Trolebus em SP
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CTTU Recife: Mudanças no trânsito do Cordeiro
sábado, 7 de dezembro de 2013
A partir do próximo sábado, o trânsito do bairro do Cordeiro sofre algumas modificações. No total, quatro ruas receberão as intervenções da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) paradar mais fluidez ao tráfego e reduzir as retenções.
De acordo com a companhia, agentes estarão no local para monitorar e informar pedestres e motoristas. Confira as vias afetadas e o que vai acontecer com cada uma delas:
• Na Rua Antônio Valdevino Costa, o fluxo de veículos, que era mão-dupla, passa a ser apenas no sentido cidade/subúrbio. Além disso, haverá a implantação de proibição de estacionamento do lado direito da via e, do lado esquerdo, a proibição é de acordo com horários (em dias úteis, entre 7h e 20h, aos sábados, entre 7h e 14h);
• Haverá a implantação de um binário entre as ruas Dona Antônia Bezerra e Capitão Antônio Dias. A primeira irá permitir o tráfego de veículos no sentido Rua Capitão Francisco Barreiras. Já na segunda, os veículos poderão circular no sentido da Rua Antônio Valdevino Costa. O estacionamento nas duas vias fica permitido apenas do lado esquerdo, de acordo com a mão dos veículos.
• Em um pequeno trecho da Rua Capitão Francisco Barreiras, o estacionamento de veículos fica proibido dos dois lados.
Postado por Meu Transporte às 12:40 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em Fortaleza, Trecho da Av. Santos Dumont é interditado para viabilizar construção de túnel
Teve início nesta quinta-feira (05/12) as obras de um túnel no cruzamento da Av. Santos Dumont com R. César Fonseca, previstas no Relatório de Impacto sobre o Trânsito (RIST) para a construção do Shopping RioMar. Para viabilizar a intervenção, o sentido leste-oeste da Av. Santos Dumont será interditado, no trecho compreendido entre as ruas Francisco Matos e Almeida Prado, a partir da quarta, às 10 horas. A execução da obra é de responsabilidade do próprio empreendimento, devendo ser concluída até o final de julho de 2014.
Foto: Mauri Melo |
Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) darão apoio aos trabalhos com o efetivo de oito agentes e mais uma viatura fazendo a rota para controlar o tráfego e auxiliar os motoristas durante os primeiros dias de bloqueio. Placas indicativas também orientarão as alternativas de desvios.
A opção de desvio para os motoristas que trafegam no sentido praia-sertão é dobrar à direita na R. Francisco Matos, à esquerda na R. Pereira de Miranda, à esquerda novamente na R. Almeida Prado e à direita retornando à Av. Santos Dumont.
Transporte coletivo
Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), três linhas terão que fazer desvios de itinerário por conta do trecho interditado: 753 – Cidade 2000/Sargento Hermínio, 813 – Papicu/Praia do Futuro I e 810 – Papicu/Praia do Futuro.
A linha 753 – Cidade 2000/Sargento Hermínio passará a fazer parte do itinerário pela R. Francisco Matos, R. Des. Lauro Nogueira e retorna ao percurso original. Os veículos que compõem a linha 813 – Papicu/Praia do Futuro I seguirão pela R. Francisco Matos e R. Pereira de Miranda. Já a linha 813 – Papicu/Praia do Futuro I seguirá pela R. Francisco Matos, R. Pereira de Miranda, R. Almeida Prado e retorna ao itinerário original pela Av. Santos Dumont.
Informações: Prefeitura de Fortaleza
Postado por Meu Transporte às 12:33 0 comentários
Marcadores: Ceára
Em SP, CPTM prossegue com obras de modernização
Neste fim de semana, 7 e 8 de dezembro, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] dará continuidade às obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens irão circular com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:
Linha 11 - Coral/Expresso Leste [Luz - Guaianazes]
Domingo: Da 0h até 1h30 da madrugada e das 23h até o fim da operação comercial, será realizada manutenção na via permanente entre as Estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.
Linha 11 - Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]
Sábado e domingo: das 23h de sábado até meia-noite de domingo, serão realizados serviços de reconstrução da Estação Ferraz de Vasconcelos, interferindo no tempo de intervalo entre trens.
