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Taubaté passa a ter faixa preferencial para ônibus

quinta-feira, 21 de julho de 2022

O objetivo da faixa, que na região já tem o modelo implementado em São José dos Campos, é reduzir o tempo das viagens do transporte coletivo de Taubaté e facilitar o acesso até a rodoviária intermunicipal.

O primeiro corredor preferencial para a circulação de ônibus foi implantado na Avenida Bandeirantes, entre a Avenida Santa Luzia de Marillac e a Avenida Brigadeiro José Vicente de Faria Lima. A faixa especial para ônibus está sinalizada no lado direito da pista.

A Avenida Bandeirantes foi escolhida para implantação da primeira faixa preferencial por estar localizada em um dos principais acessos à região central da cidade.

Segundo a prefeitura, há previsão para implantação de uma faixa preferencial para o transporte coletivo também na Av. Nove de Julho. No trecho, a faixa será implantada com a alteração viária, que está prevista para janeiro de 2023.
Ainda segundo a administração municipal, a circulação de outros veículos na faixa preferencial não caracteriza infração de trânsito e não acarreta multa, mas explica que fará ações educativas para que os motoristas entendam que a pista é preferencial para o transporte coletivo e deem prioridade para esses veículos.

Informações: CBN
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Estação de metrô mais profunda do Brasil começa a ser escavada em São Paulo

A estação de metrô mais profunda do Brasil e da América Latina começou a ser escavada. A parada Higienópolis-Mackenzie, que fará a ligação da Linha 6 Laranja com a Linha 4 Amarela, teve seus trabalhos iniciados após quase quatro anos de atraso. Quando finalizada, ela deve ter uma profundidade de 69 metros.

Segundo o site Metro-CPTM, que obteve acesso a uma arte de como será a estação, o local terá oito níveis até que se chegue à plataforma de embarque. Nesses níveis, como é comum nas paradas do metrô paulistano, serão colocadas lojas, lanchonetes e outros comércios para atender ao público.

As obras de escavação e construção estão sob o comando da Acciona, empresa que substitui o antigo consórcio Move São Paulo. A previsão é que, se o cronograma dar certo, a estação seja inaugurada em 2025, se transformando em uma importante conexão para a linha 4-Amarela, que também dividirá a estação Higienópolis-Mackenzie.
O túnel de acesso entre as duas estações, aliás, também será enorme. A previsão é de que ele tenha 300 metros de comprimento, o dobro do que acontece entre as estações Paulista (Linha 4 Amarela) e Consolação (Linha 2 Verde). Após a escavação, o próximo passo é de fortalecer as fundações e esperar pela chegada do Tatuzão, veículo que escava os túneis por onde passarão os trens do metrô no futuro.

A estação Higienópolis-Mackenzie não será a única com esse nível de profundidade na Linha 6 Laranja. Outras duas, no mesmo percurso, terão medidas similares, como a São Joaquim, que fará a ligação com a Linha 1 Azul e terá 45 metros, e a Cardoso de Almeida, com 58m.

Informações: Canaltech
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Prefeito de Salvador afirma que obras do BRT estão avançadas

O prefeito Bruno Reis (UB) comentou o andamento das obras do BRT em Salvador, em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (20), durante entrega da Unidade de Saúde da Família Sussuarana I.  Segundo o gestor municipal, ‘as obras estão avançadas’ e 1/3 da frota de ônibus do modal será elétrica.

“Nós vamos concluir a terceira etapa. A primeira já está pronta, a terceira, nós vamos concluir ainda agora no início do mês de agosto. E no início do mês de setembro, os ônibus, que já foram comprados, são vinte e quatro ônibus, esse ônibus com a capacidade maior de transportar passageiros. Inclusive, desses vinte e quatro, um terço da frota é elétrica, oito ônibus elétricos,  vão estar em funcionamento até o dia dez de setembro”, disse o prefeito.
“Então as obras a gente entrega no mês de agosto e o BRT a gente coloca em funcionamento, a primeira e a terceira etapa, no mês de setembro, até o dia dez de setembro”, continuou. “A segunda etapa, que é a maior delas, que vai do Candeal à Estação da Lapa, está em plena execução, com previsão de conclusão em maio do ano que vem.”, finalizou.

