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BRT em Natal é opção contra os engarrafamentos

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Natal poderá ganhar em breve mais opção de transporte coletivo: Bus Rapid Transit. Ou apenas, BRT. O sistema consiste na utilização de corredores exclusivos para dar mais celeridade ao trânsito nas grandes cidades. A intenção de diminuir os constantes engarrafamentos na capital potiguar é cada vez mais consistente já que tanto a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) como o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal (Seturn) têm projetos sobre o transporte e avaliam a possibilidade de implantá-lo em Natal até a Copa de 2014.

Diversas capitais já aderiram ao BRT, entre elas estão: São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Goiânia (GO). Segundo o diretor de Comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, o Ministério das Cidades está apostando nesse sistema porque detectou que as alterações no trânsito dessas cidades foram positivas. "O BRT é de fácil operação e implantação, mas é necessário que sejam criados corredores exclusivos".

Augusto lembra ainda que outro benefício do BRT é o valor de implantação que custa apenas 10% do que custaria o Veículos Leve sobre Trilhos (VLT). "Se cada quilômetro do VLT custa, por exemplo, R$ 1 milhão, para estabelecer o BRT seriam gastos apenas R$ 100 mil", comparou.

Na análise do diretor de comunicação do Seturn, se os projetos forem aprovados ainda este ano - depois de discussão em audiências públicas e aprovação popular - é possível que Natal ofereça o serviço já em 2013 durante a Copa das Confederações. O secretário adjunto de ransporte de Natal, Sílvio Medeiros, também é favorável à implantação do BRT porque o sistema possibilitaria uma maior capacidade no número de passageiros transportados diariamente e tornaria o fluxo mais ágil. "O problema do trânsito de Natal é o transporte porque a frota é muito grande. A solução para o trânsito de Natal é oferecer transporte público de qualidade, por isso estamos estudando o projeto do BRT", afirma.
Fonte: Diário de Natal

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Cartão BHBUS Master alcança a marca de 95 mil usuários

O Cartão BHBUS Master, destinado aos passageiros do transporte coletivo com idade igual ou superior a 65 anos, foi lançado em 10 de maio de 2010, com o início da distribuição das 48 mil unidades referentes ao número de idosos que já realizaram o cadastramento no Consórcio Transfácil. O Cartão permite aos idosos transpor a roleta, assegurando o acesso gratuito ao salão traseiro dos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte.
Nas vésperas de completar cinco meses de operação, foram registrados  94.754 usuários que utilizam o cartão. O acesso à parte traseira do ônibus é uma importante conquista para os idosos, proporcionando melhores condições de comodidade, autonomia e de interação com os outros passageiros e irá beneficiar cerca de 100 mil passageiros idosos.

A entrega dos Cartões aos idosos já cadastrados é feita de acordo com a data de nascimento e um cronograma estabelecido pelo Transfácil. Um cartaz afixado no interior dos ônibus, desde a semana passada, informa o dia em que o Cartão deve ser retirado no posto de atendimento da Rua Professor Moraes, 216, Funcionários. Foram também produzidos folhetos informativos, que estão à disposição dos idosos nos quatro postos de atendimento do Transfácil, além de mídia na traseira dos ônibus.

Já para quem fizer o seu cadastro a partir do dia 10 de maio, em qualquer posto do Transfácil (confira os endereços no final deste texto), o Cartão é emitido na hora e o beneficiário pode utilizá-lo de imediato. Os documentos necessários para ter direito ao cartão são os originais e xerox da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou IPTU).

É importante ressaltar que o Cartão e, portanto, o cadastramento, é destinado àqueles que desejarem utilizar a parte traseira do ônibus, já que a Carteira de Identidade continua valendo como documento de acesso gratuito aos ônibus coletivos da capital, utilizando o salão dianteiro dos veículos.

Vale esclarecer que o cadastramento e a obtenção do cartão são permanentes, não havendo, nesse momento, necessidade de corrida aos postos de atendimento.

