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terça-feira, 4 de agosto de 2009Postado por Meu Transporte às 23:49 0 comentários
São Paulo: Prefeitura quer manter proibição para mototáxis
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGf0ILUEM-Cp8wwFBHu01HrbZ2PMCXEZK4zRTIkGP9J78dDZo9uenT0GM5yjVr6cM62qdrd2S5D11bBQpHdhXq51qgWW5h3nA2pNPTw9aun_mnaDgfI8OpJkgAPApWkx0uAUnLgimfAuzi/s320-rw/mototaxi.jpg)
A prefeitura chegou a sugerir, no Congresso Nacional, que a atividade fosse liberada apenas para cidades com até 200 mil habitantes. Em São Paulo, uma lei de 1998 proíbe o mototáxi. Entretanto, um novo projeto de lei em andamento na Câmara Municipal quer regulamentar o serviço. Se ele for aprovado pelos vereadores e depois pela prefeitura, anulará essa lei.
“Com a implementação do serviço de mototáxi, a gente teria com certeza um aumento muito grande no número de mortes. Eu tenho uma expectativa muito grande que a Câmara não aprove um projeto que permita o mototáxi. A prefeitura, o que estiver a seu alcance, do ponto de vista administrativo e político, fará pra que essa medida não seja aprovada”, disse o prefeito. O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, alerta para os problemas legais. “Os municípios que não têm uma legislação devem implementar uma legislação regulamentando, proibindo, autorizando, autorizando parcialmente ou não. O grande perigo é um vácuo legal, que acabe permitindo que, sem a regulamentação, se expanda o mototaxismo. Mas, mantendo a lei de 98, há essa regulamentação, e a regulamentação é proibitiva. nesse caso, mototaxismo em São Paulo continuará proibido”. Segundo o advogado Cyro Vidal, mesmo com a regulamentação feita pelo Governo Federal, cada prefeitura é responsável por determinar, na prática, as regras de seu sistema viário. Portanto, elas têm autonomia para decidir se permitem ou não o mototáxi.
“A legislação tem que ser municipal, é de competência do município cuidar de seus interesses. O governo regulamentou a profissão, mas quem irá decidir se ela poderá ser utilizada é a prefeitura", esclareceu o advogado.
“A legislação tem que ser municipal, é de competência do município cuidar de seus interesses. O governo regulamentou a profissão, mas quem irá decidir se ela poderá ser utilizada é a prefeitura", esclareceu o advogado.
Postado por Meu Transporte às 23:38 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Zona Oeste do Rio de Janeiro pode ganhar novos terminais de ônibus
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIuVUawnuJL0u1O7t2jmrsIA3stZaruGeFBjEWsK9HOLu1jQFhlfFpOZHkFJg7ZvAiGywTAncxhoKqsZPlVmgJLL6iPKV-Pg3DyA2FSj8DcCYSnkmuZuOEDS8PZEBRULO2-i4jsQwEFtX2/s320-rw/rio+60.jpg)
Postado por Meu Transporte às 23:33 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
São Paulo: Setor dos fretados está totalmente bagunçado, diz secretário
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"O que a prefeitura está fazendo é garantir uma regulamentação para um setor que está totalmente bagunçado. Não há uma proibição dos fretados, mas uma regularização. Nós não podemos olhar apenas o microcosmo de 44 mil pessoas quando temos para administrar quase 7 milhões de pessoas que andam no transporte público de São Paulo, por dia. Por isso, essa restrição veio pra ficar e pra auxiliar não só o transporte público, mas o trânsito como um todo", disse o secretário.
Moraes também afirmou também que o grande problema dos fretados é a parada no meio do trajeto. "O que há e vai continuar acontecendo é uma proibição do chamado pinga-pinga. São ônibus que fazem o transporte clandestino e queriam parar de ponto em ponto, pegando pessoas, deixando passageiros e atrapalhando o transporte público em São Paulo. As pessoas têm que entender isso, porque vivem em sociedade. Não podem usar o fretado como um táxi grande".
Moraes também afirmou também que o grande problema dos fretados é a parada no meio do trajeto. "O que há e vai continuar acontecendo é uma proibição do chamado pinga-pinga. São ônibus que fazem o transporte clandestino e queriam parar de ponto em ponto, pegando pessoas, deixando passageiros e atrapalhando o transporte público em São Paulo. As pessoas têm que entender isso, porque vivem em sociedade. Não podem usar o fretado como um táxi grande".
Postado por Meu Transporte às 23:25 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Uberaba - MG: Líder inicia operação no sistema de ônibus coletivo em 13 de setembro
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgDaqMDAzKFiDhJ3CnnCc2MVxBw07jd9ix7JGdXGpLbhFT9E1UHtwxk9DhVhU8E5gAxi85nB9ccH28B9rEt5yVG9rzQfEv10Nyj-sdiBeHGqzV3OtzOcqimfQmQilJeYh4trq0B7U45Tmf/s320-rw/uberaba.jpg)
Num prazo de oito meses após a assinatura do contrato, as empresas se obrigam a instalar 100 abrigos, sendo 50 de responsabilidade de cada uma.
Quanto à segunda empresa, a Transmil, que irá operar no Lote A, corre contra o tempo para apresentar a documentação necessária e se manter na cidade. Ela tem até o dia 20 de agosto para se habilitar à assinatura do contrato. Caso contrário, será convocada a segunda colocada, a Piracicabana.
O prefeito já fala em reajuste de tarifa, mas prefere não adiantar percentual, para não criar expectativas. “Os cálculos já estão sendo feitos”, afirma Adauto, lembrando que há dois anos não se reajusta o valor da tarifa na cidade. Para ele, será um reajuste natural, de recomposição, como da última vez, quando a tarifa passou de R$ 1,70 para R$ 1,90. Ele acredita que até o fim de agosto os valores serão repassados para as empresas.
Postado por Meu Transporte às 23:17 9 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Curitiba: Nem tudo são flores, reportagem mostra os problemas enfrentados pelos usuários de ônibus na capital Paranaense
segunda-feira, 3 de agosto de 2009Postado por Meu Transporte às 23:00 0 comentários
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