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Paralisação de ônibus causa transtornos em Brasília
quinta-feira, 5 de julho de 2012
A greve dos rodoviários deixou a capital federal sem ônibus hoje (5) e causou transtornos à população desde o início da manhã. Quem depende do transporte coletivo teve muita dificuldade para se locomover na cidade, pois a paralisação retirou das ruas quase todos os veículos das empresas.
Os rodoviários exigem reajuste de 7,88% nos salários a partir de maio deste ano, conforme acordo assinado com as empresas no ano passado. Para amenizar a situação, o metrô começou a funcionar uma hora e meia mais cedo que o habitual, às 5h30, mas o problema dos usuários foi conseguir chegar às estações, devido a falta dos ônibus.
Nas estações do metrô, o movimento foi bem maior nas primeiras horas do dia e depois diminuiu, permitindo o embarque dos passageiros sem problemas, apesar do grande número de pessoas nas plataformas. O trânsito foi menor em muitos pontos da cidade sem os ônibus, como no centro de Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal (DF), onde há congestionamentos diários.
Na Estação da Praça do Relógio, no centro de Taguatinga, a comerciária Amanda Andrade esperava o metrô para ir trabalhar no Setor Comercial Sul, bairro distante da região e localizado no centro de Brasília, e se queixava da dificuldade que teve no trajeto até a estação. “Como não tinha ônibus, recorri ao transporte pirata, mas o Detran [Departamento de Trânsito] flagrou a van e fez todo mundo descer. O pior é que não obrigou o motorista a devolver o dinheiro da passagem”.
Outra passageira no metrô era a universitária Jurema Fonseca, que também recorreu ao transporte irregular para chegar até a estação e reclamava da falta de ônibus. Ela estuda em uma faculdade, no bairro de Águas Claras, e já estava atrasada para um compromisso.
Na mesma estação de metrô, a comerciante Neuza Martins aguardava o trem para ir à Rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital, para tentar chegar de táxi até outro ponto da cidade, na Avenida L2 Sul, onde trabalha. Segundo ela, a linha de ônibus que ligava esses dois pontos foi cancelada, porque a empresa alegou “falta de passageiros”.
Em Santa Maria, bairro situado a cerca de 25 quilômetros do centro da capital, muita gente esperava por um ônibus nas paradas, como a atendente Dayana Cristina Souza Araújo, 20 anos."Estou aguardando há mais de duas horas, mas os poucos ônibus circulando estão superlotados, não cabe mais ninguém. Ninguém estava preparado para essa paralisação. Fiquei sabendo por amigos. Eu estou indo trabalhar e me falaram que não importa a hora que eu chegue, tenho que estar lá hoje. É injusto. O caos de hoje já dá para imaginar como será se os ônibus pararem de circular por mais tempo”, disse.
Fonte: Exame Abril
Postado por Meu Transporte às 17:13 0 comentários
Marcadores: Brasília, Distrito Federal, trem/metrô
Em Porto Alegre, Integração somou 35 milhões de viagens gratuitas de ônibus
Um ano após implantação no sistema de ônibus, a gratuidade 100% na integração já resultou em 35 milhões de viagens em Porto Alegre. Desde 1º de julho de 2011, quando implantada a medida pela prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), houve um acréscimo de mais de 90 mil usuários cadastrados no Vale-Transporte e Passe Antecipado, e de mais 96 mil de usuários da Passagem Escolar, que passaram a usufruir do benefício da integração. Atualmente, são 712 mil usuários do TRI (VT, PA e Estudantes) aptos a usufruir da integração 100% gratuita. O número de passageiros subiu de 1 milhão para 1,2 milhão/dia. Em 11 meses, com a integração 100%, a economia para os usuários foi de cerca de R$ 42 milhões.
O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, afirma que a medida representou um ganho para a população. “A ação da Prefeitura possibilitou aos passageiros a liberdade de escolha dos melhores pontos de integração, além de um ganho importante no bolso dos trabalhadores, estudantes e dos usuários em geral do sistema de ônibus. Vamos continuar trabalhando pela qualificação do sistema de ônibus.” A frota, lembra Cappellari, já atingiu uma idade média de 3,8 anos, sendo uma das mais novas do país, com mais de 50% dos veículos adaptados para deficientes físicos. Além disso, salienta, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) será um novo passo, importante, neste processo de qualificação do sistema de ônibus.
Postado por Meu Transporte às 11:45 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
No DF, Paralisação dos ônibus prejudicam mais de 600 mil usuários nesta quinta-feira
Motoristas e cobradores do Distrito Federal iniciaram nesta quinta-feira (5) uma paralisação de 24 horas pelo pagamento de um reajuste de 7,88%. Segundo o sindicato a categoria, o índice havia sido acertado em convenção coletiva e deveria começar a ser pago nos salários de maio.
