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Velocidade média em corredor de ônibus de São Paulo chega a 15 km/h
quinta-feira, 28 de abril de 2011Nesta quinta-feira (28), passageiros fizeram uma manifestação no corredor da Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo, pedindo melhorias no transporte público. A via é saída para vários bairros populosos, tem 7,5 km de extensão e liga o Terminal Jardim Ângela ao Terminal Santo Amaro. São quase 300 mil pessoas que usam 54 linhas que utilizam o corredor todos os dias. Os moradores da região reclamam do trânsito lento no local. A velocidade média chega a 15 km/h. A situação é tão crítica que, mesmo em dias normais, passageiros decidem descer dos ônibus e seguir a pé para os destinos.
Os passageiros demoram até 2h30 para se deslocar de um ponto a outro. Maria dos Anjos costuma pegar três conduções da sua casa, no bairro Jardim Vera Cruz, extremo da Zona Sul, até Cerqueira César, região central. Os ônibus seguem lotados pelo corredor da Estrada do M’Boi Mirim.
A passageira Maria dos Anjos faz esse trajeto há 22 anos. Se for feito um cálculo, ela passou três anos da vida dela dentro do ônibus. São cinco horas por dia no transporte, cinco vezes por semana.
No início de março, passageiros fizeram um protesto contra o transporte público na Estrada do M'Boi Mirim. Uma promessa de melhorias foi feita e as faixas reversíveis foram ampliadas. Mas o problema ainda persiste.
Enquanto nenhuma atitude é tomada, o número de carros aumenta na capital e a qualidade do ar piora. Entre os investimentos necessários estão ampliação das linhas de trem e metrô e mais espaço nas ruas para os ônibus.
ProjetosDe acordo com Beto Mendes, subprefeito de M’Boi Mirim, a Prefeitura de São Paulo irá implementar, através da Secretaria de Transportes, algumas medidas na região. “Estamos elaborando um projeto de implantação do monotrilho da Estrada do M’Boi Mirim, um projeto executivo para canalização e implantação do viário da Avenida da Ponte Baixa. Já está pronto o projeto no primeiro trecho que vai da Avenida Guido Caloi até a Avenida das Capitanias Hereditárias. O segundo trecho está com o projeto básico pronto.”
O projeto da canalização da Ponte Baixa, segundo o subprefeito, aguarda a liberaçãode financiamento bancário. “Em relação ao monotrilho, o objetivo da Prefeitura é para início de implantação para 2012. Já o metrô, continuação do metrô do Capão Redondo até o Jardim Ângela, já teve reuniões entre a Secretaria de Transportes da cidade de São Paulo com a Secretaria de Transportes Metropolitano, junto a comunidade e está sendo elaborado o projeto.”
Fonte: G1.com.br
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Postado por Meu Transporte às 21:04 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo, Videos
Sobe para 40 número de ônibus apreendidos pelo Detran em Manaus
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) apreendeu 12 ônibus do transporte público de Manaus durante a “Operação Sucata”, realizada na madrugada desta quinta-feira (28), na zona Leste da capital. A fiscalização iniciou por volta das 5h da manhã e constatou veículos sem condições de realizar o transporte de passageiros. Já são 40 ônibus apreendidos pelo órgão.
De acordo com a diretora presidente do Detran, as irregularidades mais freqüentes são problemas com documentação, motoristas sem habilitação, pneus carecas, inexistência de extintores e ainda a mau conservação dos ônibus.
“Nosso objetivo é resguardar a segurança dos passageiros. Durante a operação, um ônibus quase pegou fogo. Em outra blitz um veiculo perdeu o freio, isso demonstra a precariedade das dos ônibus de Manaus”, disse em entrevista à rádio CBN Manaus.
Operação Sucata
Segundo Mônica Melo, com o número de coletivos apreendidos nesta manhã sobre para 40 o total de ônibus apreendidos em 2011. Desses, 14 foram liberados após terem a situação regularizada.
No último dia 19, o órgão apreendeu 13 ônibus sucateados nas zonas Oeste e Norte da capital. Cinco dias antes, outros nove coletivos foram impedidos de circular nas ruas. (AL)
Fonte: Portal Amazônia
Postado por Meu Transporte às 20:51 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Tarifas de ônibus intermunicipais do Paraná terão reajuste neste domingo
A Secretaria de Infraestrutura e Logística informa que as tarifas dos serviços de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros no Paraná serão reajustadas à zero hora deste domingo (01). Nas linhas metropolitanas do interior do Estado – aquelas em que os veículos têm perfil urbano e os passageiros podem viajar em pé – o reajuste será de 10,51%. As demais (linhas rodoviárias) terão aumento de 9,99%. Com a medida, a tarifa mínima para o sistema rodoviário, em percursos de até 15 quilômetros, passará a ser de R$ 2,66.
O último aumento havia sido concedido em 25 de outubro de 2009. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o reajuste que passará a vigorar a partir de 1º de maio é inferior ao percentual requisitado pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc). A entidade havia pedido um índice de 13,54% de aumento.
