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Assinado contrato para a expansão do Metrô-DF em Samambaia

quinta-feira, 7 de março de 2024

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) assinou, nesta segunda-feira (4), o contrato com o consórcio CG – JFJ, que, formado pelas empresas CG Construções Ltda e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, é vencedor da licitação para as obras de expansão da linha 1 no trecho Samambaia. O extrato do contrato foi publicado na edição desta terça (5) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Estimado em R$ 319.751.557,44, o contrato tem duração de quatro anos e cinco meses – do dia 4 deste mês a 4/8/2028 – e prevê a elaboração de projeto executivo e a execução das obras civis. Os recursos são do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Caixa Econômica Federal, por meio de convênio estabelecido no âmbito do programa PAC Mobilidade.

A próxima etapa é a assinatura da ordem de serviço, quando se inicia o processo de estudos e detalhamentos para o projeto da obra. O prazo para apresentar o projeto executivo final é de seis meses a partir da assinatura da ordem de serviço.

A expansão da linha 1 no trecho de Samambaia será de 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia. No trajeto, serão construídas duas estações nas proximidades da unidade de pronto atendimento (UPA) e do Centro Olímpico.

Também há previsão de construir uma subestação retificadora e implantar sistemas fixos referentes à expansão. As obras, que vão beneficiar uma população de 10 mil pessoas, têm a duração prevista de quatro anos.

*Com informações do Metrô-DF

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Em Sorocaba, Usuários ganham opção de recarregar cartão de ônibus por WhatsApp e pagar via Pix

A Prefeitura de Sorocaba, por meio de uma parceria entre a Urbes – Trânsito e Transporte e a empresa VaideBus, disponibiliza a opção de o usuário do transporte público, pelo telefone celular, carregar seu cartão de ônibus via WhatsApp e pagar com Pix. A nova plataforma já está disponível aos passageiros, sendo que o acesso pode ser feito diretamente por leitura de QR Code.

O acesso ao número pode ser feito pelo QR Code e também diretamente pelo WhatsApp: (15) 99145-7777. Basta acessar, fornecer o número do cartão, definir o valor, copiar a chave pix e fazer o pagamento, tudo integrado e diretamente pelo WhatsApp. O novo canal permite ao usuário ter seus créditos do transporte público disponíveis em alguns minutos, após a efetivação da transação.

A VaideBus é uma empresa especializada em transporte urbano que já computa mais de 6 milhões de passagens vendidas, 650 mil pagamentos feitos diretamente via Pix e mais 11 milhões de mensagens trocadas entre o usuário e a plataforma.

Ou seja, com mais esse serviço, a Urbes disponibiliza ao usuário dos coletivos públicos mais uma forma de pagamento, para que ele escolha qual é a mais conveniente e que atenda à sua necessidade, priorizando a rapidez e a segurança. O usuário também pode adquirir passe de ônibus pelo aplicativo CittaMobi, nas bilheterias ou via QRCode disponíveis nesses locais, nos Terminais Santo Antônio, São Paulo, São Bento e Vitória Regia, além das Casas do Cidadão e em 94 postos credenciados distribuídos na cidade.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, a Urbes disponibiliza as cabines de informações dos Terminais Santo Antônio e São Paulo, que operam diariamente, das 6h às 23h30. Fora desses horários, os usuários podem se informar diretamente com fiscais do transporte coletivo, uniformizados com colete na cor verde e que ficam nas plataformas, bem como com os agentes de bordo, distribuídos nos terminais. Outras formas de contato são o aplicativo Cittamobi, pelos telefones: 118 e (15) 3519-3100 ou pelo site: https://www.urbes.com.br/. Tem ainda o WhatsApp da Ouvidoria: (11) 98884-5218.

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Muita gente acredita que as mulheres são menos aptas a dirigir do que os homens. Mas não é o que as estatísticas apontam. De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Seguradora Líder, responsável por administrar o seguro obrigatório no Brasil (Dpvat), dão conta de que apenas 15% das indenizações pagas a motoristas por acidentes de trânsito são destinadas a mulheres. A diferença é significativa, especialmente considerando que o número de motoristas mulheres nas ruas do Brasil difere cada vez menos do número de motoristas homens. 
Sandra Alves buscou fazer sua parte para crescer: trabalhou da melhor forma possível, tirou a carteira de habilitação, classificou para operar em ônibus

No Recife, elas ainda são minoria diante do total de motoristas homens, mas elas já vêm quebrando preconceitos demonstrando que a mulher tem a liberdade e capacidade de trabalhar em qualquer profissão.

E na visão dos usuários, a presença de mulheres ao volante nos ônibus trás para muitos mais tranquilidade nas viagens, Ricardo Batista, morador da Iputinga, relata que as mulheres são mais atenciosas quando solicitadas a dar informações. 