A paralisação dos rodoviários deixou os pontos de ônibus cheios. Na Rodoviária do Plano Piloto, passageiros recorriam ao transporte pirata para poder chegar ao trabalho.
Com a greve, o Metrô passou a funcionar às 5h30, meia hora antes do horário normal, e disponibilizou trens extras para os horários de pico (das 6h às 9h e das 16h30 às 20h).
O presidente do sindicato da categoria, João Osório, estima que a paralisação atinja 13 mil rodoviários, incluindo motoristas e cobradores das cooperativas de transporte. Nesta sexta (6) os motoristas e cobradores voltam a trabalhar normalmente. Está marcada para domingo (8) uma assembleia para decidir sobre uma possível greve geral da categoria.
Acordo
No ano passado, um acordo assinado entre os rodoviários e as empresas evitou a greve geral da categoria. O acordo previa reajuste de 7,88% nos salários, na cesta básica e no ticket refeição feita pelas empresas de ônibus.
O acordo previa também as manutenção dos benefícios garantidos pela no acordo coletivo de 2010, além do pagamento de R$ 150 por trabalhador para garantir plano de saúde e de R$ 15 para seguro odontológico.
Metrô
O metrô do DF também já tem um aumento considerável no número de passageiros na manhã desta quinta-feira (5/7). Segundo a assessoria de imprensa do órgão, foram colocados dois trens extras em circulação no horário de pico, que vai até às 9h. Ao todo, são 26 veículos a disposição da população. A empresa ainda abriu o serviço 30min mais cedo. Para o final da tarde, o número de trens também será igual ao da manhã. O vagões param de rodar às 23h30, como de costume.
Rodovias
Enquanto isso, cidadãos que tem carro tentam chegar ao trabalho enfrentando longos congestionamentos, que tomaram conta das principais vias do Distrito Federal. O tráfego na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Estrutural, Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e BR-040, que liga Luziânia à Brasília, está fluindo com muita lentidão devido ao excessivo número de veículos.
Transporte pirata
Embora seja ilegal, a opção para muitas pessoas tem sido o transporte pirata e as lotações. O aposentado José Dantas da Silva, 47 anos, não teve escolha. Ele saiu de casa em Águas Claras às 3h30 e ficou duas horas no ponto de ônibus, até que devidiu pegar um transporte ilegal com destino à Taguatinga para embarcar no metrô. Ainda assim Silva não conseguiu e até às 7h o aposentado não tinha conseguido entrar no transporte.
Informações: G1 DF e Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 08:22 0 comentários
Marcadores: Brasília, Distrito Federal
Greve de ônibus no Recife entra no 2º dia, usuários esperam mais de uma hora nas paradas
Mais um dia em que a população é prejudicada, poucos ônibus e muita espera dos usuários que muitas vezes penam nas paradas, o tempo de espera chega a mais de uma hora em algumas linhas, já outras nem circulando estão. Ontem os sindicatos não chegaram a um acordo, o dissídio coletivo foi determinado pelo Ministério Público do Trabalho e nesta quinta-feira (05), às 15h, a justiça decidirá o destino da paralisação.
Os dissídios coletivos são ações propostas à Justiça do Trabalho por pessoas jurídicas (Sindicatos, Federações ou Confederações de trabalhadores ou de empregadores) para solucionar questões que não puderam ser solucionadas pela negociação direta entre trabalhadores e empregadores.
Com a paralisação, o comércio registrou queda de mais de 70% das vendas, pois só usam os ônibus nestes dias quem realmente precisa.
A situação é mais preocupante nos terminais integrados, onde a fluxo de passageiros são bem maiores. Ontem tumultos e quebra quebra de ônibus em algumas linhas foram registradas.
Conseguir um ônibus em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, está sendo um desafio na manhã desta quinta-feira (5). Paradas lotadas e espera prolongada. Para aqueles que precisam ir para lugares próximos, onde os micro-ônibus circulam, a espera não é tão grande, mas ainda encontram os pequenos coletivos lotados.
No Ibura, os usuários estão desistindo de sair de casa devido a demora dos coletivos e quando passam, eles vem lotados. É melhor ficar em casa e levar falta no trabalho do que enfrentar estes transtornos, diz a moradora da UR-02 Tereza Cristina.
No terminal da PE-15, em Olinda, um dos mais movimentados do Grande Recife, o cenário era de filas, ônibus demorando mais que o normal, mas sem confusão. A linha que apresenta maiores filas é a PE-15/ Afogados. O terminal, o mais antigo do Grande Recife, atende cerca de 44 mil pessoas, com 12 linhas, 134 ônibus e 1,5 mil viagens por dia. As empresas estão contratando motoristas do cadastro de reserva para atender a demanda durante a greve. Ainda em Olinda, as paradas da Avenida Getúlio Vargas estão cheias, com pessoas esperando ônibus por muito tempo.
