Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Manaus: Ônibus operam na avenida das Torres

terça-feira, 13 de julho de 2010


O novo sistema viário de Manaus, avenida Governador José Lindoso, mais conhecido como “avenida das Torres”, corredor de integração das zonas Norte, Leste e Centro-Sul de Manaus, passou a contar, desde ontem, com a circulação da linha de transporte coletivo 457, que atende os moradores das comunidades Águas Claras 2 e Parque das Garças, na Zona Norte de Manaus.

Um dos usuários do transporte coletivo, o comerciante Orlando Vidal, 50, que aguardava o transporte próximo a um sinal de parada de ônibus, disse que a via trouxe melhorias, porém faltam alguns detalhes para ficar perfeita. “Ainda falta a construção de assentos e cobertura nas paradas e sinal inteligente em alguns pontos da via, para que idosos e crianças possam atravessar com mais segurança, principalmente, nos horários de picos, quando os veículos costumam passam em grande velocidade”, declarou.

Em um outro ponto da via, a professora Maria Auxiliadora, 32, que também aguardava a linha 457, comentou a necessidade de se colocar mais ônibus para circular pela avenida das Torres. “A via dá acesso a outros bairros, portanto, o órgão competente tem que avaliar a condição de trazer alternativas no transporte”, comentou a professora.

De acordo com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), quatro novos veículos devem operar na linha 457, na recém-inaugurada via, após conclusão de pesquisas sobre demanda de passageiros que estão sendo realizadas por técnicos do órgão. Outro ponto ainda a ser definido é com relação as áreas para instalação das paradas de ônibus que estão sendo estudadas. Outras linhas de ônibus deverão operar na via após conclusão de pesquisas sobre demanda de passageiros na área.

A avenida das Torres, que possui 6.300 metros de extensão, com três pistas de cada lado, também serve com caminho alternativo para a Torquato Tapajós e Efigênio Sales, vias que já enfrentam saturação de tráfego, além de facilitar o acesso entre o Distrito Industrial e o aeroporto internacional Eduardo Gomes. A obra entregue no dia 29 de junho, recebeu investimento da ordem de R$ 48,2 milhões.

Fonte: Em Tempo
READ MORE - Manaus: Ônibus operam na avenida das Torres

Governo lança nesta terça edital do leilão do trem-bala Campinas, São Paulo ao Rio


O governo federal lançará hoje o edital do leilão de concessão do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A cerimônia de apresentação do documento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e será realizada às 11h30 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República, em Brasília. Na ocasião, Lula também assinará a mensagem ao Congresso para encaminhar projeto de lei que prevê a criação da estatal que participará do empreendimento, a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav).
A estatal Etav deverá ter capital de cerca de R$ 3,4 bilhões e deterá participação de 33% na Sociedade de Propósito Específico (SPE) a ser formada pelos vencedores do leilão de concessão do trem-bala. O governo pretende fazer a licitação até o fim de novembro. Além de ser sócia do projeto, a Etav funcionará como agente do governo brasileiro para receber a tecnologia que será transferida pelos vencedores do leilão. A expectativa do governo é iniciar a construção do trem-bala até o fim de 2011.
Hoje foi vencida a última etapa burocrática para a liberação do edital. O Conselho Nacional de Desestatização aprovou , por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União, o processo de concessão do projeto. A licitação ocorrerá por meio de leilão na BM&FBovespa e o critério de julgamento será o menor valor da tarifa-teto, observado o valor máximo de R$ 0,49 por quilômetro.
Há duas semanas o Tribunal de Contas da União (TCU) deu seu aval à concessão do trem-bala. O tribunal reduziu o orçamento previsto para o projeto de R$ 34,6 bilhões para R$ 33,1 bilhões, o que possibilitou a diminuição da tarifa máxima para o trecho entre São Paulo e Rio de R$ 217 para R$ 199, na classe econômica.

Fonte: Estadão
READ MORE - Governo lança nesta terça edital do leilão do trem-bala Campinas, São Paulo ao Rio

Barcas são problema, admite Cabral, que promete linha Niterói-São Gonçalo


O governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, admitiu nesta segunda-feira dificuldades para fazer melhorias no sistema de transporte de barcas, mas atribuiu o problema a exigências feitas pelo contrato de concessão do serviço, de 1998. Reportagem do GLOBO nesta segunda-feira mostrou que o Rio é dependente dos ônibus, que transportam 70% dos passageiros, enquanto barcas (1%), metrô (4%) e trens (3%) estão longe de serem transportes de massa no estado.

