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Passageiros reclamam de falhas em trens do Metrô e da CPTM

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Os passageiros da Grande São Paulo reclamam que os trens do Metrô e da CPTM têm apresentado muitas falhas. As composições transportam 6,5 milhões de pessoas todos os dias.
Na madrugada desta quinta (27), os trens da Linha 2-Verde circularam com velocidade reduzida por 11 minutos devido à falta de energia elétrica. Na terça-feira (25), o acionamento indevido do sistema de emergência parou um trem da Linha 12 Safira da CPTM. Muitos passageiros consideraram o conserto demorado demais e resolveram seguir a pé pelos trilhos. No mesmo dia, uma falha na rede elétrica fechou a Estação Largo 13 da Linha 5.

Nos últimos 30 dias, foram 17 ocorrências no Metrô e seis na CPTM.

Para o engenheiro de tráfego e transportes Humberto Pullin, o número de passageiros cresceu, mas a estrutura pouco mudou. “Tem faltado nos trens do Metrô e da CPTM manutenção preventiva. Acredito que as equipes e a própria estrutura de manutenção não estavam preparadas para esse aumento da demanda”, diz.

O Metrô e a CPTM dizem que a manutenção nos trens é eficiente e que o número de ocorrências está dentro da normalidade. “No último mês, nós realizamos mais de 100 mil viagens. Dessa forma, tivemos um número de ocorrências significativamente pequeno em relação a esse número de viagens realizadas”, afirma Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô.

“Quando a gente compara esse número de ocorrência, ou seja, pega o número de quatro ocorrências durante esse mês, que impactaram efetivamente a vida do usuário, nós tivemos uma média de uma ocorrência para cada 18 mil viagens”, calcula Francisco Pierrini, gerente de operações da CPTM.

Os passageiros não conhecem a estatística, mas sabem muito bem quando as falhas atrapalham a ida e a volta para casa.

Fonte: G1.com.br

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Prefeitura de Manaus mantém preço da passagem do microônibus em R$5,50

Após uma reunião com o prefeito Amazonino Mendes, o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) anunciou, na noite desta quinta-feira (27), que o preço da passagem do transporte coletivo Executivo permanece em R$ 5,50. O prefeito e a SMTU pretendem articular uma reunião com os trabalhadores a partir desta sexta (28) e afirmaram ter acionado o Ministério Público (MP) para discutir a questão.

Segundo Cavalcante, o prefeito está disposto a continuar as negociações com os trabalhadores e já procurou o MP. "A presença do MP é para dar mais legitimidade e para chancelar a decisão que for tomada em conjunto com o Ministério, fazendo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para definir as regras e o futuro desta modalidade de transporte", destacou o diretor-presidente.  

Cavalcante disse, ainda, que o procurador chefe de Justiça, Francisco Cruz, já tem conhecimento da urgência do caso.

De acordo com o presidente da Federação das Cooperativas de Transportes do Amazonas (Fecootram), Equias Subrinho, disse que os microônibus permanecerão nas ruas, já que agora a presença do MP traz garantias para a categoria. A promessa de paralisão dos microônibus caiu. "O que muda a nossa posição é a participação do MP. Porque o Ministério vai nos dar um respaldo para continuarmos funcionando tendo garantia jurídica", reforçou Equias.

Análise de planilha de custo das cooperativas para se chegar ao valor da tarifa ideal que deve ser realizada durante as reuniões, também ajudou na decisão de manter os microônibus rodando na cidade, de acordo com Equias.


Fonte: D24 AM

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Cidade de Santos ganha faixa preferencial para ônibus da Avenida Bernardino de Campos

Entra em vigor, a partir da próxima segunda-feira, a faixa preferencial para ônibus da Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), no Campo Grande. A medida funcionará de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas, sentido Centro/Praia.

Para agilizar o trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) padronizou o estacionamento dos veículos de passeio no lado esquerdo da via, junto ao canal. Com isso, de 140 vagas disponíveis, a pista terá ao todo 337 lugares.

