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Especialistas apontam falhas no sistema de transporte coletivo de Manaus

sábado, 1 de outubro de 2011

Os transtornos enfrentados atualmente pela população manauara no trânsito e transporte coletivo são fruto de falhas na administração pública. A afirmação é do mestre em Planejamento de Transportes, Paulo Sérgio Custódio, que participou, ontem, do último dia do seminário “Copa 2014: Sustentabilidade e Legado”, realizado em Manaus.

Para o especialista, os corredores viários da capital amazonense estão operando bem, mas o sistema de transporte coletivo precisa passar por melhorias na organização das linhas e rotas. Segundo Sérgio, diferente da postura de muitos administradores públicos, não se resolve problemas de trânsito de uma cidade construindo mais ruas e mais complexos viários. “Passei algumas horas circulando por Manaus e é possível ver que as ruas daqui estão bem estruturadas, mas é preciso melhorar muito o sistema de transporte coletivo e incentivar o uso racional dos carros”, disse.

O especialista afirmou que a opção feita por Manaus em utilizar um monotrilho como vetor de mobilidade para a Copa de 2014 pode significar mais gastos para a população. “A construção do monotrilho tem um custo muito elevado e vai ser preciso gastar ainda mais para fazer a manutenção. Os políticos não pagam essa conta e a população tem que cobrar medidas mais eficazes. A Copa não vai resolver os problemas do trânsito nas cidades”, disse. Na opinião de Custódio, é preciso que os administradores públicos comecem a planejar as cidades pensando na concepção de crescimento inteligente.

Atualmente, na maioria das cidades brasileiras, os moradores de baixa renda moram longe da área central, geralmente local de trabalho deles. “Enquanto as pessoas trabalharem muito longe de casa e houver essa diferenciação entre pobres e ricos, os problemas do trânsito vão continuar”, destacou. Além da mobilidade urbana, especialistas e técnicos dos ministérios do Meio Ambiente e Esporte discutiram, durante o segundo dia de seminário, questões relacionadas a mudanças climáticas, saneamento básico, eficiência em energia, gestão de resíduos sólidos e reciclagem.

Com as discussões será montada uma agenda de atividades sustentáveis para serem adotadas pelas cidades que serão sede da Copa de 2014. O seminário é realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério do Esporte, em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e República da Coréia, por meio do fundo para parcerias e conhecimento.


Fonte: A Critica

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Mudanças no transporte coletivo de Dourados começam neste sábado

Entra em vigor neste sábado (1) o novo sistema de integração temporal, que vai permitir à população de Dourados utilizar mais de um ônibus do transporte urbano no tempo médio de uma hora, trocando de veículo em qualquer ponto. A mudança foi determinada pela prefeitura à empresa Medianeira, responsável pelo transporte coletivo na cidade.

“A administração fez várias exigências que terão de ser cumpridas pela Medianeira como contrapartida pelo aumento de tarifa, como melhoria da qualidade e pontualidade das linhas, além da implantação do sistema de integração temporal”, explicou o diretor do Departamento de Trânsito da prefeitura Jonecir Ferreira.

Também serão feitas melhorias no transporte de universitários, com acréscimo de horários nos períodos de entrada e saída das faculdades, redução do tempo de vida da frota de oito para cinco anos, além de mudança nos horários e itinerários para adequar as linhas e evitar atrasos.

Integração
Para melhorar o transporte e atender a população, está sendo implantado o sistema de integração temporal que permite ao usuário se deslocar para os outros pontos da cidade sem precisar ir até o terminal de transbordo.

“A pessoa poderá optar por qualquer linha, desde que no mesmo sentido, ou seja, não será permitido o trajeto de ida e volta. Assim, se o usuário fizer um percurso até o centro da cidade e desejar retornar ao bairro de origem, ele não pode usar a integração. Será necessário pagar outra passagem. O tempo para a troca de linha é de 40 minutos”, informa Ferreira.

Para utilizar a integração, o usuário precisa se cadastrar na Central de Passes, no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, e adquirir um cartão de passe, no valor de R$ 23 com 10 créditos inseridos. “Os cartões não têm prazo de validade. Em caso de perda, o usuário deve fazer um novo pedido de cartão e pagar uma taxa”, destaca o diretor.

Ferreira chama a atenção dos usuários: “apenas quem pagar a passagem com o cartão poderá fazer a integração em qualquer ponto. Quem pagar a tarifa em dinheiro só poderá fazer a troca de ônibus no terminal de transbordo.

