 9 terminais e 5 estações-tubos metropolitanos já podem se conectar à internet gratuitamente. O serviço de rede Wi-Fi nestes locais iniciou no mês passado e pode ser utilizado por todos os portadores do cartão Metrocard.

“Em breve, como todos os ônibus da Região Metropolitana de Curitiba estarão equipados com aparelho GPS, os usuários terão à disposição um aplicativo para saber com exatidão que horas o ônibus passará no seu ponto”, informa Omar Akel, diretor-presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Por meio deste aplicativo também será possível acompanhar o itinerário de todas as linhas metropolitanas.

“A nossa preocupação com a melhoria da qualidade de vida da população inclui também a eficiência e eficácia dos serviços prestados nos mais diferentes setores, inclusive no transporte público metropolitano”, diz o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior. Segundo ele, a bilhetagem eletrônica, o acesso à internet gratuita, o sistema de biometria facial e o aplicativo dos horários dos ônibus são parte desses serviços que beneficiam o dia a dia dos cidadãos. “E vamos melhorar ainda mais a mobilidade urbana para todos”, afirmou.

INTERNET - Para fazer a conexão com a internet basta procurar, no smartphone ou tablet, pela rede Metrocard Wi-Fi. O usuário deve informar o CPF e o número do cartão Metrocard e preencher um breve cadastro para fazer a autenticação. Assim, poderá desfrutar do serviço durante 30 minutos, podendo renovar a conexão após 10 minutos. Em média a utilização tem sido de 10 minutos, tempo que os usuários aguardam a chegada do ônibus.

Todos os portadores do cartão Metrocard têm acesso à internet para consulta de horários e para navegar no site da Metrocard. Os usuários que utilizaram o cartão Metrocard nos últimos 60 dias (colocaram crédito ou pagaram uma passagem) podem acessar a internet em outros aplicativos e sites, exceto streaming de vídeos e sites impróprios.

Os 09 terminais metropolitanos onde a rede Wi-Fi já pode ser acessada são: Colombo (Maracanã e Guaraituba), Fazenda Rio Grande (Novo e Velho), Almirante Tamandaré (Cachoeira), Pinhais, Araucária (Central), São José dos Pinhais (Central) e Campo Largo.

A rede também está disponível em 05 estações-tubo metropolitanas: 19 de Dezembro (Centro Cívico), Rui Barbosa (Centro), Carlos Gomes (Centro), PUC (Prado Velho) e Camilo Di'Lellis (Pinhais).

Novos pontos - Nos próximos meses novos pontos permitirão o acesso à internet gratuita. São os terminais de Almirante Tamandaré; Araucária (Maria Angélica); Colombo (Roça Grande), Campina Grande do Sul (Jardim Paulista); Quatro Barras e Piraquara.

E as estações-tubo Autódromo (Pinhais); Paulo Kissula (Capão da Imbuia); Pastor Manoel Virgílio de Souza (Cajuru); Vila Nova (Capão da Imbuia); Ferrari (Campo Largo) e Aeroporto (São José dos Pinhais).

Informações: Bem Paraná
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Estação da Lapa será entregue na terça-feira (29)

Depois de 14 meses em obras, a Estação da Lapa será entregue à população pelo prefeito ACM Neto na próxima terça-feira (29), quando é comemorado os 467 anos de Salvador. Maior estação de transbordo da capital baiana, o equipamento passa a contar com banheiros climatizados, impermeabilização da cobertura, segurança privada 24 horas por dia, manutenção e conservação permanentes. 
Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Haverá ainda uma área comercial com 64 estabelecimentos, um moderno sistema de iluminação, central de controle com 80 câmeras, escadas rolantes em pleno funcionamento, sistema de detecção de incêndio, elevador e sinalização visual. As obras incluíram ainda serviços de recuperação da rede elétrica, além da instalação de tubulação de combate a incêndio e novos corrimões em aço inoxidável.

O investimento total foi de R$ 20 milhões. O objetivo da prefeitura foi garantir mais conforto e segurança aos usuários do transporte público que utilizam o terminal. Parte da estrutura, como as 11 novas escadas rolantes, que foram modernizadas e contam com sensores “antivandalismo”, que interrompem o funcionamento dos equipamentos caso os passageiros façam algum movimento brusco, e os banheiros climatizados, já vem sendo utilizada pelos usuários.

Além da melhoria na infraestrutura, que passou a oferecer mais conforto, a estação de transbordo passa a contar também com reforço na segurança. Isso é possível porque, a partir de agora, 80 câmeras registram a movimentação em todos os pavimentos do terminal de ônibus. Elas são acompanhadas por uma central de segurança instalada no subsolo. 

A Estação da Lapa é administrada pelo consórcio Nova Lapa, que venceu uma licitação em 2014 para administrar o equipamento pelos próximos 35 anos. Fazem parte do consórcio as empresas Socicam, Participa e Axxo, as únicas a apresentar proposta em outubro de 2014.

Informações: Correio 24 Horas
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Audiência pública discutirá impasse entre taxistas e Uber no Recife

A polêmica que envolve o sistema de solicitação de transporte de passageiros Uber parece ter alcançado outra esfera no estado. A questão será tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Com o título “Impasse entre taxistas e Uber”, a matéria será discutida pela Comissão de Negócios Municipais às 9h30 desta segunda-feira (28). O aplicativo começou a operar no Recife no dia 3 deste mês.

O edital, publicado na última quarta-feira (23) no Diário Oficial do estado, convoca os deputados titulares do comitê para participar do debate, sugerido pelo parlamentar Beto Accioly (PSL). Formando a mesa estão João Eudes (PRP), Odacy Amorim (PT), Priscila Krause (DEM) e Socorro Pimentel (PSL).

