Trolebus em SP
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Metrô-DF contrata novos funcionários para atendimento
terça-feira, 9 de março de 2010 O Metrô-DF se prepara para o aumento de demanda pelo transporte que ocorrerá com a chegada dos novos trens, a partir de abril deste ano, e a integração definitiva dos sistemas de bilhetagem (ônibus e metrô). Desde o sábado (6/3), 144 novos funcionários terceirizados foram chamados para trabalhar nas estações.
Eles estão divididos no atendimento dos guichês, com 106 pessoas, e em funções administrativas e de supervisão, com 38 funcionários. Com isso, nos fins de semana, a capacidade é de 53 guichês funcionando ao mesmo tempo no horário comercial e de dois atendentes em cada uma das 23 estações – o dobro do habitual. Nos dias de semana, o atendimento continuará com dois guichês por estação.
No entanto, o número poderá ser ampliado para três a cinco guichês em horários de pico, o que deve acontecer no final da tarde nas estações Central, Galeria e Arniqueiras.
Além disso, cerca de 60 metroviários que trabalhavam na venda de bilhetes, foram destacados para o auxílio aos usuários, principalmente aqueles com dificuldades de locomoção. As mudanças no sistema de bilhetagem só estarão finalizadas em quatro meses. Após o ingresso de novas equipes nos atuais postos de vendas, haverá a montagem e, posteriormente, a implantação da nova tecnologia de bilhetagem.
Fonte: Correio Brasiliense
Postado por Meu Transporte às 22:58 1 comentários
Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
Comprovação de deficiência determina concessão de gratuidade em Cuiába
Portadores de deficiência física têm direito ao transporte público gratuito em Cuiabá, conforme normas contidas no artigo 201, alínea “b”, da Lei Orgânica do Município e artigo primeiro da Lei Municipal nº 2.760/1990. Com esse embasamento legal, a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (de Direito Público) indeferiu pedido na Apelação nº 57256/2009. O recurso foi interposto pela Prefeitura de Cuiabá, que pretendeu a anulação da decisão que concedeu o direito de gratuidade a apelada, depois de sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC), que a deixou com seqüelas, devidamente comprovadas.
A decisão inicial foi proferida pelo Juízo da Segunda Vara Especializada da Fazenda Pública da Capital nos autos da ação de obrigação de fazer, que julgou parcialmente procedente o pedido e extinguiu o processo com resolução de mérito, nos termos do artigo 269, inciso I, do Código de Processo Civil, tornando definitiva a antecipação de tutela, até a cessação da situação crônica da autora. A Prefeitura sustentou que foi demonstrada somente a condição de pensionista da apelada e que a invalidez exigida não teria sido comprovada, o que impediria a concessão da gratuidade do transporte coletivo. Aduziu ainda que ela não teria comprovado a periodicidade (dias, horários, semanas, meses) de sua locomoção para o tratamento médico e solicitou o provimento do recurso com a reforma integral da sentença.
O relator, juiz substituto de Segundo Grau José Mauro Bianchini Fernandes, constatou a veracidade das alegações da apelada, por intermédio da carta de concessão do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Também foram apresentados nos autos, o relatório médico enviado à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), bem como o laudo médico ao INSS solicitando a aposentadoria por invalidez, pelo fato da mesma ser portadora de seqüelas cognitivas pós AVC. O magistrado ressaltou que a Lei Orgânica do Município de Cuiabá concede a isenção de tarifas nos transportes coletivos urbanos aos portadores de enfermidades como deficiência física, mental ou sensorial, além de seus acompanhantes, desde que comprovadas as alegações, não havendo qualquer discriminação quanto à espécie de doença (artigo 201, alínea “b”).
O juiz José Mauro Bianchini também destacou o contido no artigo primeiro da Lei nº 2.760/1990 (alterado pela Lei nº 4.608/2004), que autoriza a criação de transporte gratuito aos aposentados e pensionistas, considerados fisicamente inválidos. Quanto à ausência de informação da periodicidade do tratamento médico, o relator desconsiderou o argumento do apelante, salientando o fato da carteira de passe livre ser nominal, contendo foto do beneficiário, fato que dificultaria a fraude.
