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Novo VLT em Cuiabá terá novos trechos e custará R$ 4,9 bilhões

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O novo VLT Cuiabano deverá custar aos cofres públicos o montante de R$ 4.968.750 e terá novos trechos que ampliarão o projeto inicial. Contudo, irá excluir os aproximadamente 5 km que uniriam a Capital ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. Nesse trajeto, as obras do Bus Rapid Transit (BRT) foram iniciadas pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) no começo de 2023.

No novo projeto, o modal que suprimiu Várzea Grande, será estendido até o Distrito Industrial - no trecho Coxipó. O projeto original do VLT possuía 22.180 metros e 33 estações, e no projeto reestruturado pelo município de Cuiabá o VLT possuirá 23.125 metros. Sendo 3 terminais de integração, 1 estação de conexão e 32 estações de transbordo. Desta forma, conforme o projeto apresentado ao PAC, serão dois os corredores estruturantes do Sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT): sendo a linha 1 - Porto/CPA e a linha 2 - Centro/Distrito Industrial.

Para sua execução necessitará de aporte por parte do Governo Federal do montante de R$ 4.9 bilhões. A base de cálculo do montante leva em consideração: o valor de R$ 150 milhões por km construído, incluindo as estações (17,775 km). Totalizando R$ 3.4 bilhões.

Além disso, a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), das oficinas e manutenção do sistema, custará R$ 500 milhões; e a aquisição de material rodante e equipamentos para a CCO no montante de R$ 1 bilhão.

Informações: Gazeta Digital

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Prefeitura de São Paulo entrega mais 2,4 km de faixa de ônibus na Vila Maria

A Prefeitura de São Paulo vai entregar mais 2,4 km de faixa exclusiva de ônibus, neste sábado (6), na Avenida das Cerejeiras, na Zona Norte. A nova faixa tem o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é de que cerca de 22,3 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.  

A nova faixa exclusiva da Av. das Cerejeiras será implantada entre a Rua Kobe e Rua Dr. Edson de Melo, na região da Vila Maria, na Zona Norte da cidade. Pelo trecho trafegam sete linhas de ônibus.  

A medida é implantada pelas secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), pela São Paulo Transporte (SPTrans) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).  

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 52,66 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, ultrapassando o total previsto. 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Desde que foi instalado em 11 de setembro de 2023, os Abrigos Amigos registraram 408 chamadas de passageiros solicitando companhia remota, uma média aproximada de 3,5 por dia, além de um relato de risco de alagamento. O serviço, implementado pela Prefeitura Municipal em 11 pontos de ônibus, visa a auxiliar mulheres que se encontram sozinhas nos pontos de embarque e desembarque do transporte público coletivo, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor no período entre 20h e 5h. O Abrigo Amigo é uma iniciativa que reconhece os desafios enfrentados por mulheres que aguardam ônibus em locais públicos, especialmente durante a noite. O projeto consiste na instalação de letreiros digitais interativos, estrategicamente posicionados em diversos pontos da cidade, onde as mulheres podem esperar pelo transporte público com mais tranquilidade.

De acordo com os dados da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), desde que entrou em funcionamento, o maior volume de chamadas por companhia remota foi registrado no abrigo localizado em frente ao Campinas Shopping, na Rua Jacy Teixeira de Camargo. Foram 89 acionamentos, o que representa 21,8% do total. Na sequência, foram registradas 50 chamadas (12,25%) no ponto da Avenida Francisco Glicério (em frente ao 6º Cartório de Notas); e 50 chamadas (12,25%) no abrigo localizado na Rua Dr. Alfredo Maia Bonato, na Praça Arautos da Paz. A incidência mais significativa de acionamentos ocorreu no período entre 20h e meia noite, faixa de horário que concentrou 361 chamadas e que, em geral, é o período em que as pessoas estão iniciando ou encerrando seus turnos de trabalho.

"O Abrigo Amigo é um projeto inovador que tem trazido, principalmente às mulheres usuárias do transporte, uma sensação de segurança muito grande. É o sentimento de proteção e a certeza que tem alguém para, se necessário, te ajudar", afirma Giselle Normanha, presidente interina da Emdec. 

