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Fiscalização retira 34 ônibus de circulação no Rio
quinta-feira, 14 de outubro de 2010O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) recolheu na manhã de hoje 34 ônibus que não apresentavam condições de circular no transporte intermunicipal de passageiros no Rio de Janeiro. A ação foi realizada entre as 6 horas e 10 horas em vários terminais do Estado, dentro da operação "Legal tem que ser Legal". Além dos veículos que foram tirados de circulação, o Detro aplicou 56 multas.
As principais irregularidades encontradas foram referentes à má conservação dos veículos, como vidros trincados e pneus carecas, além de documentação irregular. No Rio, foram recolhidos dois ônibus da Transmil, um da Viação Jurema e outro da Trel, no Terminal Américo Fontenelle (Central), além de dois da Evanil, no Terminal da Praça XV, assim como três da Viação 1001 e um da Costa Verde, na Rodoviária Novo Rio. Além destes, outros três veículos foram autuados. Nos últimos três anos, o Detro já tirou de circulação 555 ônibus da frota regular e aplicou 2171 infrações nas ações realizadas em terminais.
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 01:58 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Brusque: Passagens de ônibus têm novo preço nesta quinta
No dia a dia saímos para fazer compras e às vezes vemos que o preço dos produtos sofreram reajuste, seja por causa do transporte, da matéria prima ou outros fatores como a inflação. Esses mesmos fatores interferem no valor do transporte coletivo. Por isso, a Prefeitura de Brusque, por meio do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade – IBPLAM vai corrigir o valor da passagem do transporte coletivo municipal de passageiros, a partir da zero hora desta quinta-feira (14), para R$ 2,40.
O diretor presidente do Instituto, Alexandre Gevaerd, esclarece que a tarifa não sofria reajuste há 15 meses e todo o processo de análise, para a correção do valor, foi feito com a participação do Conselho Municipal do Transporte Coletivo.
Gevaerd, explica ainda, que fatores como folha de pagamento, equipamentos, combustível e outros interferem na planilha de custo, tento ainda o fato do crescente número de motociclistas, o que faz diminuir a quantidade de usuários no transporte coletivo e aumentar os custos.
O diretor presidente do Instituto, Alexandre Gevaerd, esclarece que a tarifa não sofria reajuste há 15 meses e todo o processo de análise, para a correção do valor, foi feito com a participação do Conselho Municipal do Transporte Coletivo.
Gevaerd, explica ainda, que fatores como folha de pagamento, equipamentos, combustível e outros interferem na planilha de custo, tento ainda o fato do crescente número de motociclistas, o que faz diminuir a quantidade de usuários no transporte coletivo e aumentar os custos.
Comparativos
A correção será de 9,09% e a nova tarifa será de R$2,40, para se ter ideia em Blumenau o índice do ajuste foi de 11,74%, já em Rio do Sul que é uma cidade menor que Brusque a tarifa cobrada atualmente é de
R$ 2,40.
R$ 2,40.
Fonte: Prefeitura de Brusque
Postado por Meu Transporte às 01:53 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Sistema Integrado de Transporte de Uberlândia é apresentado a representantes de operadoras do setor
Nesta quarta-feira (13), o secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, apresentou o sistema de transporte público a representantes de operadoras de Foz do Iguaçu, Paranaguá, Curitiba e Cascavel. Eles estarão em Uberlândia até o dia 17 deste mês para conhecer o modelo adotado pela cidade, bem como projetos e investimentos no setor. Amanhã (14), profissionais de Porto Seguro, Itabuna, Brasília e São Paulo se unirão ao grupo para visitar os terminais de ônibus e as estações do corredor estrutural da avenida João Naves de Ávila.
