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Corredor de ônibus em Niterói: engarrafamento chega a 9 quilômetros

quarta-feira, 24 de março de 2010


O que deveria ser um benefício para o trabalhador transformou-se em transtorno. Idealizado para tornar mais rápido o deslocamento de ônbus e vans, o Corredor Metropolitano de Niterói produziu o efeito inverso em seu teste de fogo, ontem de manhã, em pleno horário do rush. Cansadas de esperar em um engarrafamento de até nove quilômetros, centenas de pessoas desceram dos coletivos em que estavam para prosseguir viagem a pé pela Alameda São Boaventura, no Fonseca.

O corredor liga a Alameda e a Avenida Feliciano Sodré ao terminal rodoviário, no Centro. No percurso de 6,5 quilômetros, são atendidos 250 mil passageiros por dia. Por lá, passam 50 mil carros diariamente. Com tanta demanda, trajetos entre bairros feitos em 30 minutos demoraram mais de uma hora. Para quem vinha de São Gonçalo, pior ainda. Uma viagem de 70 minutos passou a durar quase uma hora a mais.

Falta de informação

Às 6h, o trânsito era normal, com o fluxo de ônibus e vans facilitado com a faixa exclusiva na Alameda. Mas os donos de carro reclamavam por só terem duas faixas. E os usuários estavam confusos com a falta de informações sobre as mudanças dos pontos dos ônibus intermunicipais.

Às 7h, o caos. Um engarrafamento quilométrico já havia se formado na entrada da Alameda, estendendo-se pela RJ-104 (Niterói-Itaboraí) até Tribobó, em São Gonçalo.

Sem ter o que fazer, motoristas desligavam os carros e esperavam do lado de fora. Nos ônibus, quem precisava tomar outra condução preferiu andar a pé para não chegar (ainda mais) atrasado ao trabalho. — O trânsito está sempre ruim, mas hoje está pior — disse Reginaldo Silva, que, cansado de esperar, preferiu aguardar do lado de fora do carro.

— Todo dia é assim e está cada vez pior — revoltou-se Mirelle Batista, que desceu do ônibus para seguir a pé. O tráfego só começou a melhorar a partir das 8h30m. O engarrafamento criou uma barreira de carros, impedindo o acesso dos ônibus e das vans à faixa exclusiva, que chegou a ficar vazia.

Na entrada da Alameda, placas que deveriam alertar os motoristas sobre a proibição de dirigir pelo lado esquerdo ainda estavam cobertas por plásticos pretos. Por fim, muitos reclamavam do tempo dos sinais de trânsito, que estariam retendo o tráfego.

Fonte: Extra Online
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No Rio, SuperVia é multada por agredir passageiros

A SuperVia, concessionária de trens urbanos do Rio, foi multada por um episódio revoltante. Em abril do ano passado, seguranças deram chicotadas em passageiros que tentavam entrar em um trem lotado. A agência que regula os transportes públicos no Rio condenou a SuperVia a pagar uma multa de cerca de R$ 120 mil. A empresa informou que não vai comentar a punição. Na época o presidente da SuperVia demitiu os funcionários e anunciou mudanças no sistema de treinamento dos agentes.
Fonte: G1
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Em Porto Alegre, ações qualificam corredores da Assis Brasil e Farrapos


Além da presença constante de fiscais, principalmente nos horários de pico, e da recuperação constante de paradas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza, durante toda a semana, palestras e exposição de vídeos para motoristas e cobradores dos veículos do transporte coletivo que circulam pelos corredores das avenidas Assis Brasil e Farrapos. A medida faz parte de um conjunto de atividades desenvolvidas para qualificar a fluidez no deslocamento dos ônibus pelos corredores exclusivos.

Doze agentes de fiscalização e operação de transporte da EPTC e funcionários das empresas de ônibus que circulam na região trabalham diariamente para agilizar o tráfego das linhas de transporte coletivo e o cumprimento dos horários das viagens. Outras medidas tomadas foram a realização de ultrapassagens nos horários de pico, reordenamento das linhas nas estações, orientação de fiscais aos usuários, controle semafórico manual na Estação Benjamin, prolongamento da Estação Obirici e monitoramento do cumprimento das viagens em tempo real pela Central de Mobilidade da EPTC.

