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São Paulo: Com novos trens, Metrô quer reduzir intervalo de viagens

sábado, 21 de janeiro de 2012

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), entregou na manhã desta sexta-feira duas novas composições do Metrô, que foram reformadas com novos sistemas de ar condicionado e câmeras de vigilância. Os dois novos trens, o sétimo e oitavo entregues até aqui na gestão do tucano, vão integrar as linhas 1 (Azul, norte-sul) e 3 (Vermelha, leste-oeste). O objetivo é reduzir o tempo de espera nas plataformas para até 90 segundos.
Foto: André Naddeo/Terra
Até 2014, serão integrados às duas linhas, de forma gradativa, um total de 98 trens (48 para a Linha 1 e 42 para a Linha 3), num investimento total do Estado na ordem de R$ 1,75 bilhão, via consórcio formado por três empresas do ramo.

"Se fizermos as contas, como cada trem possui seis carros, serão entregues no total 588 carros para a população. Com isso, até 2014, vamos diminuir o intervalo das composições de 105 segundos, na Linha 1, para 90 segundos, na hora do rush. O mesmo acontecerá na Linha 3, onde diminuiremos o tempo de 105 para 85 segundos", explicou o governador.

Questionado sobre os problemas de superlotação que afetam a rede, principalmente nos horários de pico, Alckmin mais uma vez se apoiou nos números para exaltar as melhorias no transporte público do seu mandato à frente do estado paulista.

"Isso não acontece todos os dias. Somente o Estado de São Paulo, para vocês terem uma ideia, dá conta de 70% do transporte público brasileiro. Os outros 30% são outras capitais, como Salvador e Rio de Janeiro, somadas. Acho que isso explica o quanto estamos investindo permanentemente nesta questão", afirmou, sem citar a fonte deste levantamento.

Duas mil pessoas a mais por trem
Além das câmeras de vigilância (quatro internas por carro e duas externas na cabeceira da composição) do sistema de ar condicionado, os trens modernizados vão oferecer ainda aos usuários informações audiovisuais e em braile sobre cada estação, junto a um maior controle de frenagem e tração e componentes eletrônicos que vão diminuir o consumo de energia.


"Cada um destes trens comporta duas mil pessoas. Vamos aumentar, já até 2013, a capacidade do Metrô em 20%. E como o Brasil é um país tropical, é fundamental também que tenhamos um bom sistema de ar condicionado", completou Alckmin.

Fonte: Terra


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Em Salvador, Governo e Prefeitura assinam convênio para implantação da Linha 2 do metrô na capital

Por volta das 16h (horário de Brasília) desta sexta-feira (20), representantes do Governo da Bahia e das prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas (na Região Metropolitana) assinaram um termo de anuência relativo à implantação do projeto de mobilidade urbana da Grande Salvador. O plano prevê a implantação da Linha 2 do metrô, ligando o Acesso Norte, em Salvador, ao município de Lauro de Freitas, passando por toda a Avenida Paralela, e ainda a implantação das vias alimentadoras.

A Linha 1 do metrô está em construção há 12 anos e, segundo a prefeitura vai começar a operar no segundo semestre de 2012, com apenas seis quilômetros de extensão. O tramo vai do bairro da Lapa à Rótula do Abacaxi. Para viabilizar o funcionamento do metrô no primeiro ano, a Prefeitura de Salvador vai receber R$ 33 milhões do Ministério das Cidades, para subsidiar a passagem do metrô e as operações do sistema.

O convênio foi assinado por Edvaldo Brito, prefeito em exercicio de Salvador, Jaques Wagner, governador da Bahia e Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas. João Henrique, o prefeito de Salvador, viajou na última terça-feira (17) para a Espanha para conhecer a funcionalidade dos sistemas metroviário de três das principais cidades espanholas, Madri, Barcelona e Bilbao.

INVESTIMENTO - Em novembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff anunciou, em Salvador, a liberação de R$ 1,6 bilhão para a realização de obras de mobilidade urbana na capital baiana, entre elas a construção da Linha 2 do metrô. Da verba destinada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades, parte é do Governo Federal (R$ 1 bilhão) e o resto (R$ 600 milhões) será financiado pela União ao Governo do Estado.