Durante duas horas, eles receberam informações sobre o sistema viário, acessibilidade, evolução tecnológica da frota, humanização do trânsito, mobilidade urbana e estrutura do Sistema Integrado de Transporte (SIT) do município. “Uberlândia vem se destacando no cenário nacional, sendo reconhecida por sua frota, com idade média mais nova do Brasil e por seus serviços. Mas para conseguir índices tão bons, é preciso que haja um forte trabalho de sustentabilidade do sistema operacional e das empresas de transporte, acrescida pela aceitação da comunidade. Esta parceria entre o governo municipal, operadoras e usuários nos chamou a atenção e por isso viemos aqui, para absorver bons exemplos”, expôs Juliano Ribeiro, gerente-geral da Rafagnin Transportes, de Foz do Iguaçu (PR).
Após ouvir falar do sistema de transporte público de Uberlândia por meio de reportagens, Angelo Nástas, diretor-executivo da viação Rocio de Paranaguá (PR), aproveitou a oportunidade para conhecer o projeto dos corredores estruturais e a frota 100% acessível. “Estou aqui há pouco tempo e já percebi que esta é uma cidade diferenciada, que teve grandes evoluções em seu transporte coletivo. Paranaguá é uma cidade bem menor que Uberlândia, mas acredito que os projetos exitosos daqui poderão ser adaptados e implantados com sucesso lá. Trabalhar em parceria com a prefeitura é o segredo para atender bem os clientes”, disse.
Segundo Paulo Sérgio Ferreira, estas visitas reforçam o trabalho assertivo da administração municipal e propiciam o intercâmbio de informações. ”Uberlândia está evoluindo e a presença destas operadoras aqui é um reconhecimento muito importante para nós. Mostra que todos os investimentos feitos no município têm dado resultado, e melhorado o atendimento ao usuário. Por isso, ficamos muito satisfeitos em receber visitas assim, que proporcionam a troca de experiências, conhecimentos”.
Durante duas horas, eles receberam informações sobre o sistema viário, acessibilidade, evolução tecnológica da frota, humanização do trânsito, mobilidade urbana e estrutura do Sistema Integrado de Transporte (SIT) do município. “Uberlândia vem se destacando no cenário nacional, sendo reconhecida por sua frota, com idade média mais nova do Brasil e por seus serviços. Mas para conseguir índices tão bons, é preciso que haja um forte trabalho de sustentabilidade do sistema operacional e das empresas de transporte, acrescida pela aceitação da comunidade. Esta parceria entre o governo municipal, operadoras e usuários nos chamou a atenção e por isso viemos aqui, para absorver bons exemplos”, expôs Juliano Ribeiro, gerente-geral da Rafagnin Transportes, de Foz do Iguaçu (PR).
Após ouvir falar do sistema de transporte público de Uberlândia por meio de reportagens, Angelo Nástas, diretor-executivo da viação Rocio de Paranaguá (PR), aproveitou a oportunidade para conhecer o projeto dos corredores estruturais e a frota 100% acessível. “Estou aqui há pouco tempo e já percebi que esta é uma cidade diferenciada, que teve grandes evoluções em seu transporte coletivo. Paranaguá é uma cidade bem menor que Uberlândia, mas acredito que os projetos exitosos daqui poderão ser adaptados e implantados com sucesso lá. Trabalhar em parceria com a prefeitura é o segredo para atender bem os clientes”, disse.
Segundo Paulo Sérgio Ferreira, estas visitas reforçam o trabalho assertivo da administração municipal e propiciam o intercâmbio de informações. ”Uberlândia está evoluindo e a presença destas operadoras aqui é um reconhecimento muito importante para nós. Mostra que todos os investimentos feitos no município têm dado resultado, e melhorado o atendimento ao usuário. Por isso, ficamos muito satisfeitos em receber visitas assim, que proporcionam a troca de experiências, conhecimentos”.
Fonte: Prefeituta de Uberlândia
Postado por Meu Transporte às 01:43 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Minas Gerais
Reunião da Comissão de Transporte e Meio Ambiente teve palestra sobre energia nos ônibus brasileiros
Uma palestra de Guilherme Wilson, da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) marcou a realização da 4ª Reunião da Comissão de Transporte e Meio Ambiente da ANTP, no manhã de 23 de setembro de 2010, na sede da ANTP, em São Paulo.
