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Tarifa de ônibus de Uberaba pode ser reajustada

terça-feira, 3 de novembro de 2009


A tarifa do transporte coletivo pode ter alteração, para mais ou para menos, segundo informa o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto.Na quinta-feira, dia 29 de outubro, o prefeito esteve reunido com a diretoria das empresas que estão atuando em Uberaba, a Líder e a Piracicabana. Do encontro ficou definido que o gerenciamento do sistema de transporte coletivo será compartilhado, ficando a cargo de um superintendente da prefeitura e de um diretor de cada empresa.
O prefeito afirmou na reunião que o sistema deve funcionar bem e se autossustentar, destacando que primeiro serão sanadas todas as questões e, depois, será discutida a tarifa.A reportagem do JORNAL DE UBERABA perguntou ao prefeito se vai haver aumento na tarifa.
"É claro que eles [a direção das empresas] querem conversar sobre a tarifa, já que está no edital a instituição da tarifa. Só que quero debater todo o processo de melhoria do sistema, definir as ações e o cronograma para a implantação destas ações. Somente depois disto a gente aceitaria falar sobre tarifa. Mas não sei se a tarifa vai aumentar ou diminuir. O próprio processo licitatório definiu isso. Fiz questão de nem saber isso, exatamente porque os passos são estes. Primeiro concluir o processo licitatório, as empresas começarem a trabalhar, definir o programa de melhoria, quais as ações serão implantadas, e é depois que vamos chegar a este ponto [de avaliar a tarifa].
O sistema se paga e, se a pessoa quiser mais ônibus nos horários de pico, com ninguém em pé, isso é possível, é só colocar mais ônibus no horário de pico, mas a tarifa tem de ser compatível para isso", observa Anderson, tentando amenizar se o usuário poderá aguardar por um possível aumento de tarifa.
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EMTU vai aumentar a fiscalização sobre vans da linha São Paulo-Guarulhos e Começa a Funcionar o Terminal de ônibus Campo Limpo

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O prefeito de São Paulo entregou nesta sexta-feira (30) o Terminal de Ônibus Campo Limpo, na zona sul, que vai melhorar as condições de transporte público para 270 mil passageiros por dia, com mudanças em 29 linhas da região. Esses trajetos de ônibus terão alterações escalonadas, que serão implementadas até o final do ano.Durante a inauguração, o prefeito lançou o novo site da SPTrans - São Paulo Transportes, com novas ferramentas para facilitar a navegação pelos serviços de ônibus. O site está disponível no Terminal Campo Limpo em três totens, com acesso livre para a população conhecer o serviço. Os equipamentos são itinerantes e ficarão por cinco dias úteis nos terminais.“O terminal traz mais conforto para os usuários e integra melhor as linhas. Com isso, ele diminui o tempo de viagem. O nosso objetivo é continuar avançando com investimentos que melhorem a qualidade do transporte público”, disse o prefeito.
Localizado na estrada do Campo Limpo, esquina na rua Campina Grande, o terminal tem capacidade para atender 62 mil pessoas por dia e operar com 331 ônibus. Ele receberá as linhas alimentadoras, vindas dos extremos da zona oeste e da região metropolitana oeste e sudoeste, oferecendo itinerários para as regiões de Pinheiros, central, avenida Paulista e estações do Metrô.
As linhas locais, ou alimentadoras, ficarão com itinerários menores e isso possibilitará um número maior de partidas, diminuindo o intervalo entre os ônibus. Cada bairro terá uma solução diferente, dentre as quais, maior oferta de viagens, um novo tipo de veículo na operação e uma maior opção de destinos. As linhas troncais serão equipadas com veículos novos e com maior capacidade, oferecendo mais conforto aos usuários.“Em toda a estrada do Campo Limpo, no horário de pico dos ônibus, nós proibimos o estacionamento nos dois lados para que os ônibus possam sair mais rapidamente do terminal”, explicou o secretário municipal de Transportes, sobre as adaptações no local.

Instalada em um terreno de 21.000 m², a obra conta com área coberta de 9 mil m², sendo 8.200 m² de plataformas, acessos e travessias; e 800 m² de edifícios operacionais (Centro Operacional, bilheteria, subestação e bicicletário). Em breve, o terminal terá também quiosques de atendimento e de alimentação.O custo total é de R$ 43 milhões. Até o momento, foram investidos R$ 31 milhões. Outros R$ 12 milhões serão destinados para compensação ambiental, prevista para 2010.

O Terminal Campo Limpo vai beneficiar os bairros Jardim Rosana, Jardim das Rosas, Jardim Helga, Jardim Macedônia, Valo Velho, Campo Limpo, Jardim Guarujá, Jardim Maria Sampaio, Inocoop, Jd. Rebouças, Parque do Lago, Parque Ipê, Jardim Mitsutani, Parque do Engenho e Jardim das Virtudes.
Os abusos cometidos pelos motoristas do transporte coletivo se repetiram nesta sexta (30). O novo terminal de ônibus de Campo Limpo, na Zona Sul da capital, começou a funcionar hoje. Veja na reportagem do SPTV.