Os índices de reajuste são resultado de uma planilha tarifária elaborada pelo DER, que leva em consideração diferentes fatores e insumos. O órgão considerou o aumento dos insumos no período de setembro de 2009 a maio de 2011 para autorizar o novo percentual. O item de maior peso na planilha, segundo o DER, foram os salários, levando-se em conta a convenção coletiva de trabalho de 2010 e 2011, que reajustou a folha das empresas, respectivamente em 6,50% e 10% (acumulado de 17,15%). Outros componentes que se destacam na planilha de custos são óleo diesel, lubrificantes, impostos, taxas, peças e acessórios.
O último aumento havia sido concedido em 25 de outubro de 2009. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o reajuste que passará a vigorar a partir de 1º de maio é inferior ao percentual requisitado pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc). A entidade havia pedido um índice de 13,54% de aumento.
Os índices de reajuste são resultado de uma planilha tarifária elaborada pelo DER, que leva em consideração diferentes fatores e insumos. O órgão considerou o aumento dos insumos no período de setembro de 2009 a maio de 2011 para autorizar o novo percentual. O item de maior peso na planilha, segundo o DER, foram os salários, levando-se em conta a convenção coletiva de trabalho de 2010 e 2011, que reajustou a folha das empresas, respectivamente em 6,50% e 10% (acumulado de 17,15%). Outros componentes que se destacam na planilha de custos são óleo diesel, lubrificantes, impostos, taxas, peças e acessórios.
Fonte: Bem Paraná
Postado por Meu Transporte às 20:46 0 comentários
Marcadores: Paraná
São Paulo: Linha 4-Amarela do Metrô amplia horário de funcionamento na próxima segunda-feira
Foto: Blog Diário da CPTM |
O governador Geraldo Alckmin anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Linha 4-Amarela de Metrô (Vila Sônia-Luz) a partir da próxima segunda-feira, 2 de maio. As três estações já em operação comercial na nova linha metroviária, Paulista (com integração com a Linha 2-Verde), Faria Lima e Butantã, passarão a funcionar das 4h40 às 15h, de segunda a sexta-feira, inclusive feriados. Atualmente, o horário é das 8h às 15 horas.
Com esta ampliação de horário (acréscimo de 3h20), a previsão é de que a Linha 4 aumente sua demanda atual, de 29 mil usuários/dia, para cerca de 50 mil passageiros/dia. Alckmin também confirmou a data de início da operação comercial da estação Pinheiros da Linha 4-Amarela: dia 16 de maio.
Operada por concessionária privada, a ViaQuatro, a Linha 4-Amarela terá sua primeira etapa de implantação concluída no segundo semestre deste ano, com a inauguração das estações República (local de integração com a Linha 3-Vermelha) e Luz (integração com a Linha 1-Azul), com a previsão de transportar diariamente cerca de 700 mil passageiros.
Até 2014, a Linha 4-Amarela (com 12,8 km de extensão entre Vila Sônia e a estação Luz, na área central da capital) deverá ampliar sua demanda diária para mais de 900 mil usuários, com a entrada em operação comercial das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Com esta ampliação de horário (acréscimo de 3h20), a previsão é de que a Linha 4 aumente sua demanda atual, de 29 mil usuários/dia, para cerca de 50 mil passageiros/dia. Alckmin também confirmou a data de início da operação comercial da estação Pinheiros da Linha 4-Amarela: dia 16 de maio.
Operada por concessionária privada, a ViaQuatro, a Linha 4-Amarela terá sua primeira etapa de implantação concluída no segundo semestre deste ano, com a inauguração das estações República (local de integração com a Linha 3-Vermelha) e Luz (integração com a Linha 1-Azul), com a previsão de transportar diariamente cerca de 700 mil passageiros.
Até 2014, a Linha 4-Amarela (com 12,8 km de extensão entre Vila Sônia e a estação Luz, na área central da capital) deverá ampliar sua demanda diária para mais de 900 mil usuários, com a entrada em operação comercial das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Fonte: Governo de Sõa Paulo
Postado por Meu Transporte às 20:42 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Metrô de Teresina volta a funcionar após 3 dias parado para manutenção
A Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) informou que o funcionamento do Metrô de Teresina foi restabelecido às 6h desta quinta-feira (28). O sistema ficou paralisado desde que uma locomotiva com quatro vagões descarrilou sobre uma ponte no Bairro Ilhota, na zona Sul da Capital, na segunda-feira (25).
Cerca de 36 mil pessoas ficaram sem transporte nos três dias de interrupção. Não há sistema alternativo de transporte para os usuários. Esta foi a segunda vez que o Metrô enfrentou problemas semelhantes. O primeiro acidente ocorreu em 14 de abril, em um local próximo ao desta segunda-feira.
O transporte deveria ter voltado a funcionar nesta quarta-feira (27), mas a chuva que voltou a atingir a cidade interrompeu as atividades de manutenção da malha ferroviária, por motivos de segurança. A troca dos dormentes e a drenagem da água da chuva foram prejudicadas durante a operação, de acordo com a CMTP.