“Antes havia uma alternância nos lados da pista para receber o estacionamento. Agora, não mais. Essas vagas só não poderão ser utilizadas no horário de vigência do corredor”, diz a diretora de planejamento de Projetos da CET, Luciane Beck.

A nova medida será semelhante à faixa preferencial existente na Avenida Conselheiro Nébias. Os motoristas flagrados pelos agentes da CET transitando pelo espaço dos ônibus serão orientados a trocar de pista.

“Ninguém será multado por trafegar nessa faixa. Não se trata de um corredor exclusivo para coletivos, como o da Avenida Ana Costa. Porém, cabe ao cidadão consciente dar prioridade aos ônibus na via”, explica Luciane.

Segundo a representante da CET, serão multados somente os condutores que não respeitarem os horários e os locais de estacionamento permitidos.


Fonte: A Tribuna

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No Rio, Ônibus que substituem bondes começam a operar 7 de novembro

A Secretaria Municipal de Transportes anunciou, na tarde desta quinta-feira (27), que as duas linhas de ônibus que vão substituir os bondes de Santa Teresa, no Rio, entram em operação no dia 7 de novembro. Eles têm capacidade para 35 passageiros e a passagem vai custar R$ 0,60.

Resolução publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta definiu os parâmetros de operações das duas linhas circulares, a SE 006 (Silvestre-Castelo) e SE 014 (Paula Matos-Castelo) (circular), que vão atender aos moradores do bairro, que não contam mais com os trens desde o acidente de agosto, em que seis pessoas morreram e mais de 50 se feriram. Nesta quinta-feira, faz dois meses em que ocorreu o acidente.

A medida que criou as linhas de ônibus foi decretada pelo prefeito Eduardo Paes, no Diário Oficial do município, no início do mês. O serviço terá duração de um ano e seis meses. Atualmente o bairro de Santa Teresa é atendido por outras duas linhas de ônibus e um serviço noturno.

Diretor exonerado do cargoO diretor de operações dos bondes que circulavam em Santa Teresa, no Centro do Rio, Fábio Tepedino, foi exonerado do cargo pelo presidente da Central, Eduardo Macedo também no início do mês, logo após a divulgação do laudo da perícia sobre o bonde que se acidentou. Peritos apontaram que o veículo tinha 23 falhas.


Fonte: G1.com.br

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No Recife, Túnel que estava sendo construido pelo Governo do Estado na Estrada da Batalha cede e vai complicar o trânsito por muito tempo

Um incidente em uma obra na Estrada da Batalha, próximo ao Aeroporto, deixou o trânsito em quase toda a Zona Sul do Recife e parte de Jaboatão dos Guararapes paralisado. Parte da pista que dá acesso ao bairro de Prazeres cedeu, afundando cerca de 13 metros, o que provocou a interrupção da circulação de veículos na área. A outra pista, no sentido Imbiribeira, também foi fechada por medida de segurança. Apesar do susto, nenhum veículo caiu na cratera aberta na pista e nenhum funcionário da empresa Camargo Corrêa, responsável pela obra, se feriu.

Os veículos que seguiam no sentido Recife-Prazeres precisaram desviar a rota pela avenida Centenário Aviador Santos Dumont e, em seguida, pela avenida Maria Irene, no Jordão. Já os veículos no sentido contrário, precisaram desviar pelo bairro de Boa Viagem. Os reflexos foram sentidos em vários bairros da região onde ocorreu o acidente. O trânsito, já complicado no horário de pico, ficou praticamente parado nas avenidas Mascarenhas de Morais, Estrada da Batalha, Boa Viagem, Conselheiro Aguiar, Recife, entre outras vias próximas. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) permaneceram no local para prestar orientação aos motoristas.