Linha 12 - Safira [Brás - Calmon Viana]
Domingo: das 4h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras no sistema de rede aérea e de separação de vias compartilhadas entre os trens da CPTM e os trens de carga da MRS entre as Estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana.
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.
Informações: CPTM
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Postado por Meu Transporte às 12:33 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Em Campinas, Ônibus do transporte público municipal circulam em esquema especial
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai reforçar a frota e realizar um esquema especial na operação de linhas de ônibus para o Final de Ano. O objetivo é atender com qualidade e eficiência o aumento natural de demanda aos locais de compras da cidade, como shoppings e região central, que também funcionam com horário especial neste período.
Do dia 6 até 31 de dezembro, as empresas de transporte público terão que manter ônibus reservas nos terminais, a partir das 19h30, à disposição da fiscalização para reforço de frota e viagens extras, caso necessário.
Nos dias das festas, 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, os ônibus circularão nos horários diferenciados. Há algumas diferenças nos horários e no reforço de acordo com as áreas do sistema de transporte público.
Área Azul Claro
A área Azul Claro engloba a região do Ouro Verde, Vila União e corredor Amoreiras. Do dia 6 a 23 de dezembro serão disponibilizados dois veículos reservas para o Terminal Ouro Verde, das 19h30 às 23h. Outros dois ônibus extras no Terminal Central, das 19h30 às 22h30. Mais um veículo no Terminal Shopping Dom Pedro, das 19h30 às 22h30. No mesmo período, mais um ônibus no Terminal do Shopping Iguatemi.
A linha 1.71 – Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro mudará o último horário de partida do Shopping Dom Pedro das 0h10 para 0h20.
Já a linha 1.25 – Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi deve realizar viagem extra, partindo do Iguatemi às 0h20.
No dia 24, os ônibus desta área operam como nos dias úteis. No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro, nos horários de domingos e feriados. No dia 31 de dezembro operam com horários de sábado.
Área Vermelha
A área Vermelha abrange as regiões do Campo Grande, corredor John Boyd Dunlop e Padre Anchieta. De 6 a 23 de dezembro, nos dias úteis, sábados e domingos, serão mantidos três veículos reservas no Terminal Campo Grande e outro ônibus no Terminal Shopping Dom Pedro, das 19h30 às 22h30, à disposição da operação.
Também serão mantidos um veículo reserva no Terminal Padre Anchieta, um no Terminal Mercado e dois no Terminal Central, das 19h30 às 22h30.
No dia 24 de dezembro, os ônibus desta área operam como nos dias úteis. No dia de Natal e no primeiro dia do Ano Novo, a linha 2.10 – Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo funcionará das 5h40 às 23h30. Já a linha 2.11 – Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi opera das 5h às 22h45. As demais linhas deverão operar nos horários de domingos e feriados. No dia 31 de dezembro, os ônibus circulam com horário de sábado.
Área Verde
A área Verde compreende Barão Geraldo, Amarais, Sousas e Joaquim Egídio, e Cidade Judiciária. De 6 a 23 de dezembro, no dias úteis, sábados e domingos, ficará à disposição no Terminal Mercado mais um veículo, das 19h30 às 23h. No Terminal Barão Geraldo ficarão mais um ônibus, das 19h30 às 22h30. No mesmo período haverá mais um coletivo no Terminal Shopping Dom Pedro. Já no Terminal Central, deverá manter a disposição dois veículos reservas, das 19h30 às 22h30.
As linhas 3.38 – Terminal Barão Geraldo / Shopping Iguatemi e 3.71 – Estação Parque Prado / Shopping Dom Pedro farão, ambas, uma viagem extra às 0h20, no sentido de volta.
No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os ônibus circularão normalmente, como nos dias úteis. Já no dia 25, Natal, e 1º de janeiro operam com horário de domingos e feriados. Mas no dia 31, véspera de Ano Novo, as linhas operam nos horários de sábado.
Área Azul Escuro
A área Azul Escuro do sistema de transportes de Campinas abrange a região do Jardim Nova Europa, corredor da Rodovia Santos Dumont e Aeroporto de Viracopos.
De 6 a 23 de dezembro, nos dias úteis, sábados e domingos, ficarão dois veículos reservas no Terminal Central, das 19h30 às 22h30.