Conseguir um ônibus em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, está sendo um desafio na manhã desta quinta-feira (5). Paradas lotadas e espera prolongada. Para aqueles que precisam ir para lugares próximos, onde os micro-ônibus circulam, a espera não é tão grande, mas ainda encontram os pequenos coletivos lotados.
No Ibura, os usuários estão desistindo de sair de casa devido a demora dos coletivos e quando passam, eles vem lotados. É melhor ficar em casa e levar falta no trabalho do que enfrentar estes transtornos, diz a moradora da UR-02 Tereza Cristina.
No terminal da PE-15, em Olinda, um dos mais movimentados do Grande Recife, o cenário era de filas, ônibus demorando mais que o normal, mas sem confusão. A linha que apresenta maiores filas é a PE-15/ Afogados. O terminal, o mais antigo do Grande Recife, atende cerca de 44 mil pessoas, com 12 linhas, 134 ônibus e 1,5 mil viagens por dia. As empresas estão contratando motoristas do cadastro de reserva para atender a demanda durante a greve. Ainda em Olinda, as paradas da Avenida Getúlio Vargas estão cheias, com pessoas esperando ônibus por muito tempo.
Mais informações sobre a greve de ônibus no Recife nas próximas postagens.
Postado por Meu Transporte às 08:08 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Expansão do Metrô de BH pode gerar novo gargalo na cidade
A viabilidade das linhas 2 e 3 do metrô de Belo Horizonte, como foram apresentadas pela Trem Metropolitano S.A. (Metrominas), está sendo questionada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e pelo Sindicato dos Metroviários (Sindimetro). Em audiência pública sexta-feira na Câmara Municipal, o representante da operadora federal dos trens da capital, Adão Guimarães Silva, afirmou que apenas a construção de metade da Linha 2 não vai atender os 283 mil moradores do Barreiro. Os passageiros dessa região têm, em sua maioria, o Centro como destino, mas chegarão apenas ao Calafate, onde será necessário ingressar nos já abarrotados vagões da Linha 1 (Eldorado/Vilarinho). “Não faz mais sentido (a Linha 2 tangenciar a Linha 1 no Calafate). Isso foi adaptado no projeto antigo por causa da transferência da rodoviária para lá, o que já não vai acontecer”, disse Silva. A Metrominas admite o gargalo e procura soluções.
Pela análise do representante da CBTU, a melhor solução seria concluir a Linha 2 inteira, do Barreiro ao Bairro Santa Tereza, na Região Leste, perto da área hospitalar, e passando pela Praça Sete. “O estudo da CBTU concluiu que o melhor itinerário seria Barreiro-Santa Tereza”, considera. Não é a primeira vez que técnicos da companhia criticam os projetos. A implantação de uma oficina e pátio de manobra subterrâneos na Linha 2 já foi considerada inviável por operadores da companhia.
Opostos na greve que paralisou o metrô por mais de um mês, CBTU e o Sindicato dos Metroviários concordam que o projeto precisa ser mudado. “Não faz nem sentido encontrar mais as duas linhas (1 e 2) no Calafate. O certo é ir direto do Barreiro à Praça Sete e Santa Tereza. Nem que seja preciso deixar a Linha 3 (Savassi-Lagoinha) para depois”, disse o vice-presidente do sindicato, Romeu José Machado Neto.
Savassi
A própria necessidade de uma linha subterrânea é contestada pelo sindicalista que representa os operadores dos trens da CBTU. “A primeira coisa a fazer quando se executa uma linha é pesquisar a origem e o destino. Isso não foi feito no trecho Lagoinha-Savassi. O metrô é para tirar das vias o grande fluxo de ônibus. Qual é o grande corredor de ônibus entre a Lagoinha e a Savassi?”, questiona. E conclui: “O sistema já não comporta o que tem, com a Linha 1 lotada todos os dias. Imagina injetar mais gente”, alerta Neto.
O coordenador do projeto do metrô pela Prefeitura de Belo Horizonte, Márcio Duarte, admitiu que o projeto como está cria um gargalo na Estação Calafate. “Será uma questão operacional. Estamos fazendo estudos e simulações, em busca de soluções. Uma das respostas pode ser o trem da Linha 2 ingressar nos trilhos da Linha 1 e cumprir o restante de seu itinerário até o Centro”, afirma.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a necessidade de adequação de recursos exigiu, em 2008, a elaboração de estudos para definição de prioridades nos investimentos do metrô. “Os recursos disponíveis atualmente não são suficientes para a execução da totalidade das linhas. Com esta modelagem, o metrô terá a possibilidade de transportar até 900 mil passageiros/dia, ou seja, quase quatro vezes o movimento atual, com um aumento do número de vagões para 240”, informa em nota a Setop.