Participaram do encontro: Adalberto Felício Maluf (Fundação Clinton), Ailton Brasiliense Pires (ANTP), Berenice Santana (ANTP), Cacilda B P Silva (Metrô-SP), Cássio Belvisi (Setpesp), Cláudio de Senna Frederico (Artificium), Eduardo A. Vasconcellos (ANTP), Guilherme Wilson (Fetranspor), Hélcio Raymundo (Setpesp), João G. Haenel Filho (SOCICAM), Karin Regina de C.C. Martins (EMTU-SP), Marcos Bicalho (ANTP), Plínio Assman (Brain Engenharia), Reginaldo Paiva (CPTM, ANTP), Renato Boaretto (IEMA), Rosemeiry Leite (CET).
Energia nos ônibus brasileiros. A exposição de Guilherme Wilson versou sobre o uso atual e futuro da energia nos ônibus brasileiros. O palestrante expôs todas as formas de energia que vêm sendo usadas nos ônibus brasileiros, a começar pelo óleo diesel, que corresponde a quase a totalidade dos veículos no Brasil. Relatou a evolução da qualidade do diesel em relação ao seu teor de enxofre.
Houve intensa discussão sobre o problema enfrentado com a lentidão da Petrobrás em reduzir o teor de enxofre e sobre os próximos passos a serem tomados. Ficou evidente a falta de organização das decisões da política brasileira de energia veicular, na medida em que há falta de informações técnicas adequadas e ocorrência de decisões isoladas, desconsiderando o quadro completo. Foi discutido especialmente como adaptar os veículos brasileiros ao diesel com reduzido teor de enxofre (S10) que estará disponível em 2013. Foi feita a proposta de que a ANTP se empenhe em realizar um resumo das conclusões e faça um acompanhamento permanente do tema, com foco no 18º Congresso da ANTP, em 2011, no Rio de Janeiro.
Vantagens, desvantagens e testes. Wilson mostrou as vantagens e desvantagens do uso biodiesel, do etanol, do gás natural, do diesel de cana de açúcar e da tecnologia híbrida nos ônibus nacionais, mostrando o resultado de um estudo detalhado sobre as conveniências do ônibus 'flex' (diesel e GNV). Ele informou que há testes em andamento no Brasil com veículos a etanol em São Paulo e proximamente no Rio de Janeiro; com uso do diesel S50 no Rio de Janeiro (desde janeiro deste ano), e com diesel de cana de açúcar no Rio de Janeiro a partir de 2011.
Finalmente, Guilherme Wilson resumiu o que qualifica como preocupações e sugestões para uma política energética adequada: informações de qualidade, planejamento coordenado, disponibilidade da energia, e adaptação às condições de cada região do país e ao tipo de sistema de transporte coletivo que se pretende incentivar.
Fonte: ANTP
Participaram do encontro: Adalberto Felício Maluf (Fundação Clinton), Ailton Brasiliense Pires (ANTP), Berenice Santana (ANTP), Cacilda B P Silva (Metrô-SP), Cássio Belvisi (Setpesp), Cláudio de Senna Frederico (Artificium), Eduardo A. Vasconcellos (ANTP), Guilherme Wilson (Fetranspor), Hélcio Raymundo (Setpesp), João G. Haenel Filho (SOCICAM), Karin Regina de C.C. Martins (EMTU-SP), Marcos Bicalho (ANTP), Plínio Assman (Brain Engenharia), Reginaldo Paiva (CPTM, ANTP), Renato Boaretto (IEMA), Rosemeiry Leite (CET).
Energia nos ônibus brasileiros. A exposição de Guilherme Wilson versou sobre o uso atual e futuro da energia nos ônibus brasileiros. O palestrante expôs todas as formas de energia que vêm sendo usadas nos ônibus brasileiros, a começar pelo óleo diesel, que corresponde a quase a totalidade dos veículos no Brasil. Relatou a evolução da qualidade do diesel em relação ao seu teor de enxofre.