Cartão
A empresa concede um desconto no valor da tarifa para o usuário que utiliza o cartão magnético como forma de incentivar esse sistema de pagamento. A partir deste sábado, a tarifa com cartão passa custa R$ 2,30 e o pagamento em dinheiro, R$ 2,50.

Horário
Na segunda-feira (3) serão adicionados nove horários à linha da Cidade Universitária para atender estudantes e professores. O ônibus vai sair do transbordo às 08h15, 09h25, 14h10, 16h25, 18h25 e 21h05. A saída das universidades será às 07h35, 08h50 e 19h00, além dos horários já estabelecidos.

Serviço
Mais informações sobre o cadastro no sistema de integração temporal e os documentos necessários podem ser obtidas na Central de Passes, no terminal rodoviário, ou pelo telefone (67) 3424-8652.

Em caso de reclamação, os usuários do transporte público de Dourados podem entrar em contato com o Departamento de Trânsito, localizado na Rua Oliveira Marques, 490, ou pelo telefone (67) 3411-7121.

Fonte: Agora MS

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Valor da tarifa do transporte coletivo deve subir em Taubaté

Quem anda de ônibus em Taubaté deve preparar o bolso. Em breve a tarifa deve subir na cidade. A ABC Transportes encaminhou à prefeitura uma planilha de custos atualizada solicitando o reajuste no valor da passagem. Desde novembro de 2009 a tarifa não sofre reajuste. São 86 ônibus em circulação na cidade.

A planilha é feita com base nos gastos com o veículo, peças, manutenção, combustível, motorista, cobrador e o valor final não é calculado pela empresa, mas pelo Geipot (grupo executivo de integração da política de transportes), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.

A direção da empresa ressalta o aumento do salário mínimo como um dos fatores para o reajuste do preço das passagens. De acordo com o contrato, o reajuste deveria ser anual. A partir da assinatura do decreto, a mudança na tarifa do transporte público tem 15 dias para entrar em vigor. A empresa aguarda uma posição da prefeitura.

A secretaria de trânsito informou que concluiu uma planilha de custos essa semana. O reajuste sugerido é de R$ 2,40 para R$ 2,75. A planilha foi entregue ao prefeito Roberto Peixoto (PMDB) na última segunda-feira (26). Ele ainda não avaliou o reajuste.



Fonte: VNews


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Em São Paulo, Corredores de ônibus passam por reformas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Na cidade de São Paulo, um corredor de ônibus de 10,1 km que liga o bairro do Campo Limpo, na zona Sul, ao Centro da cidade está recebendo um novo pavimento. Conhecido como Campo Limpo-Rebouças-Centro, o corredor, originalmente em asfalto, agora passa a ser de concreto. A obra teve início no final de maio e, segundo a assessoria da SPTrans, será concluída em maio de 2012, com investimento total de R$ 22,9 milhões.

Na empreitada, executada pela Soemeg - empresa especializada na prestação de serviços de infraestrutura em geral, como pavimentação, drenagem e saneamento -, a troca do pavimento será dividida em quatro trechos, que compreendem: a Av. Prof. Francisco Morato, a Av. Eusébio Matoso, a Av. Rebouças e a Rua da Consolação. A divisão tem como objetivo minimizar os efeitos no trânsito por conta das interdições necessárias.

De acordo com profissionais da Soemeg, os pavimentos de corredores de ônibus são expostos ao tráfego canalizado de um grande volume de veículos pesados e a baixas velocidades. Na região das paradas, a situação é agravada pelo acréscimo de tensões causadas por frenagem e partidas dos veículos e pela frequente exposição a derramamentos de derivados de petróleo, o que deteriora o ligante asfáltico.

"O pavimento rígido possui resistência elevada ao tráfego de veículos pesados, o gasto com a manutenção é menor e sua vida útil bem superior ao pavimento flexível, compensando no longo prazo seu maior custo de implantação", afirma Renato de Freitas Moraes Rosset, gerente de contrato do consórcio Soemeg - Consladel.

Segundo ele, um fator que tornava menos viável a utilização desse tipo de pavimento nos centros urbanos era seu tempo de execução e liberação para o tráfego. Porém, com o domínio da técnica de execução e o desenvolvimento tecnológico do concreto com secagem e enrijecimento ultrarrápido - de 72 h e até 24 h -, o uso do pavimento de concreto tem sido viabilizado.


Fonte: Infraestrutura Urbana

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No Recife, Mudança no trânsito da Avenida Caxangá altera operação de três linhas

A partir de amanhã (01/10), o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar o itinerário de três linhas de ônibus e o atendimento de três paradas, devido a desativação do semáforo localizado embaixo do viaduto da BR-101 sobre a Avenida Caxangá, no sentido Recife/Olinda. Esta mudança será realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). O Consórcio espera que a mudança favoreça o fluxo dos ônibus nesses corredores, trazendo mais agilidade no serviço das linhas de ônibus que atendem o entorno daquela área.

