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Em Salvador, Aumento da tarifa de ônibus continua em suspense
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010A publicação no Diário Oficial do Município (DOM), na última segunda-feira, dia 20, do Decreto Municipal nº 21.491, que transfere do chefe do Executivo para o titular da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin) a responsabilidade para fixar os valores das tarifas de ônibus gerou a expectativa de que haverá aumento no valor da passagem nas próximas semanas.
Essa sensação é reforçada pelas datas em que ocorreram os aumentos nos últimos dois anos, sempre durante o recesso escolar e período de festas. Este ano, o prefeito João Henrique publicou no Diário Oficial do Município do dia 15 de janeiro uma portaria majorando em 4,18% o valor da passagem. O reajuste passou a vigorar a partir da zero hora do dia 16 de janeiro, passando de R$ 2,20 para R$ 2,30 o valor da tarifa convencional.
Indício - Para o líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, vereador Gilmar Santiago, esse histórico é um indício das intenções do governo municipal. “É um prenúncio de que vem aumento, que costuma ocorrer em períodos que dificultam a mobilização e impedem o debate”, critica Santiago.
O secretário da Setin, Euvaldo Jorge, foi procurado nesta quarta, 22, mas se encontrava em viagem. A assessoria de imprensa do órgão, contudo, negou que haja qualquer definição sobre aumento da tarifa de ônibus coletivo ou que houve reuniões da Prefeitura com o Setps para tratar do assunto.
Fonte: A Tarde
Postado por Meu Transporte às 20:46 0 comentários
Marcadores: Bahia
Que presente de Natal, Passagem de ônibus em Caxias do Sul será R$ 2,50
Em meio a protestos de estudantes e integrantes de movimentos sociais, o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes aprovou na tarde desta quinta-feira a passagem de ônibus a R$ 2,50 em Caxias do Sul. Dos 16 conselheiros, 13 votaram a favor do aumento.
O preço foi sugerido por um estudo técnico da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). Isso representa um aumento de 13,6% sobre o preço atual, que é de R$ 2,20. O valor do táxi-lotação subirá de R$ 2,50 a R$ 2,75.
A aprovação, porém, não significa uma decisão final. A tarifa precisa ser autorizada pelo prefeito José Ivo Sartori (PMDB). Mas são grandes as chances do preço ser fixado em R$ 2,50 porque Sartori geralmente tem aceitado as decisões do Conselho.
As novas tarifas devem vigorar a partir de 1º de janeiro, por meio de decreto.
O Conselho é formado por representantes de 18 entidades e secretarias municipais, além da Visate, a concessionária do transporte coletivo urbano. As novas tarifas, segundo estudo da SMTTM, levaram em conta o aumento das gratuidades, o aumento da quilometragem percorrida, o resultado dos dissídios dos funcionários e o custo dos insumos veiculares, entre outros encargos.
Conforme o titular da SMTTM, Jorge Dutra, as planilhas de custos e cálculos serão divulgadas no prazo máximo de 15 dias após o decreto do prefeito. A transparência no processo é cobrada pela vereadora Denise Pessôa (PT).
O material, segundo Dutra, estará disponível no site da prefeitura, atendendo a exigência das diretrizes do transporte público de Caxias.
A aprovação, porém, não significa uma decisão final. A tarifa precisa ser autorizada pelo prefeito José Ivo Sartori (PMDB). Mas são grandes as chances do preço ser fixado em R$ 2,50 porque Sartori geralmente tem aceitado as decisões do Conselho.
As novas tarifas devem vigorar a partir de 1º de janeiro, por meio de decreto.
O Conselho é formado por representantes de 18 entidades e secretarias municipais, além da Visate, a concessionária do transporte coletivo urbano. As novas tarifas, segundo estudo da SMTTM, levaram em conta o aumento das gratuidades, o aumento da quilometragem percorrida, o resultado dos dissídios dos funcionários e o custo dos insumos veiculares, entre outros encargos.
Conforme o titular da SMTTM, Jorge Dutra, as planilhas de custos e cálculos serão divulgadas no prazo máximo de 15 dias após o decreto do prefeito. A transparência no processo é cobrada pela vereadora Denise Pessôa (PT).
O material, segundo Dutra, estará disponível no site da prefeitura, atendendo a exigência das diretrizes do transporte público de Caxias.
