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No Rio, Procon encontra mais de 130 ônibus do BRT parados em garagens
domingo, 26 de maio de 2019
Uma vistoria do Procon nas garagens de ônibus que fazem parte do consórcio do BRT flagrou 131 veículos parados. Dez garagens em todo o Rio foram vistoriadas em quatro dias de fiscalização.
No dia 16 de maio, foram encontrados 88 ônibus articulados do BRT parados nas garagens da empresa Pégaso, em Cosmos; Jabour, em Senador Camará; e Transporte Campo Grande, também em Senador Camará.
Mais 35 veículos estavam parados nas garagens na última sexta-feira (17). Daquela vez, eram coletivos companhia Transporte Barra e Viação Redentor, em Jacarepaguá; e Três Amigos, em Bento Ribeiro.
Outros cinco ônibus foram flagrados parados nesta segunda-feira (20) nas garagens da empresa Paranapuan, na Ilha do Governador; e Normandy, em Bonsucesso.
Nas garagens das viações Caprichosa, em Parada de Luca; e Auto Viação Tijuca, em Bonsucesso, cinco ônibus estavam parados nesta terça-feira (21).
O Procon afirma que durante o horário de pico da manhã desta quarta-feira (22), de 5h às 9h, oito ônibus articulados e seis não articulados foram encontrados parados no terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.
Das 9h às 15h, mais 40 veículos estavam no estacionamento do terminal, com intervalo dos turnos de circulação.Fiscais do Procon também identificaram mau estado das vias de circulação exclusiva do BRT.
Segundo o órgão, os trechos entre as estações Interlagos e Pedra de Itaúna, Gláucio Gil e Benvindo de Novaes, Recanto das Garças e Notredame, e Notredame e Dom Bosco estão com buracos e elevações de asfalto.
O presidente do Procon, Cássio Coelho, disse que o órgão abriu um ato de investigação preliminar para notificar as empresas participantes do consórcio. O ato também determina que elas apresentem as soluções para os problemas de superlotação dos ônibus.
Vandalismo
Em nota, o consórcio BRT informou que "muitos veículos vão para as garagens por causa de vandalismo".
"Uma porta quebrada por um caloteiro ou vândalo muitas vezes tira um ônibus de circulação por mais de dez dias. A maioria das peças de reposição dos ônibus articulados do BRT precisa ser encomendada fora do Rio de Janeiro", diz a nota do consórcio.
De acordo com o BRT, a intervenção "montou uma Força Tarefa com outros órgãos da prefeitura para combater os calotes". São mais de 70 mil calotes por dia, diz o texto.
Menos ônibus
Fiscais do Procon Estadual afirmam que do total de 387 veículos estabelecidos no consórcio, apenas 267 estão no planejamento das BRT.
Ainda segundo o Procon, na última quarta-feira (22), apenas 240 ônibus estavam circulando, incluindo os que estavam estacionados na estação Alvorada.
O consórcio BRT informou que tem solicitado com frequências às empresas que forneçam mais ônibus e que recebem por dia 250 ônibus, sendo o ideal 420 veículos.
Informações: G1 Rio
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Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Governo de São Paulo estuda reformulação do corredor Diadema-Brooklin
A STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo deu início aos estudos para reformulação dos 12 km do trecho Diadema-Brooklin do Corredor ABD, entre o ABC Paulista e a zona Sul da capital.
Um dos principais objetivos é melhorar a integração dos serviços, hoje operados pela concessionária Metra, com a linha 9-Esmeralda da CPTM e os ônibus municipais de São Paulo.
Os estudos são citados no Balanço Geral das Contas do Exercício de 2018 enviados pelo Governo do Estado à Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo datado de 30 de abril de 2019.
De acordo com o relatório do balanço, além de melhorar a integração, o trabalho visa encontrar formas de ampliar a capacidade do corredor, reorganizar linhas e deixar o atendimento mais eficiente.
Os recursos para os estudos são do próprio governo do Estado, segundo a nota técnica.
No final de março, passaram a circular pelo trecho Diadema-Brooklin, 25 novos ônibus articulados de 21 metros no lugar dos modelos de 13,2 metros, o que segundo a empresa Metra, aumentou a capacidade da ligação em aproximadamente, 30%.