O Metrô do Piauí foi inaugurado em 1990, tem nove estações e 3,5 quilômetros de extensão, liga a região Sudeste ao Centro de Teresina. A passagem custa R$ 0,80.
(Foto: Divulgação/Irina Coelho/CMTP)
O diretor administrativo da CMTP, Antônio Sobral, disse que foram realizados testes nas linhas. Ele afirmou que o problema ocorreu por conta das fortes chuvas que atingira a capital. Isso teria encharcado os dormentes de madeira sob os trilhos.
De acordo com Sobral, há um projeto de modernidade e duplicação da linha. "A proposta já está no Ministério das Cidades, onde teremos uma reunião em 20 de maio para debater a liberação do recurso R$ 130 milhões, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC). Esse investimento será liberado em 2012. Isso vai permitir, entre outra medidas, a troca de dormentes de madeira por dormentes de concreto", disse Sobral.
Fonte: G1
Postado por Meu Transporte às 20:35 0 comentários
Marcadores: Piauí, trem/metrô
No Recife, Transporte Complementar deve ser ampliado para outros bairros
Foto: Maria Helena |
O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) é oferecido à população do Recife desde novembro de 2003, em substituição ao transporte clandestino, que conduzia seus veículos de maneira irregular e perigosa. A Prefeitura do Recife criou o sistema com o objetivo de proporcionar maior segurança e mobilidade aos cidadãos entre os bairros da cidade e em áreas de difícil acesso. Hoje o serviço, gerenciado pela CTTU, beneficia 62 bairros e comunidades da capital pernambucana, com a operação de 23 linhas. Ao todo, o sistema chega a transportar cerca de 67.000 pessoas por dia.
O STCP/Recife é formado por dois tipos de linhas: alimentadoras e interbairros. Com caráter social, as alimentadoras transportam gratuitamente as pessoas que moram em áreas de difícil acesso até os terminais de ônibus mais próximos. Ao todo, 16 linhas estão em operação, beneficiando cerca de 34 comunidades. Todos os veículos são rastreados via satélite, através do sistema GPS. Essa fiscalização garante o melhor cumprimento das viagens e a qualidade do serviço oferecido à população. Todas as linhas já dispõem dessa tecnologia.
As linhas interbairros, por sua vez, facilitam o deslocamento de pessoas entre os subúrbios da cidade, sem passar pelo centro do Recife e pelos corredores de ônibus. Neste caso, o transporte é remunerado e o usuário paga o valor equivalente à tarifa do anel A, ou seja, a passagem mais barata do sistema de ônibus. As sete linhas em circulação ainda garantem o benefício da meia passagem aos domingos e a estudantes, além da gratuidade para deficientes físicos e idosos. Com isso, o STCP/Recife supre a necessidade de deslocamento dos recifenses, completando o serviço de transporte dos ônibus.
Ampliação
Segundo a CTTU, já está em estudo a ampliação deste serviço a outras comunidades do Recife.
Acessibilidade
Dos 135 veículos que operam no sistema, mais de 50 já estão adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Segundo determinação federal, até 2014, todos deverão estar adaptados.
Segurança e fiscalização
A CTTU informou que todos os veiculos são monitorados rigorosamente via GPS e que existe um fiscal para cumprir os horários determinados, ainda de acordo com a segurança, todas as linhas interbairros possuem cameras de segurança.
INTERBAIRROS: | |
Nº | LINHA |
104 | Casserita / Casa Amarela / Jaqueira |
105 | Córrego do Boleiro / Casa Amarela / Jaqueira |
108 | Dois Unidos / Torres |
110 | Campo Grande / Afogados |
112 | Casa Amarela / Campo Grande (via Shopping Tacaruna) |
205 | Jardim Uchoa / Boa Viagem |
301 | San Martin / Lagoa do Araçá / Boa Viagem |
ALIMENTADORES: | |
Nº | LINHA |
106 | Alto Nossa Senhora de Fátima / Vasco da Gama |
109 | Alto da Favela / Alto da Esperança / Vasco da Gama |
113 | Alto do Rosário (via Córrego do Curió) |
114 | Alto do Capitão / Alto do Rosário / Dois Unidos |
115 | Sítio dos Macacos / Guabiraba |
116 | Alto de Santa Tereza / Nova Descoberta |
117 | Alto do Refúgio / Alto do Reservatório |
118 | Alto do Maracanã / Alto do Brasil |
119 | Córrego do Deodato / Água Fria |
120 | Alto da Telha (via Nova descoberta) |
201 | Curado / Parqtel / TIP |
202 | UR7 / Cosme e Damião |
203 | Totó / Alto da Bela Vista |
303 | Dancing Days / Pinheiros |
304 | Jardim Primavera / Jordão Baixo / Alto da Jaqueira |
305 | Jordão Alto / Jordão Baixo / Alto da Bela Vista |
Informações da CTTU
Fonte: Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 17:54 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
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