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Abertas propostas para mobilidade urbana entre Salvador e Lauro de Freitas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Os envelopes de sete empresas e consórcios que participam da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) de Mobilidade Urbana foram abertos, nesta segunda-feira (30), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan). Coordenado pela Secretaria do Planejamento, o PMI definirá o modal a ser implantado no Acesso Norte, interligando os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. As propostas consistem de estudos de viabilidade técnica, ambiental e financeira.
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), José Eduardo Copolla, a próxima etapa será a análise das propostas pelo Grupo de Trabalho Executivo (GTE) juntamente com uma consultoria. A previsão é que isso seja feito, no prazo de 15 dias, quando serão agendadas audiências públicas para definir o modal ligando Lauro de Freitas ao Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi, tendo como uma das exigências a integração com o metrô.
Além de determinar o tipo de transporte, será definido o modelo de gestão do sistema. Entre as opções de modelo de transporte está o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Bus Rapid Transit (BRT).
A abertura do processo PMI foi para tentar obter modelo de transporte e de modelagem mais ampla no sentido de dar viabilidade técnica e econômica, disse Copolla. O propósito é possibilitar a integração física com o metrô e o restante do sistema de transporte da cidade, facilitando o acesso de um lugar a outro com a utilização de um bilhete único.
Após os processos de análise e de formatação do modelo de modal será realizada a licitação final para escolha da empresa ou consórcio que executará a obra. De acordo com o chefe de gabinete da Sedur, a previsão é que a construção do modal seja iniciada em dezembro com recursos do Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC) da Copa. Os investimentos previstos são de R$ 570 milhões, incluindo a contrapartida do Governo do Estado.
As empresas que apresentaram propostas foram o Consórcio Odebrecht Transporte S/A e Setps, o Consórcio Camargo Correa e Construtora Andrade Gutierrez, a Metropasse, a Queiroz Galvão, a Prado Valladares Arquitetos, Invepar e ATP Engenharia.


Fonte: Governo da Bahia

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Modelo de BRT implantado em cidade da Colômbia é apresentado em Vitória

Nesta terça-feira (31) segue a programação do III Fórum Empresário de Logística e Transportes, que é realizado em Vitória. No evento, será apresentado o sistema Mio de transporte coletivo de passageiros da cidade de Cali, na Colômbia. O engenheiro responsável pela implantação, Roberto González, estará presente e vai contar a experiência e Cali durante os processos de planejamento e implantação do sistema de trânsito rápido de ônibus, mais conhecido como BRT.

O evento tem o objetivo de colocar em debate propostas e projetos a respeito de infraestrutura logística, normas jurídicas para a contratação de projetos e obras estruturantes e mobilidade urbana e contará coma presença de empresários, autoridades e técnicos de empresas com atuação nacional.

A palestra de González será proferida nesta terça-feira (31), a partir das 14 horas. O evento, que teve início nesta segunda-feira (30), acontece no Golden Tulip Hotel, em Vitória.

Participação

Também participam do evento representantes do Governo Federal e autoridades de outros estados da Federação, como o diretor geral da ANTT, Bernardo Figueiredo; Delmo Manoel Pinho, sub-secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro; Luis Afonso dos Santos Senna, ex-secretário de Transporte do Estado do Rio Grande do Sul; e Érico Andrade, procurador do Estado de Minas Gerais, Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e Professor de Direito Processual Civil da Universidade FUMEC.


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Em Sorocaba e Votorantim, Sindicato diz que greve de ônibus é pouco provável

Nesta terça-feira (31), em uma assembleia que será dividida em sessões às 10h e 18h, integrantes do Sindicato dos Condutores de Sorocaba decidirão se o transporte público vai parar em Sorocaba e Votorantim a partir da madrugada desta quarta-feira. Nesta segunda-feira (30), em reunião com os donos de empresas de ônibus, diretores do sindicato receberam uma proposta que nesta terça-feira (31) será votada pela categoria. Se não for aceita, à meia-noite os motoristas iniciarão oficialmente sua paralisação.
Nesta segunda-feira (30), por quase três horas,  representantes do sindicato e diretores das cinco empresas  (STU, Reunidas, Jundiá, Rosa, São João e Votur) que possuem ônibus atendendo a Sorocaba e Votorantim se reuniram na sede do Sindicato dos Condutores para tentarem um acordo.
O encontro foi intermediado por representantes da Urbes - Trânsito e Transporte. Ao final da reunião a portas fechadas, ambas as partes afirmavam que a conversa havia avançado consideravelmente. Prova disso é o fato da diretoria do sindicato sujeitar a proposta à assembleia nesta terça-feira. Antes do encontro, o vereador e vice-presidente do sindicato, Francisco França, disse que a proposta só seria avaliada se fosse “plausível e decente”. Caso contrário, estaria mantida a greve já para a madrugada desta terça-feira. 

Otimistas /Para o presidente do Sindicato dos Condutores, Paulo João Estausia, a proposta oferecida pelos donos de empresas de ônibus tem grandes chances de ser aceita em assembleia. “Caberá aos motoristas bater o martelo. Se eles optarem pela greve, cumpriremos, mas acredito que a proposta é boa.”

