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sábado, 13 de novembro de 2010Postado por Meu Transporte às 00:17 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Tecnologia para melhorar o trânsito das grandes cidades
CRESCIMENTO ECONÔMICO x CAOS NO TRÂNSITO
A estabilidade econômica e a melhoria na distribuição de renda contribuíram para o desenvolvimento das regiões urbanas, e como conseqüência, do aumento da frota nacional. Uma crise em 2008/2009 foi minimizada pelo Governo com a redução de IPI para os automóveis. Resultado: mil novos licenciamentos por dia apenas na cidade de São Paulo. A metrópole, que já sofre com uma frota de cerca de 6 milhões de automóveis, caminha para um colapso em suas ruas e avenidas. Dados do Ministério das Cidades indicam que o automóvel responde por um terço da mobilidade urbana do Brasil. Esta é a nossa realidade.
Na medida em que o tamanho da cidade aumenta, aumentam seus problemas de trânsito e as soluções se tornam cada vez mais complexas. Prova disso é que cidades como Londres e Cingapura, já tendo esgotado todas as alternativas, optaram pela restrição de veículos em suas regiões centrais: o "pedágio urbano". Ainda que a renda seja revertida para investimentos no Transporte Público, não se pode ignorar o fato de que é uma medida autoritária, que interfere no direito de ir e vir dos londrinos.
Acredito que toda medida restritiva, como o pedágio existente no exterior, ou o rodízio de veículos da cidade de São Paulo, são problemáticos e só devem ser adotados em última circunstância. Seu efeito, infelizmente, nem sempre é o esperado, e em São Paulo, mesmo com o rodízio, volta e meia surgem propostas de implantar a cobrança do famigerado "pedágio urbano" por aqui. Creio que, antes de tomar tais medidas, algumas tecnologias deveriam ser consideradas pois efetivamente podem melhorar o trânsito das nossas cidades.
TECNOLOGIA PARA ORGANIZAR O TRÁFEGO URBANO
O primeiro passo para todo trabalho de engenharia de tráfego é o mapeamento das ruas e o levantamento dos dados. Hoje isso é facilitado pelas novas tecnologias, e já é possível contar com o mapeamento por satélite e a simulação virtual. Como em um "video game", o computador digitaliza toda a região e analisa os dados obtidos pelos controladores para prever os mais diversos cenários de trânsito e as melhores soluções viárias. Isso sem investir dinheiro público em obras que demoram a ficar prontas e das quais não sabemos a real eficiência até que estejam prontas.
Outra tecnologia que já está em uso em algumas cidades, e é 100% nacional, é o Controle de Tráfego Automático em Tempo Real: os semáforos alteram o tempo de abertura conforme varia o fluxo de veículos, elevando a eficiência do sistema como um todo. Esta tecnologia foi desenvolvida em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina e já é adotada no município de Macaé, RJ. Lá, os semáforos são todos controlados pela central via celular, são sincronizados por satélite e modificam o tempo de abertura conforme o fluxo das vias. Com investimento baixo, a cidade conseguiu reduzir o tempo das viagens em até 35% e está preparada para o crescimento da sua malha urbana decorrente da intensa atividade petroleira na região.
Estes são apenas dois exemplos de uso da tecnologia em favor do trânsito das grandes cidades. Há também a possibilidade de câmeras de monitoramento, câmeras inteligentes capazes de detectar as placas dos veículos e eliminar as blitz que bloqueiam faixas. Utilizadas em conjunto com o sistema de controle dos semáforos, as tecnologias podem auxiliar e agilizar os serviços públicos, facilitando o deslocamento de ambulâncias, bombeiros e viaturas policiais.
Postado por Meu Transporte às 00:13 0 comentários
Marcadores: Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo
Passagens rodoviárias de Cuiabá terão aumento de cerca de 6% hoje
O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros de Mato Grosso (Setromat) pediu reajuste de 6,29% nas passagens do transporte coletivo intermunicipal. Atualmente, 20 empresas fazem as 105 linhas do Estado.
