Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
Devido à crise financeira causada pela pandemia de coronavírus, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) infor...
-
A Volvo entregou à cidade de Curitiba (PR) 40 novos ônibus. O lote se divide em modelos convencionais, padron, articulados e biarticulado...
-
Dois meses após a Prefeitura do Rio decretar a proibição de viagens com passageiros em pé nos ônibus do município como medida protetiva con...
-
Os acessos à Estação Mercado do metrô localizados na Praça Revolução Farroupilha receberam a instalação de adesivos da campanha de comunica...
-
Com a chegada do verão, o GRCT reforçou as linhas com destino a Porto de Galinhas, roteiro de muitos pernambucanos e turistas que visitam...
-
O diagnóstico realizado pelo Consórcio PlanMob, contratado pela Prefeitura para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba, constatou ...
-
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acertou a compra dos 40 vagões do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande, ...
-
Em BH, Estações do Move na avenida Vilarinho são interditadas para obras de recuperação do pavimentoAs estações de ônibus do Move na avenida Vilarinho, em Venda Nova, em Belo Horizonte, passam por interdições. A previsão é que os pontos fiq...
-
Em parte alívio, por outra parte saudades, Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960, com uma frota de 65 carro...
-
A Trensurb concluiu, nesta segunda-feira (17), a retirada da água que estava acumulada na estação Rodoviária desde o dia 3 de maio, quando a...
- Primeiro trem da Linha 17-Ouro embarca na China com destino ao Brasil
- Em busca da mobilidade verde, cidades investem em ônibus elétricos
- Curitiba vai testar o primeiro biarticulado elétrico Volvo no segundo semestre
- Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Tarifa de ônibus em São Paulo já custa R$ 3
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011A passagem de ônibus na cidade de São Paulo passou hoje a custar R$ 3. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, a nova tarifa teve reajuste de 11,11%, com base na planilha tarifária elaborada pelos técnicos da São Paulo Transporte S.A. (SPTrans). O valor do bilhete que faz integração com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) também sofreu reajuste, e passa a custar R$ 4,29.
Segundo a Secretaria de Transportes, o aumento na tarifa de ônibus permitirá uma série de benefícios aos usuários do transporte público. Um deles é a extensão da validade do Bilhete Único de 2 horas para 3 horas. Outro benefício é a criação do Bilhete Amigão, que permite ao usuário do Bilhete Único fazer quatro viagens de ônibus em até oito horas, aos domingos e feriados. Também está prevista a renovação de 65% da frota de ônibus, com a substituição de 9.500 veículos por modelos novos, mais confortáveis, seguros e maiores, o que levará a uma maior oferta de lugares.
Fonte: G1.com.br
Postado por Meu Transporte às 09:55 0 comentários
Porto Alegre: Órgãos públicos preparam plano para evitar colapso nos transportes na Região Metropolitana
Estudo assinado em conjunto por EPTC, Metroplan e Trensurb faz projeções sobre o crescimento da frota de veículos e aponta uma proposta capaz de fazer frente ao agravamento previsto para as condições do trânsito e do transporte público em 13 municípios da Região Metropolitana que concentram quase um terço da população do Rio Grande do Sul.
Projeções indicam que, em um período de 30 anos, o número de automóveis na Grande Porto Alegre deverá mais do que dobrar. No intervalo entre 2003 e 2033, a quantidade de veículos pode crescer 122% e transformar a organização do trânsito em um dos principais desafios para o desenvolvimento da região. Conforme o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMurb), estudo para apontar saídas a essa revolução automobilística, um metrô subterrâneo será fundamental para manter as vias desimpedidas.
> Confira mapa com o sistema viário proposto
O levantamento projeta o futuro do trânsito na Capital e em outros 12 municípios que formam uma única zona de urbanização (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Gravataí, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Guaíba, Eldorado do Sul e Nova Santa Rita). Pela primeira vez, o trabalho apresenta um plano de ações para a Grande Porto Alegre com a meta de reorganizar e preparar o trânsito para a invasão de carros.
Uma das principais conclusões do material elaborado por Metroplan, Trensurb e EPTC é de que a construção de um metrô subterrâneo em Porto Alegre é fundamental para a mobilidade de toda a região. A implantação de uma linha em formato circular seria o pilar de um novo sistema que interligaria ainda os trens subterrâneos a novos corredores de ônibus, à linha existente do Trensurb (ampliada até Novo Hamburgo) e a serviços complementares como as lotações da Capital.
Após avaliar custos, capacidade e impactos ambientais, o trabalho propõe um metrô majoritariamente subterrâneo, com uma linha circular de 37,4 quilômetros e média capacidade – o suficiente para transportar de 20 mil a 40 mil passageiros por hora.