Adversário de Cabral na disputa pelo governo do estado, o deputado Fernando Gabeira (PV) voltou a defender melhorias e ampliação do sistema de metrô e trens. Quanto às barcas, disse que quer corrigir deficiências para criar novas rotas, como a do Galeão até Botafogo. Destacou que é preciso "romper a cumplicidade de políticos fluminenses com os donos de empresas de ônibus":
- Precisamos parar de pensar as linhas de ônibus segundo os interesses das empresas. Os interesses dos usuários é que têm de ser levados em conta.

Chegada de novos trens do metrô em 2011
Cabral disse que, diferentemente de SuperVia e do Metrô, a empresa Barcas S.A assumiu custos com indenizações de funcionários. E afirmou que o governo fará mudanças no contrato para que seja possível o estado participar da compra de novas embarcações:

- O contrato foi efetivamente leonino, mas não temos que abrir mão das exigências que estamos fazendo. Eles demoraram a nos apresentar (uma proposta). Queriam o céu, não vão levar o céu. Mas há um acordo que se, finalizado, será bom, sobretudo para os usuários - disse Cabral, que prometeu fazer as linhas 3 (Niterói-São Gonçalo) e 4 do metrô (Ipanema-Barra).
Cabral, que fez nesta segunda-feira palestra no Iuperj, disse que os investimentos com a compra de novos trens para a SuperVia e o metrô começarão a dar resultados em 2011. Sobre o baixo desempenho do Rio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ele disse que não tinha esperança de bons resultados:
- É um resultado de médio e longo prazo. Não tenho ilusão, tal era a desestruturação. O crime foi implementado pela prefeitura nas gestões anteriores.

READ MORE - Barcas são problema, admite Cabral, que promete linha Niterói-São Gonçalo

São Paulo: Monotrilho Linha 17 – É a ligação do Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária

segunda-feira, 12 de julho de 2010


Uma das obras de mobilidade urbana previstas para a Copa 2014 no Estado de São Paulo é a ligação do Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária, por meio de sistema de monotrilho – trem com tração elétrica e sustentação por pneus, que se desloca sobre uma viga com pneus laterais para guia e estabilização. Os trens correrão em alturas com distâncias entre 12m e 15m do chão.
Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, a linha será construída em três trechos distintos:
Trecho 1: São Judas – Aeroporto de CongonhasCaracterísticas: 3,8km de extensão, duas estações e quatro trens, previsto para ser inaugurado até o final do ano de 2010.
Trecho 2: Aeroporto de Congonhas – Estação Morumbi (Linha 9)Características: ligação ao Jabaquara, com 10,8km de extensão, 12 estações e 13 trens.
Trecho 3: Estação Morumbi (Linha 9) – Estação São Paulo-Morumbi (Linha 4)Características: 6,9km de extensão, seis estações e 11 trens, previsto para ser inaugurado até o final do ano de 2013.

Fonte: Portal da Transparência
READ MORE - São Paulo: Monotrilho Linha 17 – É a ligação do Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária

DF: Acidente no metrô atrasa percurso de trens

Um pessoa se envolveu em um acidente, na manhã desta segunda-feira (12/7), nos trilhos do metrô, próximo à estação Arniqueiras, em Águas Claras. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), durante 30 minutos, o percurso de 11 trens ficou reduzido.
Eles circulavam, apenas nas demais estações, ou seja, do Plano Piloto ao Guará, ou de Samambaia e Ceilândia até a Arniqueiras. Segundo o Metrô-DF, o valor dos bilhetes foram devolvidos àqueles que não conseguissem chegar ao destino desejado. A assessoria de imprensa do órgão não sabe a causa do acidente.
A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Reginoal de Taguatinga (HRT) em estado grave.

