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Prefeito de Fortaleza garante entrega em maio de três obras de mobilidade
sexta-feira, 2 de maio de 2014
Maio marcará a entrega de importantes obras de mobilidade e o início de outras em Fortaleza, garantiu o prefeito Roberto Cláudio (Pros), durante reunião com os secretários da gestão. Entre as obras a serem iniciadas no próximo mês estão as alças do túnel da avenida Padre Antônio Tomás e do elevado do cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges.
No primeiro momento, as obras serão nas áreas já desapropriadas, forma de não atrapalhar o trânsito. Após a Copa do Mundo, as intervenções deverão ser intensificadas. O túnel da Via Expressa com a avenida Alberto Sá também deve ser iniciado até o começo de agosto. A expectativa do prefeito é de que todas essas obras de mobilidade sejam entregues à população até agosto de 2015.
Maio animado
Mesmo com a greve dos operários, que durou mais de 20 dias, o prefeito garantiu a entrega de três obras para o fim de maio: finalização da calçada da Alberto Craveiro, túnel da Santos Dumont e túnel da rotatória do Castelão. Segundo Roberto Cláudio, as pendências no túnel da rotatória do Castelão são o aterramento da drenagem, a pavimentação e a urbanização, o que inclui paisagismo com grama e flores.
Como o fim de maio é o prazo para a implantação do binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, o prefeito ressaltou a importância da entrega do túnel da Santos Dumont para que o trânsito ganhe ainda mais fluidez.
A decisão sobre o futuro da Praça Portugal será apresentada pela Prefeitura no meio do mês de maio, no entanto, qualquer intervenção no local só acontecerá em agosto. Segundo o prefeito, algumas sugestões ao projeto estão sendo incorporadas e, mesmo sem a intervenção na praça, a implantação adaptada do binário permitirá testes sobre as melhorias, subsidiando projetos para outros binários na cidade.
Mesmo com a Aldeota monopolizando as discussões da cidade, outras ações do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) começarão a acontecer em junho em Fortaleza. Uma delas é o aumento do contingente operacional da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), por meio de funcionários terceirizados.
A integração de linhas para o redesenho das rotas de transporte público, operações para reduzir os gargalos no trânsito da avenida Osório de Paiva e da Messejana e a fiscalização no Centro também serão iniciadas em junho.
Postado por Meu Transporte às 11:00 0 comentários
Marcadores: Ceára
Edital para construção de novas ciclovias em Santos é publicado
O processo licitatório para a construção de novas ciclovias em Santos, no litoral de São Paulo, foi publicado nesta quarta-feira (30). Novas ciclovias serão instaladas nos canais 4 e 5.
O projeto prevê a construção de ciclovia no canal 4 com 2.700m de extensão e outra no canal 5 com 1.950 de extensão. As duas farão a ligação das avenidas Bartolomeu de Gusmão e Perimetral. De acordo com a Prefeitura de Santos, as obras serão iniciadas no segundo semestre deste ano no canal 4 e no primeiro semestre de 2015 no canal 5. O custo total da obra está orçado em 11,66 milhões e a construção será realizada com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).
Os envelopes do processo licitatório serão abertos no dia 2 de junho. A Prefeitura de Santos estima que as novas ciclovias fiquem prontas em, no máximo, 18 meses. Atualmente, a malha cicloviária do município é formada por mais de 33 km.
Informações: G1 Santos
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Postado por Meu Transporte às 10:30 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo
A volta dos ônibus superlotados no Recife
quinta-feira, 1 de maio de 2014
Cerca de 2,1 milhões de habitantes, esse é o número de usuários transportados todos os dias na Região Metropolitana do Recife segundo o GRCT, mas algo está acontecendo nos últimos meses, pois a sensação é que os ônibus estão sumindo.
Só quem usa o transporte coletivo que pode perceber na realidade que andar de ônibus ultimamente na Região Metropolitana do Recife está ficando pior a cada dia que passa, pois além do desconforto, falta de pontualidade e segurança, é notável vermos novamente ônibus e terminais superlotados deixando a sensação de piora para os usuários.