COMO FUNCIONA

Chamados de abrigos padrão “Glicério”, eles possuem painéis digitais adaptados para realizar chamadas de vídeo, em tempo real, entre o usuário que se sentir vulnerável no ponto e atendentes de uma central de monitoramento. Os abrigos são equipados com câmeras, conexão com a internet, sensores noturnos e microfones. Ao longo do dia, as telas funcionam normalmente para os informes publicitários.

O painel exibe a mensagem “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”. Para iniciar a chamada, basta o usuário tocar na tela para que um atendente oriente e tome as providências necessárias com base na situação relatada. A empresa responsável pelos totens e o Centro Integrado de Comando e Controle de Polícia Militar do Estado de São Paulo definiram os protocolos de atendimento. A equipe da central é formada 100% por mulheres que receberam treinamento e estão aptas a direcionar as ocorrências, caso necessário, para as autoridades competentes.

Além da infraestrutura física, o projeto inclui campanhas de conscientização sobre a importância do respeito às mulheres nos espaços públicos. A sensibilização da comunidade para a questão do assédio e a promoção de valores de respeito e igualdade são aspectos fundamentais para o funcionamento do Abrigo Amigo. De todas as 408 chamadas registradas, apenas uma, que relatou a possibilidade de alagamento, teve o acionamento do Corpo de Bombeiros. Nas demais, não foi preciso realizar intervenção nesse sentido.

A reportagem visitou três pontos de ônibus que possuem os totens de Abrigo Amigo. Em frente ao Campinas Shopping, onde foi registrado o maior número de chamados, a estudante Gabriella Pereira da Silva, de 20 anos, disse que ouviu na sua faculdade o relato de uma jovem que acionou o dispositivo. Para ela, a iniciativa ajuda a garantir a sensação de segurança em um local cuja iluminação não é suficiente.

A falta de lâmpadas na rua não é único fator que atemoriza mulheres que esperam pelos ônibus. O próprio assédio de homens em carros que cruzam as vias à noite, ou pessoas que estejam sob efeito de algum entorpecente, criam a insegurança feminina quando elas estão sozinhas no local.

A auxiliar de loja Vanderleia Helena, de 46 anos, precisa, toda semana, pegar ônibus no ponto da Avenida Francisco Glicério onde há um Abrigo Amigo. "Nunca precisei usar, porque geralmente pego a condução à tarde, mas sei que funciona e com certeza traz um alívio”, afirmou.

Apesar da divulgação, no Abrigo Amigo da Orosimbo Maia ninguém que estava no ponto na tarde de quarta-feira (3) sabia da existência do dispositivo. Todos achavam que se tratava de apenas mais um totem para publicidade.

“Nunca reparei que aqui tinha esse serviço, mas, agora que sei, vou falar para minhas colegas do mercado que saem no período da noite utilizarem”, disse Dayane Brito da Silva, de 25 anos, que teve apoio do colega de profissão Luis Carlos da Silva, de 22. A diarista Roseli de Moraes, de 60 anos, também foi informada pela reportagem, no mesmo ponto, sobre o funcionamento do totem. Embora não utilize o transporte público no período noturno, disse que, se precisar, irá usar.

Agora, a Prefeitura de Campinas planeja expandir o projeto Abrigo Amigo para mais pontos da cidade, garantindo que um número maior de mulheres se beneficie dessa iniciativa inovadora. Objetivo é chegar a 20 totens até o primeiro semestre deste ano. O Abrigo Amigo é uma iniciativa da empresa privada e foi desenvolvida em conjunto uma agência e envolve a Prefeitura de Campinas, a Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp). A adaptação dos abrigos também não envolve recursos municipais. O projeto está sendo custeado por empresas patrocinadoras, por meio da venda do espaço publicitário por período de 12 meses.

Informações: Correio

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Linha de ônibus de BH terá mudança de itinerário

A linha de ônibus 9211, que faz o trajeto Caetano Furquim/Havaí, na Região Oeste de BH, terá uma mudança de itinerário e novos pontos ao longo do trajeto para facilitar o acesso dos moradores ao Centro de Saúde Havaí. A alteração começa na segunda-feira (8/1).