A linha 4.22 – Jardim Nova América / Shopping Dom Pedro deverá realizar viagem extra, saindo do Shopping Dom Pedro, às 0h20.
No dia 24, a empresa opera como nos dias úteis. No dia de Natal e 1º do Ano, os ônibus operam como nos domingos e feriados. No dia 31 de dezembro, os ônibus da área circulam como no sábado.
Informações: Emdec
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Marcadores: São Paulo
BH e Região Metropolitana devem receber 600 ônibus do Move até o fim do mês
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
A maior parte dos ônibus comprados para funcionar no Move de Belo Horizonte estão prontos para chegar à capital. A previsão é de que até o fim do mês, os 600 veículos estejam nas garagens das empresas que fizeram as aquisições, metade para servir ao sistema metropolitano. Ontem, a montadora Mercedes-Benz divulgou que 500 ônibus fabricados por ela serão enviados para o BRT, sendo 200 articulados e os outros de modelos diferenciados.
Os veículos foram adquiridos pelos sindicatos das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) e das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram). De acordo com informações do Sintram, 300 são para funcionar na capital e o restante entre BH e as cidades da região metropolitana. Além da Mercedes, foram comprados veículos da Volvo e Scania, num investimento total de R$ 140 milhões pelas sete empresas que fazem parte do sistema do Sintram. No entanto, a previsão é de que 400 veículos comecem a rodar quando o Move for lançado, sendo 200 articulados e 200 padrons, um modelo intermediário que ficará dentro e fora dos corredores das avenidas Vilarinho, Pedro I, Antônio Carlos e Cristiano Machado.
Ainda neste mês, segundo o Sintram, os funcionários das empresas Saritur, Rodap, Unir, Vianel, Viação Brasília, SM e Viação Alcino Cota começam a ser treinados para atuar no BRT (transporte rápido por ônibus). Assim que chegarem às garagens, os ônibus poderão ser vistos nas ruas onde os motoristas farão treinamento. Na capital, participam da aquisição os consórcios Pampulha, BH Leste, Dez e Dom Pedro II. Nenhum dirigente do SetraBH quis comentar a chegada dos ônibus da Mercedes. Segundo informações da fabricante, serão entregues 200 chassis de ônibus articulados modelo 500MA, que serão usados nos corredores exclusivos do Move. Os outros 300 chassis, são de outros modelos que completam o lote pedido pelas empresas operadoras do novo sistema de transporte coletivo de BH.
A expectativa é que o Move entre em funcionamento totalmente até o primeiro trimestre de 2014. Até 15 de fevereiro, começa a operar o trecho Hipercentro e Avenida Cristiano Machado. No mês seguinte, inaugura o trecho da Avenida Antônio Carlos e, em 15 de abril, avenidas Pedro I e Vilarinho. O Move tem 23 quilômetros de extensão com 40 estações de transferências. A estimativa da BHTrans é que 700 mil passageiros sejam atendidos diariamente pelo sistema.
TARIFAS Segundo a BHTrans, a tarifa do Move continuar semelhante ao que é cobrado hoje no sistema BHBus. Para usar uma linha alimentadora – que liga os bairros até as estações de integração –, o valor será R$ 1,90. Se estiver numa estação do Move e usar apenas uma das linhas troncais – com destino ao Centro – vai pagar R$ 2,65. Quem chegar em uma estação do Move por meio da linha alimentadora, ou seja, após pagar R$ 1,90, vai complementar com R$ 0,75 para entrar no Move com destino ao Centro. Se o passageiro já estiver em uma linha do BRT dentro da estação de transferência poderá pegar outra sem pagar pela segunda linha. Para as linhas diametrais, o valor continua R$ 2,65. Elas ligam os bairros passando pelo Centro, mas haverá modificações para que os ônibus liguem os corredores sem precisar entrar no Hipercentro da capital. O intervalo máximo para a integração entre os ônibus continua sendo de 90 minutos.
por Patrícia Giudice
Informações: Estado de Minas
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Marcadores: B R T, Minas Gerais
Ônibus híbrido que integra motor a diesel e elétrico está em operação em Florianópolis
Um veículo de transporte coletivo mais silencioso, menos poluente, mais econômico e sustentável. Assim é o ônibus de tecnologia híbrida em teste nas ruas de Florianópolis desde o final de novembro pela empresa Canasvieiras. O coletivo fabricado pela Volvo, que já opera com uma frota de 30 veículos em Curitiba há um ano, irá operar em diferentes linhas do Norte da Ilha até o início do mês de março do próximo ano.
