Trolebus em SP
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Prefeitura de Blumenau estuda implantar corredores exclusivos para ônibus
quarta-feira, 6 de maio de 2009Assim como Florianópolis, a prefeitura de Blumenau também estuda o uso de corredores exclusivos para ônibus. A implantação começará pelas três vias mais movimentadas da região central da cidade: a Avenida Beira-Rio e as ruas 7 de Setembro e 2 de Setembro. Apesar de a Secretaria de Planejamento não adiantar prazos ou detalhes das obras, as mudanças no sistema viário estão previstas para ocorrer a curto prazo. As faixas exclusivas para o transporte coletivo têm o objetivo de agilizar o tráfego e reduzir o tempo de viagem dos usuários de ônibus. O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) anuncia que deve começar em breve os estudos para implantar as mudanças. Os corredores, porém, já estão em projetos da Secretaria de Planejamento e passam por avaliação e melhorias.— A intenção é privilegiar o transporte coletivo. É uma alternativa importante até para ajudar a disciplinar o tráfego, impedindo que ônibus e veículos normais disputem espaço nas ruas — avalia a diretora de Planejamento Viário, Rita de Cássia Bruel Antonio.
Postado por Meu Transporte às 23:27 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Campo Grande: Novos cartões trazem mais agilidade ao transporte coletivo
O cartão múltiplo vai funcionar como um cartão pré-pago, com cinco ou dez créditos nos valores de R$ 11,50 e R$ 23, respectivamente. A principal característica da modalidade, no entanto, é a possibilidade de o usuário saltar do ônibus, ficar até uma hora fora dele e pegar outro ônibus que siga o mesmo itinerário sem pagar outra passagem."O usuário pode usar outro ônibus no prazo de uma hora no mesmo sentido, até o penúltimo crédito, usando apenas uma tarifa, pois na décima tarifa o usuário tem que entregar o cartão", explica o gerente executivo da Assetur, Robson Strengari.Para o prefeito, a novidade traz mais opções para a população: "Primeiro a população terá a disposição alternativas para ter mais agilidade no embarque, podendo escolher cartões de 5 ou 10 viagens. Depois, a vantagem de ser um cartão temporal, é de extrema utilidade. A pessoa pode descer do ônibus para comprar alguma coisa e voltar dentro de uma hora, utilizando outro ônibus que faça o mesmo itinerário".Os novos cartões estarão disponíveis para venda a partir das 13h desta terça-feira. São cerca de 40 mil, 20 mil de cinco créditos e 20 mil com 10 créditos. Os pontos de venda da Assetur ficam nas praças Ary Coelho e do Rádio Clube, em frente ao Shopping Campo Grande, na loja Planeta Real (na avenida Afonso Pena) e no Mercadão Municipal. A Prefeitura está negociando outros pontos de veda para que o novo sistema se popularize.
Postado por Meu Transporte às 23:22 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Rio: Bilhete único começa a ser testado no segundo semestre
Os primeiros testes com o Bilhete Único na Região Metropolitana do Rio vão começar no segundo semestre. A Trens Engenharia, empresa de consultoria contratada para elaborar um modelo para o sistema a ser implementado no Rio de Janeiro, a mesma que elaborou o de São Paulo, apresentou na manhã desta segunda-feira uma pesquisa sobre funcionamento dos transportes público na região.
A capital responde por 60% das viagens. Por isso, a tarifa do bilhete unico no município do Rio será diferente de nas demais cidades. A pesquisa avaliou um universo de 2,2 milhões de viagens diárias feitas em duas áreas. Isso representa quase um milhão de passageiros.
Só na região pesquisada, há mais de 157 linhas de ônibus e 35 empresas. O desafio é fechar uma conta para que a tarifa integrada funcione sem provocar desequilíbrio financeiro às operadoras. O comportamento dos passageiros, como quantos veículos e integrações eles utilizam para fazer a viagem casa-trabalho, também foi levado em conta. Agora, com base nesses dados, a Secretaria de Transportes vai se reunir com a diretoria da Fetranspor e a SuperVia para definir quando os testes podem começar.