A diretora de Transportes da EPTC, Maria Cristina Molina Ladeira, explica que o objetivo do curso é reforçar a necessidade de uma eficiência constante no deslocamento pelos corredores, com o cumprimento dos horários, maior conforto e segurança para os passageiros.
O motorista da linha B55 – Protásio/Humaíta, Guilherme José de Souza, acredita que as ações já apresentam resultados. "Os horários estão sendo cumpridos. Vai melhorar cada vez mais", comemora. A operadora de caixa Pâmela Pinheiro, que pega ônibus no prolongamento da Estação Obirici, gostou das medidas. Ficou muito organizado. Está mais fácil identificar as linhas e com a nova cobertura não chove nas pessoas, observa.

Fonte: EPTC
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SPTrans implanta faixa reversível na Estrada do M'Boi Mirim


Com o objetivo de aliviar o gargalo de trânsito provocado pela alta concentração de passageiros no corredor da Estrada do M'Boi Mirim, nas proximidades do Terminal Guarapiranga, a São Paulo Transportes (SPTrans) vai implantar uma faixa reversível, no período da manhã.
A faixa começa na Estrada do M'Boi Mirim, na altura da Rua José de Barros, e se estende até a Rua Amaro Velho, com 1,5 km de extensão e compreendendo as paradas João de Abreu e Francisco Xavier.
A faixa reversível funcionará no horário da manhã, das 6h às 8h, de segunda-feira à sexta-feira. Nesse período passam, em média, 300 ônibus por hora pela M'Boi Mirim. Com a nova medida, esse volume se dividirá entre o corredor convencional (174 ônibus/hora) e a faixa reversível (176 ônibus/hora). Dos 350 mil passageiros que usam o corredor diariamente, aproximadamente a metade passará pela faixa reversível.
Esse trecho no qual será implantada a nova faixa tem uma grande demanda devido ao Terminal Guarapiranga e à presença de vias importantes, tais como a Avenida Guarapiranga, a Avenida Guido Caloi e a Rua José Bruno Magaldi.
Esse grande volume de passageiros deixa sobrecarregadas as duas paradas próximas, retardando a operação de embarque e provocando a formação de filas de ônibus. Com a faixa reversível, a capacidade de embarque das paradas será duplicada porque os usuários poderão subir nos coletivos em ambos os lados. Com essa medida, a SPTrans espera reduzir em, pelo menos, 30% a extensão das filas de ônibus naquele ponto.
Para viabilizar a faixa reversível, serão instalados 14 aparelhos semafóricos novos, sendo 2 para pedestres. Serão pintados 1.250 m² de sinalização horizontal e chumbadas 100 unidades de tachões.
Para diminuir o risco de acidentes, o limite de velocidade na faixa reversível será de 40 km/h. Ela estará separada das demais faixas de rolamento por 200 balizadores de segurança que evitarão a invasão de carros e motos (principalmente na curva) e reforçarão o entendimento dos pedestres.
Também serão colocados gradis para guiar a travessia e 380 metros de alambrado para a segurança dos pedestres. Ao longo da faixa haverá a presença de 30 orientadores de travessia e 12 agentes de parada para auxiliar os usuários, além da colocação das 46 placas de sinalização e avisos junto às faixa de travessia.
Todos os motoristas das 28 linhas que circularão pela faixa reversível receberão treinamento (veja lista na apresentação anexa). A montagem e desmontagem será feita por 35 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que usarão 50 cones e 50 super-cones para demarcação da faixa.
A nova faixa reversível do corredor da M'Boi Mirim deve entrar em operação na primeira quinzena de abril.

Fonte: SPTrans
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Grande Recife amplia prazo de validade da carteira de estudante 2009 até 30 de junho


O Grande Recife Consórcio de Transporte irá prorrogar até o dia 30 de junho de 2010, a validade das carteiras de estudante de 2009, dos alunos do ensino médio, fundamental e de cursinhos pré-vestibulares de toda a Região Metropolitana do Recife. Originalmente, o prazo de validade da versão 2009 do documento seria encerrado no próximo dia 31 de março.

A decisão foi tomada para evitar prejuízos aos estudantes, já que apenas 118 mil carteiras foram solicitadas pelas escolas em 2010. Historicamente, a média de emissão anual de carteiras é de 370 mil unidades. Até o momento, 12.504 mil carteiras já foram entregues as escolas e outras 4.298 mil estão prontas aguardando o resgate. O restante, pouco mais de 101 mil carteiras, está em fase de confecção pelo Grande Recife e, em breve irão estar à disposição das instituições de ensino. O prazo para a entrega da carteira de estudante 2010, a partir da documentação enviada pelas instituições de ensino, é de 50 dias úteis.

