Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
Devido à crise financeira causada pela pandemia de coronavírus, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) infor...
-
A Volvo entregou à cidade de Curitiba (PR) 40 novos ônibus. O lote se divide em modelos convencionais, padron, articulados e biarticulado...
-
Dois meses após a Prefeitura do Rio decretar a proibição de viagens com passageiros em pé nos ônibus do município como medida protetiva con...
-
Os acessos à Estação Mercado do metrô localizados na Praça Revolução Farroupilha receberam a instalação de adesivos da campanha de comunica...
-
Com a chegada do verão, o GRCT reforçou as linhas com destino a Porto de Galinhas, roteiro de muitos pernambucanos e turistas que visitam...
-
Em parte alívio, por outra parte saudades, Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960, com uma frota de 65 carro...
-
O diagnóstico realizado pelo Consórcio PlanMob, contratado pela Prefeitura para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba, constatou ...
-
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acertou a compra dos 40 vagões do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande, ...
-
A Trensurb concluiu, nesta segunda-feira (17), a retirada da água que estava acumulada na estação Rodoviária desde o dia 3 de maio, quando a...
-
Em BH, Estações do Move na avenida Vilarinho são interditadas para obras de recuperação do pavimentoAs estações de ônibus do Move na avenida Vilarinho, em Venda Nova, em Belo Horizonte, passam por interdições. A previsão é que os pontos fiq...
- Primeiro trem da Linha 17-Ouro embarca na China com destino ao Brasil
- Em busca da mobilidade verde, cidades investem em ônibus elétricos
- Curitiba vai testar o primeiro biarticulado elétrico Volvo no segundo semestre
- Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Em Belém, Micro-ônibus regularizados circularão em setembro
quinta-feira, 5 de agosto de 2010A partir de setembro os micro-ônibus - que antes trafegavam de forma ilegal e agora foram regularizados pela Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) - começam a circular pelas ruas da cidade. O Distrito de Mosqueiro será o primeiro contemplado com 18 novas linhas.
Até o final deste ano, a previsão é que 150 micro-ônibus recebam autorização da CTBel para atuarem como um serviço complementar, com o intuito de garantir o transporte público em áreas não atendidas pelo transporte regular.
O presidente do Sistema Integrado das Cooperativas de Transporte Alternativo (Sicotrans), Francinaldo Barros, disse que motoristas e cobradores que irão trabalhar nos veículos já passaram por um curso de capacitação.
Os micro-ônibus também estão sendo padronizados com catraca eletrônica e acessibilidade para portadores de deficiência física. “Nossa meta será trabalhar na legalidade com responsabilidade”, ressaltou Barros.
ILEGALIDADE
O serviço será administrado pela empresa Transuni Transportes, formada por 22 cooperativas de transporte alternativo que possuem 980 cooperados. Segundo Barros, quatro cooperativas de Belém não quiseram aderir à legalização e pretendem continuar na ilegalidade. “Nós vamos cumprir com o acordo que fizemos com a prefeitura. Quem não quiser nos seguir, vai ter que ser retirado”.
O presidente do sindicato afirmou que a oportunidade para se legalizar foi dada a todos. Já a CTBel ressaltou que não irá interferir na “briga” das cooperativas. “Algumas cooperativas se autoexcluíram. Agora, o desafio será deles de saber como essa situação vai ficar”, disse Silas.
O diretor da CTBel também garantiu que os micro-ônibus que forem legalizados terão de cumprir horários e seguirem regras. “Eles terão que perceber que não poderão mais agir como antes. Não poderão parar em qualquer parada e fazer o itinerário que quiserem. Agora a coisa ficará mais rígida e organizada”.
Fonte: Diário do Pará
Postado por Meu Transporte às 01:23 0 comentários
Marcadores: Pará
Metrô Rio lança campanha para orientar clientes sobre benefícios dos cartões eletrônicos
O Metrô Rio coloca, nesta quarta-feira, cartazes explicativos em todas as 34 estações e no interior dos trens para mostrar a diversidade de uso e os benefícios dos cartões eletrônicos. O objetivo da concessionária é, além de transportar passageiros por toda a cidade, fazer com que eles conheçam e aproveitem ao máximo os benefícios dos cartões.
Facilitar o acesso à cultura é uma das vantagens, por exemplo, do cartão Pré-Pago, que dá descontos de até 50% em shows, peças e filmes exibidos na cidade. Este ano, o Metrô já realizou 27 parcerias culturais. Atualmente, há sete peças e dois filmes em cartaz com promoção para os clientes que possuem o cartão.
Ao todo, a concessionária oferece oito tipos de cartões eletrônicos, de acordo com a necessidade de viagem do usuário, incluindo serviços de integração com ônibus e trens: Pré-Pago, Unitário, Metrô Na Superfície, Integrações Expressa e Intermunicipal, Oeste Expressos 1 e 2 e Integração SuperVia. Mais informações no site http://www.metrorio.com.br/.
Fonte: O Dia online
Postado por Meu Transporte às 01:18 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Grande Vitória: Mais viagens para quem sai de shopping aos sábados à noite
Desde o dia 24/07, trabalhadores e clientes do Shopping Vitória que utilizam o Sistema Transcol têm mais viagens para voltar para casa aos sábados à noite. A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) ampliou a programação especial do Terceiro Pico, viagens extras realizadas entre as 21h30 e 23h30, faixa de horário correspondente às saídas de estudantes de escolas e faculdades e fechamento de shoppings centers.
