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Pernambuco: Lançado edital para construção da via Metropolitana Norte ligando Olinda a Paulista

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mais uma obra para viabilizar o trânsito na Região Metropolitana do Recife (RMR) teve o edital lançado nesta quinta (4), pelo Governo do Estado. O governador Eduardo Campos assinou o edital de licitação para a construção da Via Metropolitana Norte, que promete melhorias para o transporte público e o fluxo do trânsito entre Olinda e Paulista, na sede provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda.
A construção das vias está orçada em R$ 126 milhões. São 6,1 km ligando a PE-15 e a PE-01, entre os bairros de Rio Doce, em Olinda, e do Janga, em Paulista. A Via Metropolitana Norte terá duas pistas com 10,5 m de largura, cada uma com três faixas, com uma exclusiva para ônibus. Os ciclistas irão contar com uma faixa de 2,5 m e os pedestres com calçamento de 1,6 metros às margens do Rio Fragoso, e mais 2m do outro lado, onde serão instaladas 18 paradas de ônibus. 

As obras começam no fim de janeiro de 2013 e devem ficar prontas em janeiro de 2015. O projeto ainda prevê a construção de um viaduto sobre o Terminal Integrado da PE-15, um sistema de alças, quatro pontes e a construção de 1842 habitações para as famílias que moram no entorno do Rio Fragoso.

Do NE 10

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Belo Horizonte terá mais cinco linhas de ônibus de luxo

Belo Horizonte terá mais cinco ônibus de luxo circulando a partir de 2013. A BHTrans irá colocar outros 19 coletivos nas ruas. Eles irão atender as regiões Centro-Sul e Pampulha. O serviço foi inaugurado no dia 17 de setembro com dois itinerários: Savassi/Buritis, na região Oeste, e a Savassi/Cidade Administrativa. As passagens custam R$ 4 e R$ 5, quase o dobro do valor cobrado nos ônibus comuns.

Os veículos têm ar-condicionado, poltronas aveludadas, internet sem fio e televisão. Com as novas linhas serão sete no total, com 32 coletivos. O diretor de desenvolvimento e implantação de projetos da BHTrans, Daniel Marx Couto, informou à reportagem do jornal O tempo que os trajetos foram definidos em conjunto com a Empresa Municipal de Turismo (Belotur), uma forma também de atrair os turistas.

“A nossa ideia é atrair as pessoas para o uso desse transporte. Após janeiro do ano que vem, pretendemos implantar uma nova linha dessas cinco programadas a cada três meses”, disse.

Segundo ele, as passagens dos ônibus que têm trajetos superiores a 20 km custarão R$ 5. As demais terão preço de R$ 4. O menor trajeto será a ligação Sion/Hospitais, com 11 km de extensão, e o maior será o da linha turística Centro-Sul, com 21,3 km.

Informações: bhaz.com.br

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No Rio, Simulador treinará motoristas de ônibus do sistema BRT

Um simulador de direção será utilizado para treinar motoristas dos ônibus do sistema BRT. A tecnologia foi apresentada ontem, no 15º Etransport e na 9ª FetransRio, congresso e feira de transporte coletivo urbano realizados pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), que encerram hoje, no Riocentro.

Os visitantes dos eventos, que acontecem no Pavilhão 5 e têm entrada gratuita, poderão testar a tecnologia. O simulador, que segundo a Fetranspor deve começar a ser utilizado em aproximadamente um mês, vai preparar os motoristas dos ônibus que circularão pela Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil.

Sensações realistas

A tecnologia consiste em reproduzir determinadas condições de ambiente para gerar no motorista em treinamento as sensações mais realistas possíveis: fluxos de veículos, pedestres, condições climáticas, sinais de trânsito e condições de vias públicas diversificadas.

Inaugurado em junho, o corredor expresso Transoeste já registrou pelo menos cinco acidentes fatais com vítimas de atropelamento, além de colisões entre ônibus articulados e veículos que cruzam a pista exclusiva.  

Do Metrô Rio

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SPTrans implanta operação especial de transporte no domingo de eleição


A SPTrans aumentará o número de linhas e a quantidade de ônibus em circulação  neste domingo, quando ocorrerão as eleições municipais. As linhas de ônibus da cidade estarão operando com a frota habitual do sábado, quantidade 40% maior do que o habitual aos domingos. Algumas linhas estarão operando com 100% da frota e outras vão manter 70% da frota durante todo o dia.  

O aumento da circulação dos ônibus tem o objetivo de agilizar a viagem dos eleitores que precisam do transporte coletivo para ir até sua seção eleitoral, e também de incentivar aqueles que costumam usar o carro, a adotar o ônibus.  