Fonte: Pioneiro
Postado por Meu Transporte às 20:36 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Em Recife, Corredor de ônibus da av. Norte está virando uma utopia
Sobre a implantação de um corredor exclusivo de transporte coletivo na Avenida Norte, a Prefeitura do Recife informa que o projeto está sendo compatibilizado junto com o Governo do Estado. “O ônibus compete com o carro e o transporte individual. Então estamos compatibilizando todo o processo de requalificação do projeto que tínhamos contratado juntamente com o Governo do Estado para que a Avenida Norte possa ter o fluxo de veículos e a circulação melhorados”, afirma o secretário de controle, desenvolvimento urbano e obras do Recife, Amir Schvartz.
A previsão é de que o projeto da implantação do corredor esteja concluído até julho de 2011. “A partir do projeto concluído com o orçamento, iniciaremos o processo de captação de recursos para viabilizar a execução necessária, garantindo não só a questão do corredor coletivo, como também a ciclovia e a calçada acessível para todos aqueles que venham transitar de veículo, de bicicleta, de ônibus ou a pé na Avenida Norte”, diz Amir.
A previsão é de que o projeto da implantação do corredor esteja concluído até julho de 2011. “A partir do projeto concluído com o orçamento, iniciaremos o processo de captação de recursos para viabilizar a execução necessária, garantindo não só a questão do corredor coletivo, como também a ciclovia e a calçada acessível para todos aqueles que venham transitar de veículo, de bicicleta, de ônibus ou a pé na Avenida Norte”, diz Amir.
1ª Promessa
O edital seria publicado até o final do primeiro trimestre de 2010 e o prazo estipulado para a operação do corredor era pra ser de 18 meses, porém nada aconteceu.
2ª Promessa
O edital seria publicado até o final do primeiro trimestre de 2010 e o prazo estipulado para a operação do corredor era pra ser de 18 meses, porém nada aconteceu.
2ª Promessa
Fonte: pe360graus.com
Postado por Meu Transporte às 14:42 1 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
Tarifa do ônibus em Joinville vai aumentar em Janeiro
Até quarta-feira que vem, a Prefeitura de Joinville define o aumento da tarifa da passagem de ônibus, que deve ficar entre R$ 2,55 a R$ 2,85. O reajuste será de pelo menos R$ 0,25.
Na proposta enviada pela Gidion e Transtusa há duas semanas, foi pedido aumento de 25,2%. Seriam R$ 0,58 sobre a passagem, que hoje custa R$ 2,30 (valor antecipado). O assunto deve ser discutido em reunião entre esta quarta e quinta-feira.
Semana passada, pelo Twitter, a Prefeitura confirmou que irá conceder o reajuste. Quando anunciar o aumento, será determinado quando o novo valor entra em vigor, em janeiro.
Desde que Gidion e Transtusa oficializaram a proposta, os técnicos da Secretária de Infraestrutura estão estudando as planilhas. Concluíram que o custo da passagem não pode ultrapassar R$ 2,85. Uma diferença de três centavos em relação ao pedido das empresas (R$ 2,88).
O último reajuste foi há 20 meses. Na época, as empresas haviam pedido um reajuste de 17%, mas levaram 12,2%. Ainda não houve aumento em 2010. Em maio, foi pedido 15,2% de reajuste. Alegando que queria criar uma data fixa para discussão de reajuste, sempre em janeiro, o prefeito Carlito Merss (PT) barrou a proposta.
Naquela época, o Executivo acenava com uma tarifa de R$ 2,55, valor que agora é o mínimo considerado pela Prefeitura.
— Vamos buscar um meio termo entre o equilíbrio econômico e o custo-benefício. Mas sabemos que qualquer aumento irá gerar críticas —, fala o secretário Ariel Pizzolatti.
Outra justificativa para não dar o aumento no início de 2010 era de que, até dezembro, o governo municipal apresentaria uma nova planilha de custos do sistema, o que não ocorreu. Como a Prefeitura de Joinville não deu reajuste, Gidion e Transtusa diminuíram o índice de renovação da frota em 2010.
Dos cerca de 330 ônibus, apenas 3% foram renovados em 2010. Historicamente, o investimento na renovação fica em torno de 9%. Com o reajuste, as empresas prometem voltar a investir em ônibus novos e modernos.
A reportagem de "AN" não localizou o empresário Moacir Bogo para falar sobre o assunto.
Na proposta enviada pela Gidion e Transtusa há duas semanas, foi pedido aumento de 25,2%. Seriam R$ 0,58 sobre a passagem, que hoje custa R$ 2,30 (valor antecipado). O assunto deve ser discutido em reunião entre esta quarta e quinta-feira.