“Isso aqui já é complicado todos os dias e hoje (ontem), está pior. Com certeza foi um serviço mal feito. Agora isso aqui, deve ficar fechado durante muito tempo e complicar ainda mais”, disse Moisés Silva, motorista de uma concessionária de veículos e que passa no local todos os dias. Nenhum funcionário da Camargo Correia prestou esclarecimentos sobre o ocorrido no local. Em nota, a assessoria de Imprensa da construtora informou que “o rompimento de uma adutora da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), na madrugada do último sábado, provocou o alagamento de um túnel em construção na Estrada da Batalha, divisa entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, e em decorrência desse alagamento, o pavimento da rodovia cedeu, interrompendo o tráfego”.

O rompimento da adutora Araçá no sábado passado provocou a abertura de um grande buraco e o vazamento de água, provocando alagamentos nas ruas próximas. Após o incidente, representantes da Secretaria de Transportes, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, Compesa e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) se reuniram para avaliar as medidas a serem tomadas após o afundamento do asfalto. Técnicos do DER e da Compesa foram enviados ao local para realizar vistoria. Também em nota, foi informado que “constatou-se que o problema havia sido causado pelo estouramento de uma tubulação da Compesa, ocorrido no último sábado. No entanto, ao realizar o conserto da tubulação, a Compesa identificou que os canos haviam sido danificados por uma retroescavadeira da Construtora Camargo Corrêa, que realizava serviços no local”.

O documento diz ainda que o DER está adotando todas as providências para retomar o trânsito no local e que hoje, haverá uma reunião pela manhã, com todos os órgãos envolvidos e com a Construtora Camargo Corrêa.


Fonte: Folha de Pernambuco

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No Recife, Consórcio reforça frota de ônibus para as praias e concurso do IBGE

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quem gosta de passar o final de semana nas praias do norte da Região Metropolitana do Recife vai poder contar com uma programação reforçada feita pelo Grande Recife Consórcio de Transporte para este final de semana (29 e 30/10). Ao todo, 61 ônibus realizarão 581 viagens, além de dois coletivos extras estacionados no Terminal Integrado de Igarassu.

No sábado (29), a linha 968-Ilha de Itamaracá/Igarassu irá operar com dois ônibus extras, realizando 14 viagens a mais que em sábados comuns. Ao todo, serão oito veículos e 72 viagens. Já para o domingo (30), dia de maior demanda para o litoral, as linhas 905-Igarassu/Paulista, 944-Loteamento Conceição/Paulista, 946-Igarassu (BR-101), 960-Maria Farinha/Casa Caiada, 990-Pau Amarelo/Varadouro, 964-Igarassu/Macaxeira e 968-Ilha de Itamaracá/Igarassu, juntas, totalizarão 13 ônibus a mais, que realizarão 122 atendimentos extras. Assim, 61 coletivos estarão em operação para realizar 581 viagens nos dois dias.

Além disso, as linhas 964-Igarassu/Macaxeira e 968-Ilha de Itamaracá/Igarassu terão substituições de todos os veículos que realizam o transporte, passando de alongados para articulados, os quais são maiores e transportam até 120 pessoas.
Reforço – No domingo, das 8h até às 20h, dois ônibus estarão reservados no Terminal Integrado de Igarassu para atuar nas linhas que apresentarem maior demanda de usuários.


Concurso do IBGE
Para os usuários que irão participar do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que será realizado neste domingo (31/10), a partir do meio-dia, em diversas escolas, universidades e faculdades na Região Metropolitana do Recife, o Grande Recife Consórcio de Transporte disponibiliza 11 linhas e 851 viagens para atender o principal local de prova que é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Entre as 11 linhas que atendem ao Centro de Convenções, sete trafegam apenas pela área externa da UFPE, na Av. Acadêmico Hélio Ramos e BR-101, duas fazem viagens apenas na área interna do Campus, pela Av. dos Reitores e outras duas passam pelas áreas interna e externa.