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Já está no Senado Federal um novo projeto de lei de estímulo à desoneração tarifária, ou seja, de redução do preço das passagens do transporte público


Depois de quatro ou cinco anos de discussão, já está no Senado Federal um novo projeto de lei de estímulo à desoneração tarifária, ou seja, de redução do preço das passagens do transporte público coletivo do País. Se for sancionada pela Presidência da República e realmente posta em prática, a futura lei poderá representar uma redução de até 15% no preço das tarifas dos serviços urbano e metropolitano, por meio de ônibus, microônibus, metrô, trem metropolitano e trólebus.
No sistema da Região Metropolitana do Recife, a passagem cairia de R$ 1,85 para R$ 1,60, aproximadamente. São R$ 0,25 a menos no bolso do trabalhador, o que ajuda.O projeto institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) e condiciona a participação aos sistemas que tenham rede integrada de transportes ou possuam o bilhete único temporal (como em São Paulo, onde a pessoa tem um tempo estipulado para pegar vários ônibus pagando uma única passagem). Podem participar do Reitup, municípios, Estados e pessoas jurídicas prestadoras de serviços de transporte público, cada um com deveres e direitos. No caso do poder público, a contrapartida é a redução, isenção ou não incidência dos tributos de sua competência, como ISS e ICMS, sobre os serviços de transporte e os insumos utilizados para a operação desses sistemas.
Se vingar, projeto de lei poderá representar uma redução de até 15% no preço das passagens de ônibus do País.
Para as pessoas jurídicas prestadoras de serviços de transporte coletivo urbano e metropolitano, as exigências são aderir e concordar com todas as regras do Reitup, não estar em débito com o INSS ou com as fazendas públicas federal, estadual e municipal e ter transparência sobre toda a movimentação do sistema. Em troca, os benefícios são muitos: redução a zero das alíquotas da contribuição do PIS/Pasep, Cofins e Cide incidentes sobre o faturamento dos serviços de transporte público coletivo e na aquisição dos insumos necessários, como óleo diesel, gás veicular e outros combustíveis, desde que renováveis e não-poluentes, além de chassis, carrocerias, veículos, pneus e câmaras de ar, utilizados diretamente na prestação de serviço. E ainda na energia elétrica utilizada na alimentação, tração e funcionamento de metrôs, trens metropolitanos e trólebus, inclusive centros de controle e estações, e na iluminação de terminais e abrigos de passageiros.

Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito, Dilson Peixoto está otimista com a aprovação integral do projeto, que, por ser substitutivo, passa automaticamente pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado Federal. Além de ter como relator o deputado Carlos Zarattini, da base aliada do governo, o substitutivo conta com o aval da Frente de Prefeitos, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), além de outras entidades sérias ligadas ao transporte de massa brasileiro. A previsão é de que seja votado no Senado até o fim do ano.
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Sorocaba: Manutenção dos ônibus da TCS é cada vez mais precária