Semana passada, pelo Twitter, a Prefeitura confirmou que irá conceder o reajuste. Quando anunciar o aumento, será determinado quando o novo valor entra em vigor, em janeiro.
Desde que Gidion e Transtusa oficializaram a proposta, os técnicos da Secretária de Infraestrutura estão estudando as planilhas. Concluíram que o custo da passagem não pode ultrapassar R$ 2,85. Uma diferença de três centavos em relação ao pedido das empresas (R$ 2,88).
O último reajuste foi há 20 meses. Na época, as empresas haviam pedido um reajuste de 17%, mas levaram 12,2%. Ainda não houve aumento em 2010. Em maio, foi pedido 15,2% de reajuste. Alegando que queria criar uma data fixa para discussão de reajuste, sempre em janeiro, o prefeito Carlito Merss (PT) barrou a proposta.
Naquela época, o Executivo acenava com uma tarifa de R$ 2,55, valor que agora é o mínimo considerado pela Prefeitura.
— Vamos buscar um meio termo entre o equilíbrio econômico e o custo-benefício. Mas sabemos que qualquer aumento irá gerar críticas —, fala o secretário Ariel Pizzolatti.
Outra justificativa para não dar o aumento no início de 2010 era de que, até dezembro, o governo municipal apresentaria uma nova planilha de custos do sistema, o que não ocorreu. Como a Prefeitura de Joinville não deu reajuste, Gidion e Transtusa diminuíram o índice de renovação da frota em 2010.
Dos cerca de 330 ônibus, apenas 3% foram renovados em 2010. Historicamente, o investimento na renovação fica em torno de 9%. Com o reajuste, as empresas prometem voltar a investir em ônibus novos e modernos.
A reportagem de "AN" não localizou o empresário Moacir Bogo para falar sobre o assunto.
Fonte: Diário Catarinense
Postado por Meu Transporte às 14:24 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Grande Vitória: Corredores exclusivos para ônibus vão exigir mais 20 obras
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Vinte obras vão ajudar na implantação e no funcionamento dos corredores exclusivos e do novo modelo de serviço de transporte público coletivo da Grande Vitória. Nessa lista de intervenções não estão incluídas as obras necessárias para implantar os 52 quilômetros iniciais do sistema. Desses, 24 quilômetros já estão orçados em R$ 663 milhões, e há duas obras em andamento.
Sete dos projetos (os primeiros no quadro abaixo) são obras necessárias para o funcionamento ideal do sistema. As demais ajudariam no tráfego dos ônibus e dos veículos em geral. "São projetos que contribuem no trânsito durante a implantação do Transporte Rápido Metropolitano (Tram) e depois dela", aponta a subsecretária estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici.
Hoje, a ligação entre os terminais de Jacaraípe e Laranjeiras, na Serra, e parte da Avenida Carlos Lindenberg estão em obras - incluídos nos 24 quilômetros iniciais que ainda somam as avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha, além da Reta do Aeroporto e da BR 101.
"As obras vão interferir no trânsito. Estamos preocupados com isso, tanto que as estações virão pré-moldadas, e as baias serão de concreto (com maior durabilidade)", diz Becacici.
Ela acredita que os 24 quilômetros iniciais - com R$ 530 milhões de financiamento sendo avaliados para empréstimo do BNDES - seriam executados até o final de 2014. "Os corredores exclusivos são obras para muitos anos", frisou a subsecretária.
Sete dos projetos (os primeiros no quadro abaixo) são obras necessárias para o funcionamento ideal do sistema. As demais ajudariam no tráfego dos ônibus e dos veículos em geral. "São projetos que contribuem no trânsito durante a implantação do Transporte Rápido Metropolitano (Tram) e depois dela", aponta a subsecretária estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici.
Hoje, a ligação entre os terminais de Jacaraípe e Laranjeiras, na Serra, e parte da Avenida Carlos Lindenberg estão em obras - incluídos nos 24 quilômetros iniciais que ainda somam as avenidas Fernando Ferrari e Reta da Penha, além da Reta do Aeroporto e da BR 101.
"As obras vão interferir no trânsito. Estamos preocupados com isso, tanto que as estações virão pré-moldadas, e as baias serão de concreto (com maior durabilidade)", diz Becacici.
Ela acredita que os 24 quilômetros iniciais - com R$ 530 milhões de financiamento sendo avaliados para empréstimo do BNDES - seriam executados até o final de 2014. "Os corredores exclusivos são obras para muitos anos", frisou a subsecretária.