Gustavo Maia
Do NE10/Bahia


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Em Porto Alegre, Rodoviários rejeitam proposta e decidem manter estado de greve

O Sindicato dos Rodoviários de Transporte Coletivo de Passageiros Urbanos de Porto Alegre decidiu, após assembleia, manter o estado geral de greve iniciado na última quinta-feira (19). De acordo com a categoria, a proposta de reajuste salarial de 7% oferecida pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) da Capital no final da tarde desta sexta-feira (20) é insatisfatória e representa um retrocesso nas negociações com o sindicato.
FREDY VIEIRA/JC

"O sindicato patronal precisa entender que as nossas perdas salariais são enormes. Eu, como muitos de meus colegas, saio de casa para ganhar R$ 60,00 por dia trabalhado", declarou o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Marcelo Fraga. "Nossa profissão envolve um fator de risco muito grande. Já ouvi histórias de vários motoristas e cobradores que foram assaltados e acabaram indo a óbito enquanto estavam trabalhando. Ganhamos muito pouco para correr esses riscos e transportar em segurança mais de 900 passageiros por dia”, complementou.

Durante a reunião realizada na sede do sindicato, na Avenida Venâncio Aires, próximo a esquina com a Avenida João Pessoa, o grupo manteve o trânsito congestionado por quase uma hora. Segundo Fraga, isto é apenas o começo de uma série de retaliações que pretendem realizar enquanto as demandas não forem atendidas. O líder sindical afirma que se outras propostas não forem oferecidas pela ATP até o dia 26 de janeiro, quando a presidente Dilma Rousseff vem a Capital para o Fórum Social Temático, a categoria pretende realizar uma paralisação de mais de 24 horas. 

A chamada "operação tartaruga" – que reduziu o número de funcionários das empresas de transporte público na Capital – já dura mais de um dia. Os funcionários de empresas como Carris, Conorte e STF protestam por um reajuste salarial de 22% acima da inflação. A ATP ainda não se manifestou sobre a decisão do grupo.




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Prefeitura de Fortaleza inicia obras de mobilidade urbana para Copa do Mundo

As obras de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo de 2014 iniciam-se na próxima terça-feira (23). As intervenções terão início na Via Expressa, no trecho entre as avenidas Abolição e Alberto Sá.

Serão realizados os serviços de fresagem (raspagem do asfalto), recapeamento e sinalização, no mesmo padrão do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). A interdição da via acontecerá de forma parcial, com uma das faixas por sentido sendo bloqueada por vez. Assim, não será necessário desvio de trânsito e das linhas de ônibus que transitam no local.

A intervenção na Via Expressa faz parte da primeira licitação das obras de mobilidade urbana da Prefeitura, com um valor de cerca de R$ 145 milhões. O valor total para as obras de mobilidade urbana na cidade de Fortaleza que competem à Prefeitura é de R$ 26,5 milhões. Desse valor, R$ 206,6 milhões são provenientes da Caixa Econômica Federal e R$ 54,9 da Prefeitura de Fortaleza, esse último valor envolvendo desapropriações e indenizações. O Prazo de conclusão de todo o pacote de obras é agosto de 2013.




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Em Curitiba, Tarifa de ônibus aos aos domingos custam R$ 1

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A tarifa de R$ 1,00 do transporte coletivo aos domingos – que os curitibanos conhecem como “domingueira” - está completando sete anos. Implantada em 20 de janeiro de 2005, a domingueira se mantém a R$ 1,00 e é um incentivo ao uso do transporte coletivo aos domingos.

No ano passado, cerca de 430 mil curitibanos usaram o ônibus aos domingos, número 49% maior do que o movimento (288 mil passageiros) registrado nos domingos em 2004, antes da criação da domingueira. A tarifa diferenciada, que foi copiada depois por outros municípios brasileiros, é um instrumento de inclusão social e convivência familiar.