Entretanto, o corredor sofre com alguns problemas relacionados com infraestrutura, com paradas alvos de vandalismo, segregação insuficiente permitindo a invasão de veículos não autorizados no espaço que é para os ônibus e o alto grau de compartilhamento com ônibus municipais da SPTrans que seguem em apenas alguns trechos do corredor e, principalmente, com táxis, o que interfere na velocidade comercial dos serviços metropolitanos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Informações: Diário do Transporte
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Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Em Aracaju, Novos ônibus chegam com 12 lugares adaptados para acessibilidade
Os novos ônibus, zero KM, do transporte coletivo de Aracaju e da região metropolitana já vieram de fábrica com um maior número de assentos preferenciais – de quatro para doze lugares além de elevadores adaptados para melhor acessibilidade. Ademais, os veículos são do ano 2019, mas com modelo 2020, sendo equipados com tecnologia avançada.
Com câmeras de alta resolução, GPS, validadores e sistema de segurança de portas, para que o veículo circule apenas quando a porta estiver fechada, os novos ônibus oferecem aos passageiros conforto e segurança.
Foram mais de R$ 9,2 milhões em investimento com os ônibus de chassis Mercedes e carroceria Marcopolo, para renovação da frota de local. Esse é o início do processo para novos investimentos no setor do transporte público coletivo.
Informações: Ascom Setransp
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Marcadores: Sergipe
Expresso Aeroporto da CPTM passa a funcionar aos finais de semana e feriados
Nas comemorações do aniversário da CPTM, os moradores de Guarulhos e passageiros do Aeroporto Internacional ganharão mais opções de viagens. A partir deste sábado (25/5), o serviço Expresso Aeroporto, trem direto entre as estações Luz e Aeroporto-Guarulhos, passará a operar nos finais de semana e feriados.
Serão três horários por dia, em cada sentido, no percurso que é feito em cerca de 35 minutos. O passageiro economiza pelo menos 20 minutos de tempo em relação à viagem de carro. Os trens partirão da Estação Aeroporto-Guarulhos às 7h05, 12h05 e 17h05. Já as viagens da Estação da Luz iniciarão às 8h, 13h e 18h.
Lançado em outubro do ano passado, o serviço Expresso Aeroporto oferecia viagens de segunda a sexta-feira. Os horários de partida durante a semana, ocorrem às 9h, 11h, 13h, 15h e 21h, embarcando na Estação Aeroporto-Guarulhos. Na Estação da Luz, os trens saem às 10h, 12h, 14h, 16h e 22h.
O bilhete do Expresso Aeroporto custa R$ 8,60 e deve ser comprado com dinheiro nas bilheterias da Estação Luz ou Aeroporto. Para mais informações visite o site da CPTM: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/Pages/Informacoes-de-Viagem.aspx
Aniversário da CPTM: Maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, a Companhia completa 27 anos no próximo dia 28. Por dia, são transportados três milhões de passageiros. Para se ter ideia, os trens que atendem as sete linhas percorrem o equivalente a 80 mil quilômetros, ou duas voltas entorno da terra, diariamente. São cerca de 2.850 viagens realizadas todos os dias. A CPTM possui 273 km de extensão de vias e 94 estações distribuídas em 23 municípios e conta com oito mil colaboradores trabalhando em período integral.
Informações: CPTM
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Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Em Santos, Tarifa dos ônibus seletivos é reajustada
O sistema de transporte de seletivos, em Santos, sofrerá reajuste na tarifa a partir da próxima segunda-feira (27). O decreto será publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23). O valor passará de R$ 4,95 para R$ 5,30 após quase dois anos da última atualização, feita em agosto de 2017.
Os micro-ônibus seletivos são gerenciados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), e possuem quatro linhas em circulação. A Guaiúba Transportes Ltda é a permissionária responsável.
Entre agosto de 2017 até o momento, a média por mês de passageiros transportados nas linhas dos seletivos diminuiu 21,79% - foi de 134.311 para 105.041. Em contrapartida, ainda considerando o mesmo período, cresceu 17,42% número de usuários com desconto de 50% concedido a idosos. Nesse caso, a média mensal passou de 6.968 para 8.182.