Bilhete Amigão 

Os usuários do bilhete Único Comum poderão usufruir do benefício do Bilhete Amigão, que garante quatro integrações em ônibus, no período de oito horas, aos domingos e feriados, pagando somente uma tarifa. 

Para mais informações sobre itinerários de linhas de ônibus, ligue para 156 ou acesse www.sptrans.com.br.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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Motoristas seguem com terceiro dia de paralisação em Bauru, SP


Na manhã desta quinta-feira (4), uma reunião foi realizada entre a Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Bauru) e o Sindicato dos Transportes (Sindtran) para tentar um acordo sobre a paralisação dos motoristas de ônibus em Bauru (SP). O encontro começou por volta das 8h na garagem de uma das empresas. A proposta do sindicato continua a mesma: eles exigem três turnos de 6 horas.

Ainda de acordo com o Sindtran, a direção das empresas de ônibus se reúne com acionistas majoritários e advogados para analisar o pedido dos motoristas, ainda na tarde desta quinta. A partir da resposta da Transurb, o sindicato deve realizar uma assembleia com os grevistas. Os ônibus continuam parados na garagem. Os motoristas são contra o intervalo de até duas horas que são obrigados, por lei, a cumprir por conta da jornada atual de 7h20.   

Em relação à multa diária aplicada contra a Transurb, a assessoria da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb) informou que na quarta-feira (3) a associação já recebeu uma notificação no valor de R$76 mil, correspondentes ao primeiro dia de paralisação. Se os ônibus não voltarem às ruas, uma segunda notificação deve ser expedida.

Conforme decisão judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, o sindicato também está sujeito à multa diária de R$ 20 mil por dia, enquanto pelo menos 70% dos ônibus não circularem em horários de pico e 50% nos outros horários. A Justiça do Trabalho de Bauru recebeu uma solicitação do Tribunal Regional do Trabalho para que seja fiscalizado o cumprimento da liminar de manter parte da frota durante o período de paralisação.

A reunião de conciliação entre Transurb, Emdurb e Sindtran, que estava marcada para segunda-feira (08)  no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, em Campinas, foi antecipada para sexta-feira (5), às 13h30.

Informações: G1 Bauru/Marília

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Corredores são saída para trânsito, dizem especialistas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Com o trânsito cada vez pior, São Paulo só evitará um colapso nas ruas se o próximo prefeito priorizar o transporte coletivo, dizem os especialistas.

Como expandir as linhas do Metrô e da CPTM é algo demorado e depende do governo do Estado, construir mais corredores é a melhor saída para aliviar o trânsito e melhorar o transporte público enquanto o sistema sobre trilhos não crescer.

"Se o trânsito está horrível, é porque temos errado nos últimos 30 anos, ao investir em vias, pontes e asfalto. Quem planta asfalto colhe congestionamento. O investimento deve ser feito em transporte de massa", diz Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP.

"Não adianta colocar mais ônibus nas ruas, é preciso aumentar a velocidade deles, o que só é possível com mais corredores", diz Creso de Franco Peixoto, engenheiro e professor da FEI.

Resposta

A Secretaria Municipal dos Transportes diz trabalhar para implantar novos corredores de ônibus.

"Neste momento estão em licitação os projetos do Binário Santo Amaro, com 8 km; corredor Radial Leste, com 17 km; Aricanduva, com 14 km, Itaquera, com 6,1 km, Berrini, com 3,3 km e Capão Redondo/Vila Sônia, com 12,1 km", informou a gestão, em nota.

A prefeitura não explicou por que os corredores ainda não foram construídos.

A pasta diz também que implantou, entre 2011 e 2012, 62,5 km de faixas exclusivas de ônibus à direita, para tentar aumentar a velocidade média dos coletivos em 15%.

Atualmente, a cidade tem 113 km de faixas exclusivas e 120 km de corredores, segundo a secretaria.

Sobre os terminais, a SPTrans diz que o de Pinheiros está sendo construído e que os de Parelheiros, Jardim Ângela e Perus "estão com as licitações de obras em andamento".

Já os de Vila Sônia, Brasilândia e Vila Prudente estão sob responsabilidade do Metrô; e o do Jardim Miriam está em estudos. A secretaria não explicou o atraso nas obras.

Sobre a região do M'Boi Mirim, a SPTrans diz que ampliou oito paradas, implantou uma faixa reversível em 2010 e reorganizou linhas.

A prefeitura diz que vai implantar um monotrilho ao longo da estrada do M'Boi Mirim.

A Secretaria da Infraestrutura Urbana informou que o prolongamento da Radial Leste foi suspenso para "readequação do cronograma" e retomado em agosto.

Por Fabiana Cambricoli
do Agora SP


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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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