O custo reduzido é um incentivo ao trabalhador que normalmente não recebe vale transporte aos domingos e que, pagando menos, tem oportunidade de sair com a família, visitar parques da cidade, fazer passeios e visitas a parentes e amigos.

Com isso, o ônibus deixa de ser um meio de transporte apenas para o trabalho, passando a ser utilizado também pelo trabalhador para passeios e visitas. Com a domingueira, uma família de quatro pessoas vai e volta gastando R$8,00, uma economia de R$ 12,00 em relação à tarifa de sábado e dias úteis, de R$ 2,50.

Fonte: URBS


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Em Pernambuco, Linhas intermunicipais estão mais caras

Foto: Blog Meu Transporte
Após o anúncio de que as passagens do transporte público do Grande Recife sofrerão um aumento de 6,5%, os pernambucanos devem preparar os bolsos caso queiram viajar para outros municípios do estado. É porque as tarifas praticadas no Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros de Pernambuco serão reajustadas, a partir do próximo sábado (21), em 14,9%. O percentual já foi aprovado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe).

O último reajuste desses valores foi em junho de 2009. Com a medida, as tarifas máximas permitidas variam de R$ 1,10 (equivalente ao trecho entre os municípios de Carpina e Lagoa do Carro, na Mata Norte) a R$ 233,61 (equivalente à linha Recife/Petrolina, no serviço leito-cama). No transporte intermunicipal, esses valores são considerados uma tarifa máxima, que poderá ou não ser praticada. Segundo a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), em todo o País, especialmente nas linhas de maior quilometragem, é comum a prática de tarifas promocionais.

No último dia 12 de janeiro, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros do Estado de Pernambuco (Serpe), encaminhou à EPTI uma solicitação para a concessão de reajuste, após 31 meses de congelamento. De acordo com o levantamento do sindicato, baseado na planilha de custos do setor, o pedido de reajuste apresentado foi de 18,22%. No entanto, ficou decidido o aumento correspondente ao Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre junho de 2009 e dezembro de 2011.

Nova Linha
A Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal também divulgou nesta sexta-feira (20) a criação de uma nova linha, ligando o município de Escada, na Mata Sul, até o Porto de Suape. O percurso só podia ser feito através da linha Escada/Cabo, que passa a atender somente a demanda entra as cidades, sem passar pelo polo industrial. A nova linha segue em fase de testes, com uma tarifa de R$ 3.

Informações do G1 PE



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No Recife, Tarifas de ônibus aumentam em 6,5% a partir de domingo

Como divulgado antes pelo Blog Meu Transporte, as tarifas de ônibus foram mesmo reajustadas em 6,5%, de acordo com o IPCA, essa metodologia já é aplicada pelo governo a pelo menos 04 anos, e com este novo aumento, Recife deixa o posto de tarifa mais barata entre as capitais, a definição aconteceu durante reunião realizada na sede do Grande Recife Consórcio de Transportes, nesta sexta-feira (20). Os 19 membros do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) decidiram, a portas fechadas, o novo valor. Os empresários do setor pediam um aumento de 17,2%.

O valor do anel A passou para R$ 2,15; o anel B para R$ 3,30; o anel D para R$ 2,60 e o anel G para R$ 1,40. Os valores, que ainda serão homologados pela Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE), começam a valer a partir da 0h do próximo domingo (22).
Apesar de muitas reclamações, já era esperado este aumento, visto que as metas apontadas para o ultimo reajuste foram todas concretizadas.
Também a pressão das empresas de ônibus em tentar um reajuste maior, devido aos custeios e despesas no sistema elaborados pelas próprias empresas, o Governo do Estado de certa forma não cedeu e o aumento ficou dentro da inflação.


