Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
A nova linha 417, que ligará a zona leste à zona sul da cidade começa a funcionar a partir desta segunda-feira (16), em Manaus. A nova rota ...
-
O Terminal 7 (T7), localizado no cruzamento das avenidas Torquato Tapajós e do Turismo, na Zona Oeste da capital, entrou em operação neste s...
-
A renovação da frota de ônibus de Goiânia deve começar a operar dentro de 20 dias, segundo fontes ligadas as empresas de ônibus. Os novos ve...
-
As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Baixada Santista começaram a receber os primeiros veículos do total de 100 novos ônibus 0...
-
A fabricante chinês Higer Bus apresentou nesta semana no IAA Transportation 2024, em Hannover, na Alemanha, o novo micro-ônibus elétrico Azu...
-
Em apoio ao Dia Mundial Sem Carro (22/9), a BRT Sorocaba reforça o compromisso com a mobilidade urbana e a importância do transporte coletiv...
-
Na madrugada desta sexta-feira, 20 de setembro, foi iniciada mais uma etapa de testes na Linha 2 do VLT, com a passagem da composição por to...
-
A linha BRT-2 em Feira de Santana foi inaugurada nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Colbert Filho como parte das comemorações pelos 191 ...
-
A Trensurb divulgou em seu Instagram que o dia 20 de setembro, data tão simbólica para os gaúchos, terá ainda mais essa boa notícia para ser...
-
A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) recebeu, nesta semana, os equipamentos elétricos destinados à implantação do Veículo Lev...
- Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil
- Linha do sistema BRT-2 em Feira de Santana é inaugurada
- Metrô de SP completa 50 anos com malha ainda insuficiente
- Ônibus elétricos circulam pela via expressa do BRT para testes em Belém
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
No Rio, Motoristas de ônibus denunciam longas jornadas de trabalho sem folga
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Motoristas de ônibus do Rio de Janeiro denunciam as péssimas condições de trabalho a que são submetidos. Longas horas ao volante e pouco descanso podem causar acidentes violentos com vítimas.
Muitas vezes, os profissionais são obrigados a trabalhar mais de 12 horas seguidas fazendo a chamada “dobra”. Além do trabalho excessivo, muitos motoristas são obrigados a fazer dupla função e também serem cobradores.
Prevendo os riscos na profissão, o Sindicato dos Rodoviários já tomou as providências necessárias, mas nada mudou. Para a categoria, é fundamental a volta dos cobradores. Caso contrário, podem haver muitos acidentes graves.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 19:16 0 comentários
Marcadores: Reportagem especial, Rio de Janeiro, Videos
Em Manaus, Novos ônibus e velhas plataformas, projeto vai reformar corredor do Expresso
Por determinação do prefeito Amazonino Mendes (PDT), as 42 plataformas centrais do corredor do Expresso serão revitalizadas para criar um ambiente confortável, com vidro temperado, sistema de TV e lanchonete. O anúncio foi feito ontem ao EM TEMPO, pelo superintendente municipal de Transportes Urbanos, o ex-corregedor e delegado da Polícia Federal (PF) Wesley Aguiar, que assumiu o cargo em julho, com o compromisso de trabalhar para moralizar o órgão e, consequentemente, o sistema de transportes coletivos.
Foto: Diego Jonata |
De acordo com o superintendente da SMTU, o prefeito Amazonino Mendes demorou muito a tomar uma decisão política, porque ainda não havia um consenso entre o governo do Estado e a prefeitura sobre os projetos de mobilidade propostos para a Copa de 2014. Na discussão, dois modos de transporte coletivo foram colocados no epicentro do debate sobre o que seria melhor para Manaus: o Bus Rapid Transit (BRT) ou o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Venceu o BRT, sistema genuinamente brasileiro criado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, inspirado na qualidade, na eficiência, na rapidez e segurança do metrô. Basicamente, o BRT é um sistema de ônibus biarticulados que rodam em corredores exclusivos”. “Daí porque não é necessário colocar abaixo as plataformas do Expresso. Pelo menos as bases de concreto, que ainda estão inteiras, serão adaptadas ao novo projeto, haja vista que os últimos veículos articulados e biarticulados, comprados pela prefeitura, se adaptam às antigas estações”, explica Wesley Aguiar, completando que são veículos de 19 metros, 21 metros e 28 metros, sanfonados, perfeitamente adaptados ao BRT.