André Luís Abi Chedid, dono da empresa Jundiá, afirma que nesse ano as negociações caminharam melhor que em 2010, quando a empresa teve de entrar na Justiça solicitando que o Tribunal Regional do Trabalho arbitrasse o valor do dissídio para os motoristas. “Desta vez me parece que o bom senso das partes está prevalecendo.”

A principal reivindicação dos motoristas diz respeito ao reajuste salarial da categoria. Enquanto eles  exigem aumento de 10,6%, até  a semana passada os donos de empresas de ônibus ofereciam 7,3%. Nesta segunda-feira (30), no entanto, a nova proposta atingiu o patamar dos 9% de reajuste. A proposta também contempla R$ 700 de participação nos lucros e resultados (contra R$ 800 reivindicados) e ticket refeição  de R$ 14 (atualmente são R$ 13 e os motoristas pediam R$ 15).

Outra exigência do sindicato é a contratação de 100 agentes de bordo, que têm como função auxiliar a população e evitar a evasão através da ação dos pula-catracas. Os donos de empresas propuseram a contratação de metade, entre janeiro e março do próximo ano.

Menos usuáriosSegundo a Urbes - Trânsito e Transportes, entre 1997 e 2010 o sistema público de transporte em Sorocaba acumulou queda de 11% no número de usuários. No ano passado 4,4 milhões de pessoas foram transportadas. Esse número leva em conta o número de viagens, ou seja, se uma pessoa vai e volta do trabalho, são contadas duas viagens. Segundo a Urbes,  não há como contabilizar o percentual da população que utiliza o transporte público diariamente.

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Estudo mostra que incentivos geraram troca de ônibus por carro

A elevação do poder aquisitivo da população, as isenções fiscais do governo para a compra de veículos e as deficiências do sistema de transporte público nas capitais e regiões metropolitanas são os motivos que fizeram com que a população brasileira trocasse o transporte público pelo particular no País. De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), nesse ritmo a frota brasileira de automóveis e motos deve dobrar até 2025.
Para se ter uma idéia do crescimento, no Rio de Janeiro, em 1950, eram realizadas 649 milhões viagens de bonde, 216 milhões de ônibus e 20 milhões em automóveis. Em 2005, as viagens de bondes baixaram a zero, as de ônibus subiram para 1,5 bilhão e as de automóveis passaram a 1,6 bilhão.
O aumento da frota e as políticas ineficientes nas cidades, que adotaram sistemas de mobilidade de baixa qualidade e de alto custo, fizeram com que o tempo de deslocamento também aumentasse. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), apontam que, entre 1992 e 2008, o tempo médio de deslocamento casa - trabalho da população nas 10 principais capitais subiu aproximadamente 6%. O percentual de pessoas que gastam mais de uma hora no seu deslocamento casa - trabalho também subiu, de 15,7% para cerca de 19%.
O levantamento mostra que a alta dependência do transporte rodoviário, associada com a degradação das condições de trânsito, têm feito com que o transporte público perca competitividade em relação ao transporte público. "...a ausência de políticas de priorização do transporte coletivo acabam gerando perdas de demanda e receitas para os sistemas públicos, impactando a tarifa cobrada, que, por sua vez, gera mais perda de demanda, retroalimentando o ciclo vicioso".
O resultado desse cenário fez com que as tarifas de ônibus aumentassem cerca de 60% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o que fez com que ainda menos gente usasse o ônibus como meio de transporte, a queda no período foi de 30%.


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Presidente Dilma cobra de prefeitos a construção de ciclovias

Ao comentar a entrega de 30 mil bicicletas para alunos de escolas públicas na semana passada, a presidente Dilma Rousseff citou nesta segunda-feira a possibilidade de criação do que chamou de cultura do ciclismo no país.
Em seu programa semanal de rádio "Café com a Presidenta", ela cobrou de prefeitos a construção de ciclovias que deem segurança aos estudantes.
As bicicletas foram doadas a prefeituras de 81 municípios brasileiros, para crianças que moram longe das escolas, como parte do programa Caminho da Escola. Até o final de 2011, a distribuição deverá chegar a 100 mil bicicletas e 100 mil capacetes para 300 municípios do país.
"É um meio de transporte que não polui e ainda permite a prática de uma atividade física. Ir para a escola de bicicleta é uma atividade saudável. Agora, tem que ter segurança", disse. "Se as prefeituras adotarem essa prática, construindo ciclovias, eu tenho certeza que veremos muitas outras bicicletas circulando pelas ruas, e não apenas as do governo", completou.
Sobre o compromisso de construir 138 creches e 454 quadras esportivas escolares ainda este ano, Dilma avaliou que, para que o país dê um salto de qualidade na educação, é preciso melhorar a estrutura dos colégios. "Isso inclui oferecermos boas condições para os nossos alunos frequentarem as escolas", explicou.
A construção das creches em 83 municípios totaliza investimentos de R$ 154,3 milhões. Já as quadras esportivas beneficiarão 249 municípios e estão orçadas em R$ 216,9 milhões.
As estruturas serão construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e a iniciativa faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Fonte: Folha.com

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No Recife, Usuários reclamam da superlotação dos ônibus que passam pela avenida Norte

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A avenida Norte, uma das principais do Recife, atravessa a cidade do Centro até a BR-101, passando por diversos bairros, muitos deles muito populosos. A via é fundamental para o bom funcionamento do transporte público, mas os moradores da Zona Norte da capital se queixam da superlotação dos ônibus e das longas viagens, muitas vezes feitas de pé.