Conforme o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Casper, como a proposta é interligar o metrô a uma rede ampliada de 55 quilômetros de corredores de ônibus na Capital, além de outros 27 quilômetros em municípios vizinhos, não haveria antagonismo em relação a projetos como o Portais da Cidade, defendido pela EPTC.
Prefeitura procura viabilizar o metrô
A tentativa de incluir o projeto do metrô nas obras da Copa 2014 não prosperou, e atualmente Porto Alegre tenta garantir recursos junto à União para iniciar a implantação de uma primeira linha de 12 quilômetros e custo de R$ 2,5 bilhões no eixo Farrapos-Assis Brasil.
— Estamos estudando que modelo o projeto deverá ter para ser sustentável. Mas já está decidido que terá dinheiro da União, da prefeitura e de uma empresa escolhida por licitação — afirma o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que está no México.
Se as principais recomendações do plano fossem seguidas, resultariam em um custo calculado para o ano-base de 2003 de aproximadamente R$ 7 bilhões. Se esse valor fosse corrigido para hoje apenas com base na inflação do período, chegaria a cerca de R$ 10,5 bilhões.
Em 2033, as ruas terão 722 mil veículos a mais
Projeções indicam que, em um período de 30 anos, o número de automóveis na Grande Porto Alegre deverá mais do que dobrar. No intervalo entre 2003 e 2033, a quantidade de veículos pode crescer 122% e transformar a organização do trânsito em um dos principais desafios para o desenvolvimento da região. Conforme o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMurb), estudo para apontar saídas a essa revolução automobilística, um metrô subterrâneo será fundamental para manter as vias desimpedidas.
> Confira mapa com o sistema viário proposto
O levantamento projeta o futuro do trânsito na Capital e em outros 12 municípios que formam uma única zona de urbanização (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Gravataí, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Guaíba, Eldorado do Sul e Nova Santa Rita). Pela primeira vez, o trabalho apresenta um plano de ações para a Grande Porto Alegre com a meta de reorganizar e preparar o trânsito para a invasão de carros.
Uma das principais conclusões do material elaborado por Metroplan, Trensurb e EPTC é de que a construção de um metrô subterrâneo em Porto Alegre é fundamental para a mobilidade de toda a região. A implantação de uma linha em formato circular seria o pilar de um novo sistema que interligaria ainda os trens subterrâneos a novos corredores de ônibus, à linha existente do Trensurb (ampliada até Novo Hamburgo) e a serviços complementares como as lotações da Capital.
Após avaliar custos, capacidade e impactos ambientais, o trabalho propõe um metrô majoritariamente subterrâneo, com uma linha circular de 37,4 quilômetros e média capacidade – o suficiente para transportar de 20 mil a 40 mil passageiros por hora.
Conforme o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Casper, como a proposta é interligar o metrô a uma rede ampliada de 55 quilômetros de corredores de ônibus na Capital, além de outros 27 quilômetros em municípios vizinhos, não haveria antagonismo em relação a projetos como o Portais da Cidade, defendido pela EPTC.
Prefeitura procura viabilizar o metrô
A tentativa de incluir o projeto do metrô nas obras da Copa 2014 não prosperou, e atualmente Porto Alegre tenta garantir recursos junto à União para iniciar a implantação de uma primeira linha de 12 quilômetros e custo de R$ 2,5 bilhões no eixo Farrapos-Assis Brasil.
— Estamos estudando que modelo o projeto deverá ter para ser sustentável. Mas já está decidido que terá dinheiro da União, da prefeitura e de uma empresa escolhida por licitação — afirma o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que está no México.
Se as principais recomendações do plano fossem seguidas, resultariam em um custo calculado para o ano-base de 2003 de aproximadamente R$ 7 bilhões. Se esse valor fosse corrigido para hoje apenas com base na inflação do período, chegaria a cerca de R$ 10,5 bilhões.
Em 2033, as ruas terão 722 mil veículos a mais
Até 2033, a Grande Porto Alegre terá a missão de encontrar lugar para 722 mil novos automóveis em ruas já congestionadas. Conforme as estimativas do PITMurb com base em tendências de crescimento da frota de veículos leves e utilitários – desconsiderando caminhões, ônibus e reboques, por exemplo –, Porto Alegre e os 12 municípios mais próximos deverão contar com 1,3 milhão de carros. Em 2003, esse contingente era inferior a 600 mil unidades.
Em comparação, no mesmo período em que a frota deverá se ampliar em 122%, o crescimento da população deverá ficar abaixo de um terço – somando 4,4 milhões de habitantes. O levantamento chama a atenção ainda para o crescimento automotivo vertiginoso que deverá atingir algumas cidades da região.