No início do mês, lideranças do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco tiveram um encontro com o secretário de Mobilidade Urbana do Recife, João Braga, para tratar do Uber. À época, o presidente da entidade, Everaldo Menezes, disse que o posicionamento da categoria dependerá da postura da Prefeitura do Recife.

“Vamos conversar com o secretário João Braga.  Queremos saber se a prefeitura vai seguir a lei que proíbe o Uber na cidade. Espero que ele diga algo concreto”, afirmou na ocasião.

Legislação
A Secretaria de Mobilidade do Recife aponta que a Lei Federal 12.587/2012, que trata das atividades de transporte remunerado de passageiros, seja coletivo, escolar ou individual, determina em seu artigo 2º que “é atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros”.

A mesma lei é utilizada pelo diretor de comunicação da Uber no Brasil, Fábio Sabba, para defender a legalidade do serviço. "Os motoristas prestam serviço de transporte individual privado, que consta no segundo parágrafo da lei de Mobilidade Urbana. A gente não vê o Uber como uma competição com o táxi. Nossa ideia é de que existam várias plataformas para que o usuário deixe o carro em casa e use outras alternativas. Você aumenta o mercado existente, é diferente", garante.

Valores mais modestos
Ainda de acordo com o diretor de comunicação do Uber no Brasil, os valores do serviço são entre 30% e 40% menores que em corridas de táxi comum. "É como você ter um carro e não precisar pagar seguro ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O aplicativo também permite estimar o preço da viagem. Colocando o destino inicial e o final, ele calcula uma média do valor da corrida", diz Sabba.

No Recife, a bandeirada, que é o preço por solicitar um táxi, custa R$ 4,75. No Uber, o valor é de R$2,50. A bandeira 1 é R$ 2,31, enquanto que a bandeira 2 custa R$ 2,79 nos táxis. Já no Uber, o valor do quilômetro é R$ 1,15 com acréscimo de R$ 0,17 por minuto. O pagamento no Uber, no entanto, só pode ser feito através de cartão de crédito.

Informações: G1 PE


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Rio de Janeiro, Salvador e Recife entre as cidades mais congestionada do mundo

terça-feira, 22 de março de 2016

Três capitais brasileiras aparecem na lista de 10 cidades do mundo que mais sofrem com trânsito. Um levantamento da empresa TomTom, divulgado nesta terça-feira (22) aponta que, no ranking mundial, o Rio de Janeiro é a quarta cidade onde os motoristas perdem mais tempo em vias congestionadas, depois de Cidade do México, Bangcoc e Istambul, na ordem. No top 10, figuram ainda Salvador (7º) e Recife (8º). Os dados são de 2015.

Por ano, os motoristas do Rio gastam 165 horas da vida em congestionamentos - 66 horas a mais na comparação com 2014 -, o que equivale a ficar mais de seis dias inteiros no trânsito. Na segunda colocada do ranking de cidades brasileiras, Salvador, cada motorista gasta 160 horas extras nos trajetos - 67 horas a mais em relação a 2014.

Em São Paulo, só no congestionamento, os condutores perdem por ano 103 horas no trânsito, ante 77 horas em 2014. O tempo extra gasto nos trajetos, entre 2014 e o ano passado, aumentou em 26 horas. Isso significa dizer que os paulistanos passaram a perder mais de um dia em congestionamentos.

O relatório da TomTom tem como base o Índice de Nível de Congestionamento, que é o tempo adicional (em porcentual) que o motorista levará no trânsito em comparação com uma situação em que não há congestionamento. Utilizando dados de 2015, o TomTom Traffic Index 2016 avalia a situação do congestionamento de trânsito em 295 cidades de 38 países em seis continentes. Esta é a quinta edição do relatório.

Segundo Marcelo Fernandes, diretor de Operações da TomTom para América Latina, a medição aplicada na pesquisa não considera o tamanho dos congestionamentos. É uma comparação entre o tempo que um motorista leva para percorrer o mesmo trajeto em horários de pico e em situações sem congestionamento (das 22 horas às 5 horas). O resultado é o tempo adicional que o condutor leva no trânsito.

"O primeiro passo das cidades é entender por que esse tipo de trânsito é gerado em determinados lugares e, depois, fazer um planejamento urbanístico. Investimento em transporte público é um grande mantra nesse tipo de discussão, desde oferecer mais corredores até informar os horários em que os ônibus passam", disse Fernandes.

De acordo com o diretor da TomTom, as administrações municipais precisam oferecer à população uma alternativa viária para deixar o carro na garagem.

"Fazer com que o transporte seja previsível, por exemplo. Não adianta ter transporte público se você não sabe a hora que o ônibus chega", explicou. 

Para Creso de Franco Peixoto, professor de Transportes da Fundação Educacional Inaciana (FEI), a principal razão para o aumento de horas extras do paulistano no trânsito é a baixa adesão da população às mudanças de mobilidade dos últimos dois anos. "Com o menor número de faixas de tráfego nas vias urbanas para carros, em função da perda de espaço para a passagem de bicicletas e ônibus, o volume de congestionamento ficou maior", afirmou.

Na avaliação de Peixoto, a adesão dos motoristas ao transporte público foi menor do que o esperado e o paulistano continua sem abrir mão do carro.

Lista das capitais brasileiras com pior congestionamento*:

1. Rio de Janeiro: 47%
2. Salvador: 43%
3. Recife: 43%
4. Fortaleza: 33%
5. São Paulo: 29%
6. Belo Horizonte: 27%
7. Porto Alegre: 22%
8. Brasília: 19%
9. Curitiba: 18%

*O porcentual corresponde ao tempo extra gasto no trânsito

Informações: Estadão
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Em Maceió, Novos ônibus do transporte público chegam e começam a rodar em abril

Aguardado por grande parte da população maceioense, os novos ônibus do transporte público já chegaram na capital alagoana. Cerca de 50 coletivos estão nas garagens das empresas e a previsão é de estarem rodando a partir do mês de abril.

