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Em Curitiba, Passageiros já percebem melhorias no Terminal Santa Cândida
terça-feira, 22 de julho de 2014
A entrega da primeira etapa das obras de reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida, nesta semana, já permite aos passageiros ter uma boa ideia das mudanças que estão a caminho. O terminal terá a área ampliada de 8,6 mil para 12,6 mil metros quadrados e ganhará uma nova área comercial, com espaço para carga e descarga de mercadorias, nova iluminação, paisagismo e acessibilidade.
Quem usa o terminal diariamente já percebeu uma das principais alterações: o fim das plataformas elevadas para embarque e desembarque dos ônibus biarticulados. O passageiro não precisa mais subir degraus para ficar no nível da porta de embarque ou, ao desembarcar do ônibus, descer os degraus da plataforma. Agora é o ônibus que se posiciona na altura do piso do terminal – o que foi possível com a implantação da pista do ônibus em desnível, permitindo a abertura das portas no mesmo nível do cidadão.
Além de mais confortável e seguro, o local de embarque e desembarque nos biarticulados também ficou maior, passando de 3,5 para 7 metros de largura. O piso, antes emborrachado sobre uma estrutura de metal, agora é de lajotas antiderrapantes e com faixas em relevo padronizado, para apoio na orientação a pessoas com deficiência visual.
Como o terminal ainda está em obras, toda a operação está concentrada em uma ala, o que permite acesso da plataforma do biarticulado para a área de embarque e desembarque dos ônibus alimentadores. Quando as obras estiverem prontas, também a ala dos alimentadores será maior e mais confortável.
Eliane Demarqui, que na manhã desta quarta-feira aguardava, com a filha no colo, o embarque no biarticulado Santa Cândida/Capão Raso, aprovou a nova plataforma. "Ficou bem mais seguro, mais fácil, principalmente para quem tem criança, para cadeirantes e idosos. Quando a obra terminar vai ampliar muito, melhorar mais, mas já está mais fácil para pegar o ônibus", afirmou.
Além da plataforma maior e mais confortável, a abertura desta ala permitiu que o biarticulado voltasse a fazer uma primeira parada para desembarque e, alguns metros à frente, uma segunda para embarque, o que evita aglomerações e dificuldades tanto para quem está saindo quanto para quem vai entrar no ônibus.
"Está ficando muito bom, eu gostei, não precisa subir e descer escada, agora está mais organizado", disse a estagiária de Direito Camila Greicy Gonçalves, que utiliza o terminal diariamente.
Trabalhando como atendente de portaria em um condomínio em Curitiba, Manoel Ferreira de Almeida, que mora em Colombo, diz que a primeira melhoria a destacar no terminal é a acessibilidade. "Ficou bom para cadeirantes e idosos, principalmente, mas já ficou melhor para todo mundo. Acho que quando as obras terminarem vai ficar muito bom mesmo. Tomara que do lado de lá fique como aqui", afirmou.
O lado de lá a que Almeida se refere é a ala do terminal que fica de frente para a Avenida Mascarenhas de Morais que, em função das obras, teve nesta semana uma faixa bloqueada para o trânsito, com passagem exclusiva dos ônibus. Como do lado que já está pronto, a outra ala também terá acessos mais amplos, com mais acessibilidade e conforto.
Área comercial
Os espaços comerciais, que até aqui funcionavam no meio do terminal, vão passar para o subsolo, onde está sendo construído um túnel de ligação entre as duas alas. Na parte de cima só vai funcionar o Armazém da Família, que terá um espaço diferenciado, maior e com mais conforto para funcionários e clientela.
No subsolo, onde ficará concentrada a área comercial, os veículos que transportam as mercadorias também terão espaço para estacionar, sem ligação, como ocorria antes, com a área de operação dos ônibus.
Pelo Terminal Santa Cândida passam, por dia, 40 mil usuários do transporte coletivo. Ali param as linhas do circular Interbairros III; o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso e o Ligeirinho Santa Cândida/Pinheirinho, além de nove linhas alimentadoras, que fazem a ligação do terminal com os bairros.
As obras de reforma e ampliação do terminal foram paralisadas em 2012 e retomadas no ano passado, com melhorias no projeto original e novo cronograma que prevê a conclusão até o fim deste ano.
Informações: URBS
Postado por Meu Transporte às 09:00 0 comentários
Marcadores: Paraná
Em Porto Alegre, BikePoa tem cerca de 2 mil viagens
Das duas mil viagens diárias do BikePoa, cerca de 65% acontecem nos picos da manhã (7h às 10h) e da tarde (17h às 20h), de segunda à sexta-feira. Os dados da empresa Serttel, administradora do sistema na Capital, revelam o envolvimento, cada vez mais crescente, dos usuários na utilização das bicicletas compartilhadas na cidade, como um verdadeiro modal de transporte.
“Estes 65% representam um índice realmente muito elevado no conjunto da rede de bikes compartilhadas no País. É uma verdadeira demonstração do envolvimento dos portoalegrenses nesta iniciativa da Prefeitura, com utilização cada vez mais intensa das bikes, ainda mais com o crescimento da rede cicloviária na cidade”, afirma Peter Cabral, diretor-presidente da Serttel.