As intervenções previstas
1) Dois viadutos na BR 101, junto a acessos da ArcelorMittal Tubarão, na Serra
2) Uso de área do Porto de Vitória como estação de ônibus ou construção de "mergulhão" entre as av. Gov. Bley e República
3) Corredor exclusivo ao longo do Canal do Rio Marinho, entre S. Torquato e a Av. Carlos Lindenberg, em Vila Velha
4) Divisão de tráfego da Lindenberg com Av. Ana Maria M. Stefanon, em Cobilândia
5) Prolongamento das ruas Felipe Camarão e São Marcos até a Lindenberg, na Glória
6) Interligação da Lindenberg com o Corredor Canal Bigossi, por meio da R. Joaquim Nabuco
7) "Mergulhão" entre a Rua Apóstolos (acesso ao T. Campo Grande) e a BR 262, em Cariacica
8) "Mergulhão" sob a 101, na altura do Vitória Apart Hospital
9) Viaduto entre a Av. Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader, em Vitória
10) Divisão de tráfego entre a Av. Maruípe e ruas próximas (na altura da Rádio Espírito Santo)
11) Inclusão de uma faixa em cada sentido da Av. Leitão da Silva, em Vitória
12) Nova ligação entre a Rua Misael P. Silva e a Av. Vitória, pelo terreno da Escola Paes Barreto
13) Túnel na Ilha de Monte Belo, dando continuidade à Av. César Hilal até a Av. Vitória
14) Solução para a 2ª Ponte
15) Complexo viário em São Torquato, incluindo nova estação ferroviária
16) Vias, viadutos e ponte na interseção da Lindenberg com o elevado de acesso à 2ª Ponte
17) Interseção entre a 262 e o Trevo de Alto Lage, em Cariacica
18) Viaduto entre Av. Alice Coutinho (futuro corredor Sudeste Cariacica) e Campo Grande
19) Novo acesso à Av. Expedito Garcia, na altura do Posto Valentim
20) Divisão de tráfego no acesso ao T. Campo Grande
1) Dois viadutos na BR 101, junto a acessos da ArcelorMittal Tubarão, na Serra
2) Uso de área do Porto de Vitória como estação de ônibus ou construção de "mergulhão" entre as av. Gov. Bley e República
3) Corredor exclusivo ao longo do Canal do Rio Marinho, entre S. Torquato e a Av. Carlos Lindenberg, em Vila Velha
4) Divisão de tráfego da Lindenberg com Av. Ana Maria M. Stefanon, em Cobilândia
5) Prolongamento das ruas Felipe Camarão e São Marcos até a Lindenberg, na Glória
6) Interligação da Lindenberg com o Corredor Canal Bigossi, por meio da R. Joaquim Nabuco
7) "Mergulhão" entre a Rua Apóstolos (acesso ao T. Campo Grande) e a BR 262, em Cariacica
8) "Mergulhão" sob a 101, na altura do Vitória Apart Hospital
9) Viaduto entre a Av. Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader, em Vitória
10) Divisão de tráfego entre a Av. Maruípe e ruas próximas (na altura da Rádio Espírito Santo)
11) Inclusão de uma faixa em cada sentido da Av. Leitão da Silva, em Vitória
12) Nova ligação entre a Rua Misael P. Silva e a Av. Vitória, pelo terreno da Escola Paes Barreto
13) Túnel na Ilha de Monte Belo, dando continuidade à Av. César Hilal até a Av. Vitória
14) Solução para a 2ª Ponte
15) Complexo viário em São Torquato, incluindo nova estação ferroviária
16) Vias, viadutos e ponte na interseção da Lindenberg com o elevado de acesso à 2ª Ponte
17) Interseção entre a 262 e o Trevo de Alto Lage, em Cariacica
18) Viaduto entre Av. Alice Coutinho (futuro corredor Sudeste Cariacica) e Campo Grande
19) Novo acesso à Av. Expedito Garcia, na altura do Posto Valentim
20) Divisão de tráfego no acesso ao T. Campo Grande
Reta da Penha vai ganhar miniterminal
Os corredores exclusivos não vão mudar apenas os ônibus - que passam a ter as portas de acesso do lado esquerdo - ou os pontos de embarque e desembarque, que serão feitos pelo meio das vias. Algumas avenidas e ruas vão ganhar miniterminais, construídos ao lado de estações de maior movimento de passageiros.