A manutenção dos ônibus da Transporte Coletivo Sorocaba (TCS) está prejudicada. O profissional que administrava a TCS antes da intervenção, Baltazar de Sousa Júnior, revela que a Urbes reduziu a aquisição de peças e consequentemente os reparos nos ônibus. Na garagem, mecânicos afirmam que a checagem preventiva caiu pela metade e confirmam a falta de estoque para todos os consertos necessários. Autopeças informam que deixam de vender por causa das dívidas.
Nas ruas, os ônibus param ou provocam acidentes por causa dos defeitos, como um atropelamento fatal no mês de setembro. A Urbes diz que não houve interferências no plano de manutenção. Em relação aos fornecedores, informa que “não houve atraso de pagamento de fornecedores, mas sim reprogramações em razão da administração de fluxo de caixa da empresa, que prioriza despesas com pessoal, combustível, manutenção e as demais despesas necessárias à operação”, consta em reposta à reportagem. Também reconhece dificuldades na operação das linhas e lembra que as administra para evitar a descontinuidade do serviço de transporte.
Em entrevista na última segunda-feira, Baltazar de Sousa Júnior disse que a partir do final de maio, depois que a Urbes interveio totalmente na administração da TCS, o investimento mensal na frota reduziu em R$ 414 mil, de R$ 1,807 milhão para R$ 1,393 milhão. Afirma que a partir de então passou a haver mais quebras, menor investimento para compras no almoxarifado e carro pendente de manutenção por falta de peças. “A coisa está degringolando, estão deixando de investir e a frota vai quebrar, não vai rodar. Será que não é para prejudicar a TCS?”, questiona.
Segundo Baltazar, deixam de ser feitas revisões pelo “valetamento”, ou seja, a checagem de todas as folgas de cada carro quando retornam das ruas. No ‘valetamento‘ são checados rolamentos, manga de eixo, roda, trambulador. “Com a falta de investimento está deixando de comprar peças básicas (...) detectados problemas era feita a ficha e trocada a peça, isso não está mais sendo feito em alguns tipos de manutenção”, afirmou. Na opinião de Baltazar, a Urbes deixa de fazer a manutenção porque a frota será substituída pelos novos veículos das empresas emergenciais.
Pode piorar
A Urbes informa que a situação pode piorar. Lembra que as dificuldades aumentaram a partir de 4 de agosto deste ano, quando, por determinação judicial, dez veículos foram apreendidos. As apreensões ocorreram por falta de pagamentos de empréstimos junto à instituição financeira, cuja garantia incluía veículos do transporte coletivo de Sorocaba. E pode piorar porque há pendência sobre outros veículos que podem ser apreendidos pela mesma instituição a qualquer momento. Não divulgou quantos são.
Justificou que a intervenção foi realizada para operar as linhas pertencentes ao Lote 1 com o objetivo de evitar a descontinuidade da prestação dos serviços de transporte coletivo em razão da sua natureza essencial. Explicou que o decreto municipal (nº 16.633, de 27/05/2009), determinou a intervenção total na operação do serviço de transporte coletivo urbano, decorrente da caducidade da concessão outorgada à TCS, também, determinada por meio de decreto municipal (nº 16.634, de 27/05/2009).(Por Leandro Nogueira)
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Rio: Passageiros do metrô reclamam de esquema montado por causa de obras


A fila de espera pelos ônibus é grande. A Avenida Radial Oeste está fechada no sentido Zona Norte, no trecho entre a Praça da Bandeira e o sinal do Viaduto de São Cristóvão. Os passageiros têm que sair da estação Maracanã, atravessar a passarela e pegar o ônibus no portão lateral da Uerj.
A Radial Oeste foi fechada às 23h de sexta-feira (30) até as 11h deste sábado (31), e também das 23h às 5h no sábado, domingo e segunda-feira. Uma faixa reversível foi colocada à disposição dos motoristas que seguem para a Zona Norte. A fila de congestionamento é maior no sentido Centro.
Segundo a assessoria do metrô, a operação de colocação dos trilhos será feita durante o feriado prolongado, pois a movimentação cai dos 550 mil passageiros habituais para cerca de 190 mil aos sábados, 80 mil aos domingos e 150 mil em feriados. Ainda de acordo com a assessoria, a interdição da Avenida Radial Oeste até as 11h complicou o tráfego, por isso os ônibus estão demorando mais tempo para fazer o trajeto Maracanã-Estácio, e que o número de passageiros normalmente reduz aos sábados a partir de 13h.
A operação é necessária para que os trens da Linha 2 possam circular diariamente da Estação São Cristóvão até a Estação Central e a partir dali nos trilhos da Linha 1 até Botafogo.

Mudança no metrô
Já o tráfego na Linha 2 do metrô foi interrompido às 23h de sexta (30) entre as estações Maracanã e Estácio. A interrupção vai até as 23h de segunda-feira (2). O motivo é a colocação dos trilhos da nova via que ligará a Linha 2 à Linha 1, a partir da Estação São Cristóvão, permitindo a ligação direta Pavuna-Botafogo. Durante o período de realização da obra, os trens da Linha 2 circularão da Pavuna até o Maracanã, e a partir desse ponto o trajeto será feito por 24 ônibus do metrô, que irão levar os passageiros até a estação de transferência com a Linha 1, Estácio. Já os passageiros que quiserem embarcar para a Linha 2, também terão ônibus especiais para fazer trajeto desde Estácio até a Estação Maracanã, de onde os trens partirão normalmente até Pavuna. De acordo com a assessoria da concessionária Metrô Rio, o tempo de viagem estimado é de 15 minutos.
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No Rio, Universitários poderão pagar meia entrada em ônibus da cidade


O prefeito Eduardo Paes (PMDB) disse há pouco que vai encaminhar à Câmara de Vereadores do Rio projeto de lei propondo que estudantes universitários paguem meia entrada nos ônibus municipais. Paes anunciou a medida a um grupo de militantes da União Estadual dos Estudantes, que protestava contra a lentidão no envio do projeto para votação na câmara.
A criação da lei da meia entrada para universitários nos coletivos é uma das promessas de campanha do prefeito. Paes, que participava de um seminário no Hotel Copacabana Palace, afirmou aos militantes que pretende enviar o projeto aos vereadores até o dia 15. O prefeito admitiu que o benefício vai elevar o preço das passagens na cidade, mas não precisou o valor do impacto com a adoção da medida.
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