Fonte: BHTRans

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Tarifa do transporte coletivo em Itatiba sobe para R$ 2,27

O prefeito João Fattori (PSDB) assinou na segunda-feira o decreto que eleva o valor da tarifa do transporte coletivo em Itatiba para R$ 2,27. O aumento está em vigor desde a zero hora de quinta-feira (7) e o usuário paga na catraca R$ 2,15. Os outros R$ 0,12 de cada passagem são pagos pela prefeitura diretamente à TCI (Transporte Coletivo de Itatiba) concessionária do serviço, em forma de subsídio.
Anteriormente, o preço total da passagem era de R$ 2,15, sendo que o usuário pagava R$ 2,10 e o subsídio era de cinco centavos por passagem. No decreto o prefeito justifica a necessidade do reajuste de forma a garantir o reequilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão do transporte público.
O aumento da tarifa do transporte coletivo era previsto desde o início de julho, quando o prefeito encaminhou à Câmara um projeto de lei para aumentar o subsídio da tarifa do transporte coletivo de cinco centavos para doze centavos, uma elevação de 140%. Na Câmara, os vereadores aprovaram uma emenda que limitava o reajuste total da tarifa nos mesmos doze centavos, pelo período de 12 meses.
No dia 20 de setembro, o prefeito obteve uma medida liminar no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendendo o parágrafo único do artigo segundo da Lei nº 4.273, aprovada pela Câmara, que limitava o aumento total da tarifa do transporte coletivo.


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Greve de ônibus em Sorocaba é adiada

Sorocaba acordou sem 43 ônibus da empresa Jundiá fazendo o transporte da população da Zona Norte da cidade. O manifesto, liderado pelo presidente do sindicato dos condutores, Paulo João Estáusia, terminou em uma reunião que durou mais de 4h, com os proprietários e representantes das empresas que prestam serviço à cidade, e o presidente da Urbes, Renato Gianolla.

Na noite desta quarta-feira, o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, através de sua assessoria, divulgou uma nota à imprensa apresentando suas principais reclamações e exigências. Confira o comunicado na íntegra no fim da matéria.
Nesta quinta-feira (7), o sindicato volta a se reunir com cada uma das empresas e, nesta sexta-feira (8), retomam as negociações ao lado de Gianolla.
Paulo aiunda prometeu uma assembleia para segunda-feira e, em caso de impasse nas negociações, deflagrar a greve na próxima quarta-feira (13).
A classe pede que alguns itens dos contratos já firmados com as empresas sejam cumpridos, o que, segundo eles, não vem acontecendo. São pontos como: empréstimo consignado em folha de pagamento e plano de promoção de carreira.
Segundo o Sindicato dos Condutores de Sorocaba, o descumprimento do acordo coletivo por parte da empresa motivou a paralisação. Por volta das 5 horas da manhã, a operadora emergencial Jundiá, que atende a Zona Norte da cidade, deixou de colocar em circulação 13 linhas de ônibus, por conta de um movimento grevista dos motoristas da empresa. A Urbes Transito e Transporte informa que foi surpreendida pela greve.
A Urbes remanejou alguns veículos de outras operadoras e a partir das 6 horas da manhã recolocou em operação mais de 50% dos ônibus que atendem aquela região da cidade.
Entre as linhas prejudicadas inicialmente estavam as do Jardim Brasilândia, Vila Angélica/Jardim Botucatu, Vila Carol, Industrial/Dois Corações, Guadalupe, Mineirão, Laranjeiras, Retiro São João, Hungarês, Paes de Linhares, Guaíba, Iporanga e Nova Sorocaba.
Elas representam 13,54% de todo o sistema do transporte coletivo e até as 9 horas da manhã já haviam sido supridas mediante a utilização de carros extras das demais operadoras, entre elas São João, STU, Rosa e Reunidas.


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CEF aprova R$ 454 mi para corredor exclusivo de ônibus de Cuiabá

Após ter empréstimo aprovado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) de R$ 392,9 milhões, para a construção da Arena Multiuso do Verdão, a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal - Fifa 2014 (Agecopa) obteve um financiamento de R$ 454 milhões da Caixa Econômica Federal.