Até o momento, 1.679 escolas atualizaram o cadastro, número abaixo da média, se comparado as 2.095 escolas cadastradas no ano passado. Desse contingente de instituições de ensino, apenas 712 escolas solicitaram remessas para a emissão de novos documentos.

Salientamos que desde o último mês de janeiro o Grande Recife disponibilizou as escolas os formulários para distribuição entre os estudantes. Infelizmente, no entanto, a maior parte das instituições de ensino têm demorado para fazer o recadastramento, e consequentemente a solicitação, coleta e o repasse destes formulários para o Grande Recife.

É importante que os estudantes e seus familiares estejam em contato permanente com as escolas, cobrando das instituições o envio das informações ao Grande Recife e o resgate imediato do material impresso.

Os formulários de requerimento podem ser obtidos pelo site www.granderecife.pe.gov.br e entregue nas escolas. As consultas sobre a emissão da carteira podem ser feitas através do mesmo site e da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800.081.01.58.

Fonte: CGRT
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Projeto Leitura para todos foca a natureza nos ônibus de BH


Irão circular 4.644 lâminas em 258 ônibus de 28 linhas próximas às escolas participantes do Concurso O projeto Leitura para Todos, que divulga textos literários nos ônibus da capital, entra em uma nova fase. Desde o dia 19 de março, 123 textos feitos por alunos, pais, professores e funcionários de 33 escolas da rede municipal de ensino já estão disponíveis em algumas linhas de ônibus.

Os textos foram selecionados no concurso "Eu sou a Natureza", realizado pela BHTRANS, Secretaria Municipal de Educação e Associação Cultural Teia de Textos e nos levam a refletir sobre as relações entre os homens e os demais seres vivos, despertando uma consciência ecológica dos participantes e da população em geral. Foram publicados textos de gêneros diversos como crônica, poema, contos, dentre outros.

Essa fase do projeto foi dividida em três etapas, sendo cada uma com duração de dois meses. No total, vão circular 4.644 lâminas ilustradas e coloridas em 258 ônibus de 28 linhas próximas às escolas participantes do Concurso.

  • LINHAS QUE SERÃO CONTEMPLADAS NA 1ª ETAPA
    2207-SERRA VERDE, 14048-ESTRELA DO ORIENTE/JARDIM INCONFIDENCIA, 5507a-JARDIM GUANABARA , 341-ESTACAO BARREIRO/ESTACAO DIAMANTE VIA SAUDE, 314-SANTA HELENA/TEIXEIRA DIAS, 4403a-ZOOLOGICO VIA SERRANO, 3502-OURO PRETO/SAO GABRIEL, 9103-SANTA TERESA/SANTO ANTONIO, 808-ESTACAO SAO GABRIEL/PAULO VI, 809-ESTACAO SAO GABRIEL/BELMONTE, 706-ESTACAO SAO GABRIEL/ HELIOPOLIS, 4801a-JARDIM FILADELFIA/BOA VISTA.

O projeto Leitura para Todos, patrocinado pela BHTRANS e Associação Cultural Teia de Textos, teve início em 2/12/04 e tem como objetivo levar à população a literatura, de forma gratuita e descontraída, e incentivar o hábito da leitura. Com o concurso "Eu sou a Natureza", o projeto Leitura para Todos, visa também a estimular a produção de textos literários de um tema em destaque, como é o caso da natureza.

Os textos são afixados na parte traseira dos bancos dos ônibus com cordões de nylon, apresentados no formato A4 e plastificados permitindo que o usuário tenha acesso às obras literárias durante a sua viagem.Em 2007, o "Leitura para Todos" foi o vencedor do Prêmio "VivaLeitura" dos Ministérios da Cultura e da Educação na categoria "Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas e universidades", concorrendo com 1860 projetos de todo o Brasil. Esse é o mais importante prêmio de incentivo à leitura no país.

A idéia dos idealizadores do Leitura para Todos é expandi-lo para todas as linhas de ônibus deBelo Horizonte despertando a atenção e interesse pela leitura em pessoas de diferentes faixas etárias, tornando a viagem de ônibus mais divertida e atraente.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Antonieta Pereira, "o Leitura para Todos é o mais popular projeto de leitura da Grande BH e, por isso mesmo, contribui enormemente para elevar os níveis de leitura e escritura da população".

A BHTRANS e a Associação Cultural Teia de Textos estão empenhadas em buscar mais parceiros dispostos a apoiar a expansão do projeto. Esse projeto conta com o patrocínio do Hospital Semper, Agência Lapis Raro, AEC e Copasa, por meio das leis municipal e federal de incentivo à cultura.

Fonte: BHTrans
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