Fonte: Gazeta Digital
Postado por Meu Transporte às 22:46 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
População recebe dez novos ônibus em Rondonópolis
A população de Rondonópolis foi contemplada com dez novos ônibus para ampliar a frota do transporte coletivo. A solenidade de entrega aconteceu nesta segunda-feira (8), na Praça Brasil, e reuniu diversas autoridades. O prefeito José Carlos do Pátio destaca a importância do investimento de aproximadamente R$ 3 milhões para a comunidade, em especial, aos com deficiência física. Para Pátio, o benefício garante pontualidade nos itinerários e respeito aos cidadãos.
Todos os veículos são adaptados com dois espaços reservados para quem usa a cadeira de rodas. E até o mês de junho deste ano, mais dez vão ser entregues, totalizando 81 veículos. Outro investimento na área do transporte público é a pavimentação asfáltica das linhas de ônibus e a colocação de lixeiras nos pontos.
“Buscamos a valorização do transporte alternativo. Com o investimento da empresa, vamos ter uma frota com a média de 2,5 anos de vida útil, para cada veículo. O que significa mais qualidade na locomoção das pessoas” fala Pátio. Ele destaca ainda que aqueles com deficiência física também têm o direito de ir e vir garantido. “São duas vagas com total segurança para humanizar o serviço e dar dignidade ao cidadão”, completa.
O secretário de Transporte e Trânsito do Município, Donizete Aparecido Alves de Souza, explica que a frota deve ser renovada a cada seis anos e três meses. Ele esclarece que a entrega dos novos veículos é resposta a uma solicitação da administração local. “O prefeito pediu aos diretores da empresa que investissem na cidade. Desta forma, o horário de atendimento aos passageiros é respeitado e a qualidade dos veículos proporciona uma viagem tranquila”, argumenta.
O vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Rondonópolis – Adefir, Manoel Moreira, apoiou a iniciativa. “Fizemos uma pesquisa em todo o país e descobrimos que a Cidade de Pedra é a única que tem 70% da frota adaptada. A preocupação da concessionária e do prefeito mostra a importância que as pessoas com deficiência têm para a cidade”, declara.
Além da solicitação do prefeito José Carlos do Pátio, o gerente Paulo Sérgio da Silva garante que é um prazer investir no município. “Acreditamos no potencial das famílias e estamos satisfeitos em ver que os novos ônibus já estão circulando nas avenidas e ruas da cidade, dando mais opções para os usuários do transporte coletivo”, conclui.
Todos os veículos são adaptados com dois espaços reservados para quem usa a cadeira de rodas. E até o mês de junho deste ano, mais dez vão ser entregues, totalizando 81 veículos. Outro investimento na área do transporte público é a pavimentação asfáltica das linhas de ônibus e a colocação de lixeiras nos pontos.
“Buscamos a valorização do transporte alternativo. Com o investimento da empresa, vamos ter uma frota com a média de 2,5 anos de vida útil, para cada veículo. O que significa mais qualidade na locomoção das pessoas” fala Pátio. Ele destaca ainda que aqueles com deficiência física também têm o direito de ir e vir garantido. “São duas vagas com total segurança para humanizar o serviço e dar dignidade ao cidadão”, completa.
O secretário de Transporte e Trânsito do Município, Donizete Aparecido Alves de Souza, explica que a frota deve ser renovada a cada seis anos e três meses. Ele esclarece que a entrega dos novos veículos é resposta a uma solicitação da administração local. “O prefeito pediu aos diretores da empresa que investissem na cidade. Desta forma, o horário de atendimento aos passageiros é respeitado e a qualidade dos veículos proporciona uma viagem tranquila”, argumenta.
O vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Rondonópolis – Adefir, Manoel Moreira, apoiou a iniciativa. “Fizemos uma pesquisa em todo o país e descobrimos que a Cidade de Pedra é a única que tem 70% da frota adaptada. A preocupação da concessionária e do prefeito mostra a importância que as pessoas com deficiência têm para a cidade”, declara.
Além da solicitação do prefeito José Carlos do Pátio, o gerente Paulo Sérgio da Silva garante que é um prazer investir no município. “Acreditamos no potencial das famílias e estamos satisfeitos em ver que os novos ônibus já estão circulando nas avenidas e ruas da cidade, dando mais opções para os usuários do transporte coletivo”, conclui.