Os veículos chegaram na última semana e seguem o estabelecido no processo licitatório, de que 150 novos ônibus irão reforçar a frota de coletivos existente, até o final deste ano.

De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), 50 veículos vieram da fábrica da “MarcoPolo” em São Paulo e já estão nas garagens das quatro empresas que venceram a licitação do transporte público.

Os novos coletivos são do modelo “Torino” e fabricados em 2014, já estão devidamente padronizados, uma vez que seguirão um padrão de cores por região. A cor amarela representa o Lote 100, que será operado pela empresa “Cidade de Maceió” e compreende o bairro da Serraria e adjacências.

O Lote 200 será operado pela empresa “São Francisco” e atende o bairro de Fernão Velho e região, com a cor azul. A viação “Veleiro” está responsável pelo Lote 300 e vai atender Trapiche da Barra e adjacências, enquanto o Lote 400 com a cor vermelha, será operado pela empresa “Real Alagoas” e vai atuar na região do Benedito Bentes e adjacências.

Os novos veículos serão entregues oficialmente pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, até o final deste mês de março e começam a rodar a partir de abril.

Por Paulo Chancey Junior
Informações: CadaMinuto
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Tarifa de ônibus na grande Goiânia poderá ser paga com cartão de crédito

A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) lança nesta terça-feira (22), o aplicativo chamado “Recarga Agora”, que permite que o usuário do transporte público coletivo na região metropolitana de Goiânia possa pagar a tarifa com cartões de crédito.

A ferramenta pode ser uma alternativa para quem enfrenta dificuldades rotineiras ao comprar créditos para o Cartão Fácil, como a falta de postos de venda, principalmente aos finais de semana e feriados e a não devolução de troco em alguns locais.

Segundo a RMTC, o Recarga permite o pagamento via cartão de crédito das bandeiras Visa e Martercard. O serviço será provido pela empresa RedeTrans, sediada em Porto Alegre, especializada em revenda de créditos de mobilidade Urbana, que atua em todos os modelos de transporte coletivo, tais como: ônibus, metrô, trens e barcas visando melhorar a experiência do cliente final com a mobilidade urbana.

A Redetrans cobrará uma taxa de conveniência – despesas bancárias e funcionalidades do aplicativo. A taxa de conveniência, para os clientes que optarem por esta solução será de 5% sobre o valor da transação. Quem cobra a taxa de conveniência é o provedor do aplicativo e não a RMTC. O preço da tarifa paga pelo cliente será o mesmo da tarifa básica vigente, atualmente R$ 3,70. Não há acréscimo no valor da tarifa.

Informações: Diário de Goiás
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Ônibus articulados inauguram sistema BRT em Aracaju

Nesta segunda-feira (21) foi iniciado o serviço de ônibus articulados em Aracaju.
Os veículos já estão utilizando as faixas exclusivas para ônibus. Ao todo são 10 veículos que estão saindo do Terminal do Bairro Atalaia até o Terminal do Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro.

Os ônibus fazem parte do sistema BRT é um sistema que prevê corredores e canaletas exclusivas para a circulação de ônibus, a adaptação e modernização dos terminais, sinalização adequada com semáforos sincronizados que abrem com a aproximação dos ônibus.

Segundo o presidente da SMTT, Nelson Felipe, o próximo passo será a colocação das canaletas, estações e outros ajustes para a implantação do sistema BRT.

Informações: G1 SE
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Tesouro autoriza empréstimo de R$ 215 milhões para reforma do metrô de Teresina

A Secretaria do Tesouro Nacional autorizou o Governo do Estado do Piauí a solicitar um empréstimo de R$ 215 milhões para ampliação e modernização da estrutura do metrô da capital. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (21), o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antônio Sobral, afirmou que com a autorização o Estado poderá realizar ainda neste semestre o processo licitatório para iniciar as obras.

"Esse valor faz parte de um recurso total de R$ 445 milhões, o restante é do Orçamento Geral União, mas com essa autorização da STN já poderemos começar. Inicialmente, esse dinheiro será utilizado para melhorias da estrutura existente. Teremos a duplicação da linha, mais uma ponte no rio Poti, mais três viadutos na região central de Teresina e a compra de 8 trens novos para melhorar o atendimento ao usuário do sistema", informou o presidente da CMTP.

De acordo com Antônio Sobral, o metrô de Teresina seguirá o modelo usado em Fortaleza. "O metrô terá um novo padrão de eficiência e com certeza trará mais conforto para o usuário. Com esses novos trens que vão chegar, teremos não só mais conforto como a diminuição no tempo de espera", acrescentou.

Atualmente, o metrô de Teresina atende cerca de 8 mil pessoas em uma única linha que liga a zona Sudeste ao Centro da cidade. Dentre as melhorias previstas pela CMTP, está a ampliação para outra zonas.

Por Lucas Marreiros
Informações: Cidade Verde
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Em BH, Nova Lima terá ônibus do Conexão Aeroporto até Confins

sábado, 19 de março de 2016

Depois de BH, Betim e Contagem, Nova Lima será o quarto município da Região Metropolitana a contar com o serviço de ônibus executivo direto Conexão Aeroporto, até o Aeroporto Internacional de Confins. A previsão é de viagens de hora em hora, com passagens custando em torno de R$ 37. Pelo menos três horários diários serão estendidos na MG-030 até o Posto Jambreiro, no Ouro Velho Mansões, já na área urbana de Nova Lima.
foto: Villela Design/Divulgação

A operação, que utilizará como ponto de embarque e desembarque uma sala vip na Alameda Oscar Niemeyer, no Vila da Serra, foi acertada entre a empresa Saritur, concessionária da Nova Linha, e o prefeito Cássio Magnani (PMDB), há cerca de uma semana. No local funcionará a Unidade Vila da Serra, base da Prefeitura de Nova Lima que descentralizará serviços da administração municipal com postos das polícias Civil, Militar, Guarda Municipal, brigada de incêndio e associações de bairro.