“A frota já existe, precisamos apenas revitalizar as plataformas, fazer algumas adaptações e iniciar o treinamento das equipes que vão operar o sistema”, informa o superintendente, advertindo que é preciso ficar bem claro que a prefeitura não vai reativar o Expresso já que “este é um sistema falido”. “Vamos, sim, implantar o BLT nos moldes do que foi implantado em Curitiba e Goiânia. O que feito em Manaus sequer foi concluído, ou criado os corredores exclusivos”, garante Wesley.
Fonte: EmTempo
Postado por Meu Transporte às 16:30 0 comentários
Marcadores: Amazonas, B R T, Corredores de Ônibus
Aprovado empréstimo de R$ 320 milhões para obras do BRT em Belém
O empréstimo de R$ 320 milhões que o Estado do Pará deve receber do Japão para investimentos nas obras do BRT (Bus Rapid Transit) foi aprovado nesta terça-feira (10) no Senado Federal, em Brasília. Com a notícia o Governo do estado deve assinar até o mês de outubro deste ano, o acordo com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), responsável pelo financiamento da verba para implantação do sistema BRT.
O objetivo do transporte rápido é interligar o Entroncamento, na saída da capital, até o município de Marituba, na Grande Belém . Por se tratar de um empréstimo internacional, o acordo dependia da aprovação do Senado Federal.
O diretor do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira, afirma que a aprovação do empréstimo é um momento importante para o Estado. “A aprovação desses recursos no Senado Federal finaliza todo o processo. É um momento muito importante para o Pará, que já cumpriu todos os trâmites legais com o Governo Federal e com o governo japonês. A partir disto, o governador Jatene deverá firmar o contrato com a Jica na primeira semana de setembro, conforme foi previamente agendado”, adianta.
A partir da assinatura do acordo com a Jica, o Governo do Estado receberá os recursos para iniciar as obras de implantação do BRT Metropolitano em 2014, quando estará concluído o prolongamento da avenida João Paulo II até o município de Ananindeua. O financiamento já está na etapa final, que antecede a assinatura do acordo.
Segundo César, enquanto os recursos ainda não são liberados, o NGTM realiza estudos na área que será atendida pelo novo sistema de transporte, avaliando o impacto que terá no fluxo de passageiros, bem como no fluxo de veículos. “Estes estudos fazem parte do gerenciamento do transporte de toda a Região Metropolitana da capital”.
Fonte: G1 Pará
Postado por Meu Transporte às 16:15 0 comentários
No Recife, Usuários de ônibus encontram dificuldades para reclamar ao 0800 do GRCT
Imagine um usuário na parada esperando um ônibus e este queima a parada, logo ele vai ao seu celular para fazer a reclamação e a mensagem diz que o número solicitado não aceita ligações pelo celular. Imaginemos agora que os orelhões na cidade estão em escassez, e que na maioria das paradas de ônibus não tem orelhão e quando tem, se não estão quebrados. Ou seja, o usuário tem que anotar o número de ordem do ônibus e o horário e a empresa, certo? Sim, mas se no momento ele não estiver com papel e caneta? Então vai ter que recorrer a memória cerebral mesmo. Parece até um absurdo essa paródia, mas é a situação enfrentada hoje pelos usários de ônibus na região metropolitana do Recife.
O que era para facilitar e consequentemente aumentar a fiscalização dos usuários, no que diz respeito as reclamações de infrações feitas pelos motoristas de ônibus e até mal atendimento dos cobradores e fiscais, tem um obstáculo, pois o principal número de atendimento ao cliente dos usuários de ônibus do Recife simplesmente não aceita ligações de celulares na qual deixam os usuários a mercê, e hoje quem é que não tem um aparelho deste no bolso? Central de relacionamento de diversas empresas inclusive das empresas de ônibus que operam no sistema aceitam, e porque o GRCT não aceita.