Embora Porto Alegre deva registrar um dos menores crescimentos percentuais, por ter uma população estabilizada e uma frota já considerável, outros municípios de menor renda per capita como Viamão deverão liderar a expansão sobre quatro rodas.
As vias viamonenses, segundo as projeções, devão aumentar em 269% a quantidade de veículos leves, chegando a 124 mil unidades em 2033. Outros índices expressivos foram verificados em Alvorada e Eldorado do Sul (222%).
O alto volume de tráfego que essa tendência deverá gerar estimula a busca por soluções regionais como a ligação com Porto Alegre por meio de corredores de ônibus – outra medida prevista pelo estudo da EPTC, da Metroplan e da Trensurb.
Fonte: Zero Hora
Em comparação, no mesmo período em que a frota deverá se ampliar em 122%, o crescimento da população deverá ficar abaixo de um terço – somando 4,4 milhões de habitantes. O levantamento chama a atenção ainda para o crescimento automotivo vertiginoso que deverá atingir algumas cidades da região.
Embora Porto Alegre deva registrar um dos menores crescimentos percentuais, por ter uma população estabilizada e uma frota já considerável, outros municípios de menor renda per capita como Viamão deverão liderar a expansão sobre quatro rodas.
As vias viamonenses, segundo as projeções, devão aumentar em 269% a quantidade de veículos leves, chegando a 124 mil unidades em 2033. Outros índices expressivos foram verificados em Alvorada e Eldorado do Sul (222%).
O alto volume de tráfego que essa tendência deverá gerar estimula a busca por soluções regionais como a ligação com Porto Alegre por meio de corredores de ônibus – outra medida prevista pelo estudo da EPTC, da Metroplan e da Trensurb.
Fonte: Zero Hora
Postado por Meu Transporte às 09:48 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
Começa escavação do metrô que vai ligar a Barra da Tijuca à Zona Sul do Rio
O governo do estado do Rio de Janeiro iniciou nesta terça-feira as escavações do túnel da Linha 4 do metrô, que ligará Ipanema, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. A nova fase das obras começa depois da conclusão, no final do ano passado, do túnel de serviço, que serve de acesso ao pavilhão principal.
Segundo o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, a nova linha de metrô vai desafogar o trânsito da Barra da Tijuca, bastante castigado pelos congestionamentos. "Os usuários da Barra da Tijuca, em razão das dificuldades de tráfego, serão os maiores beneficiados. Mas ganha com isso toda a população do Rio, que melhora substancialmente sua mobilidade, qualidade de vida, conforto e segurança em todos os seus deslocamentos", disse o secretário.
O investimento na construção dos 14 quilômetros de via está estimado em R$ 4 bilhões e será bancado com dinheiro público. A intenção é que a obra esteja concluída em dezembro de 2015. A Linha 4 terá seis estações e será usada por cerca de 230 mil pessoas diariamente.
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 09:39 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Tarifa de ônibus mais cara surpreende passageiros de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema
Usuários do transporte público de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema foram pegos desprevenidos pelo aumento das tarifas de ônibus municipais. Os passageiros reclamam que os reajustes foram pouco divulgados e criticam a qualidade do serviço. Ontem foi o primeiro dia útil com os novos valores.
Entre as cidades que modificaram o preço do bilhete, a única que divulgou a informação no site oficial foi Diadema, que publicou aviso no dia 28 de dezembro. A Prefeitura de São Bernardo disponibilizou nota no dia 16 comunicando que haveria o reajuste, mas não informou o novo valor nem quando entraria em vigor. As páginas de Santo André e São Caetano não citam o aumento.
A falta de divulgação fez com que muitos passageiros entrassem no ônibus com o valor antigo. "Teve gente, na hora de passar pela catraca, não tinha dinheiro", contou o motorista de São Caetano João Carlos Stracanholi, 50, que também atua como cobrador. "Muitos reclamam com os funcionários, achando que nós somos culpados." No município, a passagem passou de R$ 2,30 para R$ 2,75 (aumento de 20%).
A gestora de recursos humanos Gabriela Nunes, 28, disse que tinha conhecimento sobre o reajuste, mas não sabia quando entraria em vigor. "Pensei que fosse mais para frente. Fui surpreendida", relatou a passageira, que aguardava o ônibus no Rudge Ramos, em São Bernardo. A tarifa na cidade, que custava R$ 2,50, subiu 16%, chegando a R$ 2,90. Mesmo valor é cobrado em Santo André, onde o bilhete, que era vendido a R$ 2,65. teve aumento de 9,4%.