Enquanto a construção, cujas obras estão previstas para começar até setembro, não começa, o Conexão Aeroporto de Nova Lima utilizará um terminal provisório, que será montado já a partir da próxima segunda-feira (21). Um banner será instalado no local para informar moradores e futuros usuários. Para usar a unidade, a Saritur assinará um convênio de uso precário com o município.

A Unidade Vila da Serra será erguida com recursos provenientes da Associação dos Empreendedores do Vila da Serra. O custo da construção, de cerca de 300 metros quadrados, é estimado em R$ 600 mil.

PISTA EXCLUSIVA Segundo o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Geraldo, Magela Alvim, o serviço fará viagens diretas, usando a pista exclusiva do Move na Avenida Antônio Carlos – a exemplo das demais linhas do Conexão Aeroporto. Somente os horários que fizerem o atendimento ao Ouro Velho Mansões terão paradas em Nova Lima, incluindo o ponto a ser erguido no Vila da Serra. “Até a unidade ficar pronta, a Saritur começa a operar provisoriamente no local”, explica Alvim.

Procurada, a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que a criação da linha está sendo analisada por técnicos da Superintendência de Transporte Metropolitano. A Saritur não retornou os contatos da reportagem. Concessionária do aeroporto, a BH Airport disse desconhecer detalhes da operação.

Por Bruno Freitas
Informações: Estado de Minas
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CBTU João Pessoa recebe mais um VLT

A terceira composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chegou na manhã deste sábado (19) a João Pessoa, por volta das 8h. O equipamento deverá começar a funcionar para a população até o fim do primeiro semestre deste ano.

Esta á terceira das oito composições previstas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa e que fazem parte da modernização do sistema de trens da região metropolitana. O VLT chegou da cidade de Barbalha (CE), onde fica a fábrica Bom Sinal que o produz, após pouco mais de dois dias de viagem. Conforme a CBTU, a terceira composição segue em fase de testes e avaliações técnicas em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

Ainda de acordo com a CBTU, até o fim do projeto de modernização do sistema local, a CBTU receberá mais cinco trens novos, sendo que o quarto deverá chegar à Paraíba no segundo semestre deste ano. As datas para as demais aquisições ainda não foram divulgadas. 

Duas composições do VLT estão em operação comercial desde janeiro do ano passado.

Informações: PB Agora
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No DF, Ceilândia e Gama recebem novas linhas de ônibus

Novas linhas de ônibus vão passar a atender a comunidade do Pôr do Sol, em Ceilândia, e o centro do Gama, no Distrito Federal, a partir deste sábado (19). A linha circular 3208 levará passageiros do Terminal do Gama Sul à área central. Serão viagens a cada 20 minutos, das 6h às 20h. Em Ceilândia, a linha 933.2 da viação Marechal, vai atender a comunidade Pôr do Sol. Quatro micro-ônibus, com capacidade para 50 passageiros sentados, funcionarão das 5h às 22h46 durante a semana, e das 5h às 22h30 nos finais de semana.
(Foto: Renato Araújo/Agência Brasília)

A nova linha de Ceilândia fará o trajeto do terminal do P Sul, passando por dentro Pôr do Sol, Guariroba, Ceilândia Centro e Feira dos Goianos até o Taguacenter. A previsão é de que a mudança atenda cerca de 10 mil passageiros. O valor da tarifa será de R$ 2,25.

Integração
O DFTrans retirou duas linhas que saíam da Vila Departamento de Viação de Obras (Vila DVO), no Gama, com destino às W3 Sul e Norte. O objetivo é melhorar o serviço e dar mais opções aos passageiros durante o dia, já que a 0.219 faz apenas duas viagens e a 219.1 faz apenas a ida.

Com as modificações, quem quiser ir à W3 Norte poderá pegar a linha 3305 para o Terminal Gama Sul e de lá embarcar no ônibus da linha 217.2. Para atender à demanda, o número de viagens diárias saltou de 49 para 62 e o itinerário foi ampliado.

Informações: G1 DF
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Sistema de BRT começa segunda-feira em Aracaju

A partir de segunda-feira, 21, os usuários do transporte coletivo começam a viver uma nova realidade. A Prefeitura Municipal de Aracaju entregou os primeiros ônibus do sistema de BRT (Bus Rapid Transport), que marcam o início da transformação no cenário urbano de Aracaju.

Através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o novo sistema irá agilizar em cerca de 20% o tempo dos trajetos. São dez ônibus que começam a circular na cidade realizando o trajeto Marcos Freire - Mercado/ Mercado - Atalaia. A novidade vai gerar mais agilidade, segurança e economia para o transporte público, promovendo um trânsito com mais fluidez em toda a cidade. O valor da tarifa permanece o mesmo que as linhas convencionais, e o embarque continua sendo feito nos terminais de integração normalmente.

Os novos veículos, todos com câmbio automático e motor traseiro, são zero quilômetro, com capacidade para 120 pessoas, e contam com Wi-fi, GPS, câmera, espaço interno amplo para facilitar a locomoção e acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O projeto é do arquiteto Jaime Lerner, responsável pela implantação do BRT em Curitiba. "É importante dissociar uma ideia errada que as pessoas têm. BRT não é um ônibus, é o sistema, com a infraestrutura dos corredores, a tecnologia que vai gerenciar esses corredores e os ônibus em si. Isso envolve ônibus 'padron', articulados, diversos tipos de veículos", esclarece o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp), Alberto Almeida. 