Informações: Bahia.ba
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Consórcio francês-colombiano vence licitação para operar o Metrô de Quito

O consórcio formado pela empresa francesa Transdev associada à Metro de Medellín foi escolhido para operar o metrô de Quito, no Equador. A obra está pronta desde o final de 2021, mas seu funcionamento dependia da escolha de uma operadora. A decisão foi divulgada no dia 15 de julho pela  Empresa Metropolitana Metro de Quito (EPMMQ), após a análise das duas propostas recebidas, a do consórcio Transdev e a da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

A ausência de outras propostas no certame causou alguma polêmica na imprensa local porque no início de 2020, quando as obras haviam chegado a 98% da conclusão, havia doze empresas interessadas em operar o metrô, entre elas Benito Roggio Transporte (Argentina); Consorcio Ferrocarril Metropolia de Barcelona-Ayesa Ingeniería y Arquitectura (Espanha); Deutsche Bahn Internacional Operations GmbH (Alemanha); Empresa de Transporte de Pasajeros Metro (Chile); Entidad Pública Empresarial Renfe - Operadora (Espanha), Hitachi Rail STS (Itália); Metro de Lima (Peru), Transdev Group (França), além de duas empresas brasileiras, o Metrô e a CCR Metrô Bahia.

O processo de seleção para a empresa operadora do Metrô de Quito começou em março de 2022, com a publicação das especificações do processo e o convite oficial às empresas ferroviárias internacionais que haviam manifestado interesse em participar. Mas em junho passado, a EPMMQ recebeu somente duas ofertas para o processo seletivo: a do consórcio entre Metrô de Medellín (Colômbia) e Grupo Transdev (França) e, por outro lado, a do Metrô de São Paulo.

Transparência no processo
Conforme nota divulgada pela empresa equatoriana com a prefeitura de Quito, todo o processo de seleção contou com o acompanhamento da organização "Quito Honesto", da CoST Transparency Initiative, de organismos multilaterais de financiamento e de outros observadores. A comissão de avaliação qualificou as ofertas recebidas para validar o cumprimento dos parâmetros técnicos e legais estabelecidos nas especificações e estabeleceu a ordem de prioridade do processo com base na oferta econômica. Concluída a habilitação, iniciou-se a fase de negociação, que durou três dias, em que os detalhes finais foram afinados para a elaboração do edital da licitante selecionada.

Informações: Mobilize
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Novas estações de metrô em Salvador conectam a periferia

terça-feira, 19 de julho de 2022

As obras de extensão da linha do metrô de Salvador, operado pela CCR Metrô Bahia, estão a todo vapor, atingindo mais de 60% de sua execução. O novo trecho de mais de 5 km denominado de tramo III, contará com duas novas estações.

A Estação Campinas, localizada em Capinas de Pirajá, próxima a saída de Marechal Rondom e “Estação Águas Claras”, estarão acopladas ao terminal de ônibus referente a sua estação, sendo que o terminal de Águas Claras além de contar com o terminal urbano, terá também um terminal metropolitano, para atender a todas as cidades que estão ao lado da BR324, tornando a região de Águas Claras, uma das mais importantes da cidade, conforme diz a Superintendente de Mobilidade Urbana da Sedur, Grace Gomes.

“Essa região de Águas Claras vai ser uma região extremamente importante em termos de mobilidade, porque além da chegada do metrô e desse terminal, terá a nova rodoviária que vai sair da região do Iguatemi e vai passar por lá. E também, temos o corredor transversal da 29 de março com o BRT. Vai ser um grande distribuidor, um ponto de chegada em Salvador e de distribuição dos usuários com diversos tipos de modais de transporte”, explica a Superintendente.
A ida do Metrô até Águas Claras já fazia parte do projeto desde que foi assinado o contrato com a concessionária, em outubro de 2013, época em que o Governo Estadual se comprometeu com a população de Cajazeiras, ao informar que o metrô chegaria até lá, entretanto só poderia ser desenvolvido após conclusão de todo o projeto inicial.