É como se pudéssemos voltar ao passado, pois é fácil vermos ônibus circulando com passageiros em cima do motor na qual não cabe mais ninguém, expremidos nas portas ou com as portas abertas, deixando outros usuários prejudicados nas paradas.
Muitos usuários também reclamam dos terminais integrados, pois toda semana a relatos de mini protestos dos passageiros que reclamam da demora e superlotação.
Agente trabalha o dia inteiro e fica numa parada escura e cheia dessas, porque não passa ônibus, e quando vem, passa cheio demais relata Josenilda Silva, moradora de Camaragibe.
O sistema não paga
Um dos fatores que pesam na falta de ônibus é o déficit que as empresas estão tendo com a política tarifária do governo, pois informações extra-oficiais relatam que as mesmas estão tendo sérios prejuízos financeiros, ou seja, estão operando no vermelho.
Isto também tem a ver com muitas pesquisas já realizadas na qual não somente o preço é atrativo para um transporte coletivo, pois o principal fator que os usuários relatam é a eficiência e a qualidade, pois melhor seria pagar um valor a mais e ter qualidade e quantidade, sinal que ter uma tarifa barata não atende aos anseios da maioria dos usuários que pagando R$ 2,15, sofrem com a superlotação dentro dos ônibus e terminais, ou seja, esses mesmos R$ 2,15 acabam se tornando caro demais para o sistema hiperlotado que se encontra hoje.
Postado por Meu Transporte às 10:20 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Entrega do primeiro trem da Linha 17 fica para 2015
A entrega do primeiro trem do monotrilho para a Linha 17-Ouro foi adiada. No ano passado, o presidente do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, havia dito que os testes começariam neste ano. (Relembre aqui)
A empresa Scomi será responsável pela fabricação dos 24 trens, que serão de alumínio. O primeiro carro protótipo virá da Malásia e todos os demais estão sendo produzidos no Rio de Janeiro, na empresa MPE, onde estão sendo fabricadas caixas estruturais dos carros das composições e montados os subsistemas do trem. A chegada do primeiro trem depende da conclusão de parte do Pátio Água Espraiada.
A Linha 17-Ouro está orçada em quase R$ 5 bilhões. Quando estiver pronto, o ramal deverá transportar cerca de 500 mil passageiros por dia. Em sua primeira fase, a linha ligará o aeroporto de Congonhas a estação Morumbi da CPTM. Posteriormente será levado até a estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 do Metrô, e depois na outra ponta, até a estação Jabaquara, passando por 18 estações em um pouco mais de 17 km de extensão.
As informações foram obtidas pelo Serviço de Informações ao Cidadão, do Governo do Estado de São Paulo, divulgadas em fóruns de discussão especializados.
Informações: Portal Viatrolebus
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Postado por Meu Transporte às 09:47 0 comentários
Marcadores: Monotrilho, São Paulo, trem/metrô
Sistema BRT permitirá a integração da Região Metropolitana de Belém
Uma reunião entre integrantes do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), e representantes da Prefeitura Municipal de Ananindeua (município da Região Metropolitana), definiu a parceria para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano, que permitirá a integração da Região Metropolitana de Belém, e vai melhorar a mobilidade urbana para uma população de mais de 2,5 milhões de pessoas.
A reunião, realizada na tarde desta terça-feira (29), contou com as presenças do diretor geral do NGTM, Cesar Meira, e da diretora executiva, Marilena Mácola, do prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, e do secretário Municipal de Saneamento e Infraestrutura, Osmar Nascimento, além de técnicos do governo do Estado e da Prefeitura.
“Essa reunião define o futuro da mobilidade urbana de Ananindeua, e da Região Metropolitana de um modo geral, por meio do BRT. Essa questão é relevante para nós, porque hoje enfrentamos problemas, como engarrafamento, falta de ciclovias e dificuldade de mobilidade. Assim, temos grandes e boas expectativas, no sentido de que essa obra trará grandes benefícios para a população. Portanto, somos parceiros do governo do Estado para a implantação do BRT Metropolitano, assim como de outros projetos de mobilidade, como o prolongamento das avenidas Independência e João Paulo II”, afirmou o prefeito.