Cursos de Capacitação nas empresas

Ela foi contratada em 2007 como Cobradora. Passou por muitos veículos (dentre eles, o que mais gostava era o 112, da linha Nova Descoberta / Cabugá). Mas o tempo foi passando, e Sandra Alves buscou fazer sua parte para crescer: trabalhou da melhor forma possível, tirou a carteira de habilitação, classificou para operar em ônibus, e se inscreveu para participar da Escolinha Interna do Consórcio Recife para Formação de Motoristas.

Entrou na turma da Escolinha, recebeu as orientações dos instrutores, se esforçou e foi aprovada, sendo promovida para Motorista em Março de 2016.

Ela conta que apesar do estresse do trânsito e de alguns usuários impacientes, ela tem enorme prazer em dirigir pela cidade e receber elogios dos usuários pelo trabalho, principalmente quando o reconhecimento é dos homens.

Como seria bom uma paridade de genero no transporte coletivo onde pudessemos ver mulheres ao volante conduzindo os coletivos transportando vidas que se deslocam para seus diversos compromissos do dia a dia, pois bem, essa realidade ainda está muito longe de ser realizada, visto que na RMR o número de mulheres motoristas de coletivos chegam a pouco mais de 60 dos mais de 3 mil motoristas de ônibus que circulam diariamente na Região Metropolitana do Recife.

Vencer preconceitos e os tabus de uma função predominantemente masculina é o desafio principal das empresas em preparar essas mulheres na função através de incentivos, treinamento e capacitações visando também melhorar o atendimento aos usuários. 

Empresas com motoristas mulheres na RMR:

Empresa Borborema - 12 mulheres
MobiBrasil - 13 Mulheres
Consórcio Recife - 11 mulheres
Empresas Metropolita - 09 mulheres
Rodoviária Caxangá - 07 mulheres
São Judas Tadeu - 03 Mulheres
Transportadora Globo - 02 mulheres
Expressa Vera Cruz - 01 mulheres

A maioria dessas profissionais começou dentro das empresas em outras funções, como cobradoras, auxiliares de serviços gerais e foram mostrando interesse de se capacitar para assumirem o volante. Foi o caso de Fernanda F. da Silva, que há anos dirige na Empresa MobiBrasil.
Fernanda F. da Silva, motorista na Empresa MobiBrasil

O fato constatado mostra que realmente a necessidade de incentivos nessas contratações femininas onde os dados mostram que as mesmas se envolvem bem menos em acidentes de trânsito.

Blog Meu Transporte


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Metrô de Teresina vai ampliar capacidade para 12 mil usuários

O governador Rafael Fonteles assinou, na manhã desta quarta-feira (6), a ordem de serviço que dá início às obras de reforma e modernização do metrô de Teresina. A primeira fase contempla a duplicação dos 13,5 km da atual linha, a reforma das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé, o rebaixamento da passagem na Avenida Higino Cunha, a reforma da oficina de manutenção, além da construção do centro de controle de operação para o monitoramento em tempo real. A reforma e modernização aumentará a capacidade de 5 para 12 mil passageiros diariamente.

As obras compreendem um investimento de R$ 193.123.296,22, com prazo de 2 anos para finalização. De acordo com o governador, uma segunda fase, que irá expandir as linhas do metrô, já está em estudo. “Estou muito feliz de assinar a ordem de serviço da maior obra de mobilidade urbana da história de Teresina. É uma obra que vai acontecer ao longo de dois anos, e já estamos focados na segunda etapa, que são mais 400 milhões e vai impactar cerca de 40 mil pessoas que usam transporte público”, anunciou.

As obras irão melhorar as passagens de nível com a linha férrea, sinalização das vias, além da urbanização no entorno das estações. O secretário dos Transportes, Jonas Moura, comenta que essas melhorias irão impactar diretamente a forma como a população se relaciona com esse transporte público. “Essa obra de modernização vai trazer um conjunto mais seguro para o usuário, com acessibilidade e mais conforto para as pessoas que vão fazer o uso diário. E com um preço abaixo da tarifa do ônibus, que é o transporte coletivo que a gente tem”, defendeu Moura.

Na segunda fase, está prevista a aquisição de mais 5 novos VLTS, além da expansão das linhas em direção às zonas norte e sul e construção de novos terminais. 

O diretor-presidente da Companhia Ferroviária de Teresina, Wilson Martins, comemora esse novo investimento que trará avanços para a mobilidade urbana de Teresina.

 “É uma obra importante e fundamental, de R$193 milhões, a preparação para uma outra obra muito maior, de R$ 400 milhões, que é a segunda etapa, com mais trens rodando e diminuindo a distância e o tempo no transporte público”, finalizou o diretor. 