Houve intensa discussão sobre o problema enfrentado com a lentidão da Petrobrás em reduzir o teor de enxofre e sobre os próximos passos a serem tomados. Ficou evidente a falta de organização das decisões da política brasileira de energia veicular, na medida em que há falta de informações técnicas adequadas e ocorrência de decisões isoladas, desconsiderando o quadro completo. Foi discutido especialmente como adaptar os veículos brasileiros ao diesel com reduzido teor de enxofre (S10) que estará disponível em 2013. Foi feita a proposta de que a ANTP se empenhe em realizar um resumo das conclusões e faça um acompanhamento permanente do tema, com foco no 18º Congresso da ANTP, em 2011, no Rio de Janeiro.
Vantagens, desvantagens e testes. Wilson mostrou as vantagens e desvantagens do uso biodiesel, do etanol, do gás natural, do diesel de cana de açúcar e da tecnologia híbrida nos ônibus nacionais, mostrando o resultado de um estudo detalhado sobre as conveniências do ônibus 'flex' (diesel e GNV). Ele informou que há testes em andamento no Brasil com veículos a etanol em São Paulo e proximamente no Rio de Janeiro; com uso do diesel S50 no Rio de Janeiro (desde janeiro deste ano), e com diesel de cana de açúcar no Rio de Janeiro a partir de 2011.
Finalmente, Guilherme Wilson resumiu o que qualifica como preocupações e sugestões para uma política energética adequada: informações de qualidade, planejamento coordenado, disponibilidade da energia, e adaptação às condições de cada região do país e ao tipo de sistema de transporte coletivo que se pretende incentivar.
Fonte: ANTP
Postado por Meu Transporte às 01:35 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo
DF: Metroviários decidem não entrar em greve e fazem nova assembleia no domingo
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Os metroviários não entrarão em geve nesta quinta-feira (14/10). A decisão foi tomada em assembleia às 20h desta quarta-feira (13/10). A paralisação estava agendada para amanhã desde o último domingo, quando o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro-DF) se reuniu em outra assembleia. Entretanto, a intenção de paralisar as atividades só foi adiada. A categoria se reúne novamente no próximo domingo (17/10) para decidir se param na segunda-feira (18/10).
Segundo o coordenador-geral do Sindmetro, Israel Pereira, a greve foi adiada após o Metrô/DF divulgar uma nota onde diz que as negociações estão abertas. "Queremos dar uma oportunidade de negociação ao Metrô", explicou. De acordo com Israel, integrantes do sindicato e do Metrô devem se encontrar nesta quinta-feira (14).
Reiivindicação
Segundo o coordenador-geral, a principal reivindicação da categoria é a nomeação dos aprovados no concurso público de 2009, que vence no próximo dia 25. "O nosso principal pedido é visando a manutenção dos serviços para a população. Hoje temos 150 mil usuários e a expectativa do Metrô é de que no próximo ano dobre, com 300 mil usuários. Se não tivermos mais efetivo, haverá uma dificuldade em atender a demanda", explica o coordenador-geral. Além disso, para ele, com um bom quadro funcional, os problemas vão diminuir.
Segundo o coordenador-geral do Sindmetro, Israel Pereira, a greve foi adiada após o Metrô/DF divulgar uma nota onde diz que as negociações estão abertas. "Queremos dar uma oportunidade de negociação ao Metrô", explicou. De acordo com Israel, integrantes do sindicato e do Metrô devem se encontrar nesta quinta-feira (14).