Considerado o maior bairro da cidade, com uma população equiparada a de uma cidade de porte médio, as expectativas da população de Cajazeiras com a chegada do metrô até a região de Águas Claras são grandes.

Informações: Terra
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Prefeitura anuncia linha interbairros de transporte coletivo em Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, anunciou a implantação de uma linha interbairros no transporte coletivo da cidade. A nova opção para moradores vai começar a funcionar no dia 1º de agosto, conforme cronograma.

Conforme a administração municipal, a linha vai sair do Terminal Oficinas e passar por oito bairros. Ao todo, a operação percorrerá cerca de 40 quilômetros de forma circular.

Será possível fazer a integração em terminais e também em pontos de ligação rápida.

A previsão é que a linha vai operar com dois ônibus durante os horários de pico, nos dois sentidos.
O objetivo é facilitar deslocamento e aumentar a integração do serviço, segundo a prefeitura.

Veja os principais pontos
Terminal Oficinas
CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) – Colônia Dona Luiza
Gralha Azul
PLR Santa Paula
Terminal Nova Rússia
PLR Palmeirinha
Nossa Senhora das Graças
PLR UTFPR
Núcleo Pitangui
Valério Ronchi
UEPG Campus Uvaranas
Terminal Uvaranas
PLR Siqueira Campos
Lago de Olarias

Informações: Prefeitura Ponta Grossa e G1
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Transporte Coletivo de Blumenau tem inclusões e ajustes

segunda-feira, 18 de julho de 2022

A partir da próxima segunda-feira, dia 18, o Transporte Coletivo de Blumenau conta com 14 ajustes em suas linhas de serviço. As mudanças, solicitadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), contemplam 12 linhas da operação que atendem a população de segunda a sexta-feira e sábados com o objetivo de garantir o atendimento à comunidade conforme a demanda de passageiros aumenta.


Entenda os ajustes
Todas as mudanças feitas pela SMTT atendem as demandas que são repassadas pela comunidade através do telefone 156, opção 3, e aos estudos e necessidades apontados pelos fiscais do serviço. O objetivo de cada ajuste é melhorar o fluxo, o atendimento e as conexões entre as linhas do transporte coletivo e assim à população como um todo. 

Entre os vários pontos levantados para os ajustes, estão: a melhoria das conexões entre linhas alimentadoras e linhas troncais nos terminais, o atendimento de alunos e/ou funcionários em horários específicos e uma maior cobertura de horários em toda a cidade.

A população também pode conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Além disso, desde o dia 8, estão em operação 147 novos horários para o atendimento do serviço aos sábados. Saiba mais em: Transporte Coletivo de Blumenau recebe 147 novos horários aos fins de semana


Confira abaixo os ajustes que serão feitos na operação na próxima segunda (18):
Dias úteis
Troncal 10
- Ajustar o horário das 12h32 para 12h35: no sentido Terminal Garcia / Terminal Fonte

Troncal 80
- Ajustar o horário das 17h45 para 17h50: no sentido Terminal Itoupava / Pedro Zimmermann / Terminal Aterro

Linha 120 - Jardim Germânico
- Ajustar o horário das 18h07 para 18h10: no sentido Terminal Aterro / Rua Botuverá / Jardim Germânico / Terminal Aterro

Linha 122 - Via Moinho (mudança após o dia 1º de agosto)
- Ajustar o horário das 11h30 para 11h25 e o trajeto para: Terminal Itoupava / Pedro Zimmermann / EBM Duque de Caxias / PRE / Colina do Condor / Via Moinho / Terminal Aterro