- Esse é um sistema altamente complexo. Temos uma enorme quantidade de linhas circulando e competindo entre si e com os trens. Temos que chegar a uma equação que não prejudique o setor. Mas os empresários também terão que fazer a parte deles, para o bem de toda a sociedade - avaliou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.
- Sem dúvida, a implantação do Bilhete Único passa por uma reorganização, uma racionalização do sistema de transporte nos municípios da Região Metropolitana. E os dados da pesquisa vão servir para a hora em que sentarmos para negociar o cálculo das tarifas com o Bilhete Único - acrescenta.
A capital responde por 60% das viagens. Por isso, a tarifa do bilhete unico no município do Rio será diferente de nas demais cidades. A pesquisa avaliou um universo de 2,2 milhões de viagens diárias feitas em duas áreas. Isso representa quase um milhão de passageiros.
Só na região pesquisada, há mais de 157 linhas de ônibus e 35 empresas. O desafio é fechar uma conta para que a tarifa integrada funcione sem provocar desequilíbrio financeiro às operadoras. O comportamento dos passageiros, como quantos veículos e integrações eles utilizam para fazer a viagem casa-trabalho, também foi levado em conta. Agora, com base nesses dados, a Secretaria de Transportes vai se reunir com a diretoria da Fetranspor e a SuperVia para definir quando os testes podem começar.
- Esse é um sistema altamente complexo. Temos uma enorme quantidade de linhas circulando e competindo entre si e com os trens. Temos que chegar a uma equação que não prejudique o setor. Mas os empresários também terão que fazer a parte deles, para o bem de toda a sociedade - avaliou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.
- Sem dúvida, a implantação do Bilhete Único passa por uma reorganização, uma racionalização do sistema de transporte nos municípios da Região Metropolitana. E os dados da pesquisa vão servir para a hora em que sentarmos para negociar o cálculo das tarifas com o Bilhete Único - acrescenta.
Postado por Meu Transporte às 23:14 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Transporte coletivo de Florianópolis pode parar a qualquer momento
O Sindicato dos Trabalhadores no transporte urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb) votou a favor do estado de greve da categoria em uma assembleia realizada na noite desta terça-feira. Segundo o sindicato, a paralisação pode começar a qualquer momento e a população não será avisada com antecedência. A direção do Sintraturb está discutindo a possibilidade de começar a greve a partir das garagens e não a partir do centro, como ocorria anteriormente. A categoria realizou três votações nesta terça-feira, uma às 9h30min, outra às 15h30min, e a última às 19h. Em todas a decisão foi unânime pela greve.A pauta da classe, contabiliza 70 itens. As quatro principais reivindicações são a permanência dos cobradores, a avaliação da inflação do período de 31 de abril de 2008 a 1º de maio de 2009, o aumento do valor do tíquete alimentação ou refeição de R$ 290 para R$ 320 e a implantação do anuênio. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes, a iminência da greve, não altera a data da próxima rodada de negociação, que está marcada para o dia 11. — Vamos aguardar a posição dos motoristas e cobradores. Nós temos uma negociação marcada e todo o mês de maio ainda para negociar — disse Gomes.
Postado por Meu Transporte às 23:12 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Cuiabá: Transporte menos coletivo
A população usuária de transporte público em Cuiabá, como era de se esperar, não digeriu a decisão da Prefeitura de programar, para os próximos dias, um aumento da passagem de ônibus coletivo. Proposta do Conselho Municipal de Transportes, em votação levada a efeito na segunda-feira (4), é de que a tarifa suba de R$ 2,05 para R$ 2,43.