Reiivindicação
Segundo o coordenador-geral, a principal reivindicação da categoria é a nomeação dos aprovados no concurso público de 2009, que vence no próximo dia 25. "O nosso principal pedido é visando a manutenção dos serviços para a população. Hoje temos 150 mil usuários e a expectativa do Metrô é de que no próximo ano dobre, com 300 mil usuários. Se não tivermos mais efetivo, haverá uma dificuldade em atender a demanda", explica o coordenador-geral. Além disso, para ele, com um bom quadro funcional, os problemas vão diminuir.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 22:40 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
Rio de Janeiro: Começa Cadastramento do Bilhete Único Carioca
Começa nesta quarta-feira (13) o cadastramento do Bilhete Único Carioca (BUC), sistema que integra as linhas de ônibus municipais da cidade do Rio. Com o bilhete, os passageiros poderão realizar duas viagens em um período de duas horas a um custo de R$ 2,40.
O sistema passaria a valer a partir do dia 30 de outubro, no mesmo fim de semana do segundo turno das eleições presidenciais. Por isso, o prefeito Eduardo Paes adiou a implantação do Bilhete Único para o dia 6 de novembro.
O usuário só poderá usufruir da tarifa do Bilhete Único Carioca, após seu cadastramento no site do RioCard, vinculando o CPF ao número do cartão.
Caso tenha alguma dificuldade ou não possua internet, a pessoa pode dirigir-se aos Postos de Cadastramento, listados abaixo:
• Barra da Tijuca: Terminal Rodoviário Alvorada- Avenida das Américas, s/nº , de segunda a sexta das 8h às 18h
• Shopping Bangu - Rio Poupa Tempo - Rua Fonseca, 240 - 2° piso, de segunda a sexta das 8h às 18h, e sábado de 9h às 13h
• Botafogo: Secretaria municipal de Saúde- Rua D. Mariana, 48 – térreo, de segunda a sexta, das 9h às 16h
• Carioca: Rio Poupa Tempo - Rua da Ajuda, 5 - Centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h30
• Central do Brasil: Quiosque - Rua Cristiano Otoni, s/nº, de segunda a sexta, das 8h às 18h
• Irajá: Regional Administrativa/Prefeitura - Av. Monsenhor Felix, 512 , de segunda a sexta, das 8h às 18h
• Madureira: Terminal Rodoviário: Praça Armando Cruz, s/nº , de segunda a sexta, das 8h às 18h
• Santa Cruz: Regional Administrativa/Prefeitura: Rua Fernanda, 155, de segunda a sexta, das 8h às 17h
Para efetuar a compra através da Rede de Recarga, o usuário pode colocar o valor de créditos que desejar, entre R$ 4,80 e R$ 300 e o cartão é gravado na hora com o valor pago em dinheiro. O usuário só poderá usufruir da tarifa do Bilhete Único Carioca 48 horas após o cadastramento.
O cartão pré-carregado é vendido com o valor de R$ 21 e R$ 55 nas agências do Unibanco-Itaú credenciadas e Lojas RioCard, também após o cadastramento.
O cartão também pode ser adquirido pós-carregado, no mesmo site. Após o cadastramento, a entrega é realizada em cinco dias úteis, após confirmação do pagamento dos créditos nas Lojas RioCard, agências do Unibanco-Itaú credenciadas ou em domicílio - neste caso, será cobrada taxa de entrega. A primeira carga deverá ser no valor mínimo de R$ 4,80, com recargas mínimas no mesmo valor.
Quem já possui o Bilhete Único Intermunicipal e o Vale Transporte RioCard não precisa de cadastrar.
Passageiros de ônibus intermunicipais pagam R$ 4,40
O Bilhete Único estadual já existe desde fevereiro e beneficia quem precisa pegar duas conduções para chegar ao local de destino. Quem já possui o cartão paga o valor máximo de R$ 4,40 por duas passagens a serem utilizadas num prazo de duas horas e meia em transporte público intermunicipal.
O Bilhete Único estadual já existe desde fevereiro e beneficia quem precisa pegar duas conduções para chegar ao local de destino. Quem já possui o cartão paga o valor máximo de R$ 4,40 por duas passagens a serem utilizadas num prazo de duas horas e meia em transporte público intermunicipal.
Fonte: G1.com.br
Postado por Meu Transporte às 17:27 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
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