Muitos usuários desistem de fazer a reclamação devido a esse obstáculo, o que de fato faz com que o número de reclamações feitas pelo 0800 atual não seja um número verdadeiro, pois se as reclamações fossem também feitas pelo celular, as reclamações seriam bem maiores que as divulgadas pelo GRCT.
As empresas também com este aumento de número de reclamações iriam fiscalizar mais seus funcionários e consequentemente as infrações poderiam dimimuir, mas do jeito que está, vamos continuar vendo os absurdos e os usuários sendo prejudicados a cada parada de ônibus na cidade, não importa se é idoso ou deficiente.
Com toda esta falta de assitência ao usuário, faz com que os motoristas ignorem também os usuários, pois eles também sabem a dificuldade dos usuários em reclamar, por isso as queimas de paradas são frequentes, numa total falta de respeito para quem usa o transporte público.
Na enquete feita pelo Blog Meu Transporte, mostra que apenas 27% dos usuários reclamam sobre as infrações, e que mais de 30% não sabem a quem reclamar, ou seja, é necessário uma campanha sobre os direitos do usuário e a quem recorrer.
Na enquete feita pelo Blog Meu Transporte, mostra que apenas 27% dos usuários reclamam sobre as infrações, e que mais de 30% não sabem a quem reclamar, ou seja, é necessário uma campanha sobre os direitos do usuário e a quem recorrer.
Resposta GRCT
Sobre a realização de chamadas para a Central de Atendimento ao Cliente via celular, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que está avaliando a possibilidade de incrementar o serviço ofertando aos usuários mais essa opção para registrar as denuncias.
Em relação às informações solicitadas sobre a Central de Atendimento ao Cliente, o Consórcio destaca que o atendimento é feito de domingo a domingo, das 7h às 19h. O Grande Recife relata, ainda, que cerca de cinco mil reclamações foram oficializadas pelo serviço no primeiro semestre de 2012. Dentre as reclamações feitas, as mais recorrentes são: falta de urbanidade (desrespeito ao usuário), não cumprimento do quadro de horário e queima de parada.
O Consórcio está à disposição para esclarecimentos através da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800 081 0158.
Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 09:51 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Absurdo! Projeto de Lei quer retirar cobradores nos ônibus de Belo Horizonte
terça-feira, 10 de julho de 2012
Cobradores de ônibus estão prestes a perder vagas não apenas nos veículos do sistema BRT (transporte rápido por ônibus), mas em todos os coletivos que circulam em horário noturno e aos domingos e feriados, assim como nos veículos de serviços caracterizados como executivos, turísticos e micro-ônibus em Belo Horizonte. A mudança integra a Emenda Substitutiva nº 1, ao Projeto de Lei 2.444/12, originalmente de autoria do Executivo municipal, que prevê a ausência dos trocadores no BRT. A proposta que estende a extinção do cargo aos ônibus comuns foi acrescentada pelo vereador Moamed Rachid (PDT) durante a tramitação em segundo turno. O texto foi aprovado nessa segunda-feira em reunião extraordinária da Câmara.
Caberá ao prefeito Marcio Lacerda (PSB) sancionar ou vetar a proposta. O Sindicato dos Rodoviários de Belo Horizonte e Região Metropolitana promete fazer pressão para que a matéria não vire lei. Além de pedir uma reunião com o prefeito, os representantes do sindicato vão requerer audiência pública na Câmara para discutir o assunto e recorrer ao Ministério Público do Trabalho. “Se o motorista for obrigado a cobrar passagem, aumentará o estresse de quem está ao volante e haverá riscos de acidente. Já está difícil dirigir com o cobrador. Sem ele vai piorar”, afirmou o coordenador de Comunicação do sindicato, Carlos Henrique Marques, acrescentando que a redução dos postos de trabalho também será usada como argumento pela categoria para barrar a iniciativa.