Fonte: Primeira Hora
Postado por Meu Transporte às 22:42 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Abertura das propostas para o transporte de Curitiba será nesta quarta
A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A realizará nesta quarta-feira, 10, sessão pública para abertura de proposta técnica da licitação da operação do transporte coletivo urbano de Curitiba. A sessão começará às 14h no Auditório da Urbs, no prédio central na Rodoferroviária de Curitiba.Participam da concorrência os consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro. A documentação dos licitantes foi entregue em sessão pública realizada no dia 25 de fevereiro.
A licitação é na modalidade Concorrência (005/2009) para seleção de empresas e ou consórcios de empresas para outorga de concessão para prestação e exploração dos serviços de transporte coletivo público urbano de passageiros, com ônibus no município de Curitiba.
A concorrência combina os critérios de melhor técnica e menor custo quilométrico, visando a menor tarifa para a Rede Integrada de Transporte (RIT).
Fonte: Bem Paraná
Postado por Meu Transporte às 22:37 0 comentários
Marcadores: Paraná
CET recomenda: vá à Fórmula Indy por transporte coletivo
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo recomenda aos 32 mil torcedores que estarão no circuito do Anhembi, na zona norte, para assistir a etapa de abertura da Fórmula Indy, tanto no sábado (nos treinos) quanto no domingo (para a corrida) que vão de transporte coletivo.
O motivo: como a prova é de rua, vários locais da região do Sambódromo estarão interditados. Serão colocados à disposição ônibus fretados, táxis e outros serviços. O esquema todo, abaixo, foi anunciado pela CET e pela organização da etapa paulistana da Indy.
PROGRAMAÇÃO DA PROVA
Treinos livres: serão dois no sábado, das 9 horas às 10h15 e das 12h30 às 13h30.
Treino classificatório: no sábado, das 15 horas às 17h30.
Warmup (último treino livre): domingo, das 9 horas às 9h30.
Corrida: domingo, às 13 horas (75 voltas).
TRANSPORTE PÚBLICO
Os horários de funcionamento e os pontos de embarque de linhas especiais:
Miniterminais (entrada).
Expo Center Norte, Terminal Barra Funda, Terminal Tietê:- Sábado (13, treinos oficiais), das 6 horas às 15 horas; domingo (14, corrida), das 6 horas às 13 horas.
Expresso Aeroporto (Congonhas)- Sábado (13, treinos oficiais), das 7 horas às 15 horas; domingo (14, corrida), das 6 horas às 12h30.
Miniterminais
(saída)Entorno do circuito, nos miniterminais da rua Olavo Fontoura, com destino aos bolsões Expo Center Norte, Terminal Barra Funda, Terminal Tietê e Expresso Aeroporto:- Sábado (13, treinos oficiais), das 10 horas às 19 horas; domingo (14, corrida), das 10 horas às 19h30
LINHAS REGULARES
As linhas regulares de ônibus que circulam pela avenida Olavo Fontoura e região do circuito terão o itinerário alterado tanto no sábado (13) e no domingo (14). Os trajetos estão em http://www.sptrans.com.br/.
BOLSÕES PARA TRANSPORTE PÚBLICO
Ônibus fretados - será ativada área de estacionamento pago para ônibus fretados da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes) na avenida Otto Baumgart e na avenida do Estado, entre a Marginal Tietê e a avenida Santos Dumont
METRÔ E TREM
As estações Tietê e Barra Funda terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treino e corrida. Haverá linha de ônibus fazendo a integração entre os terminais e o local da corrida
BOLSÕES PARA TÁXI
Chegada - O desembarque deverá ser realizado preferencialmente na avenida Brazelisa Alves de Carvalho, que apresenta o menor trajeto até os portões de acesso ao evento.
Serão dois bolsões para estacionamento, na praça Campo de Bagatelle x avenida Olavo Fontoura, e na rua Anita Malfati x avenida Olavo Fontoura
Saída - 2 mil táxis distribuídos em dois pontos. Um na rua Anita Malfatti x avenida Olavo Fontoura, e outro na praça Campo de Bagatelle, junto à avenida Olavo Fontoura
Se possível, deixar o carro em casa e usar, preferencialmente, o transporte público (ônibus, metrô e trem), já que não haverá bolsões de estacionamento e as vias próximas ao local do evento estarão bloqueadas ou com estacionamento proibido
Fonte: Estadão
PROGRAMAÇÃO DA PROVA
Treinos livres: serão dois no sábado, das 9 horas às 10h15 e das 12h30 às 13h30.