Estrutura
Inicialmente, o sistema nas vias aracajuanas começa a funcionar apenas com a utilização da faixa exclusiva, onde deverão circular todos os ônibus, mas o projeto também contempla corredores com plataforma. "Há cidades que utilizam apenas vias com canaletas, outras utilizam via com presença de plataformas. Isso varia de acordo com a realidade física de cada local, mas a funcionalidade e eficácia do sistema é a mesma", afirma Alberto Almeida.

A fiscalização será feita pela SMTT, que dará início a um período de ações educativas para orientar os condutores. As pistas estão identificadas com a cor azul. "A SMTT irá monitorar tudo isso, e após o prazo de adaptação quem desrespeitar as faixas será autuado", explica diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro.

Informações: Jornal do Dia 
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Mil ônibus Mercedes-Benz com capacidade para transportar mais de 200 pessoas circulam em São Paulo e Rio de Janeiro

quarta-feira, 16 de março de 2016

Marco inédito é atingido pela marca no atendimento aos sistemas de transporte coletivo urbano de alta demanda: como corredores, faixas exclusivas e BRT

Com 23 metros de comprimento, o superarticulado se destaca pelo grande volume de passageiros, otimizando o transporte e a mobilidade urbana

Veículo Mercedes-Benz assegura conforto e segurança para os usuários, com reduzido índice de emissões, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e a preservação ambiental

A Mercedes-Benz acaba de alcançar o marco de 1.000 unidades do superarticulado vendidas no Brasil. Lançado em outubro de 2012, este veículo inovou ao oferecer ao mercado um chassi para ônibus articulado de 23 metros de comprimento e 4 eixos, trazendo mais agilidade no trânsito e capaz de transportar mais de 200 passageiros, dependendo da configuração interna.

“Disponíveis nas versões O 500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto), nosso superarticulado atende plenamente às características de todos os sistemas de transporte coletivo urbano do País, seja por corredores, faixas exclusivas ou BRT (Bus Rapid Transit)”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O sucesso do veículo é crescente especialmente em grandes regiões metropolitanas, como São Paulo e Rio de Janeiro. Nenhuma outra marca alcançou um volume de venda tão expressivo para um ônibus de grande capacidade”.

De acordo com o executivo, o milésimo veículo irá circular em São Paulo. “A cidade possui mais de 80% dos superarticulados vendidos pela Mercedes-Benz no mercado brasileiro. Aliás, estes ônibus atendem, desde já, às diretrizes da reorganização do sistema de transporte coletivo urbano da cidade de São Paulo. No que se refere aos veículos, haverá uma maior demanda por ônibus de grande porte, como o nosso superarticulado, modelo já amplamente aprovado na capital paulista”.

O Rio de Janeiro é outro mercado importante que conta com a participação dos ônibus superarticulados da Mercedes-Benz em operação. “Em 2016 serão 100 unidades do veículo para atender principalmente o grande volume de pessoas e importantes eventos que acontecerão na cidade”, ressalta Walter Barbosa.

Líder destacada nas vendas de ônibus no Brasil, a Mercedes-Benz está presente de forma absoluta nos sistemas de transporte coletivo urbano no País, com cerca de 70% de participação, seja em corredores e faixas exclusivas ou em linhas alimentadoras e distribuidoras. Dos superarticulados aos veículos do tipo padron, básicos e micro, os ônibus da marca proporcionam conforto e segurança aos passageiros e motoristas. Ao mesmo tempo, oferecem reduzido custo operacional, robustez e resistência, assegurando rentabilidade para os clientes e eficiência para os gestores do transporte.

Benefícios para os usuários, a mobilidade urbana e o meio ambiente

Os ônibus superarticulados da Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos principais sistemas BRT do Brasil. Entre eles, o Expresso Tiradentes, de São Paulo; a Transoeste e a Transcarioca, no Rio de Janeiro.

Os ônibus O 500 vêm conquistando crescente sucesso no mercado devido também à ampla satisfação dos passageiros, tanto pela oferta de maior número de assentos, quanto pelo maior espaço do salão interno e pelo conforto da suspensão a ar em todos os seus quatro eixos.

Graças à notável capacidade para grande volume de passageiros, o veículo otimiza o transporte e a mobilidade urbana. Além disso, se destaca pelo conforto e segurança para os usuários, bem como pelo reduzido índice de emissões, graças à exclusiva tecnologia BlueTec 5, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar e a preservação ambiental.

Solução inovadora da Mercedes-Benz, o superarticulado também vem ganhando a aprovação crescente dos operadores, principalmente pelo baixo consumo de combustível e a grande comunização de componentes com os outros chassis de ônibus Mercedes-Benz, o que resulta num custo operacional altamente competitivo. “Outro importante diferencial destes veículos é que eles são operacionalmente rentáveis durante todo o período de sua utilização diária e não apenas nos horários de pico, aumentando as vantagens para os operadores, gestores e planejadores dos sistemas de transporte de passageiros”, ressalta Walter Barbosa.

Mercedes-Benz oferece quatro modelos de ônibus articulados

A linha de chassis Mercedes-Benz para ônibus urbanos articulados conta, atualmente, com quatro modelos: superarticulados O 500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto) e também os articulados O 500 UA Low Entry (piso baixo) e O 500 MA (piso alto).

Os modelos Low Entry são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os de piso alto são mais adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos estes chassis da marca são indicados para corredores, faixas exclusivas e BRTs, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.