Todavia, caso o usuário for realizar o exame em qualquer outro local e quiser se informar sobre linhas, itinerários e paradas, ele pode entrar em contato com a com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, funcionando diariamente das 07 às 19, ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br.

Detalhamento das linhas que atendem ao Centro de Convenções, no Campus da UFPE

Linhas que trafegam pela Área Externa (BR-101 ou Av. Acadêmico Hélio Ramos):

020-Candeias/Dois Irmãos
040-CDU/Boa Viagem/Caxangá
202-Barro/Macaxeira (Várzea)
207-Barro/Macaxeira (BR-101)
302-Curado II/Caxangá
432-CDU/Várzea
440-CDU/Caxangá/Boa Viagem


Linhas que trafegam pela Área Interna (Av. dos Reitores):

060-Shopping/CDU
303-Curado II (BR-232)

Linhas que trafegam pela Área Externa (BR-101 ou Av. Acadêmico Hélio Ramos) e pela Área Interna (Av. dos Reitores):

522-Dois Irmãos (Rui Barbosa)
920-Rio Doce/CDU

Onde pegar meu ônibus?

1)Casa do Estudante
020-Candeias/Dois Irmãos
040-CDU/Boa Viagem/Caxangá
202-Barro/Macaxeira (Várzea)
207-Barro/Macaxeira (BR-101)
302-Curado II/Caxangá
440-CDU/Caxangá/Boa Viagem

2)Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
020-Candeias/Dois Irmãos
040-CDU/Boa Viagem/Caxangá
202-Barro/Macaxeira (Várzea)
302-Curado II/Caxangá
432-CDU/Várzea
440-CDU/Caxangá/Boa Viagem
522-Dois Irmãos (Rui Barbosa)
920-Rio Doce/CDU


3)Biblioteca Central
060-Shopping/CDU
303-Curado II (BR-232)
920-Rio Doce/CDU


4)Gerência Regional de Educação (GERE)
020-Candeias/Dois Irmãos
202-Barro/Macaxeira (Várzea)
522-Dois Irmãos (Rui Barbosa)


Para outras informações sobre o itinerário das linhas, o usuário pode ligar para a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar site www.granderecife.pe.gov.br.



Informações do GRCT


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Transporte público intermunicipal de Paulínia é alvo de reclamações

Paulinenses que usam o ônibus intermunicipal, que liga o município a Campinas, têm reclamado da superlotação e da falta de mais veículos nos horário de grande movimento. A artesã Laura Ribeiro relata que sempre que vai pegar o ônibus, está lotado: "Me desloco cerca de 3km da minha casa até a rodoviária, para pegar o ônibus vazio porque senão não consigo sequer subir no ônibus, por estar sempre lotado. Principalmente em horário de grande movimento.", reclama.
Os usuários reclamam também, do alto valor da passagem e da falta de manutenção dos veículos. A auxiliar de departamento pessoal Cíntia Miller, que mora em Paulínia, mas trabalha em Campinas, usa diariamente o transporte intermunicipal e relata que ao menos uma vez da semana o ônibus quebra. "Já aconteceu do ônibus quebrar no meio do caminho por dois dias seguidos. Pagamos caro na passagem e a qualidade dos ônibus são precárias. É um absurdo.", desabafa.
A redação do Paulínia News entrou em contato com a empresa responsável pelos veículos da linha intermunicipal Paulínia/Campinas, a VB Transportes e não obtivemos resposta até o momento.


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Manaus: Empresa do Monotrilho promete cumprir prazo para Copa de 2014

As obras do monotrilho de Manaus, em toda a extensão de 20 quilômetros ao longo das nove estações previstas pelo projeto básico, serão concluídas antes da Copa de 2014 se o contrato entre o governo do Estado e o consórcio Monotrilho Manaus for assinado até o fim deste mês. Mesmo que, para isso, as empresas precisem investir em um capital inicial maior que o previsto.