Treino classificatório: no sábado, das 15 horas às 17h30.
Warmup (último treino livre): domingo, das 9 horas às 9h30.
Corrida: domingo, às 13 horas (75 voltas).
TRANSPORTE PÚBLICO
Os horários de funcionamento e os pontos de embarque de linhas especiais:
Miniterminais (entrada).
Expo Center Norte, Terminal Barra Funda, Terminal Tietê:- Sábado (13, treinos oficiais), das 6 horas às 15 horas; domingo (14, corrida), das 6 horas às 13 horas.
Expresso Aeroporto (Congonhas)- Sábado (13, treinos oficiais), das 7 horas às 15 horas; domingo (14, corrida), das 6 horas às 12h30.
Miniterminais
(saída)Entorno do circuito, nos miniterminais da rua Olavo Fontoura, com destino aos bolsões Expo Center Norte, Terminal Barra Funda, Terminal Tietê e Expresso Aeroporto:- Sábado (13, treinos oficiais), das 10 horas às 19 horas; domingo (14, corrida), das 10 horas às 19h30
LINHAS REGULARES
As linhas regulares de ônibus que circulam pela avenida Olavo Fontoura e região do circuito terão o itinerário alterado tanto no sábado (13) e no domingo (14). Os trajetos estão em http://www.sptrans.com.br/.
BOLSÕES PARA TRANSPORTE PÚBLICO
Ônibus fretados - será ativada área de estacionamento pago para ônibus fretados da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes) na avenida Otto Baumgart e na avenida do Estado, entre a Marginal Tietê e a avenida Santos Dumont
METRÔ E TREM
As estações Tietê e Barra Funda terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treino e corrida. Haverá linha de ônibus fazendo a integração entre os terminais e o local da corrida
BOLSÕES PARA TÁXI
Chegada - O desembarque deverá ser realizado preferencialmente na avenida Brazelisa Alves de Carvalho, que apresenta o menor trajeto até os portões de acesso ao evento.
Serão dois bolsões para estacionamento, na praça Campo de Bagatelle x avenida Olavo Fontoura, e na rua Anita Malfati x avenida Olavo Fontoura
Saída - 2 mil táxis distribuídos em dois pontos. Um na rua Anita Malfatti x avenida Olavo Fontoura, e outro na praça Campo de Bagatelle, junto à avenida Olavo Fontoura
Se possível, deixar o carro em casa e usar, preferencialmente, o transporte público (ônibus, metrô e trem), já que não haverá bolsões de estacionamento e as vias próximas ao local do evento estarão bloqueadas ou com estacionamento proibido
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 22:22 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Salvador, Obras do metrô vão a debate
Por que o metrô de Salvador não sai? Esta é uma das maiores dúvidas dos soteropolitanos e vai estar no centro de um debate, na próxima quinta-feira, durante audiência pública, no Centro de Cultura da Câmara Municipal, no Pelourinho. O presidente da Comissão de Transportes, vereador Jorge Jambeiro (PSDB), convidou representantes da prefeitura, governo e Ministério Público (MP), para o encontro, que terá início às 9 horas.
“Todo ano é a mesma coisa, dizem que o metrô vai ficar pronto até dezembro, mas, o que sabemos é que a possibilidade dele rodar parece cada dia mais distante da realidade e enquanto isso não se concretiza, a prefeitura gasta rios de dinheiro, com uma obra que nunca acaba”, lembra Jambeiro.
Um dos temas a serem abordados durante a audiência, segundo o vereador, é a manutenção “cara e desnecessária” dos trens do subúrbio. “A prefeitura precisou manter os trens como uma das condições para receber a verba para o metrô, mas, acaba gastando R$ 1 milhão para manter o transporte, que serve a cerca de 14 mil pessoas, o que é muito pouco diante do altos custos”, garantiu.
Ele acha que o melhor que a prefeitura tem a fazer é entregar ao Estado ou à União a administração do metrô, subsidiando a tarifa, que estaria projetada em R$ 15 por pessoa. “A prefeitura tem que entregar o metrô ao Estado e os vagões ao governo federal”, declara.
Contrariando o que diz o prefeito João Henrique, ao afirmar que as obras estão cerca de 97% concluídas, Jambeiro ressalta que equipamentos importantes, para o funcionamento do metrô, como catraca, escadas rolantes e serviços de integração, ainda não foram iniciados.