Com isso as tarifas serão:
Linhas Convencionais
Anel A: R$ 2,15
Anel B: R$ 3,25
Anel D: R$ 2,60
Anel G: R$ 1,40

Linhas Opcionais
042 – Aeroporto  R$ 2,65
072 – Candeias  R$ 4,00
160 – Gaibu/Barra de Jangada R$ 4,00
195 – Recife/Porto de Galinhas R$ 10,40
 
Tarifas especiais 
191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)  R$ 7,10
194 – Cabo/Porto de Galinhas R$ 4,00
196 – Recife/Porto de Galinhas (IMIP) R$ 5,70 

Mais Informações nas próximas postagens
Fonte: Blog Meu Transporte



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Em São Paulo, Número de usuários nos ônibus aumentam, porém a frota continua a mesma

O número de pessoas transportadas nos ônibus da cidade de São Paulo não para de subir: entre 2007 e 2011, cresceu 7,6%, o que representa 570 mil passageiros a mais por dia. Apesar do aumento, o tamanho da frota segue praticamente o mesmo, em torno de 15 mil coletivos. Com isso, há mais superlotação e desconforto para os usuários, e por um preço sempre mais alto. A tarifa, no período, variou 30%, o que significa uma arrecadação maior por parte das empresas de ônibus.


Quem usa uma das linhas mais cheias da rede – a que vai do Terminal Campo Limpo, na zona sul, à Praça Ramos de Azevedo, no centro – conta que a lotação tem crescido e relata os transtornos decorrentes disso. O porteiro Ailton Fausto, de 29 anos, por exemplo, reclama da demora para os ônibus chegarem.
 “Como tem mais gente usando, por causa dessa espera, já é quase impossível viajar sentado, especialmente nos finais de semana.” O professor Thiago Mendes, de 36 anos, afirma que, às vezes, chega a esperar cinco ônibus para poder embarcar. “Tinham que ampliar o número dos corredores e colocar mais ônibus para rodar na cidade.”

Os especialistas em transportes concordam apenas em parte com essa reivindicação. Para eles, a construção de corredores exclusivos facilitaria o deslocamento dos coletivos, tornando as viagens mais rápidas e eficientes. Por sua vez, o aumento da frota pouco faria para solucionar o problema.

“Seria colocar mais veículos para rodar em um sistema viário que já está saturado. Pode até ser que o conforto melhorasse, mas o tempo de viagem iria aumentar”, diz Jaime Waisman, professor de engenharia de transportes da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo ele, as pessoas tendem a valorizar a rapidez dos deslocamentos em detrimento do conforto – isso ajuda a explicar a preferência pelo metrô inclusive nos horários de pico, quando estações e trens ficam lotados. Por isso, a velocidade média dos ônibus é mais importante do que a quantidade de veículos em circulação: andando mais depressa, cada veículo poderia levar um número maior de pessoas.

Waisman pondera que o crescimento do número de passageiros nos ônibus durante os últimos cinco anos pode ser explicado pelo aumento da população e pelo aquecimento da economia. “Tem mais gente usando os ônibus para ir trabalhar ou estudar, fazer compras, usar o posto de saúde.”

A assistente de mídia Patrícia Madruga, de 32 anos, diz que é mais vantajoso ir de ônibus que de carro. “Existe lotação, mas ainda sai mais barato.”
Para Sergio Ejzenberg, mestre em engenharia de transporte, é necessário que a Prefeitura fiscalize com mais rigor a circulação dos ônibus, para constatar se as empresas estão respeitando horários. Contudo, ele avalia que, a longo prazo, a solução é o metrô. “Para o tamanho e a demanda da cidade, os ônibus não dão conta. Eles devem ser auxiliares ao metrô.”

A São Paulo Transporte (SPTrans), informou que, entre 2009 e 2011, a oferta de lugares na hora de pico cresceu mais (4,6%) do que o número de passageiros no período (2,4%) – a quantidade de pessoas transportadas saltou de 2,87 bilhões para 2,94 bilhões, e a de lugares, de 532 mil para 557 mil.
Isso aconteceu, segundo a estatal, porque a frota foi renovada com veículos maiores. O engenheiro Waisman, porém, critica alguns desses modelos de ônibus, como os articulados. “Sacolejam muito, porque são feitos para circular em corredores. Mas aqui são usados para rodar em todo lugar.”

Fonte: Estadão / Por Caio do Vale


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