Três linhas com destino a terminais rodoviários localizados nos municípios de Vila Velha e Cariacica realizam mais 16 viagens que, em vez de partirem dos pontos originais, saem da frente do shopping, para ocupação dos veículos pelos usuários que estão nos pontos. O Terceiro Pico foi detectado pela Ceturb-GV por meio de pesquisas de campo, que identificam as demandas das linhas nas diferentes faixas horárias.
Com o crescimento do número de faculdades, escolas e estabelecimentos comerciais que funcionam à noite, aumentou o número de usuários que precisam voltar para casa mais tarde e que representam aproximadamente 10% da demanda de passageiros nos dias úteis.
- Viagens extras do shopping para o Terminal Vila Velha (linha 550):21h40, 22h, 22h20, 22h40, 23h e 23h20.
- Viagens extras do shopping para o Terminal São Torquato (linha 574):21h30, 22h, 22h25, 22h50, 23h15.
- Viagens extras do shopping para o Terminal Campo Grande (linha 515):21h40, 22h20, 23h10, 22h, 22h45.
Fonte: CETURB
Postado por Meu Transporte às 01:08 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Etufor reforça monitoramento operacional da Linha Central
Em virtude da implementação da Linha Central e das mudanças em determinados pontos de parada no Centro, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) intensifica o acompanhamento operacional dos ônibus na área. Além de supervisionar a operação pelo sistema de monitoramento via GPS instalado na sede do órgão e no Terminal da Parangaba, cerca de 30 agentes da Divisão de Operações da Etufor encontram-se nos principais pontos de embarque e desembarque do Centro orientando os passageiros.
Diariamente, a Linha Central deve atender a uma demanda de 800 usuários, que podem utilizar os microônibus para trafegar pela Rua Castro e Silva, Av. do Imperador, Rua Pedro Pereira, Rua Pinto Madeira, Rua 25 de Março, Rua Costa Barros, Rua São José, Rua Rufino de Alencar, Rua Dr. João Moreira e Rua 24 de Maio.
Fonte: ETUFOR
Postado por Meu Transporte às 01:04 0 comentários
Marcadores: Ceára
EMTU cria linhas semiexpressas para Estação Berrini no Corredor Diadema-São Paulo
No primeiro dia útil de operação do Corredor Diadema-São Paulo, na segunda-feira, a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) identificou, no Terminal Diadema, maior demanda de passageiros na linha com destino à Estação Berrini da CPTM. Para melhor atendimento dos usuários, a empresa implantou viagens semiexpressas nesse trajeto, durante os horários de pico, que começaram a operar nesta terça-feira, 03.
As viagens são realizadas com ônibus articulados, circulando pelo Corredor. Durante a manhã, os usuários embarcam em Diadema e não há mais embarque ou desembarque até a Berrini. Com isso, a oferta de lugares para esse destino aumentou em 4%.
As linhas metropolitanas que circulam pelo Corredor são a 376M – Terminal Diadema-Morumbi; a 376 – Terminal Diadema-Berrini e a 044 Jd. Castelo – Itaim Bibi, via Diadema.
Essas linhas são atendidas por uma frota de 34 ônibus. Com os ônibus articulados, nos horários de pico, a frota será de 38 veículos.Em maio, as linhas metropolitanas que fazem o trajeto de Diadema ao Morumbi/Berrini transportavam a média diária de 9.800 passageiros.
No primeiro dia de operação do Corredor, houve aumento de 25,6% em relação a essa média, totalizando 12.304 passageiros transportados.
A empresa continuará estudando, durante esta semana, a necessidade de ajustes em número de linhas, frota, intervalos, adaptação de mais carros com porta à esquerda, de modo a atender a demanda da melhor maneira possível.
Fonte: EMTU-SP
Postado por Meu Transporte às 00:23 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
China projeta ônibus que anda sobre carros
Para combater o efeito estufa, a poluição e o consumo de energia, a China apresentou ao mundo, nesta terça-feira, um ônibus inovador que anda sobre os carros.
De acordo com o jornal The Huffington Post, o projeto também atende à necessidade chinesa de aliviar o trânsito, cada vez mais caótico. O ônibus 3D, como tem sido chamado, tem seis metros de largura, utilizará uma combinação de eletricidade e energia solar e será capaz de chegar à velocidade de 60 km/h, com carga máxima de 1.400 passageiros.
Somente carros com até dois metros de altura poderão trafegar por debaixo do ônibus. A primeira linha será construída na capital do País, Pequim, ainda em 2010. O projeto está estimado em US$ 73 milhões.
De acordo com o jornal The Huffington Post, o projeto também atende à necessidade chinesa de aliviar o trânsito, cada vez mais caótico. O ônibus 3D, como tem sido chamado, tem seis metros de largura, utilizará uma combinação de eletricidade e energia solar e será capaz de chegar à velocidade de 60 km/h, com carga máxima de 1.400 passageiros.
Somente carros com até dois metros de altura poderão trafegar por debaixo do ônibus. A primeira linha será construída na capital do País, Pequim, ainda em 2010. O projeto está estimado em US$ 73 milhões.
Fonte: Terra
Postado por Meu Transporte às 00:17 0 comentários
Marcadores: M u n d o
Assinar:
Postagens (Atom)