Inicialmente, o metrô de Salvador teria 28 estações e 48,1 km de extensão, transportando cerca de 400 mil usuários/dia. Depois, oito estações e uma extensão de 12 km - dos quais 1,5 km seriam subterrâneos. O projeto acabou reduzido a apenas à primeira etapa de 6 km, ligando a Estação da Lapa à Rótula do Abacaxi.
A Companhia de Transportes de Salvador, responsável por operar o sistema, foi criada em 1999 com o objetivo de modernizar o Trem Suburbano e implantar o metrô em Salvador. O início dos trabalhos ocorreu em 2000, há 10 anos.
“Todo ano é a mesma coisa, dizem que o metrô vai ficar pronto até dezembro, mas, o que sabemos é que a possibilidade dele rodar parece cada dia mais distante da realidade e enquanto isso não se concretiza, a prefeitura gasta rios de dinheiro, com uma obra que nunca acaba”, lembra Jambeiro.
Um dos temas a serem abordados durante a audiência, segundo o vereador, é a manutenção “cara e desnecessária” dos trens do subúrbio. “A prefeitura precisou manter os trens como uma das condições para receber a verba para o metrô, mas, acaba gastando R$ 1 milhão para manter o transporte, que serve a cerca de 14 mil pessoas, o que é muito pouco diante do altos custos”, garantiu.
Ele acha que o melhor que a prefeitura tem a fazer é entregar ao Estado ou à União a administração do metrô, subsidiando a tarifa, que estaria projetada em R$ 15 por pessoa. “A prefeitura tem que entregar o metrô ao Estado e os vagões ao governo federal”, declara.
Contrariando o que diz o prefeito João Henrique, ao afirmar que as obras estão cerca de 97% concluídas, Jambeiro ressalta que equipamentos importantes, para o funcionamento do metrô, como catraca, escadas rolantes e serviços de integração, ainda não foram iniciados.
Inicialmente, o metrô de Salvador teria 28 estações e 48,1 km de extensão, transportando cerca de 400 mil usuários/dia. Depois, oito estações e uma extensão de 12 km - dos quais 1,5 km seriam subterrâneos. O projeto acabou reduzido a apenas à primeira etapa de 6 km, ligando a Estação da Lapa à Rótula do Abacaxi.
A Companhia de Transportes de Salvador, responsável por operar o sistema, foi criada em 1999 com o objetivo de modernizar o Trem Suburbano e implantar o metrô em Salvador. O início dos trabalhos ocorreu em 2000, há 10 anos.
CPI vai investigar transporte
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), deferiu ontem o requerimento para a instalação da CPI do Metrô de Salvador. Seguindo o Regimento Interno da Casa, o presidente da Assembleia pede que os blocos partidários indiquem, no prazo máximo de três dias consecutivos, os seus membros (seguindo a proporcionalidade) para que a CPI seja instalada.
O requerimento foi apresentado pelo deputado Elmar Nascimento (PR) e conta com a assinatura de 35 deputados da Casa. A justificativa apresentada por Elmar Nascimento para criar a CPI foi o grande número de denúncias envolvendo a obra.
“Será uma grande demonstração à sociedade de que a Assembleia Legislativa quer efetivamente contribuir para a elucidação dessa caixa preta. Considero esse o maior caso de desvio de recursos públicos da história recente da Bahia”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), deferiu ontem o requerimento para a instalação da CPI do Metrô de Salvador. Seguindo o Regimento Interno da Casa, o presidente da Assembleia pede que os blocos partidários indiquem, no prazo máximo de três dias consecutivos, os seus membros (seguindo a proporcionalidade) para que a CPI seja instalada.
O requerimento foi apresentado pelo deputado Elmar Nascimento (PR) e conta com a assinatura de 35 deputados da Casa. A justificativa apresentada por Elmar Nascimento para criar a CPI foi o grande número de denúncias envolvendo a obra.
“Será uma grande demonstração à sociedade de que a Assembleia Legislativa quer efetivamente contribuir para a elucidação dessa caixa preta. Considero esse o maior caso de desvio de recursos públicos da história recente da Bahia”, afirmou.
Fonte: Tribuna da Bahia
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Marcadores: Bahia, trem/metrô
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