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Em Uberaba, Terminais leste oeste começam a funcionar em dezembro
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (27) no Anfiteatro do Centro Administrativo Municipal objetivou apresentar o projeto de Mobilidade Urbana e o cronograma de instalação e início de funcionamento das estações de transporte coletivo.
Prefeito Anderson Adauto iniciou explicando aos presentes que o projeto de implantação leste oeste teve início agora, respeitando à necessidade de se fazer as obras no subsolo na parte central primeiro, com os interceptores de esgoto e a duplicação dos canais, e que esta fase de prevenção às enchentes deverá ser finalizada na primeira quinzena de setembro. “Já estamos alocando as estações e até o final do ano queremos que estejam em funcionamento, com os novos ônibus trafegando pela avenida principal”, disse o chefe do Executivo.
Adauto ainda pontuou que em 2005, Uberaba contava com cerca de 100 mil veículos, sendo que neste ano este número aumentou em 70%, ou seja, 170 mil. “Estamos buscando alternativas para melhorar o fluxo do trânsito e o transporte coletivo é a prioridade”, disse AA, acrescentando que espera terminar o mandato deixando assegurado junto ao Ministério das Cidades recursos para implementação do trecho Sudeste Sudoeste.
Superintendente de Planejamento de Trânsito e Transportes, Robinson do Amaral Camargo, mostrou ilustrações do antes e depois dos terminais leste oeste, que compreende do Manoel Mendes ao Uberabão, através da Avenida Leopoldino de Oliveira. Ao todo serão 12 estações, no intervalo de 500 metros entre elas. “Estão sendo alocados os módulos, posteriormente serão feitas a parte elétrica e hidráulica e a empresa responsável vem à Uberaba para fazer os retoques finais: rampas, vidros, climatização e catracas”, comentou o superintendente.
O projeto é composto de terminais fechados e contará com ônibus BRT, considerados de alta tecnologia, uma vez que faz embarque em nível, não possui escadas e sim rampas, portas eletrônicas, silenciosos e com possibilidade de transportar até 100 passageiros por viagem.
Fechando a explanação, Robinson mostrou os eixos Sudeste, que fará o trajeto da Avenida Bandeirantes, próximo ao bairro Vallim de Melo, até a avenida Guilherme Ferreira no cruzamento com a Av. Leopoldino de Oliveira com nove estações e o Sudoeste da Av. Juca Pato no Beija Flor com acesso direto ao Uberabão com onze estações.
Segundo o secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, para essa segunda parte do Mobilidade Urbana, a Prefeitura apresenta o projeto ao Ministério das Cidades até o dia 30 deste mês. “Estamos confiantes, uma vez que ele já foi pré-aprovado anteriormente. Os recursos são provenientes do PAC 2 e no lançamento, quando estive presente, o projeto de Uberaba, desenvolvido em parceria da administração municipal com a equipe do arquiteto Jaime Lerner, foi considerado uma referência em Mobilidade Urbana”, orgulha-se o secretário.
Dentre os vários benefícios da implantação do modelo de transporte coletivo, Karim falou, apoiando-se em estudos feito pela Fundação Getúlio Vargas, que o eixo principal – leste oeste – compreende 55% da demanda da cidade e ao invés de 80 ônibus, passarão a ser 12 BRT no eixo prioritário. “Vamos conseguir desafogar o trânsito, sem prejudicar os comércios, com passeios mais tranquilos e a longo prazo com redução de tarifa”, fechou o coordenador da pasta.
Vale ressaltar que o eixo leste oeste conta com investimentos da iniciativa privada com empresas como MRV, Grupo 5R responsável pelo Praça Uberaba Shopping Center, Petrobrás, Vale Fertilizantes, Piracicabana e Líder.
Também presente na reunião, o vice-prefeito Paulo Mesquita, o secretário de Trânsito e Transportes, Ricardo Sarmento, comerciantes e moradores do entorno das obras.
Informações: suacidade.org/uberaba
Postado por Meu Transporte às 07:46 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Prefeitura de Várzea Grande pede paciência a comerciantes durante obras do VLT
As obras de mobilidade urbana da Avenida da FEB – portal de entrada da Cidade Industrial – estão a todo vapor. Com isso, empresários que possuem empresas de médio e grande porte na via estão preocupados com os impactos financeiros que vão sofrer com as adequações.