Em virtude da mudança, todas as três linhas envolvidas na operação (veja lista e tabela abaixo), deixarão de atender à parada de ônibus localizada na Av. Professor Moraes Rego (pista leste da BR-101), antes do cruzamento com a Av. Caxangá, no sentido CDU/Caxangá.

A parada localizada na pista leste da BR-101, após o cruzamento com a Av. Caxangá no sentido CDU/Caxangá, não será mais atendida pela linha 207-Barro/Macaxeira (BR-101). Isto porque os ônibus que fazem esta rota passarão a cruzar a Avenida Caxangá por cima do viaduto.

Já o ponto de embarque e desembarque localizado na Av. Caxangá, no sentido cidade/subúrbio logo após o viaduto deixará de ser atendido pela linha 060-Shopping/CDU, que sofrerá uma pequena alteração no seu itinerário. Após a eliminação do semáforo, ela passará a realizar retorno embaixo do viaduto, para chegar à Av. General Polidoro de onde irá seguir para o terminal.

O Consórcio informará estas mudanças aos usuários através de cartazes fixados nas paradas de ônibus, além de divulgadores, nas proximidades dos abrigos, orientando as pessoas. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site www.granderecife.pe.gov.br.

Detalhamento dos itinerários realizados por cada uma das linhas envolvidas na operação a partir de 01/10 (sábado):

303-Curado II/Caxangá (BR-232):

...Av. Professor Moraes Rego (marginal leste), Viaduto sobre a Avenida Caxangá, Rua Maurício de Nassau, Estrada do Barbalho, Avenida Caxangá...

207-Barro/Macaxeira (BR-101):

...Av. Professor Moraes Rego (marginal leste), Viaduto sobre a Avenida Caxangá, BR-101...


060-Shopping/CDU:
...Retorno embaixo do Viaduto sobre a Avenida Caxangá, Av. Professor Moraes Rego (marginal leste), Rua Marechal Manoel Luís Osório, Av. General Polidoro, Rua Emiliano Braga, Rua Professor Chaves Batista, Rua Paulo Harris...
 
Fonte: CGRT

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CTTU faz mudança no trânsito do cruzamento da Caxangá com a BR-101

A partir das 6h deste sábado (1º), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) fechará o canteiro central da Avenida Caxangá e removerá um semáforo no trecho localizado abaixo do viaduto da BR-101, no bairro da Iputinga. A CTTU vai proibir ainda o estacionamento em alguns trechos da Avenida Maurício de Nassau. Também haverá proibição de estacionamento, mas somente no lado direito, na Estrada do Barbalho no sentido do fluxo dos veículos entre a Maurício de Nassau e a Caxangá. No lado esquerdo da Estrada do Barbalho, nas proximidades do semáforo do cruzamento com a Caxangá, será também proibido estacionar. O ponto de táxi nesse espaço será recuado, garantindo maior acomodação dos veículos que aguardam a abertura do sinal de trânsito.

A ação garantirá maior fluidez para a via, especialmente, no corredor exclusivo de ônibus. Com a intervenção, o condutor que estiver vindo pela pista local da BR-101 (Avenida Professor Joaquim Cavalcanti), no sentido Cidade Universitária/Dois Irmãos e quiser chegar à Camaragibe ou cruzar a Caxangá, deverá pegar o último acesso à esquerda antes do elevado da BR-101 e subi-lo. Após descer o viaduto, o motorista precisa virar na primeira entrada à direita para acessar, novamente, a pista local da rodovia, depois dobrar à direita na Avenida Maurício de Nassau e seguir até entrar novamente à direita na Estrada do Barbalho. Por fim, o condutor deverá pegar a via à direita na Caxangá e seguir em direção à Camaragibe.

Já o motorista que estiver na Avenida Caxangá, no sentido subúrbio/cidade, e quiser acessar a BR-101 com destino a Dois Irmãos ou fazer o retorno para voltar à Camaragibe, deverá seguir em frente passando por baixo do viaduto e entrar à direita na Rua Cândido Borges Castelo Branco. Na sequência, pegar à direita na Rua Comendador Álvares de Carvalho e novamente à direita na Rua Bom Pastor e acessar a pista da Caxangá no sentido Camaragibe. Se o destino for a BR-101, o condutor deverá entrar à direta na pista local da rodovia.


Da Folha de Pernambuco

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