Foi o que garantiu o presidente do Conselho de Administração e sócio fundador da Scomi Internacional, Shah Hakim Zain. Ele afirmou que os empresários podem investir para que os atrasos no processo licitatório, que ameaçam a condição de Manaus enquanto subsede da Copa, não comprometam o andamento dos trabalhos dentro dos prazos impostos pela Fifa.

“O monotrilho de Manaus vai ser entregue no tempo do contrato para a Copa do Mundo. Nossos parceiros no Brasil - CR Almeida, Mendes Júnior e Cerveng - têm condições de fazer a parte da construção civil a tempo. Esta é a política do consórcio”, declarou Shah.

Mais que isso, a concretização do negócio entre o Amazonas e o Consórcio Monotrilho pode refletir no renascimento da indústria da borracha no Estado e no aquecimento da indústria do alumínio na Amazônia, segundo executivos do grupo.

O presidente da Scomi no Brasil, Hilmy Zaini, revelou que a base dos vagões que vão compor os trens do monotrilho em Manaus é composta por alumínio e pneus de borracha, que dão estabilidade, conforto e segurança a esse modelo de transporte. De acordo com ele, o monotrilho de Manaus, com seus dez trens - cada um com seis vagões -, deve utilizar 960 pneus, que precisarão ser substituídos a cada 30 mil quilômetros rodados.

Matéria-prima regional

O sócio fundador da Scomi, Shah Hakim Zain, acenou o interesse da Scomi em regionalizar a linha de produção, utilizando na confecção dos pneus especiais para o monotrilho a borracha produzida pela fábrica do grupo Levorin (Neotec), que em julho começa a funcionar no Km 22 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara).
Já Hilmy Zaini declarou, também, que as 12 toneladas de alumínio necessárias para a produção de um trem de monotrilho com as características do que deve ser implantado na capital Amazonense, podem ser compradas pela Scomi na própria região. A opção cogitada foi a fábrica da Alcoa, localizada em Juruti, na divisa do Pará com o Estado do Amazonas.

Segundo ele, atualmente os trens de monotrilho produzidos na Scomi em Kuala Lampur, na Malásia, utilizam alumínio comprado da fábrica Alcon, na Nova Zelândia.

Com o início das operações no Brasil - além de Manaus, São Paulo também possui um projeto de 20 quilômetros de monotrilho em fase de licitação - a empresa pretendia adquirir o alumínio necessário à linha de produção na fábrica da Alcon em Santa Catarina. Mas a proximidade do produto da Alcoa no Pará torna essa uma opção mais viável.

“É interesse da Scomi regionalizar a maior parte dos componentes possíveis. Comprar componentes na própria região reduz os nossos custos”, explicou.

Nova fábrica
Presidente da Comissão Adminstrativa e sócio fundador da Scomi Internacional, Shah Hakim Zain se mostrou um entusiasta de que Manaus seja a primeira cidade sulamericana a receber uma fábrica de trens da empresa, que hoje está presente em 29 países.

De acordo com ele, vencer a licitação para a construção do monotrilho em Manaus é decisivo para a instalação de uma fábrica da Scomi no Amazonas. Mas estados como São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina também disputam o mesmo investimento. 

“O Brasil é uma plataforma de investimento da Scomi na América Latina. E o Amazonas, por apresentar melhores vantagem tributárias para a implantação de uma fábrica. Fica habilitado para receber não apenas um centro de manutenção do monotrilho, como outros investimentos da Scomi, visando a expansão dos negócios para a América Latina”, justificou ele, que ainda ressaltou a visibilidade que a implantação do monotrilho em Manaus, às vésperas da Copa 2014, pode dar à empresa.

Shah Hakim Zain explicou que a fábrica da Scomi no Brasil será fundamental para abastecer os outros monotrilhos e projetos em andamento em toda a América Latina. Por conta dos projetos sendo elaborados e das licitações abertas, em São Paulo e Manaus, a proximidade com o mercado brasileiro se torna indispensável.



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