Portanto, a secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), intermediou hoje à tarde uma reunião com a Secopa, empresários da FEB, sindicato e consórcio, no gabinete da secretaria da SMDU. De acordo com a secretária da SMDU, Flávia Moretti, a finalidade da discussão foi debater alguns procedimentos e tirar dúvidas com a equipe técnica da Secopa sobre a intervenção da via pública.
“Os empresários estavam preocupados com a situação de cargas e descargas de carretas e cegonhas. Na discussão, os empreendedores receberam orientações, de que a Rua Irmã Elvira, no bairro Manga, será o local para o tráfego e descargas, porém, terão que alterar posturas quanto ao horário, sendo mais convencional utilizar o período noturno para realizar os trabalhos ”, explica a secretária.
A secretária completou dizendo que por meio do Projeto Lei 3799/12, a calçada da FEB, que antes era de seis metros, diminuiu para três metros de largura. Assim, as empresas não sofrerão impactos dentro das empresas. Está havendo quebra nas calçadas e em alguns pontos o canteiro central ficou maior.,“Estas adaptações é para uma Várzea Grande melhor. O município var dar um grande salto em desenvolvimento social e econômico”, enfatiza Flávia.
O comandante da Guarda Municipal, Louriney dos Santos, aconselhou que os condutores de motos e carros tenham paciência. Os guardas estarão estrategicamente nos pontos mais delicados para orientar e garantir a segurança dos várzea-grandenses.
Fonte: O Documento
Postado por Meu Transporte às 07:36 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso, VLT
Sancionada a Lei do Metrô Curitibano
A lei do Metrô foi sancionada, nesta terça-feira (28), em Curitiba. A nova lei, número 14065/2012, havia sido aprovada na Câmara de Vereadores pela manhã e regulamenta, na esfera municipal, a Medida Provisória 575/2012, do governo federal, que altera as regras gerais para a licitação e contratação de Parcerias Público-Privadas (PPP).
A legislação, adequada ao que prevê a MP do governo federal permite que a administração pública faça o aporte de recursos ao parceiro privado vencedor da licitação por etapa de obra entregue. Além disso, sobre os recursos públicos investidos no metrô não haverá incidência da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o PIS/PASEP, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e do IR.
“A lei do Metrô cumpre o que determina a Medida Provisória assinada pela Presidente Dilma. Com a medida, o governo federal amplia a disputa no processo licitatório. Isso abre o leque para a participação de mais empresas e gera mais empregos”, analisa a secretária municipal da Administração, Dinorah Nogara.
Curitiba vem cumprindo todos os trâmites legais do processo licitatório para a construção do metrô, como a realização de audiências para discussão do projeto básico, do licenciamento ambiental prévio, da modelagem econômico-financeira e dos critérios de licitação, restando apenas a assinatura, com o Ministério das Cidades, do convênio que regulamenta o repasse de recursos.
Prefeitura de Curitiba
Postado por Meu Transporte às 07:31 0 comentários
Marcadores: Paraná, trem/metrô
Aumento deixa Natal com a 2ª maior passagem de ônibus do Nordeste
terça-feira, 28 de agosto de 2012
A tarifa dos ônibus urbanos que circulam em Natal, que a partir desta terça-feira (28) passa a valer R$ 2,40, é a segunda maior do Nordeste. O anúncio do aumento foi feito na tarde desta segunda (27) pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Márcio Sá.
A passagem de ônibus em Natal só não é mais cara que a tarifa cobrada em Salvador (BA), que custa R$ 2,80. A mais passagem mais barata é a cobrada em São Luiz (MA), que custa R$ 2,10. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) ainda não se manifestou sobre o valor do reajuste.
De acordo com o secretário Márcio Sá, o reajuste de 9,44% é apenas um "repasse do índice da inflação" dos últimos 18 meses, tempo em que a tarifa permaneceu sem aumentos.
"A prefeita Micarla de Sousa tinha dito que só iria reajustar o valor da passagem quando a licitação do transporte público de passageiros fosse publicada, mas, como não há previsão, tivemos que repassar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que toma como base a média da inflação do período", explicou Márcio Sá.
Segundo a Semob, o usuário que carregou o cartão de bilhetagem eletrônica até esta segunda-feira, vai pagar R$ 2,20, enquanto o crédito estiver dentro do prazo de validade. O passageiro que recarregar a partir desta terça-feira, vai pagar a tarifa reajustada de R$ 2,40.