Assessoria especializada e BRT e sistemas de transporte

Além da mais completa linha de chassis de ônibus, a Mercedes-Benz também oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, com apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.

A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.

Informações: Segs
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SPTrans faz parceria com a Autopass para recarga compartilhada do Bilhete Único e BOM em máquinas no Metrô

Iniciativa da SPTrans permite que o Bilhete Único e o BOM  possam ser carregados em uma mesma máquina. Serão beneficiados usuários de transporte coletivo em toda Região Metropolitana de São Paulo, incluindo os dos ônibus municipais de São Paulo,  dos ônibus intermunicipais, do Metrô e da CPTM.

A SPTrans finalizou o processo de credenciamento da Autopass, empresa de soluções e serviços em bilhetagem eletrônica, voltada para a mobilidade urbana como revendedora de créditos do Bilhete Único. A assinatura do contrato ocorreu nesta quarta-feira, dia 16 de março.

Com essa iniciativa, as máquinas de recarga atualmente dedicadas exclusivamente à venda de créditos do BOM passarão a carregar também os cartões do Bilhete Único. Esse compartilhamento agilizará o processo de venda de créditos.

A implantação dos novos equipamentos deverá ocorrer de forma gradativa e será concentrada inicialmente nas estações de Metrô, sendo uma contribuição efetiva para a solução dos problemas de fila no atendimento dos usuários do Bilhete Único.

O cronograma de implantação dos novos equipamentos será divulgado na próxima semana.

O acordo firmado entre SPTrans e Autopass integra esforços de todos os envolvidos na operação dos serviços de transporte na Região Metropolitana de São Paulo, no sentido de facilitar o acesso ao crédito eletrônico de transporte, colaborando com a redução do volume de dinheiro em circulação nos veículos e estações, em favor do menor tempo de viagem e maior segurança dos usuários.

Os usuários do Bilhete Único têm à sua disposição, além das máquinas de autoatendimento, outros 9 mil postos de recarga como terminais de ônibus, postos da SPTrans e pontos comerciais. As compras ainda podem ser feitas na Loja Virtual da SPTrans (em sptrans.com.br) e o aplicativo Zuum para telefones celulares.

Assessoria de Imprensa - SPTrans
Informações: Blog Meu Transporte
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Grande Recife: Linhas de ônibus são reforçadas, confira:

terça-feira, 15 de março de 2016

A partir da próxima quarta-feira (16), quatro linhas de ônibus que circulam pelo Centro do Recife e pela Zona Norte da Região Metropolitana receberão ajustes na operação com aumento de frota e viagens. 

Os usuários das linhas 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) ganharão um veículo a mais em cada linha, além de nove viagens a mais na 107, seis a mais na 116 e mais nove viagens na 202. Com esses acréscimos os usuários terão a redução do tempo de espera das linhas, principalmente nos horários de pico da manhã e da tarde. 

Outro ajuste acontecerá na linha 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). As viagens expressas realizadas por esta linha passarão a ser semi-expressas, ou seja, os veículos irão realizar embarque e desembarque nos TIs Barro e Macaxeira e nas paradas da Cidade Universitária e Ceasa, localizadas na BR-101.

Confira abaixo os pontos que a linha passará a atender:

CDU
Sentido Barro/Macaxeira – Parada nº190169 na pracinha do Terminal de Engenho do Meio.
Sentido Macaxeira/Barro – Parada nº190032 em frente ao Quartel do Exército, logo após o cruzamento da BR-101 com a Av. Prof. Luiz Freire.

CEASA
Sentido Barro/Macaxeira - Parada nº190167 do lado oposto a Ceasa, próxima a passarela de pedestre.
Sentido Macaxeira/Barro – Parada nº190033 localizada em frente a Ceasa. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Informações: GRCT
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Prefeitura de Fortaleza inaugura reforma do Terminal do Siqueira

O prefeito Roberto Cláudio inaugura nesta quarta-feira (16/03), às 16h, a reforma do Terminal do Siqueira. Cerca de 170 mil usuários de ônibus que utilizam as 48 linhas diariamente pelo terminal já podem perceber as melhorias em todo o terminal. Além das benfeitorias de infraestrutura, os usuários contarão com rede gratuita de internet wi-fi e um bicicletário público com o objetivo de integrar os modais de transporte não-poluentes e o transporte coletivo.

Entre as reformas realizadas estão a recuperação dos pisos das plataformas; pavimentação dos paralelepípedos viários, por onde os ônibus trafegam; reforço da sinalização nas faixas de pedestre, faixas de limite das plataformas e outras; reforma estrutural dos banheiros, com instalação de novos pisos e revestimentos cerâmicos e substituição dos sanitários, pias e torneiras.

Além disso, o jardim central ganhou projeto paisagístico e novos bancos. Foram pintados todos os pilares do terminal, a cobertura metálica e a fachada. Foram demolidos e instalados novos gradis, alambrados e catracas na entrada do terminal.

Atualmente, estão em operação no Terminal do Siqueira 48 linhas distribuídas nas plataformas. O terminal conta com 22 boxes com diversos serviços oferecidos, como recarga e solicitação do Bilhete Único, lanchonetes, lojas de variedades, farmácia popular, serviços telefônicos, bancos e posto de cadastro.