De acordo com a companhia, a correção do valor da passagem considera o impacto da elevação de itens que incidem sobre o custo da tarifa, tais como combustível (aumento de 26,05% no período) e despesas com salários e encargos trabalhistas. Outro fator que contribuiu para o aumento, ainda segundo a CET, foi a redução do número de passageiros transportados.
O serviço funciona com veículos climatizados, equipados com som ambiente e poltronas reclináveis. Os coletivos só transportam passageiros sentados e realizam paradas para embarque e desembarque em qualquer local, desde que respeitada a sinalização de trânsito.
Informações: A Tribuna
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Marcadores: São Paulo
Em Porto Alegre, Em quatro meses, empresas de ônibus da Capital receberam 929 notificações por descumprimento de horários
A sensação de estar tempo demais esperando pelo ônibus pode ser mais do que uma mera impressão. Entre janeiro e abril deste ano, a Carris e os quatro consórcios que operam em Porto Alegre receberam 929 notificações por descumprirem os horários determinados pela EPTC. O valor da multa é R$ 496,16 por autuação.
Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS |
Cada ônibus que circula na cidade tem uma tabela de horários elaborada pela EPTC. Os horários, disponibilizados no site da prefeitura, devem ser seguidos à risca. Entretanto, o número de notificações aplicadas demonstra que isso nem sempre acontece.
A campeã de notificações por descumprimento de horários é a Carris, que opera 33 linhas. Entre janeiro e abril, a empresa recebeu 434 alertas por não estar seguindo as tabelas de horários. Em segundo lugar, estão os consórcios Via Leste e Mais, que operam 110 linhas e receberam 300 notificações pela mesma razão. Apesar de serem dois consórcios, a EPTC considera os dados juntamente por eles operarem na mesma bacia, que é a da Zona Leste. O consórcio MOB, que opera 118 linhas, recebeu 174 autuações. Com 21 notificações, o consórcio Viva Sul ocupa o quarto e último lugar do ranking dos atrasos. O consórcio Viva Sul é o que mais opera linhas na Capital: são 164 itinerários.
Durante a semana passada, motivado por diversas reclamações de leitores, o Diário Gaúcho acompanhou a saída de ônibus da Carris em terminais da região central e da Zona Sul. Entre as linhas observadas, estão a T1, T1D e T3. Em dois dias, dos 32 horários observados, em seis nenhum ônibus partiu na hora em que deveria.
Fadiga
A Carris garante que possui veículos suficientes para o cumprimento de suas tabelas. Entretanto, a empresa assume que “em decorrência da fadiga dos veículos, da falta de manutenção preventiva em anos anteriores e de faltas e/ou atrasos de colaboradores, podem ocorrer situações de não cumprimento de horários”.
Nesta terça-feira, a reportagem flagrou o motorista da linha T3 colocando água no radiador do ônibus para conseguir seguir o itinerário. A Carris anunciou a compra de 87 novos ônibus para sua frota. Os veículos devem chegar no segundo semestre.
Extinção de linhas é descartada
Diversos relatos sobre o fim de linhas que operam na Capital chegaram à reportagem nas últimas semanas. Entre os itinerários citados estão o T1D e o T3, da Carris. Além disso, também são citadas as linhas TR62 (Troncal Baltazar) e 631 (Parque dos Maias), do consórcio MOB. Conforme a EPTC, não há nenhum pedido da Carris em andamento para extinção de linhas. A companhia pública de ônibus também confirmou que não está em seus planos pedir à EPTC alteração ou extinção de alguma linha.
Entretanto, em relação às linhas TR62 e 631, a ETPC confirmou que o consórcio MOB fez um pedido de readequação dos itinerários. A empresa responsável pela gestão do transporte na Capital diz que a requisição “está em avaliação, mas não deve ser atendida, pois não cumpre requisitos do edital, em relação ao atendimento da demanda de passageiros”.
A EPTC reforça ainda que “este tipo de solicitação de readequação de linhas de ônibus, por parte dos consórcios, é rotineiro”. Porém, a maioria dos pedidos não é aceita. A possibilidade de requisição está prevista em contrato e ocorre em razão de fatores como a concorrência dos aplicativos ou a diminuição de passageiros.
Informações: Diário Gaúcho
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Marcadores: Rio Grande do Sul
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