No texto encaminhado à Câmara, Moamed Rachid justifica que a “proposta tem como objetivo assegurar condições de segurança para os usuários e operadores do transporte coletivo, além de adaptar o serviço às novas condições decorrentes da implantação do sistema BRT”. Conforme o Estado de Minas antecipou em 1º de junho, o novo sistema de transporte pode causar redução de 2.967 postos de trabalho de motoristas e cobradores, o que representa 11,41% dos trabalhadores hoje na ativa no BHBus. O corte terá acréscimo considerável, ainda não calculado pelo sindicato, caso a proposta aprovada pela Câmara entre em vigor.
No texto encaminhado à Câmara, Moamed Rachid justifica que a “proposta tem como objetivo assegurar condições de segurança para os usuários e operadores do transporte coletivo, além de adaptar o serviço às novas condições decorrentes da implantação do sistema BRT”. Conforme o Estado de Minas antecipou em 1º de junho, o novo sistema de transporte pode causar redução de 2.967 postos de trabalho de motoristas e cobradores, o que representa 11,41% dos trabalhadores hoje na ativa no BHBus. O corte terá acréscimo considerável, ainda não calculado pelo sindicato, caso a proposta aprovada pela Câmara entre em vigor.
Postado por Meu Transporte às 20:14 3 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Transporte público intermunicipal de Criciúma a Forquilhinha e de Criciúma a Nova Veneza vão operar com Bilhetagem Eletrônica
O transporte público intermunicipal de Criciúma a Forquilhinha e de Criciúma a Nova Veneza também vai operar com o Sistema de Bilhetagem Eletrônica, a exemplo do que já acontece com os coletivos que circulam dentro do município de Criciúma. Hoje, está sendo lançado oficialmente o Cartão Elo Intermunicipal, o qual deve ser implantado em 120 dias.
A iniciativa é da empresa de ônibus Expresso Forquilhinha, que pesquisou diversos sistemas de bilhetagem eletrônica implantados no Brasil e escolheu uma empresa sediada em Belo Horizonte para realizar os trabalhos de instalação do novo sistema aqui na região. O investimento para o projeto está orçado em cerca de R$ 1 milhão.
O chamado ELO funciona através de um cartão inteligente, onde são armazenados os valores correspondentes que o cliente adquiriu. Basta que a pessoa apresente o cartão em um equipamento chamado validador, instalado junto a catraca (roleta), para que haja o débito da tarifa respectiva e a liberação da catraca. Serão sete opções de cartão, específicos para cada pessoa, como estudantes, idosos, trabalhadores, entre outros.
O objetivo é substituir os passes de papel, usados atualmente pelos usuários de ônibus que utilizam as linhas de Criciúma até Forquilhinha e de Criciúma até Nova Veneza ou vice-versa. Os colaboradores da empresa estão sendo treinados para atuar como Agentes de Bordo, a fim de orientar os passageiros.
A iniciativa é da empresa de ônibus Expresso Forquilhinha, que pesquisou diversos sistemas de bilhetagem eletrônica implantados no Brasil e escolheu uma empresa sediada em Belo Horizonte para realizar os trabalhos de instalação do novo sistema aqui na região. O investimento para o projeto está orçado em cerca de R$ 1 milhão.
O chamado ELO funciona através de um cartão inteligente, onde são armazenados os valores correspondentes que o cliente adquiriu. Basta que a pessoa apresente o cartão em um equipamento chamado validador, instalado junto a catraca (roleta), para que haja o débito da tarifa respectiva e a liberação da catraca. Serão sete opções de cartão, específicos para cada pessoa, como estudantes, idosos, trabalhadores, entre outros.
O objetivo é substituir os passes de papel, usados atualmente pelos usuários de ônibus que utilizam as linhas de Criciúma até Forquilhinha e de Criciúma até Nova Veneza ou vice-versa. Os colaboradores da empresa estão sendo treinados para atuar como Agentes de Bordo, a fim de orientar os passageiros.
Postado por Meu Transporte às 20:14 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Assinar:
Postagens (Atom)