Mais informações:
Frota: 330
Passageiros: média de 170 mil/dia
Linhas que operam no Terminal:
027-Siqueira/Papicu/Aeroporto
030-Siqueira/Papicu/13 de Maio
046-Corujão/Cj Ceará      
047-Corujão/José Bastos/Centro
050-Siqueira/Papicu/Washington Soares
051-Grande Circular I      
052-Grande Circular II    
055-Corujão/Grande Circular I
056-Corujão/Grande Circular II
062-Corujão/Cj Esperança  
063-Corujão/Bom Jardim    
073-Siqueira/Praia de Iracema
078 - Siqueira/Mucuripe
084-Siqueira/Messejana/Perimetral
087-Expresso/Siqueira/Papicu
097-Antônio Bezerra/Siqueira
099-Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart
300-Siqueira/Centro/Expresso
325-Aracapé/Siqueira      
329-Parque Santa Rosa/Siqueira
330-Cj Esperança/Siqueira  
332-Siqueira/Lagoa        
334-Monte Rey/Siqueira    
335-Bom Jardim I          
336-Parque Santa Cecília I
337-Jardim Jatobá/Siqueira I
338-Canindezinho          
342-Parque São Vicente    
345-Cj Ceará/Siqueira      
346-Jardim Fluminense      
354-Cj Novo Lar/Siqueira  
355-Siqueira/José Bastos  
360-Siqueira/João Pessoa  
361-Siqueira/Osório de Paiva/Parangaba
362-Siqueira/Vila Manoel Sátiro
366-Bom Jardim II          
376-Parque Santa Cecília II
378-Canindezinho/Urucutuba
381-Parque Santa Maria/Siqueira
382-Parque Jerusalém      
383-Parque São João/Siqueira
384-Parque Santana        
386-Planalto Granja Lisboa
388-Cj Tatumundé          
392-Nova Esperança/Siqueira
393-Miguel Arraes/Siqueira
397-Jardim Jatobá/Siqueira II
398-Corujão/José Bastos/Genibaú

Informações: Etufor
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Prefeitura de Porto Alegre terá de pagar à Via Leste R$ 0,50 a cada passagem paga

segunda-feira, 14 de março de 2016

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou que a Prefeitura de Porto Alegre repasse à empresa Via Leste, uma das concessionárias do transporte coletivo da cidade, um subsídio de R$ 0,50 por cada passagem paga nos ônibus. O valor é um ressarcimento devido à decisão judicial que suspendeu o reajuste da tarifa na capital gaúcha, de R$ 3,25 para R$ 3,75.

A decisão é assinada pela juíza Cristina Luisa Marquesan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública  de Porto Alegre. A medida, tomada na última sexta-feira (11), ocorreu após a Via Leste ingressar com uma ação alegando perdas financeiras de mais de R$ 333 mil entre os dias 25 de fevereiro e 6 de março devido à liminar que suspendeu o aumento nos preços das passagens.

"Como consequência tem-se o risco iminente do autor não ter condições de adimplir com suas obrigações com as instituições bancárias que financiaram a aquisição de nova frota e os reajustes pactuados com os empregados", observa a juíza no despacho.

Na decisão, a magistrada entendeu que o consórcio venceu a concorrência pública que estabelecia a tarifa de R$ 3,47, que somada o dissídio da categoria e outros itens de custo da planilha, se chegou a valor final de R$ 3,75. "E esse é o valor da proposta do convênio autor que adjudicou o objeto da licitação, e não R$ 3,25", observa a juíza no despacho.

Mesmo com a discussão se a tarifa de R$ 3,75 foi ou não discutida pelo Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu), a magistrada observa que o órgão aprovou a metodologia do processo tarifário, em 3 de março. "O artigo 9º da Lei das Concessões dispõe: 'a tarifa do serviço público concedido será fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservada pelas regras de revisão previstas nesta Lei, no edital e no contrato'."

A juíza considera que, para o consórcio participar da licitação, já foi previsto o preço mínimo "sendo temerário para a saúde financeira da empresa o déficit de R$ 0,50 (cinquenta centavos), por passageiro", entende a juíza.

Procurada, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) diz não ter sido notificada da decisão. Já a Procuradoria Geral do Município (PGM) informou que ainda não foi intimada e analisará medidas judiciais cabíveis.

Juíza acolheu ação de PSOL
A decisão pela suspensão do aumento das passagens é da juíza Karla Aveline Oliveira, da 5ª Vara da Fazenda Pública. Com isso, as tarifas retornam para R$ 3,25 para ônibus e R$ 4,85 para lotações. Devido ao aumento, as passagens passaram a custar R$ 3,75 para coletivos e R$ 5,60 para lotações. Estudantes pagariam R$ 1,87. Após o anúncio da nova tarifa, foram realizados protestos no Centro de Porto Alegre.

A ação cautelar foi movida pela bancada do PSOL da Câmara de Vereadores, que entendeu que houve reajuste acima da inflação, sem consulta ao Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu). O grupo pediu que a suspensão ocorresse até que o plano tarifário seja analisado no conselho. A prefeitura tentou reverter a decisão, mas teve o recurso negado.

Informações: G1 RS
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Metrô de SP manda trabalhadores remontarem trens canibalizados

domingo, 13 de março de 2016

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo denunciou hoje (11) que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) está exigindo que os trabalhadores do setor de manutenção façam hora extra neste final de semana (12 e 13) para realizar uma “maquiagem” nos trens que estão sofrendo “canibalização” para garantir a manutenção de outras composições da companhia. “Os trens foram colocados em um local mais discreto e querem que os trabalhadores refaçam o salão do trem: recoloquem os painéis, reinstalem as sancas, as lâmpadas, portas e luminárias. Tudo para encobrir o desmonte”, afirmou o diretor-executivo do sindicato Alexandre Roldan.

Segundo Roldan, os trabalhadores – que estão oficialmente proibidos de fazer hora extra por determinação da direção do Metrô, para cortar gastos – teriam de trabalhar todo o fim de semana, pois em breve deve ocorrer uma visita de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) e também do Ministério Público do Estado (MPE). “Os metroviários solicitaram que fizéssemos uma assembleia no local e votaram por não aceitar a determinação da empresa”, disse o sindicalista.