O ponto final do ônibus no bairro Havaí irá migrar da Rua Olavo Bernardes para a Rua Deputado Sebastião Nascimento, próximo ao posto de saúde. Além disso, foram criados novos pontos de parada nas ruas Mário Coutinho, Paulo Piedade Campos, Manila e Deputado Sebastião Nascimento, em ambos os sentidos.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), folhetos informativos com as alterações foram distribuídos para as comunidades locais.

Informações: Estado de Minas


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Passagem de ônibus será mantida em R$ 4,30 na Grande Goiânia

A tarifa do transporte coletivo será mantida em R$ 4,30 neste ano na Grande Goiânia. Neste modelo de bilhetagem, a prefeitura paga 41,2% da diferença entre o valor pago e o valor real da passagem. O colgelamento do valor foi aprovado pela Câmara Municipal na última semana. 
 

Além disso, a Prefeitura de Goiânia irá manter o programa Passe Livre do Trabalhador, que permite que os funcionários de empresas cadastradas realizem até oito viagens diárias no mês inteiro, inclusive em finais de semana e feriados, pelo valor único de R$ 180 por mês, por funcionário. De acordo com a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), esse valor representa desconto de 20% para as empresas. Já são 55,4 mil trabalhadores cadastrados. 
 
Outro benefício que será mantido será o Cartão Família, criado para que até cinco membros de uma mesma família possam usufruir do transporte coletivo aos finais de semana e feriados. E, a cada viagem, é cobrado apenas o valor de uma passagem, R$ 4,30, em um único cartão principal. Os demais membros embarcam de graça até quatro vezes no mesmo dia. A adesão é feita pelo site Sitpass.
 
Desde dezembro de 2021, quem embarca nos ônibus na Capital e Região Metropolitana pode realizar o pagamento da passagem por aproximação de crédito e débito. Também é possível comprar as passagens pelo WhatsApp, PIX e QR Code embarcado. Os ônibus foram equipados com biometria facial, destinada aos idosos, pessoas com deficiência e estudantes beneficiados com gratuidade, que têm o embarque liberado imediatamente.
 
Terminais
Em julho de 2022, com investimentos de R$19,5 milhões, o prefeito Rogério inaugurou o novo Terminal Isidória. Também foram inaugurados nesta gestão o Terminal de Integração Rodoviária Paulo Garcia e o Terminal de Integração Hailé Pinheiro, na Avenida Goiás Norte. 

Informações: A Redação

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Ônibus elétrico da Higer chega a Cuiabá para testes

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

A TEVX Higer inicia um período de testes em Cuiabá com o ônibus elétrico Azure A12BR a convite da MTU e da Prefeitura da cidade. O veículo fará a operação nas linhas 711, 609, 508, 410, 313 e 10 e será testado pelos operadores Caribus, Integração, Rápido Cuiabá e VPAR.

Tecnologia internacional – O mesmo modelo que chega a Cuiabá foi recentemente utilizado na COP 28 em Dubai, recebendo elogios pelo seu sistema de ar-condicionado ecológico, sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais, que oferece um ambiente uniformemente climatizado no interior do veículo em qualquer estação do ano, comodidade que que é complementada por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo. 

“Esse é um modelo padrão para uso urbano que além de promover um transporte ambientalmente responsável, ter excelente performance e custo operacional, tem como prioridade o conforto total dos passageiros desde o primeiro passo ao embarcar no veículo. Queremos proporcionar a população de Cuiabá a mesma experiência em qualidade, conforto e tecnologia, que outras cidades brasileiras já testaram e aprovaram, inclusive em regiões de extremo calor” explica Adriana Taqueti, gerente de vendas e marketing da TEVX Higer, marca que está presente em 138 países, com mais de 9000 unidades vendidas.

A linha Azure ainda conta ainda com piso baixo total e um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão que proporciona maior segurança, conforto e facilidade no embarque e desembarque de passageiros. Facilidade que é ampliada pelos corredores largos e rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida.