Primeira perfuração vem aí
A expectativa da Metrominas é de que as primeiras perfurações para levantamentos de geotecnia do metrô de Belo Horizonte sejam marcadas na próxima semana e ocorra nos próximos dias. De acordo com a companhia, a ordem de serviço está para ser assinada. A licitação para os serviços de topografia ainda não teve um vencedor determinado, uma vez que na primeira concorrência todas as empresas foram consideradas inabilitadas e tiveram tempo para se adequar às exigências do trabalho.
Pela análise do representante da CBTU, a melhor solução seria concluir a Linha 2 inteira, do Barreiro ao Bairro Santa Tereza, na Região Leste, perto da área hospitalar, e passando pela Praça Sete. “O estudo da CBTU concluiu que o melhor itinerário seria Barreiro-Santa Tereza”, considera. Não é a primeira vez que técnicos da companhia criticam os projetos. A implantação de uma oficina e pátio de manobra subterrâneos na Linha 2 já foi considerada inviável por operadores da companhia.
Opostos na greve que paralisou o metrô por mais de um mês, CBTU e o Sindicato dos Metroviários concordam que o projeto precisa ser mudado. “Não faz nem sentido encontrar mais as duas linhas (1 e 2) no Calafate. O certo é ir direto do Barreiro à Praça Sete e Santa Tereza. Nem que seja preciso deixar a Linha 3 (Savassi-Lagoinha) para depois”, disse o vice-presidente do sindicato, Romeu José Machado Neto.
Savassi
A própria necessidade de uma linha subterrânea é contestada pelo sindicalista que representa os operadores dos trens da CBTU. “A primeira coisa a fazer quando se executa uma linha é pesquisar a origem e o destino. Isso não foi feito no trecho Lagoinha-Savassi. O metrô é para tirar das vias o grande fluxo de ônibus. Qual é o grande corredor de ônibus entre a Lagoinha e a Savassi?”, questiona. E conclui: “O sistema já não comporta o que tem, com a Linha 1 lotada todos os dias. Imagina injetar mais gente”, alerta Neto.
O coordenador do projeto do metrô pela Prefeitura de Belo Horizonte, Márcio Duarte, admitiu que o projeto como está cria um gargalo na Estação Calafate. “Será uma questão operacional. Estamos fazendo estudos e simulações, em busca de soluções. Uma das respostas pode ser o trem da Linha 2 ingressar nos trilhos da Linha 1 e cumprir o restante de seu itinerário até o Centro”, afirma.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a necessidade de adequação de recursos exigiu, em 2008, a elaboração de estudos para definição de prioridades nos investimentos do metrô. “Os recursos disponíveis atualmente não são suficientes para a execução da totalidade das linhas. Com esta modelagem, o metrô terá a possibilidade de transportar até 900 mil passageiros/dia, ou seja, quase quatro vezes o movimento atual, com um aumento do número de vagões para 240”, informa em nota a Setop.
Primeira perfuração vem aí
A expectativa da Metrominas é de que as primeiras perfurações para levantamentos de geotecnia do metrô de Belo Horizonte sejam marcadas na próxima semana e ocorra nos próximos dias. De acordo com a companhia, a ordem de serviço está para ser assinada. A licitação para os serviços de topografia ainda não teve um vencedor determinado, uma vez que na primeira concorrência todas as empresas foram consideradas inabilitadas e tiveram tempo para se adequar às exigências do trabalho.
Fonte: Estado de Minas / Mateus Parreiras
Postado por Meu Transporte às 08:07 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, trem/metrô
Tarifas de ônibus na Grande Porto Alegre sobem a partir de domingo
Entra em vigor a partir da 0h de domingo (8) o novo valor das tarifas dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Porto Alegre, informou nesta quarta-feira (4) a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). A data da entrada em vigor do reajuste de 6,28% foi publicada nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial do Estado.
O índice foi homologado na terça-feira (03) pelo Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs). Segundo a agência, o aumento anual leva em conta a variação no preço de combustíveis e outros insumos, além do Percurso Médio Anual (PMA) e o aproveitamento econômico do serviço, que são constantes.
No total, 24 empresas que operam na Grande Porto Alegre vão reajustar as tarifas, afetando cerca de 514 mil usuários dos serviços de transportes. O aumento também será refletido na passagem de integração com o Trensurb. Os novos valores das tarifas, no entanto, ainda não foram oficializados pelas empresas.
Postado por Meu Transporte às 00:24 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
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