"O engraçado é que, até para um aumento de nada no salário mínimo, o governo anuncia com bastante antecedência. Agora, quando é para tirar dinheiro do nosso bolso, não dizem nada", ironizou o motorista de frota José Luiz dos Santos, 43, morador de Diadema. "Eu até tenho dinheiro, mas contava com os R$ 2,50", completou. A tarifa foi reajustada em 12% e agora custa R$ 2,80.
RIBEIRÃO PIRES
A Prefeitura de Ribeirão Pires deve anunciar nesta semana o valor da nova passagem. Contatada pelo Diário, a administração informou que ainda não havia definido o índice de reajuste. Atualmente, a viagem custa R$ 2,50.
A Prefeitura de Ribeirão Pires deve anunciar nesta semana o valor da nova passagem. Contatada pelo Diário, a administração informou que ainda não havia definido o índice de reajuste. Atualmente, a viagem custa R$ 2,50.
Qualidade do serviço é criticada pela população
As principais críticas feitas por passageiros sobre o aumento nas tarifas municipais dizem respeito à qualidade do serviço prestado. Segundo usuários, não há retorno que justifique o reajuste.
"É um absurdo mudar o valor da passagem. Isso porque, sempre que aumentam, justificam falando que vai haver melhora no serviço, mas isso nunca acontece", opinou a pedagoga Luciana Maria da Silva, 25, de São Bernardo.
Para a ajudante de cozinha Andrea Barbosa, 28, além do mau estado de conservação, faltam veículos nas ruas. "O transporte é ruim. Os ônibus nunca têm horário certo para passar", salientou a moradora de Diadema. "Vou ter mais de R$ 6 semanais de prejuízo, e não vou ver retorno deste dinheiro", protestou.
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 09:34 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Tarifa de ônibus em Natal pode chegar à R$ 2,30
O secretário Marco Antônio Silva afirma que está sendo pleiteado o aumento na tarifa dos ônibus que rodam na capital potiguar. De acordo com ele, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) pretende que a passagem seja fixada em um valor em torno de R$ 2,30.
Assim como a posição em relação ao pedido dos taxistas, Silva garante que o pleito do Seturn está passando por uma análise e a expectativa do órgão é de que uma decisão será tomada ainda durante esta semana. “Esse estudo é complexo, mas fazemos questão de analisar as mais diversas variáveis, para atender a toda a população. Na verdade, quem faz a tarifa subir, ou não, é o mercado”, diz.
Ele explica ser necessária uma análise cuidadosa, para que a Semob tenha fundamentação para se posicionar de forma clara junto aos natalenses. “Sabemos que o valor não pode ficar baixo demais, a ponto de não dar retorno para os empresários, nem alto demais, chegando a penalizar os usuários”.
O aumento nas passagens de ônibus da capital havia sido anunciado no início de novembro de 2010, pelo então titular da Semob, Renato Fernandes. Na ocasião, ele informou que o reajuste estava previsto em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Executivo e empresários em 2007, tendo sido combinado entre as partes para ocorrer após o período eleitoral. Mas a prefeita Micarla de Sousa, desmentiu o reajuste e exonerou Fernandes do cargo.
Fonte: Tribuna do Norte
Assim como a posição em relação ao pedido dos taxistas, Silva garante que o pleito do Seturn está passando por uma análise e a expectativa do órgão é de que uma decisão será tomada ainda durante esta semana. “Esse estudo é complexo, mas fazemos questão de analisar as mais diversas variáveis, para atender a toda a população. Na verdade, quem faz a tarifa subir, ou não, é o mercado”, diz.
Ele explica ser necessária uma análise cuidadosa, para que a Semob tenha fundamentação para se posicionar de forma clara junto aos natalenses. “Sabemos que o valor não pode ficar baixo demais, a ponto de não dar retorno para os empresários, nem alto demais, chegando a penalizar os usuários”.
O aumento nas passagens de ônibus da capital havia sido anunciado no início de novembro de 2010, pelo então titular da Semob, Renato Fernandes. Na ocasião, ele informou que o reajuste estava previsto em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Executivo e empresários em 2007, tendo sido combinado entre as partes para ocorrer após o período eleitoral. Mas a prefeita Micarla de Sousa, desmentiu o reajuste e exonerou Fernandes do cargo.
Fonte: Tribuna do Norte
Postado por Meu Transporte às 09:28 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Ciclovias estão abandonadas em Paranavaí
Os buracos, a pouca sinalização e a falta de asfalto desanimam os ciclistas.
A prefeitura informou que fez o levantamento e concluiu que as ciclovias precisam passar por uma revitalização. Mas por enquanto não existe um prazo para começar as reformas.
Fonte: Paraná TV
Postado por Meu Transporte às 09:23 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Paraná, Videos
Assinar:
Postagens (Atom)