“Esse valor passou por avaliação da Coordenação de Estudos Econômicos da Ager e será debatido amanhã [hoje] durante a sessão. Não dá para saber ainda se será ou não aprovado”, disse a presidente da Ager, Márcia Vandoni.
O relator da proposta de aumento da tarifa é o diretor da área de Energia e Saneamento da Ager, Pedro Paulo.
Caso o reajuste de 6,29% pedido pelo Setromat seja aceito, o valor de uma passagem entre Cuiabá e Rondonópolis, que hoje custa em média R$ 38 hoje, passará para R$ 40,39, por exemplo.
Já o trecho Cuiabá-Sinop, cujo preço médio é R$ 92, passaria para R$ 97,78 com o novo aumento. Ainda não há data para quando os novos preços serão colocados em vigor. O último reajuste foi de 4,99% e entrou em vigor no dia 2 de setembro do ano passado.
A reportagem não conseguiu entrar em contato com a diretoria do Setromat para falar sobre o pedido de reajuste de 6,29%.
TRANSPORTE URBANO - A partir de domingo, as tarifas de ônibus de Cuiabá, Várzea Grande e o intermunicipal ficarão mais caras. Na Capital, vai dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,50; em Várzea Grande e no intermunicipal as passagens passam de R$ 2,20 para R$ 2,40. A medida afetará mais de 232 mil pessoas que utilizam diariamente o transporte coletivo nas duas cidades.
Postado por Meu Transporte às 00:09 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Bilhete Único Carioca não terá extensão de prazo
— Está dando tempo direitinho para utilizar o serviço pagando só uma passagem. Como começou agora ainda não deu pra ver o resultado. Mas espero que, ao fim desse mês, eu sinta a economia no bolso — comemorou.
Já o funcionário público Marco Antônio de Oliveira, de 46 anos, está conseguindo aproveitar bem o benefício. Segundo ele, como o trajeto entre Marechal Hermes e a Central não costuma estar engarrafado, dá tempo de sobra para pegar a segunda condução.
— Aqui na Central pego um ônibus para Manguinhos. Agora, com o bilhete único, gasto praticamente metade do dinheiro que gastava com transporte. Tenho muitos amigos que reclamam, mas eu consigo fazer a conexão a tempo — disse Marco Antônio.
Postado por Meu Transporte às 00:05 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
DFTrans disponibiliza três novas linhas de ônibus no SIA
Seis coletivos farão parte da mudança. Segundo a assessoria de imprensa do DFTrans, a linha 80.2, que já existia, teve o trajeto alterado e agora faz integração com o metrô. Dois microônibus da Cooperativa Mista dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Passageiros do Distrito Federal (Cootransp) vão realizar 18 viagens no trecho Metropolitana - Núcleo Bandeirante - Candangolândia - Park Shopping - Feira dos Importados - SIA Trecho 7.
Outros três microônibus da linha 124.7 irão substituir uma outra linha que já existia, a 0.96. Eles farão 27 viagens de ida e 25 de volta no trecho Candagolândia - Metrô - Feira dos Importados - Sudoeste. As linhas serão operadas pela Cooperativa dos Profissionais de Transporte de Samambaia (Coopatram).
Já a nova linha 124.3 contará com um veículo, operado pela empresa Riacho Grande. De acordo com o DFTrans, essa linha não existia antes e agora fará o trajeto Rodoviária do Plano Piloto - SIA - Feira dos Importados - Trecho 7 - Setor de Transporte Rodoviário e Cargas.
Postado por Meu Transporte às 00:02 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Salvador: Linhas de ônibus são reforçadas para atender vestibulandos da UFBA
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Postado por Meu Transporte às 23:59 0 comentários
Marcadores: Bahia
Faixa exclusiva para ônibus será ampliada em João Pessoa
Postado por Meu Transporte às 23:57 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Paraíba
Belém: Usuários não acreditam em ônibus “de graça”
Diferente dos problemas cogitados pela população, o autor do projeto, vereador Otávio Pinheiro (PT), está otimista e afirmou que não haverá grandes transtornos. “O projeto é simples e claro. É uma prestação de contas das empresas com a população,”, ressaltou.
Postado por Meu Transporte às 23:54 0 comentários
Marcadores: Pará