Um deles será construído na Reta da Penha. O terreno da Rádio Espírito Santo - que chegou a ser cogitado como futura sede do Fórum de Vitória - seria usada para o embarque e desembarque de passageiros, com integração à Estação do BRT, que ficaria na avenida, bem em frente.
Além dessa alteração, alguns terminais deixariam de receber as linhas troncais, que cruzam as cidades e que contarão com os principais ônibus do corredor exclusivo. Os veículos parariam em estações que serão construídas em frente a esses terminais, e o passageiro teria um tempo para sair do terminal e ir à estação para pegar outro ônibus, sem pagar outra passagem.
Outra mudança virá na altura da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica. A intenção é mudá-la de local e usar o espaço para alterações viárias.
Estações especiais de passageiros
Em terminais.Alguns terminais não receberão ônibus de corredores exclusivos. Na frente deles, haverá estações. Isso ocorrerá em: Laranjeiras e Carapina, na Serra; São Torquato e Ibes, em Vila Velha; e Jardim América, em Cariacica
Novas integrações.
Alguns pontos da cidade vão receber miniterminais ao lado de estações de maior porte. Isso acontecerá nas estações em Vila Nova de Colares e no cruzamento da BR 101 com Eudes Scheres, na Serra; no terreno da Rádio Espírito Santo (Reta da Penha), em Jucutuquara e na Ilha do Príncipe, em Vitória; na Rua Leopoldina, em Jardim América, Cariacica; e na altura de Cobilândia e Alecrim, na Avenida Carlos Lindenberg,
em Vila Velha
Pontos.
Outras estações funcionarão como pontos de ônibus, no meio da via
Fonte: Gazeta Online
Postado por Meu Transporte às 23:09 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Espiríto Santo, Videos
Fortaleza: VLT da linha oeste terá teste ainda neste ano
Uma das soluções de mobilidade urbana para Fortaleza, prevista para a Copa de 2014, o terminal Parangaba-Mucuripe já terá um dos seus Veículos Leves sobre Trilho (VLTs) testado ainda neste ano na Linha Oeste, que liga o Centro da Capital à cidade de Caucaia.
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) adquiriu seis VLTs- Móbile 4 formados por quatro carros, dos quais o primeiro VLT já se encontra na Estação João Felipe. O segundo deve chegar ainda hoje no mesmo local.
Os trens são fabricados pela empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri. O transporte dos veículos é feito de carreta, uma vez que as condições da malha ferroviária do Interior cearense poderia danificar os equipamentos totalmente novos.
De acordo com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, o segundo VLT que chega hoje a Fortaleza já está pronto para ser testado, enquanto o primeiro ainda passa por montagem final. Os VLTs são movidos a óleo diesel, como nos trens convencionais, mas como o nome já diz, são bem menos pesados que os convencionais. Os veículos que transportarão passageiros na rota Parangaba-Mucuripe terão capacidade para 766 pessoas e chegarão a uma velocidade máxima de 70km por hora.
Licitação em 2011
Com um orçamento de R$ 170 milhões, o terminal tem expectativa de ser licitado no primeiro trimestre do ano que vem.
A partir da ordem de serviço liberada para a empresa vencedora do certame, a expectativa da direção do Metrô é de que, em um prazo de 18 meses, a obra seja executada. (GN)
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) adquiriu seis VLTs- Móbile 4 formados por quatro carros, dos quais o primeiro VLT já se encontra na Estação João Felipe. O segundo deve chegar ainda hoje no mesmo local.
Os trens são fabricados pela empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri. O transporte dos veículos é feito de carreta, uma vez que as condições da malha ferroviária do Interior cearense poderia danificar os equipamentos totalmente novos.
De acordo com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, o segundo VLT que chega hoje a Fortaleza já está pronto para ser testado, enquanto o primeiro ainda passa por montagem final. Os VLTs são movidos a óleo diesel, como nos trens convencionais, mas como o nome já diz, são bem menos pesados que os convencionais. Os veículos que transportarão passageiros na rota Parangaba-Mucuripe terão capacidade para 766 pessoas e chegarão a uma velocidade máxima de 70km por hora.
Licitação em 2011
Com um orçamento de R$ 170 milhões, o terminal tem expectativa de ser licitado no primeiro trimestre do ano que vem.
A partir da ordem de serviço liberada para a empresa vencedora do certame, a expectativa da direção do Metrô é de que, em um prazo de 18 meses, a obra seja executada. (GN)
Fonte: Diário do Nordeste
Postado por Meu Transporte às 23:01 0 comentários
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