Também foram discutidos outros projetos na área de mobilidade urbana, como a implantação do Porto do Surdo, um sistema de ciclovia, integração de vias, padronização de calçadas ao longo da Rodovia BR-316, estudos de polos geradores de tráfego e projeção de futuras demandas. “Esse é um cenário ímpar para a viabilização de projetos com essa parceria”, destacou o prefeito.
O Sistema BRT Metropolitano será operado por ônibus articulados, com quatro portas no lado esquerdo, trafegando em canaletas na BR-316, no trecho que vai do Entroncamento até o município de Marituba. O projeto Ação Metrópole prevê, ainda, a gestão operacional associada dos serviços de transporte público por ônibus, executada por um consórcio formado pelas prefeituras que fazem parte da RMB.
O projeto se enquadra no tipo BRT com canaleta e ultrapassagem nos pontos de parada, prevendo ônibus de 20 metros de comprimento, com capacidade para 200 passageiros, ampliando a atual oferta de transporte de 11 mil passageiros/hora pico para 24 mil, e reduzindo em 60% o tempo de viagem de Marituba ao Ver-o-Peso.
Pesquisas - A diretora executiva do NGTM, Marilena Mácola, frisou a importância da parceria entre os dois níveis de governo, e a agilidade que o projeto tomará, a partir da integração política e técnica. “Já tínhamos a anuência da Prefeitura para o projeto. Porém, com a contratação da Consultoria Geral, chegamos a um momento em que realmente precisamos definir detalhes do projeto que são determinantes para o bom desempenho da obra de infraestrutura. Com essa excelente recepção que tivemos do prefeito, os projetos seguirão com agilidade”, disse Marilena Mácola. Ela informou que a licitação para implantação do BRT Metropolitano deve ser concluída até novembro, com início da obra em dezembro deste ano.
As pesquisas para implantação do BRT começaram no último dia 2, nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides. O trabalho visa atualizar, comparar dados e fazer novas projeções para futuras demandas no setor de transporte urbano da RMB. São pesquisas de tráfego, com contagem volumétrica, e pesquisas de transporte, como embarque e desembarque de passageiros nos ônibus, identificação das linhas mais importantes e perfil dos usuários.
As pesquisas também permitirão dimensionar a estrutura do sistema, como pontos de paradas, terminal e frequência dos ônibus. A Troncal Belém foi a empresa vencedora da licitação para a consultoria internacional do BRT, e tem como funções a elaboração de estudos e projetos de infraestrutura física; elaboração de modelo de gestão, do plano operacional e do sistema de controle operacional, e gerenciamento geral e supervisão das obras.
Para o diretor do NGTM, Cesar Meira, “essa reunião foi muito proveitosa. Com a presença do prefeito Pioneiro definimos várias questões e avançamos nas soluções de problemas para a área de mobilidade. Conseguimos progredir muito, já que praticamente 90% da infraestrutura do projeto estão dentro do município de Ananindeua, que também possui grande demanda de tráfego. Então, essa integração é fundamental para a implantação do BRT Metropolitano, que está em fase elaboração de projetos pelo Consórcio Troncal”.
Manu Viana / Ação Metrópole
Informações: Agência Pará
Postado por Meu Transporte às 09:47 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Pará
Transporte coletivo de Florianópolis pode entrar em greve
Funcionários do transporte coletivo de Florianópolis votaram pela greve em assembléias realizadas nesta terça-feira, na região central da cidade.
A paralisação do serviço deve ter início na próxima semana. Entretanto, não está descartada a ocorrência de paralisações relâmpagos nas próximas horas.
Cerca de 1,5 mil trabalhadores participaram das assembléias - realizadas com funcionários de três turnos. De acordo com Ricardo Freitas, representante do Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano), a greve é “irreversível”.
O início da greve coincide com a data prevista para assinatura do novo contrato de concessão do transporte coletivo da capital de Santa Catarina. O Consórcio Fênix - formado por empresas que já atuam no sistema - assina o documento com a prefeitura nesta quarta-feira.
A categoria afirma que o novo sistema prevê o corte de funcionários do setor. Além disso, os trabalhadores exigem reajuste salarial de 5%.
Por Fabricio Escandiuzzi
Postado por Meu Transporte às 09:47 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
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