READ MORE - DF: Acidente no metrô atrasa percurso de trens

Excesso de carros e ônibus é desafio para próximo governador do Rio


Por volta das 17h30m de quarta-feira, Vanderlúcia Rosa, moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, esperava o metrô, na estação Central, para ir até a Pavuna. Três trens pararam à sua frente, mas ela não se moveu, por absoluta falta de espaço. Decidiu embarcar no quarto, que estava um pouco menos lotado. Ela poderia ter optado pelo ônibus, mas, no horário do rush, ficaria presa nos engarrafamentos. São nós como este que terão de ser desatados pelo próximo governador do Rio, num setor que tem avançado a passos lentos. Para completar o desafio, na linha do horizonte já despontam a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
(Vídeo: assista ao depoimento do diretor regional da ANTP)
O cenário atual é pouco animador. Na Região Metropolitana do Rio, os ônibus têm papel preponderante, transportando 70% dos passageiros, de acordo com os números do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU). Desorganização no planejamento das linhas, que nunca foram licitadas; problemas de integração e falta de corredores expressos tornam essa concentração ainda mais perversa. A participação de trens, metrô e barcas se limita a 8%, inferior à das vans (18%). O resultado da equação são milhares de carros, ônibus e vans presos nos engarrafamentos. E mais fumaça, mais gastos e mais tempo perdido.
Para alterar esse quadro, o próximo governador terá de pisar firme no acelerador. Nos últimos 12 anos, o estado ganhou uma estação de metrô a cada governo. Sérgio Cabral construiu General Osório. Rosinha Garotinho, Cantagalo; Anthony Garotinho e Benedita da Silva, Siqueira Campos. Ainda que se leve em conta a futura estação Cidade Nova, que faz parte da conexão Pavuna-Botafogo, uma comparação com São Paulo deixa o Rio em desvantagem. No estado vizinho, foram abertas quatro estações de metrô nos últimos quatro anos; outras quatro deverão ser entregues até o fim do ano.
Mesmo que os trilhos do metrô carioca tivessem avançado mais, a falta de carros continuaria travando o sistema. Nos últimos dez anos, o número de passageiros cresceu cerca de 30%, mas a frota permaneceu a mesma: 33 trens. Dezenove trens já foram comprados pela concessionária, dentro de um pacote de investimentos de R$ 1,1 bilhão, mas eles só começam a chegar no ano que vem. Técnicos defendem mais investimentos
Embora o Rio conte com uma significativa malha ferroviária - cinco ramais, num total de 225 quilômetros - o número de passageiros ainda é modesto. Enquanto no Rio os trens transportam cerca de 500 mil pessoas por dia, em São Paulo - que tem 260 quilômetros de trilhos em seis ramais e o mesmo número de estações (89) - eles levam 2,2 milhões de passageiros por dia, ou seja, quatro vezes mais. Além disso, em São Paulo já está em curso a transformação de parte dos trens metropolitanos em metrô.
Nos últimos meses, falhas nos serviços de metrô, trens e barcas ganharam as manchetes dos jornais. Num dos episódios mais inusitados, no dia 18 de janeiro, um trem da SuperVia trafegou por quatro estações sem maquinista, ficando conhecido como "trem fantasma". A concessionária foi multada em R$ 587 mil pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos em Transportes (Agetransp).
Para especialistas, embora os serviços de trem, metrô e barcas tenham sido concedidos à iniciativa privada nos anos 90, eles terão de voltar a receber investimentos do estado.
- O estado vai ter que ajudar, não tem jeito. Ele foi sábio em vender esses serviços. Mas agora tem que botar recursos, porque as coisas não estão funcionando bem - diz Willian de Aquino, diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Paralelamente, Willian de Aquino defende a prioridade para o transporte coletivo, um melhor gerenciamento de trânsito e uma ação mais efetiva do estado junto aos municípios, com o objetivo de integrar os diversos tipos de transporte.
José Eugênio Leal, professor de Engenharia de Transportes da PUC-RJ, diz que o estado precisa melhorar a qualidade do transporte público, de modo a desestimular o uso dos automóveis. De acordo com o Detran-RJ, nos últimos dez anos a frota do estado cresceu quase 54% (de 3.164.580 para 4.868.158 veículos). Já a população, entre 2000 e 2009, aumentou 11,25%, de 14.391.282 para 16.010.429.
- Hoje o transporte público não está à altura que deveria estar para fazer com que as pessoas deixem de usar o transporte individual - afirma o professor, que prega também um maior rigor nas inspeções dos veículos, com o objetivo de tirar das ruas os que estão malconservados.
O professor também defende mais investimentos do estado nos serviços que foram concedidos.
- No caso das barcas, por exemplo, o contrato é mal parado. Do jeito que está, as barcas não têm como se sustentar economicamente.

Fonte: O Globo
READ MORE - Excesso de carros e ônibus é desafio para próximo governador do Rio

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960