O movimento mais intenso começa pouco depois das 6h, com as paradas de ônibus enchendo e esvaziando rapidamente, à medida que os coletivos mais procurados passam. Essa rotina vai até as 7h30, aproximadamente.

A superlotação se repete todo dia e há casos em que as pessoas ficam coladas ao pára-brisa. É preciso estar preparado para a batalha no transporte antes de chegar ao trabalho. “Os lugares da frente, que são reservados para deficientes e idosos, às vezes estão até piores do que a parte de trás de ônibus”, afirma a faturista Ana Paula Amorim.

A quantidade de ônibus que passa é grande, das mais variadas linhas. Normalmente, eles circulam em velocidade reduzida, porque o engarrafamento na avenida de manhã não permite que seja diferente. A reportagem subiu num veículo que fazia a linha Córrego do Inácio e conversou com o motorista Paulo Batista da Silva. “No horário de pico é sempre lotado, a gente nunca consegue chegar no horário para a outra viagem, ainda mais com o engarrafamento”, aponta.

Conseguir um lugar para sentar é sorte grande. Quem consegue segura bolsas e pacotes dos passageiros que estão em volta, de pé, na solidariedade de quem sabe o que é passar por aquilo. No mais, paciência e resistência física são ‘qualidades’ exigidas por quem precisa do transporte público. “É muito complicado e a gente chega e não tem como passar para trás, porque fica todo mundo apertado aqui na frente”, conta o estudante Anderson Falcão.

O Grande Recife Consórcio de Transporte afirma que 21 linhas de ônibus passam todo dia pela avenida Norte. A linha Vasco da Gama - Afogados está programada para fazer 68 viagens por dia, com um intervalo médio de 13 minutos nos horários de pico. O Consórcio se comprometeu a avaliar se o intervalo programado para esta linha está sendo cumprido para, então, colocar mais ônibus. O Grande Recife pede que os passageiros de outras linhas liguem para informar sobre irregularidades, como atrasos e superlotação, pelo telefone 0800.081.0158. A ligação é de graça.



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Campinas poderá ter greve de ônibus na próxima quarta-feira

Em nota oficial o Sindicato dos Rodoviários de Campinas e Região informou que caso não haja até essa data uma proposta por parte dos empresários dos transportes o movimento será deflagrado. Entre as reivindicações dos trabalhadores estão 6,31% de recomposição de perdas da inflação e 15% de aumento real.
Em entrevista a rádio CBN Campinas a Transurc, que é a Associação dos das Empresas de Transporte Coletivo Urbano, reinterou que está aberta para negociar e evitar a greve. Mas, através do assessor de imprensa, Paulo Bardal, declarou que este período de data-base invariavelmente é de conflitos. Na madrugada desta sexta-feira o sumiço de chaves em uma das garagens da VB Transportes e Turismo atrasou em algumas horas o transporte para cinco mil pessoas da região do bairro Cambuí e o Distrito de Barão Geraldo.
 
 


Foram feitas assembléias e mesas de negociação no dia 24 de maio quando foi deliberado o que se chama de "Estado de greve" na categoria, um estágio anterior a greve em si. Anúncio exigido por lei com 74 horas de antecedência.

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Metrô de SP pode entrar em greve nesta quarta-feira

Conforme o sindicato dos ferroviários, a proposta da CPTM, apresentada no dia 18, foi rejeitada pela categoria, que quer reajuste real de 5% nos salários. A empresa disse que continua negociando com os sindicalistas e ainda não tem condições de emitir um posicionamento concreto sobre a situação.

Em nota divulgada, o sindicato dos metroviários afirmou que "diante de mais esta demonstração de pouco caso com o sufoco que a categoria enfrenta dia e noite para atender a população, a categoria não teve alternativa, senão decretar greve para o dia 1º de junho". A categoria vai esperar uma nova manifestação do Metrô até as 18h de terça-feira, dia 31. A nova proposta será analisada em reunião marcada para as 18h30.
Em nota, o Metrô informou que acionará o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente a Situações de Emergência (Paese) para minimizar a greve, que deve afetar 3,7 milhões de usuários.

"A Companhia do Metrô preparou um esquema especial para garantir o acesso dos seus empregados aos postos de trabalho e alertou todos os funcionários sobre a responsabilidade de manter os serviços essenciais que atendam as necessidades inadiáveis da sociedade. Com o anúncio de greve, a SPTrans deverá readequar as linhas de ônibus para assegurar o transporte de passageiros ao Centro da cidade", informou a nota.


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