Em verdade, esse teto é o limite a que pode chegar o reajuste, e que, para ser efetivado, é necessário que o prefeito Wilson Santos (PSDB) assine decreto, tornando pública a medida. Em entrevista, o chefe do Executivo, porém, mandou uma mensagem: não tem pressa para decretar o reajuste. E até emitiu um sinal: a tarifa, dificilmente, chegará a esse teto definido pelos conselheiros municipais. Há pelo menos dois anos, a passagem de ônibus em Cuiabá não tem aumento. Eis a razão pela qual empresários do setor pressionam o prefeito. Afinal, em suas justificativas, eles alegam aumento de custos operacionais, sobretudo, com a manutenção dos veículos, pagamento de salários, despesas com combustíveis, peças etc.
O inconveniente é que, há menos de seis meses, quando subiu nos palanques para convencer os eleitores de que seus propósitos seriam os mais sérios possíveis, caso fosse reeleito – como, de fato, o foi -, o prefeito Wilson Santos prometeu que não aceitaria, em nenhuma hipótese, reajuste da tarifa de transporte coletivo. Nos mesmos palanques, o tucano se comprometeu com a melhoria do sistema, exigindo, entre outras medidas, que as empresas investissem mais para oferecer aos cidadãos um transporte público de qualidade. Nem uma coisa, nem outra.
O prefeito não apenas parece ter jogado na lata de lixo a promessa de campanha, como as empresas insistem em oferecer um serviço de péssima qualidade. É flagrante a falta de reestruturação do sistema viário, aliada a mais completa ausência de melhoria dos serviços de transporte coletivo. É fato notório que a grande maioria dos ônibus que circulam na Capital não oferece nenhum conforto ao usuário, que paga uma das tarifas mais caras do país; os motoristas não têm preparo adequado para lidar com o público; e os corredores, notadamente nos bairros da periferia, não oferecem condições de trafegabilidade.
Se o Executivo não cumpre promessa, o Legislativo, de seu lado, é omisso, pois não fiscaliza, não cobra, nem cumpre sua obrigação. Não por acaso, esse completo descaso por parte dos dois poderes tem dado margem a suspeitas – entre elas, a da existência de relações promíscuas com os empresários do setor de transporte coletivo.
Postado por Meu Transporte às 23:06 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Fortaleza: Ônibus voltam a circular nos terminais
Motoristas de ônibus da capital realizaram nova paralisação nos terminais, na tarde desta segunda-feira (04). A categoria paralisou as atividades às 16h como havia prometido. Apenas o terminal da Lagoa registrou movimento. Os demais encontravam-se sem operações.
No terminal do Antônio Bezerra, o clima estava pacífico, embora os usuários estivessem inconformados com a paralisação. Segundo a Guarda Municipal, o clima no local foi tranquilo.
O movimento dos motoristas na Parangaba começou às 15h50min e encerrou pontualmente às 17 horas. Durante esse período não houve nenhum conflito, apenas muitas reclamações de quem precisou tomar uma das 49 linhas de ônibus que circulam pelo terminal. O Terminal da Parangaba é um dos mais importantes do sistema de transporte coletivo de Fortaleza, com 130 mil usuários por dia.
As atividades voltaram ao normal às 17h. Uma reunião entre motoristas e o Sindiônibus deve ser realizada ainda nesta segunda (04).
No terminal do Antônio Bezerra, o clima estava pacífico, embora os usuários estivessem inconformados com a paralisação. Segundo a Guarda Municipal, o clima no local foi tranquilo.
O movimento dos motoristas na Parangaba começou às 15h50min e encerrou pontualmente às 17 horas. Durante esse período não houve nenhum conflito, apenas muitas reclamações de quem precisou tomar uma das 49 linhas de ônibus que circulam pelo terminal. O Terminal da Parangaba é um dos mais importantes do sistema de transporte coletivo de Fortaleza, com 130 mil usuários por dia.
As atividades voltaram ao normal às 17h. Uma reunião entre motoristas e o Sindiônibus deve ser realizada ainda nesta segunda (04).
Postado por Meu Transporte às 23:02 0 comentários
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