"Quem abasteceu o cartão até hoje (segunda-feira), pagará a tarifa antiga até a validade dos créditos acabar", garantiu o secretário.
A secretaria informou ainda que, no mês de julho deste ano, o Seturn encaminhou uma solicitação à Semob para aumentar a passagem. O valor seria de R$ 2,55.
"Depois de pesquisas tarifárias chegamos ao valor de R$ 2,40", disse Márcio Sá, defendendo que essa medida é para garantir a manutenção dos serviços, pois, segundo ele, o preço atual de R$ 2,20 está defasado. "O último aumento de passagem foi no dia 20 de janeiro de 2011. De lá para cá, já houve reajuste nos salários dos motoristas e cobradores, e do óleo diesel, combustível usado pelos ônibus", acrescentou.
Atualmente, seis empresas são responsáveis pelo transporte público da capital. São 105 linhas cobertas por uma frota de 720 veículos. Por dia, circulam em Natal 430 mil passageiros pagantes. Os dados foram passados pelo secretário adjunto de transportes da Semob, Jefferson Pedrosa.
Fonte: g1.com.br
Postado por Meu Transporte às 22:09 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
No Recife, Ônibus com elevadores quebrados dificultam vida de deficientes
Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, os ônibus que integram o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife ainda não oferecem as condições adequadas. É grande o número de reclamações sobre veículos com elevadores quebrados. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano baixou a portaria nº 205/2012 para exigir que todos os ônibus da frota do sistema estejam equipados com elevador. O documento não estabele prazo. Atualmente 1.764 coletivos têm o equipamento, mas não há informações do órgão gestor e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE) de quantos funcionam efetivamente.
O reportagem foi às ruas acompanhar as dificuldades dos cadeirantes. Edmílson Veloso, 55 anos, ficou paraplégico aos 21. Militar reformado, ele trabalha atualmente no conserto de cadeiras de rodas, que aprendeu em um curso. Não tem medo de se deslocar para qualquer canto da cidade, mas admite que não é fácil. Ex-atleta, Edmílson diz que é importante se deslocar sem ajuda, mas há situações em que a falta de acessibilidade não permite essa independência.
O reportagem foi às ruas acompanhar as dificuldades dos cadeirantes. Edmílson Veloso, 55 anos, ficou paraplégico aos 21. Militar reformado, ele trabalha atualmente no conserto de cadeiras de rodas, que aprendeu em um curso. Não tem medo de se deslocar para qualquer canto da cidade, mas admite que não é fácil. Ex-atleta, Edmílson diz que é importante se deslocar sem ajuda, mas há situações em que a falta de acessibilidade não permite essa independência.
Fonte: Diário de PernambucoFoto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Postado por Meu Transporte às 21:05 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Pernambuco
Em Porto Alegre, Integração já somou 40 milhões de viagens gratuitas
Na data desta sexta-feira, 24, completam-se um ano e um mês da implantação da gratuidade 100% na integração entre linhas de ônibus. O novo sistema já resultou em 40 milhões de viagens em Porto Alegre. Desde 1º de julho de 2011, quando implantada a medida pela prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), houve um acréscimo de mais de 100 mil usuários cadastrados no Vale-Transporte e Passe Antecipado, e de mais 105 mil de usuários da Passagem Escolar, que passaram a usufruir do benefício da integração. Atualmente, são 753 mil usuários do TRI (VT, PA e Estudantes) beneficiados pela integração inteiramente gratuita. O número de passageiros subiu de 1 milhão para 1,3 milhão/dia. Em 13 meses, com a integração 100%, a economia para os usuários foi de cerca de R$ 45 milhões.
O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, afirma que a medida representou um ganho para a população. “A ação da Prefeitura possibilitou aos passageiros a liberdade de escolha dos melhores pontos de integração, além de um ganho importante no bolso dos trabalhadores, estudantes e dos usuários em geral do sistema de ônibus. Vamos continuar trabalhando pela qualificação do sistema de ônibus”, avalia.
A frota, lembra Cappellari, “já atingiu uma idade média de 3,8 anos, sendo uma das mais novas do país, com mais de 50% dos veículos adaptados para deficientes físicos. Além disso, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) será um novo passo, importante, neste processo de qualificação do sistema de ônibus”.
Fonte: PMPA
Postado por Meu Transporte às 11:48 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
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