Linha 402 - Rui Barbosa
- Ajustar o horário das 13h05 para 13h10: no sentido Terminal Garcia / Rui Barbosa / Gustavo Maier / Terminal Garcia

Linha 403 - Progresso
- Ajustar o horário das 11h55 para 12h: no sentido Terminal Garcia / Progresso / Bruno Schreiber / Santa Maria / Terminal Garcia

Linha 509 - Zendron
- Ajustar o horário das 11h30 para 11h27: no sentido Terminal Fonte / Zendron / Oscar Bürger / Zendron / Terminal Fonte

Linha 607 - Nova Esperança
- Ajustar os horários das 17h20 para 17h30 e das 19h para 19h10: no sentido Terminal Fortaleza / Nova Esperança / Terminal Fonte
- Ajustar o horário das 18h05 para 18h15: no sentido Terminal Fonte / Nova Esperança / Terminal Fonte

Linha 617 - Circular
- Ajustar o horário das 18h42 para 18h55: no sentido Terminal Fortaleza / 25 de julho / Dois de Setembro / Via Expressa / Terminal Fortaleza

Linha 802 - Margem Esquerda
- Ajustar o horário das 16h55 para 17h02: no sentido Terminal Itoupava / Margem Esquerda / Terminal Itoupava

Linha 803 - Itoupava Rega
- Ajustar o horário das 5h40 para 5h28: no sentido Terminal Itoupava / Vila Itoupava / Itoupava Rega / Vila Itoupava / Max Link / Terminal Itoupava

Sábados
Linha 902 - Loteamento Primavera (mudança após o dia 16 de julho)
- Ajustar o horário das 7h40 para 7h45: no sentido Terminal Proeb / Loteamento Imigrantes / Loteamento Primavera / Terminal Proeb


Horários Escolares
Por conta do período de recesso escolar nas redes estadual e municipal, e em cursos profissionalizantes, a partir de segunda-feira, dia 18, até o dia 29 de julho, também serão suspensas algumas linhas pensadas e disponibilizadas especialmente para melhor atender os estudantes. Ao todo são 40 horários que ficam desativados até o retorno das aulas no segundo semestre, prevista para o dia 1º de agosto.
Confira abaixo as linhas que estarão suspensas até o dia 29 de julho:

Troncal 10
- Horários das 11h20 e 22h: com saída do Colégio Pedro II sentido Terminal Fonte
- Horários das 11h40, 17h20 e 22h: com saída do SENAI sentido Terminal Aterro

Troncal 11
- Horários das 6h50, 12h45 e 18h: com saída do Terminal Aterro até o Colégio João Widemann
- Horários das 11h35 e 17h05: com saída do Colégio João Widemann até o Terminal Aterro
- Horário das 18h12: com saída da Rua Dois de Setembro na altura do nº 2.624 até o Terminal Aterro

Troncal 12
- Horários das 11h35, 17h35 e 22h: com saída do Colégio Luiz Delfino até o Terminal Proeb
- Horários das 12h20, 17h05, 17h50 e 22h: com saída do CEDUP até o Terminal Aterro
- Horários das 12h20, 17h05 e 22h: com saída do CEDUP até o Terminal Proeb

Troncal 30
- Horário das 21h44: com saída do Terminal Fonte até o Terminal Velha

Troncal 32
- Horários das 6h20 e 12h20: com saída do Terminal Velha até o Terminal Proeb
- Horário das 6h30: com saída do Terminal Velha até o CEDUP
- Horários das 11h35 e 17h40: com saída do Terminal Proeb até o Terminal Velha
- Horário das 22h05: com saída do CEDUP até o Terminal da Velha

Linha 120
- Horário das 6h20: com saída do Terminal Aterro até o Colégio Felipe Schmidt
- Horário das 7h: com saída do Jardim Germânico até Terminal Aterro
- Horários das 11h35 e 17h05: com saída do Colégio Pedro I até o Terminal Aterro

Linha 122
- Horário das 17h05: com saída do Colégio Visconde Taunay até o Terminal Itoupava