O sistema BikePoa completa dois anos no próximo 22 de setembro, com 104 mil pessoas cadastradas, 500 mil viagens realizadas. Ao todo são 39 estações, com 390 bicicletas à disposição da população. “É uma iniciativa que deu certo, já como modal de transporte e também como lazer. Agora estamos trabalhando junto à comunidade para aumentar a rede cicloviária no novo espaço proposto a ser criado no bairro Santa Cecília, com ligação entre a Ipiranga e a Praça da Encol”, afirma Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC.
Informações: EPTC
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Marcadores: Bicicletas, Rio Grande do Sul
Itamaracá Transportes começa a operar como Conorte junto com outras empresas
segunda-feira, 21 de julho de 2014
O Conorte já está na rua e você precisa ficar atento! Através desse novo consórcio, a Itamaracá, a Cidade Alta e a Rodotur passaram a operar de maneira conjunta. Uma novidade que promoveu mudanças em algumas das nossas linhas. Confira:
Deixam de ser operadas pela Itamaracá
601- Bola na Rede/Macaxeira
901- Caetés/Macaxeira
902- Mirueira/Macaxeira
906- Paulista/Macaxeira
914- PE-15/Afogados
948- Arthur Lundgren II/Macaxeira
967- Igarassu (Sítio Histórico)
976- TI de Pelópidas (PCR)
Passam a ser operadas pelo CONORTE
1907- Paulista/Rio Doce
1911- Ouro Preto (COHAB)
1921- Ouro Preto (Jatobá I)
1926 - Ouro Preto (Jatobá II)
1952 - Maranguape I/TI Pelópidas
1972 - Bultrins
A primeira linha de BRT no corredor Norte/Sul, a 1915-PE-15 (Dantas Barreto), também começou a funcionar. Inicialmente, quatro veículos vão atuar das 9h às 16h, de domingo a domingo. A meta é que até novembro, toda a operação do Corredor Norte/Sul esteja funcionando com oito linhas de BRT e 84 veículos.
Em caso de dúvidas, procure o Alô Cliente pelo telefone: 0800 081 1801. É importante ressaltar, que mesmo operando com uma nova marca, o compromisso de transportar pessoas com cordialidade e confiança permanece como prioridade para nós, que estamos sempre buscando a satisfação dos clientes e a realização profissional dos nossos funcionários.
Informações: Itamaracá Transportes
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Marcadores: Pernambuco
Estações do metrô de BH recebem investimento de R$ 2 mi para acesso de deficientes
Estações do metrô de Belo Horizonte estão passando por obras para garantir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU), que informou que atualmente 11 estações serão adequadas, além de sete que já adaptadas.
As intervenções vão promover a instalação de piso podotátil em todos os acessos, plataformas e saguões das estações. Escadas e rampas receberão novos corrimãos para dar mais segurança aos deslocamentos dos usuários. Todas as estações também passarão a contar com banheiros acessíveis destinados aos passageiros do sistema, além de sinalização indicativa dos degraus nas escadas. As obras irão promover ainda a adequação das bilheterias, visando atender aos usuários, e das salas operacionais das estações.
Outro montante de cerca de R$ 213 mil também foi investido na elaboração dos projetos executivos de acessibilidade das estações Lagoinha, Calafate, Gameleira e Cidade Industrial. De acordo com a empresa, cerca de R$ 1,8 milhão foram investidos nos terminais Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. As adequações atendem às especificações técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que visam proporcionar a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, mobiliário, equipamentos e elementos dos sistemas de trens urbanos.
Informações: Estado de Minas
Postado por Meu Transporte às 20:20 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Minas Gerais, trem/metrô
Em SP, Já são mais de 340 km de faixas exclusivas
Os novos trechos de faixas serão implantados em locais como o eixo Av. Antártica / Av. Sumaré / Av. Paulo VI, Av. Corifeu de Azevedo Marques, Av. Jaguaré / Av. Queirós Filho, trechos 4 e 5 da Rótula Centra, R. Vergueiro / Av. Prof. Noé Azevedo, Av. Zaki Narchi, Avenida do Orfanato, Avenida Vila Ema, Avenida Lins de Vasconcelos, entre outros.
O Secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto também anunciou que estão sendo feitas obras de readequação viária em 111 locais para diminuir os gargalos de trânsito na cidade e melhorar a circulação de todos os veículos que utilizam o espaço urbano da Capital.
Informações: CET SP
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Postado por Meu Transporte às 08:30 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Mais três vias de Curitiba vão receber as faixas exclusivas de ônibus
Mais três ruas de Curitiba devem receber a faixa exclusiva para ônibus em breve. De acordo com a prefeitura, as ruas João Negrão, Conselheiro Laurindo e a Av. Desembargador Westphalen vão receber dois quilômetros de faixas exclusivas cada uma. O estudo para a implantação dessa modalidade ainda está sendo feito e não há prazo para início das operações.
Recentemente, a Rua XV de Novembro recebeu uma faixa exclusiva para o transporte coletivo. De acordo com a Urbs, a medida diminuiu em 30% o tempo que os ônibus levam para fazer o trajeto – de 13 para nove minutos. Há pouco mais de uma semana, a Secretaria de Trânsito (Setran) de Curitiba começou a autuar os motoristas que desrespeitam as faixas.
Segundo o levantamento da prefeitura, a média de multas aplicadas na primeira semana foi de 54 por dia.
Postado por Meu Transporte às 08:00 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Paraná
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