A instituição liberou o dinheiro nesta terça-feira (5) para a execução de obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande. O montante será dividido em três obras diferentes.

A primeira parte, R$ 307 milhões, será destinada à implantação do BRT (Bus Rapid Transit ou "Ônibus Rápido"). As obras mudarão a estética da cidade, já que o veículo precisa de corredores exclusivos, bem como de estações e terminais para circulação.

O primeiro, chamado de "BRT Aeroporto-CPA", começará na região do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, passando pela área central de Cuiabá e finalizando no Centro Político Administrativo, ao longo de toda a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).

O segundo trecho, orçado em R$ 116 milhões, é o "BRT Coxipó-Centro", que começará na região do Coxipó, passando pela Avenida Fernando Corrêa, em direção ao Centro. A obra também inclui terminais e estações de transbordo pela avenida.

Por último, está incluída no empréstimo a duplicação do Corredor Mário Andreazza, que inclui trecho da Rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande, passando pelo Trevo do Lagarto, ainda na cidade Industrial e finalizando na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Projetos da Copa 2014 (Agecopa), Carlos Brito, o objetivo é que, ainda neste ano, seja realizada uma audiência pública e, em seguida, o processo licitatório. "Estamos trabalhando para que o edital de licitação fique pronto para que as obras possam começar em 2011", disse.

Fonte: Midia News
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DF: Mais 20 ônibus circularam de Planaltina ao Plano Piloto

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mais 20 ônibus das empresas Planeta e Pioneira começaram a circular nas linhas que fazem o trajeto Planaltina - Plano Piloto na manhã desta quarta-feira (6/10). Destes, 12 circulam no Vale do Amanhecer. De acordo com a assessoria de imprensa do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), até esta terça (5/10), apenas 60 veículos faziam o reforço.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários, não havia transporte de passageiros do Vale do Amanhecer até o Plano. O DFTrans informou que 8 ônibus circulavam, mas não eram suficientes e, por isso, foram colocados mais 12 carros na cidade.

Negociação
Uma audiência marcada para as 14h30 desta quarta no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), pode mudar os rumos da greve dos funcionários da Cooperativa dos Profissionais de Transporte de Samambaia (Coopatram), que fazem o trajeto Planaltina-Plano Piloto, há mais de uma semana em greve - eles paralisaram as atividades na última terça-feira (28/9).

O diretor do Sindicato dos Rodoviários, José Carlos da Fonsceca, acredita que, na reunião, seja liberado um recurso à cooperativa que permitirá o pagamento do salário dos motoristas e cobradores da empresa. O tribunal confirmou a sessão, no entanto, não soube informar o que será decidido na ocasião.

Protesto
Cerca de 200 moradores do Vale do Amanhecer fizeram uma manifestação, nesta terça (5/10), devido a paralisação dos rodoviários da Cooperativa dos Profissionais de Transporte de Samambaia (Coopatram), que realizam o trajeto Planaltina - Plano Piloto. Eles interditaram a pista com pneus e em seguida atearam fogo neles.

Fonte: Correio Braziliense

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Curitiba: Novos cartões transporte são carregados diretamente nos ônibus depois da compra dos créditos feita pela internet