A fiscalização do TCE está planejada, justamente devido à denúncia sobre o desmonte dos trens, mas não teve revelada a data em que vai ocorrer. A reportagem não obteve confirmação da visita do MPE.

Para o sindicalista, o Metrô tenta desqualificar a denúncia publicada pela RBA, na última terça-feira (8), de que a empresa está utilizando peças de cinco trens parados no pátio de manutenção de Itaquera, zona leste da capital, para realizar consertos em outras composições que necessitam de revisão, segundo o Sindicato dos Metroviários. Os trens “canibalizados” são as composições H59, K09, K17, K21 e L43.

Os principais itens retirados dos trens são vidros de janelas, portas, fechaduras, lâmpadas, faróis, motores de tração, bancos de passageiros e de operadores, redutores, contrassapatas e até extintores de incêndio. “São 11 trens parados no total, sendo cinco em Itaquera e seis no Jabaquara. E esses acabam sendo 'canibalizados', pois como não há determinadas peças, aproveitam e tiram as peças deles para garantir a operação de outros trens”, relatou o secretário-geral do sindicato, Alex Fernandes.

Na tarde de hoje, os diretores do Metrô paulista admitiram que retiraram peças de cinco trens para garantir a manutenção de outras composições, mas alegaram que é um procedimento planejado, feito apenas em trens novos. “A foto (na reportagem) mostra um trem novo que espera para entrar em teste. Ele forneceu peça para outro trem que estava rodando e teve problema, mas ainda está na garantia. Assim, não tiramos o trem da operação”, disse o diretor de Operações da companhia, Mário Fioratti Filho,

Segundo Fioratti, trata-se de uma “opção”, uma “estratégia de manutenção” que é feita em metrôs “no mundo todo”. “Se temos falha de uma peça em um trem, que está na garantia, mando a peça para o fabricante e retiro uma outra de um trem que esteja esperando a vez para realização de testes. Assim não retiro o trem de circulação. Temos uma fila de trens e utilizamos sempre o último da fila”, afirmou. Também participaram da reunião o presidente do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo, e o diretor de Engenharia e Construções, Paulo Sérgio Amalfi Meca.

A afirmação foi questionada por Roldan. “Um trem em fase de testes não fica naquela situação que as fotos demonstraram. Os trens estão sendo depenados porque não temos peças para realizar manutenção adequadamente”, afirmou.

Informações: Rede Brasil Atual
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Mudanças no transporte coletivo de Florianópolios ocorrem nesta segunda-feira

Com o objetivo de atender aos estudantes e funcionários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), algumas linhas retornarão como exemplo a 946 – Jardim Atlântico / UFSC. Outras duas linhas serão reformuladas para atender a região do sul da ilha com novas denominações e percursos. Confira:

473 - Morro das Pedras via Eucaliptos
Dias úteis
Saída TIRIO
07h15 - 09h15 - 12h40 - 14h40 - 16h45 - 18h10
Saída bairro
07h31(P) - 09h33(P)- 13h(P) -15h16(P) -17h01(P)-18h26(P)

(P)= Horário previsto

Sábado
Saída TIRIO
06h18 - 07h15 - 08h15 - 09h15 - 11h15 - 12h15 - 13h15 - 14h15 -17h05 - 18h05 - 19h05 - 21h45
Saída bairro
06h29(P) - 07h26(P) - 08h26(P) - 09h28(P)- 11h27(P) -12h27(P) -13h28(P) -14h28(P) - 17h18(P) - 18h18(P) - 19h18(P) - 21h59(P)

(P) = Horário previsto

Domingo
Saída TIRIO
06h30- 07h40 - 11h10 - 12h20 - 13h30 - 17h20 - 18h10 - 21h50 

Saída bairro
06h40(P)- 07h49(P) - 11h21(P) - 12h30(P) - 13h42(P) - 17h34(P) - 18h22(P) - 22h01(P)


(P) = Horário previsto

Itinerário 
Saída TIRIO/TIRIO
TIRIO, Rodovia SC 405, Avenida Pequeno Príncipe, Rua das Corticeiras, Rua Auroreal, Rua dos Eucaliptos, Rua Francisco Vieira, Rua Manoel Pedro Vieira, Rodovia “Seu Chico ”Francisco Thomaz dos Santos - SC 406, Rua Francisco Vieira, Rua do Gramal, Avenida Pequeno Príncipe, Rodovia SC 405, TIRIO.

474 - Morro das Pedras Via Gramal

Dias úteis
Saída TIRIO
08h25 - 10h - 11h50 - 14h25 - 16h20 - 22h30  

Saída bairro
08h40 (P) - 10h15 (P) - 12h10 (P) - 14h42 (P) - 16h36 (P) - 22h46(P)

(P) = Horário previsto

Itinerário
Saída TIRIO/TIRIO
TIRIO, Rodovia SC 405, Avenida Pequeno Príncipe, Rua do Gramal, Rua Tereza Lopes, Rua Francisco Vieira, Rua Manoel Pedro Vieira, Rodovia “Seu Chico” Francisco Thomaz dos Santos - SC 406, Rua Francisco Vieira, Rua dos Eucaliptos, Rua Auroreal, Rua das Corticeiras, Avenida Pequeno Príncipe, Rodovia SC 405, TIRIO.

Três linhas são reativadas e duas terão acréscimo de horários para atender região da UFSC 
Conforme retorno previsto das aulas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as linhas 946 – Jardim Atlântico / UFSC, 948 –Capoeiras / UFSC e 949 – Abraão / UFSC serão reativadas. Já as linhas 154 - UFSC - Semidireto saída sul e 185 - UFSC /Semidireto retornarão com o quadro de inverno para atender a demanda.

Informações: Prefeitura de Florianópolis
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