Débora Klempous/ND |
O ônibus tem um sistema de trabalho integrado entre o motor a diesel e um sistema elétrico que usa duas baterias de íons de lítio. Sempre ao arrancar, o ônibus é movido somente pelo motor elétrico. A partir de 20km/h, o motor a diesel é ativado junto com o sistema elétrico e eles trabalham juntos.
Essa tecnologia permite a redução de até 50% na emissão de poluentes e 35% de economia em combustível. Se for operado corretamente, faz uma média entre 4km/litro e 4,7 km/litro. Hoje, os ônibus comuns que operam na região central, com trânsito, por exemplo, conseguem fazer entre 2km/litro e 3km/litro.
Além do sistema elétrico, o ônibus tem freios ABS integrados a sistema de controle de estabilidade, tração e direção elétrica. Toda vez que o veículo é ligado, o painel indica a leitura do sistema híbrido e a quantidade de carga do sistema elétrico, durante a operação, e depois avalia a eficiência de acordo com as frenagens. A recarga das baterias é feita durante o percurso. Quando há desaceleração e o motor a diesel é desligado, o motor elétrico inverte a polaridade e vira gerador elétrico, regulando o consumo de energia.
Veículo deve operar em linhas de baixa velocidade
A capacidade máxima do veículo em teste na Capital é de 80 passageiros. Por causa das portas dos dois lados, o número de assentos é reduzido: permite até 36 pessoas sentadas. Segundo o gerente de manutenção da Canasvieiras, Luiz Paulo dos Santos, o ônibus foi criado para operar em diferentes modelos de transporte, mas se fosse operar na Capital, poderia ser adaptado e poderia caber até 100 pessoas.
Cada veículo desse tipo custa R$ 600 mil, praticamente o dobro do valor de um ônibus comum de tamanho semelhante. Santos explica que esse coletivo foi desenvolvido para operar em linhas de velocidade baixa, com paradas constantes. Em linhas diretas, a recarga seria menos constante e não teria a eficiência desejada.
O silêncio é um fator interessante, mas pode ser problemático inicialmente. Assim que o ônibus para em semáforos ou no ponto de embarque e desembarque, a impressão que dá é que o veículo está desligado. Como a partida também é silenciosa, pode desequilibrar alguns passageiros desatentos em uma arrancada. Por isso, os motoristas já estão sendo treinados.
A empresa oferece uma hora de curso teórico relativo ao funcionamento e depois uma hora de teste prático. Apesar dos motoristas do veículo terem sido pré selecionados e treinados, o objetivo é que todos possam conhecer a nova tecnologia. A primeira orientação é dar um toque de leve para avisar e os passageiros sentirem o movimento.
Este é o sexto veículo de tecnologia e modelo diferente que a empresa Canasvieiras testa em Florianópolis neste ano. Segundo o gerente de operações, a empresa está formando parcerias com os fabricantes para testar novas tecnologias com o objetivo de estudar modelos mais eficientes, que atendam a demanda da cidade, e avaliar junto com o órgão gestor se o modelo é viável ou não. “Pode não ser usado agora, mas quando necessitarmos mudar os veículos e tecnologias, já teremos conhecimento do que tem no mercado", disse.
Todos os testes foram acompanhados pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis. Vinicius Cofferri, diretor de Planejamento da secretaria, acompanhou o desenvolvimento do veículo em uma volta na região central e afirmou que a prefeitura está acompanhando o processo de avaliação. “Para um futuro plano de troca de frota, é interessante conhecer novas tecnologias para fazer um planejamento adequado. O custo pode parecer alto, mas os números de economia e eficiência justificam o investimento. É preciso analisar o veículo mais adequado para cada trajeto e o meio mais apropriado para cada operação”, afirmou.
por Letícia Mathias
Informações: ND Online
Postado por Meu Transporte às 10:00 0 comentários
Marcadores: Reportagem especial, Santa Catarina
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