Passageiros do transporte coletivo de Curitiba que usam cartão transporte contam com novidade no sistema. Uma nova tecnologia implantada pela Urbs - Urbanização de Curitiba S.A, amplia de 100 para cerca de 2.000 os postos de carga de créditos de passagens. Agora, além das estações tubo e terminais, todos os ônibus da frota que circula pela cidade e que fazem parte do sistema da RIT – Rede Integrada de Transporte de Curitiba e Região Metropolitana contam com carregadores de créditos. "A modernização do sistema de bilhetagem veio para facilitar e melhorar a vida da população que usa transporte coletivo", destaca o presidente da Urbs, Marcos Isfer.
A primeira e principal etapa do sistema começou a funcionar em 16 de agosto último. Os novos cartões transporte, ou segundas vias feitas depois dessa data, bem como cartões que passaram pelo atendimento da Urbs são carregados diretamente nos ônibus depois da compra dos créditos feita pela internet, no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, ou depositados como vales transporte pelas empresas. Os créditos são carregados automaticamente quando o passageiro encosta o cartão no equipamento de embarque do ônibus.
Os cartões feitos antes do dia 16 de agosto devem ser convertidos para a nova tecnologia. As conversões são feitas nos postos de venda e atendimento da Urbs, na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania Carmo, Pinheirinho, Fazendinha, Boa Vista e Matriz.
A Urbs está instalando nesta semana 40 conversores nos terminais da RIT – Rede Integrada de Transporte de Curitiba e Região Metropolitana. Nestes equipamentos, a conversão é automática, basta inserir o cartão transporte no equipamento e aguardar o término do processo, que dura em torno de um minuto. Perto dos conversores, a Urbs colocou cartazes explicativos com os passos a serem seguidos para a conversão do cartão.
Nos postos de atendimento da Urbs: na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania Carmo, Pinheirinho, Fazendinha, Boa Vista e Matriz, estão sendo feitos atendimentos com equipamentos portáteis (POS) para conversão dos cartões de passageiros dentro do novo sistema de bilhetagem. Nos dias úteis, os fiscais do transporte coletivo estão nos principais terminais com os conversores fazendo atendimento aos usuários.
Os cartões não convertidos funcionam normalmente. Depois de comprar os créditos pela internet, o cidadão carrega num dos 94 equipamentos instalados na cidade (a lista dos locais está no site da Urbs). Quando todos os cartões forem convertidos, a Urbs vai desativar os antigos carregadores. Cartões novos, segundas vias ou os já convertidos, não funcionam nos antigos carregadores.
A carga dos cartões é validada cerca de 48 horas depois dos bancos confirmarem o pagamento dos créditos. As compras de créditos pela internet representam 72% das transações da Urbs para cartões transporte. Até agora, cerca de 103 mil cartões foram emitidos ou convertidos dentro do novo sistema, dos quais 40 mil são novos e 63 mil, convertidos.
O gestor de Fiscalização de Transporte, Edson Luiz Berleze, lembra que a nova tecnologia implantada pela Urbs agiliza o bloqueio de cartões roubados ou perdidos. O procedimento, que originalmente levava 48 horas, com a nova tecnologia leva no máximo 24 horas. Basta o passageiro telefonar para 156 e pedir o bloqueio, ou se dirigir a um dos postos da Urbs, na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania Carmo, Pinheirinho, Fazendinha, Boa Vista e Matriz.
A RIT transporta 2,4 milhões de passageiros por dia, dos quais 50% se deslocam com cartão transporte. Essa frota, segundo números da Urbs, faz cerca de 21 mil viagens por dia, o que corresponde em torno de 490 mil quilômetros diários. A RIT, além de Curitiba, atende outros 13 municípios da Região Metropolitana, onde 73% dos deslocamentos são feitos pela Rede Integrada.
Fonte: Bem Paraná Share |
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Sistema de transporte coletivo de Marília só muda em meados de 2011

Não será em 2010 que o usuário do transporte coletivo de Marília verá as mudanças prometidas pela nova lei aprovada em agosto na Câmara. Isso porque, só de prazos legais, da publicação do edital de licitação para seleção das duas empresas, até o início das operações, são quase oito meses.
Até dia 20 população pode apresentar sugestões no site da prefeitura – http://www.marilia.sp.gov.br/ Edital deve ser publicado até dia 25 e até 9 de dezembro as empresas tem prazo para manifestar interesse no certame. Após a concorrência, mais três meses são aberto para apresentação de recursos e assinatura dos contratos e só então, com mais três meses de prazo, as operações são iniciadas.
Os prazos aproximados foram passados pela assessoria de imprensa da prefeitura, que informou também que todas as sugestões levantadas durante a audiência pública realizada em 22 de setembro, e também via internet, serão encaminhadas à uma empresa de consultoria especializada no setor de transporte coletivo, contratada pela prefeitura, para estudos de viabilidade.


Fonte: Diário de Marília

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