Luzes coloridas de LED trazem o benefício da cromoterapia aos passageiros, wi-fi e carregadores USB posicionados nas laterais para quem viaja sentado e nos balaústres para quem circula em pé são alguns dos benefícios que os passageiros podem aproveitar em seus trajetos. 

O veículo elétrico operará na cidade durante 30 dias, nesta primeira fase, oferecendo viagens normais em dias úteis, sábados e domingos. Todos os motoristas e operadores envolvidos receberam um treinamento ministrado pelos instrutores da fabricante com foco na direção defensiva e inteligente para maximizar a performance do veículo, como o sistema de freios regenerativos que podem aumentar a autonomia em até 30%, incrementando a disponibilidade do veículo e reduzindo o custo da operação.

Informações: Informações a imprensa

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Transporte coletivo no Recife a beira do caos devido a falta de investimentos

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Não é novidade que o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife vem passando por uma das maiores crises que já se ouviu no sistema. Os problemas são os mais diversos possíveis que vai desde o sucateamento da frota, retirada de 200 ônibus, falta de investimentos e a falta da licitação do sistema junto às empresas emperrada desde 2014.  

Hoje o sistema de transporte público que tem o Governo do Estado como gestor está sem nenhum amparo legal, ou seja, a qualquer momento é possível que haja uma diminuição drástica de frota, visto que, não existe nenhuma lei ou medida que venham assegurar a oferta dos ônibus que atendem a população em detrimento ao fim da lei de remuneração 17.878/22 que teve sua data final dia 31 de dezembro de 2023.

Tá faltando do Governo do Estado uma política pública mais transparente e convincente junto aos usuários, o que na verdade não tem, pois o mais grave está acontecendo visto que as empresas de ônibus estão operando sem nenhuma garantia, ou seja, não tem neste momento nenhum documento ou medida política através de uma lei que assegure a remuneração das empresas e essa situação é preocupante porque não havendo tais medidas, não existe garantias para ofertar a população uma quantidade de ônibus mínima por parte das empresas permissionárias, estima se que a retirada pode chegar a 300 ônibus se nada for feito.

Essa situação já vem se arrastando desde que o novo Governo assumiu e até agora não houve nenhuma medida plausível para melhorar de fato a vida dos usuários. O fato é que vermos hoje um sistema sem renovação da frota gerando sucateamento da mesma e consequentemente a perda de qualidade.

Segundo informações dos técnicos, caso não ajuste os repasses de imediato ainda neste mês de janeiro, o Governo do Estado ficará entre aumentar a tarifa consideravelmente, pois tal repasses subsidiados apenas atenuam o real preço da chamada tarifa técnica que fica em torno dos R$ 7 reais, ou uma combinação junto as empresas visando diminuir drasticamente o número de ônibus já somados com os mais de 200 retirados ano passado pelo atual governo.

No mais, é esperar qual será a posição do governo nos próximos dias.

Blog Meu Transporte

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Justiça suspende aumento na tarifa dos ônibus da Região Metropolitana de BH

A Justiça de Minas Gerais deferiu, nesta terça-feira (2), o pedido de liminar que suspende o aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com a decisão, a tarifa volta a R$ 7,20 a partir desta quarta-feira (3). Passageiros pagam R$ 7,70 desde 29 de dezembro.

A decisão, que atendeu ao pedido de deputados estaduais, federais e de vereadores da capital, é assinada pelo juiz Henrique Mendonça Schvartzman. Nela, o magistrado argumenta que o aumento não é válido, uma vez que a “tarifa do serviço de transporte coletivo deve ser revista com periodicidade mínima anual”.

Na decisão, Schvartzman também entende que o valor não condiz “com a inflação do período ou com a variação de preços dos insumos utilizados”.

Um dia após o Natal, o Governo de Minas anunciou o aumento das tarifas do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana da capital, que atende aos 34 municípios da RMBH.

Na época, o Estado informou que o aumento está previsto em um contrato que determina a revisão anual dos valores. A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) recebeu das empresas que operam o sistema o pedido de reajuste de 29,13%. No entanto, o aumento autorizado foi de 7,15%.

Informações: Hoje em Dia


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