Informações: Governo do Piauí

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Em Curitiba, População e empresas têm mais 60 dias para responder sobre aplicativo de mobilidade

quarta-feira, 6 de março de 2024

Lançada no fim de 2023, a consulta pública sobre as funcionalidades do novo aplicativo de transporte para a Prefeitura de Curitiba teve o prazo prorrogado para 30 de abril de 2024. São mais 60 dias para usuários e empresas do segmento de tecnologia aplicada à mobilidade conhecerem e opinarem sobre a proposta de ferramenta que vai facilitar o uso do transporte coletivo de Curitiba. 

Elaborada dentro do conceito Mobility as a Service (MaaS), a plataforma é um item de inovação que faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba. Será contratada em 2024 com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia a requalificação do itinerário da Linha Direta Inter 2/Interbairros II.

A escuta de usuários e mercado faz parte do processo de contratação da inovação, de maneira a ampliar as funcionalidades da ferramenta. A solução deverá reunir diferentes modais de deslocamento - ônibus, carros de aplicativo e veículos compartilhados, entre outros - sugerir combinação de viagens, permitir pagamentos, agendamentos, compartilhamento de roteiro, entre outras facilidades. Além disso, os dados de tráfego e uso dos modais deverão ser compartilhados com a administração pública, para serem aplicados no planejamento urbano.

Nos últimos dois anos, foram realizadas discussões para formatar a plataforma, com o envolvimento dos atores de mobilidade do município, conduzidos por técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), junto com universidades, especialistas do BID e de entidades de apoio à mobilidade sustentável mundial, como o C40 Cities e o WRI Brasil.

“Com a consulta em andamento, podemos avaliar também como os players do mercado estão preparados para o desafio que a Prefeitura propõe com o aplicativo. Nosso grande objetivo é estimular a intermodalidade nos deslocamentos urbanos, associada ao transporte público, com impacto direto na redução de emissão de poluentes”, avalia Luiz Fernando Jamur, presidente do Ippuc.

A consulta fica no ar até o fim de abril, na plataforma Conecta Curitiba, no link conecta.curitiba.pr.gov.br/consulta-publica-maas. O edital da consulta pública, que detalha os prazos e requisitos, está publicado nos sites do Ippuc, da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), em português e inglês, assim como a consulta online.

A partir das sugestões coletadas, será elaborado o edital de contratação da inovação.

Informações: URBS

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Trensurb foi retirada do Plano Nacional de Desestatização, diz presidente da estatal

O presidente da Trensurb, Fernando Marroni, anunciou nesta terça-feira, 5, que a estatal foi retirada do Plano Nacional de Desestatização. A privatização da companhia havia sido incluída no plano durante o governo Bolsonaro e sua retirada era uma promessa do governo Lula.

“Depois de concluídos os estudos do BNDES, o governo tem a decisão política e anunciou hoje, através do secretário da Cavalcanti [Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil] anunciou que a Transurb a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) foram retiradas do Plano Nacional de Desestatização. Isso é uma notícia muito importante para todos os usuários da Trensurb”, afirma Marroni.

O gestor afirma que o sistema transporta cerca de 120 mil pessoas por dia, com potencial para ampliação.

Expansão até Alvorada
Marroni anunciou ainda que o BNDES fará o estudo de viabilidade técnica, ambiental e econômica da expansão do Trensurb até Alvorada. “Tão logo sejam concluídos esses estudos do BNDES, a Trensurb terá os instrumentos necessários para fazer sua expansão”, afirma Marroni.

A estatal estima que a expansão custaria cerca de R$ 6 bilhões e beneficiaria 170 mil pessoas. A intenção é ampliar o trem por meio do chamado corredor nordeste. O trecho de 16,6 quilômetros teria onze estações, saindo da Estação Aeroporto e seguindo pela zona Norte de Porto Alegre.

Informações: Correio do Povo

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Empresa responsável por implantar estruturação do VLT Salvador é divulgada

O governo da Bahia divulgou, nesta quarta-feira (6), a empresa que será responsável pela realização de estruturação para implantação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), nos trechos de Ilha de São João a Calçada, considerado prioritário para o governador Jerônimo Rodrigues (PT), e o de Paripe a Piatã.

O serviço custará a gestão estadual R$ 1,9 milhão, e será destinado a empresa Eggis – Engenharia e Consultoria Ltda, que foi vencedora da licitação para dar segmento a implantação do novo modal, que foi idealizado ainda governo Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil.

Conforme publicação da BahiaInveste (Empresa Baiana de Ativos S/A), que consta no Diário Oficial do Estado (DOE), o empreendimento contratado prestará serviços especializados de estudos técnico-operacionais para a realização de estruturação da implantação e operação do transporte.