Linha 124
- Horário das 22h: com saída do Colégio Evelásio Vieira até o Terminal Aterro

Linha 155
- Horário das 11h35: com saída do Colégio Lauro Muller até o Terminal Aterro
- Horário das 17h30: com saída do IFC até o Terminal Aterro

Linha 616
- Horários das 11h35 e 17h20: com saída do Colégio Machado de Assis até o Terminal Proeb

Linha 804
- Horário das 6h25: com saída do Terminal Itoupava / Henrique Conrad / Vila Itoupava / Erwin Manske / Pedro Zimmermann / Terminal Itoupava
- Horário das 11h35: com saída do Colégio Duque de Caxias até o Terminal Itoupava

Informações: Prefeitura de Blumenau
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Curitiba e RMC vão receber R$ 60 milhões para gratuidade da tarifa dos idosos

O transporte público de Curitiba e Região Metropolitana deve receber cerca de R$ 60 milhões da União referentes ao financiamento da gratuidade dos passageiros idosos em 2022. A medida está prevista na Emenda Constitucional 123, promulgada na quinta-feira (14/7) no Congresso Nacional e que prevê, dentre outras ações, a destinação de R$ 2,5 bilhões pelo governo federal para bancar a gratuidade da passagem de pessoas com mais de 65 anos no transporte público no País.

A medida vale até 31 de dezembro de 2022. Até agora, esse custo era bancado pelos Estados e municípios.

"Estamos vivendo um momento inédito. O custo da gratuidade dos idosos era imposto aos municípios por meio de lei federal. Esse recurso, principalmente se ampliado para três anos, representa o início da recuperação financeira do transporte coletivo nas cidades, duramente impactado na pandemia. E abre caminho para a construção de um marco regulatório para o setor”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

O prefeito trabalhou ativamente, no âmbito da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para que a União assumisse essa gratuidade dos idosos como forma de auxiliar o setor a superar a crise. A gratuidade está prevista no Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741/2003, que dispensa do pagamento da passagem maiores de 65 anos.
O cálculo da projeção dos repasses foi feito pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital. O número exato deve ser conhecido somente depois de o governo federal regulamentar os procedimentos para que os municípios acessem os recursos.

De acordo com a Urbs, a previsão é que 70% dos R$ 60 milhões sejam repassados para a capital e o restante para os municípios metropolitanos.

Em Curitiba, o transporte coletivo transportou 6.142.383 idosos de janeiro a junho de 2022, o que representou 8,83% dos passageiros transportados.

Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o recurso vem em boa hora e vai auxiliar na retomada do transporte público. “O financiamento da gratuidade dos idosos vai fazer com que a Prefeitura não tenha que acessar mais recursos do Tesouro para bancar o funcionamento do transporte na capital”, disse.

Em maio desse ano, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou o projeto encaminhado pela Prefeitura de Curitiba que prevê uma suplementação orçamentária de R$ 174 milhões para o transporte coletivo, Desses, R$ 132 milhões para subsidiar o sistema e garantir uma tarifa social de R$ 5,50 ao passageiro, abaixo da tarifa técnica (que representa o custo real do sistema, pago às empresas), de R$ 6,87.

“Com o repasse da gratuidade dos idosos, a tendência é que usemos uma parte menor dessa suplementação orçamentária para manter o transporte coletivo funcionando”, afirmou Maia Neto.
Considerado o transporte coletivo mais integrado do País, o sistema de Curitiba desloca 512 mil pessoas por dia, e liga a capital a 15 municípios metropolitanos.

Emenda
Oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2022, também chamada de PEC dos Auxílios, a Emenda Constitucional 123 possibilitará ao governo gastar por fora do teto de gastos mais R$ 41,25 bilhões até o fim do ano. Além do repasse da gratuidade dos idosos, estão previstos benefícios sociais, ajuda financeira a caminhoneiros, taxistas e para compra de alimentos para pessoas de baixa renda, dentre outros.

Informações: URBS
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