Em razão da construção do VLT, que se arrasta desde 2021, os trens do Subúrbio Ferroviário precisarão ser desativados. Com isso, uma parte da população que pagava apenas R$ 0,50 para se deslocar do seu bairro até a Calçada passou a desembolsar R$ 5,20, atual valor dos ônibus de Salvador. Para além, a desativação do transporte ainda resultou em um tempo maior de deslocamento por conta dos engarrafamentos.

Informações: Bahia.ba

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Ponte Rio-Niterói completa 50 anos; confira curiosidades da estrutura

A Ponte Rio-Niterói completa 50 anos de inauguração nesta segunda-feira, 4. O trecho da BR-101 que atravessa a Baía de Guanabara começou a ser construído em 1968, a partir da autorização do então presidente militar Arthur Costa e Silva, que atualmente dá nome à estrutura apesar de uma série de tentativas de alteração.

A estrutura possui 300 metros de comprimento e 72 de altura, com 1152 vigas de sustentação espalhadas ao longo do trecho da BR-101. Antes da construção, é estimado que um carro tivesse de esperar duas horas para atravessar a Baía do Guanabara em uma balsa. Cerca de 400 mil pessoas em 150 mil veículos trafegam pela Ponte Rio-Niterói diariamente.

Com a grande relevância para o transporte no estado do Rio de Janeiro, a Ponte Rio-Niterói já registrou inúmeros incidentes, como um navio que colidiu com a estrutura, ventanias que causaram estragos no local e acidentes de carro. Confira os casos mais populares que ocorreram no trecho da BR-101.

Apenas na construção da ponte, foram registradas 33 mortes, com relatos de trabalhadores que teriam sido concretados dentro de pilares da estrutura. Estimativas não oficiais da época das obras registram um número de 400 óbitos, que incluem profissionais como operários e engenheiros.

Navio fantasma
Em novembro de 2022, um navio fantasma abandonado e ancorado desde 2016 se soltou e colidiu com parte da estrutura após ventos fortes empurrarem a embarcação. O trecho da BR-101 teve de ser interditado por volta das 18h e na primeira hora de fechamento foi gerado um congestionamento de 19 quilômetros. Parte da via foi liberada três horas depois.

Na Baía de Guanabara, estão 61 embarcações de diferentes tamanhos abandonadas em locais próximos à Ponte Rio-Niterói, de acordo com levantamento da Marinha do Brasil.

Sequestro de ônibus
Em 20 de agosto de 2019, um indivíduo sequestrou um ônibus em meio à Ponte Rio-Niterói por volta das 5h30, durando cerca de quatro horas e se encerrando após ação de atiradores de elite da polícia que dispararam contra o suspeito e o mataram. Na ocasião, o tráfego pela via também foi interditado.

De acordo com as forças de segurança, o indivíduo teria se identificado como um policial militar para entrar no ônibus e não fez nenhuma demanda para que os reféns fossem liberados. As autoridades teriam sido acionadas e cercaram o veículo de transporte coletivo por volta das 7h10.

A linha de ônibus 2520D pertence à concessionária Via Galo Branco e tinha como partida o bairro Jardim Alcântara, em São Gonçalo, com destino ao Estácio, no centro da capital fluminense.

Resgate de gato
Em agosto de 2021, pescadores resgataram um gato que caiu da Ponte Rio-Niterói. Os homens teriam avistado o animal atingir a água e avistado o felino desorientado no mar da Baía do Guanabara.

Mesmo após ser colocado em um caiaque, o animal, agitado, teria caído da embarcação ao menos uma vez, fazendo com que o transporte até a costa demorasse três horas.

Morte de Policial Militar
Um policial militar morreu após ser atropelado na Ponte Rio-Niterói durante a madrugada do dia 5 de março de 2023. Na ocasião, o veículo em que a vítima estava teria sofrido uma pane e o homem desceu para tentar sinalizar a via, sendo atingido por um outro carro cujo motorista fugiu.

Segundo as autoridades, Artur Virgílio Ellena Guarana Guia tinha 42 anos e servia como agente das forças de segurança desde 2013. O sujeito estava a caminho do trabalho e outros dois policiais que tentaram ajudar também precisaram de atendimento médico. O indivíduo deixou uma mulher e quatro filhos.

Ventania
Fortes ventos que chegaram a 77,8 quilômetros por hora fizeram com que a Ponte Rio-Niterói fosse interditada durante 20 minutos em setembro de 2021. Na ocasião, foi constatado que 51 árvores caíram na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, a circulação de trens também foi interrompida durante duas horas.

*Com informações do Estadão e da Agência Brasil

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