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Prefeitura de SP entrega mais 4,1 km do primeiro corredor exclusivo para ônibus da Zona Leste

segunda-feira, 8 de julho de 2024

A prefeitura entregou na sexta-feira (5) mais um trecho do Corredor Itaquera-Líder, o primeiro corredor exclusivo de ônibus da Zona Leste, por onde passarão 12 linhas de ônibus municipais, beneficiando mais de 52 mil passageiros diariamente. Com a implementação desta via destinada apenas ao transporte público, os usuários conseguirão realizar viagens significativamente mais rápidas, com uma redução de até 16 minutos no tempo de deslocamento.     

“Estou muito feliz com essa obra importante do Corredor Itaquera- Líder, com mais de quatro quilômetros de extensão. Depois, o corredor vai interligar o nosso BRT Radial Leste, que já está licitado, com as etapas começando nos próximos dias. Também faremos o BRT Aricanduva. Então, toda uma questão de mobilidade nessa região, com toda a infraestrutura necessária para que as pessoas possam, no transporte coletivo, ter muito mais agilidade, ganhar tempo nas suas viagens e também qualidade”, disse o prefeito Ricardo Nunes.  

O prefeito também fez a entrega da requalificação da Praça Francisco Daniel Lopes, que fica na região do corredor. “Agora temos um espaço para as crianças brincarem, com iluminação e sinalização”.  

Trajeto 
O percurso tem 4,1 km entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Avenida Aricanduva e beneficiará 52 mil passageiros diariamente. O novo trecho do Corredor Itaquera-Líder conta com oito paradas, todas localizadas no corredor central, atendendo tanto o sentido Itaquera quanto o sentido Centro.  

De acordo com o presidente da SPTrans, Levi Oliveira, essa obra é muito importante para garantir a mobilidade. “Além de trazer mais segurança nesses deslocamentos e melhorar a qualidade de vida da população”.  
Essas novas paradas se somam aos três pontos já entregues no trecho anterior, concluído em 2020, que se estende da Avenida Líder até a Praça Francisco Daniel Lopes, com 2,1 km de extensão.   

Com a nova expansão, o corredor Itaquera-Líder chega a 6,2 km e conta com 11 pontos de parada, tornando mais ágil a ligação entre Itaquera e o Terminal Vila Carrão.   

Com a nova expansão, o corredor Itaquera-Líder chega a 6,2 km e conta com 11 pontos de parada, tornando mais ágil a ligação entre Itaquera e o Terminal Vila Carrão.     

Confira as linhas que utilizam o corredor com paradas na faixa central:  

233A-10 Jd. Helena - Term. Vl. Carrão   
233C-10 Term. A. E. Carvalho - CERET   
4001-10 Itaquera - Term. Vl. Carrão   
4007-10 Cohab Juscelino - Term. Vl. Carrão   
4036-10 Metrô Itaquera - Term. Vl. Carrão   
403A-10 CPTM José Bonifácio - Term. Penha   
407I-10 Conj. Manoel da Nóbrega - Metrô Bresser   
407I-21 Conj. Manoel da Nóbrega - Metrô Tatuapé   
407J-10 Jd. Soares - Metrô Tatuapé   
4314-10 Inácio Monteiro - Term. Pq. D. Pedro II   
4314-21 Inácio Monteiro - Term. Vl. Carrão   
N405-11 Term. Vl. Carrão - Metrô Itaquera 

Informações: Prefeitura de SP

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Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões

domingo, 7 de julho de 2024

A Prefeitura de Maceió anunciou, nesta sexta-feira (5), o investimento de R$ 2 bilhões para obras do BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). Serão 14 km de faixa exclusiva para os ônibus do BRT Maceió no principal corredor de transportes da capital, formado pelas Avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O espaço ficará à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central.

Segundo a gestão municipal, o novo modelo de transporte urbano vai garantir agilidade, conforto e velocidade nos deslocamentos na capital para os mais de 600 mil usuários.

O sistema contará com nove linhas saindo do Terminal de Integração do BRT - Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira, além de 63 linhas alimentadoras, com saídas programadas para todos os bairros da cidade. Durante o percurso, os ônibus irão passar por todas as 23 estações do BRT, com intervalo médio de 5 minutos entre as viagens.

"Com o BRT, o usuário do transporte público em Maceió terá sua experiência otimizada. Ele sairá do bairro em uma das alimentadoras, desembarcará e seguirá para a estação equivalente ao seu ponto de parada e, em menos de 5 minutos, terá um veículo à disposição", explica André Costa, diretor-presidente do DMTT.

Ônibus

Todos os veículos do BRT Maceió serão climatizados e equipados com a tecnologia Euro-6, que reduz a emissão de gases poluentes em até 80%, um alívio para o meio ambiente.
O acesso aos ônibus nas estações será feito pelo lado esquerdo, sem a necessidade de degraus, pois o piso dos coletivos é nivelado com o piso da estação, possibilitando que todos tenham sua entrada facilitada, inclusive melhorando a acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e usuários que venham a ter alguma limitação temporária.

Em 2026, 80% do sistema estará climatizado, o equivalente a 266 veículos com ar-condicionado. Em 10 anos, todos os ônibus de Maceió serão climatizados, um total de 440 ônibus Euro-6, com ar condicionado, sendo 182 no BRT e 258 nas linhas alimentadoras. Um investimento em frota de R$ 1,062 bilhão.

Terminal do Eustáquio Gomes e Estações

Situado às margens da Avenida Lourival de Melo Mota, o Terminal de Integração do BRT Maceió - Eustáquio Gomes será o centro administrativo do sistema. O equipamento será o principal ponto de partida para as viagens com destino ao Centro, Trapiche da Barra e à Ponta Verde. Serão 23 mil m² de área total e 600 m de plataforma útil.


O equipamento contará com tecnologia de ponta, câmeras de videomonitoramento, telões informativos para que os usuários consigam visualizar seus respectivos veículos, além do Centro de Controle Operacional, linhas de fibra óptica dedicadas ao BRT, equipamentos e softwares, toda tecnologia para tornar o sistema ainda mais prático.

Além do terminal, o sistema contará com 23 estações, distribuídas pelas Avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Cada estação será equipada com telas e painéis informativos, mostrando o tempo de chegada dos ônibus. O acesso será feito com validador, por catracas e pelas entradas acessíveis para PCDs.

Informações: Gazeta Web

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Em BH, Move Metropolitano vai ter um novo terminal em Santa Luzia

Usuários do transporte coletivo metropolitano de Santa Luzia, na Grande BH, vão receber um novo terminal de ônibus integrado ao sistema Move. O anúncio foi feito na noite dessa quinta-feira (4/7) pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo). A construção da estação será feita por meio de um convênio entre o governo estadual e a prefeitura da cidade - será a primeira expansão do Move Metropolitano desde que o sistema foi inaugurado em 2014.

A expectativa é de que o terminal seja inaugurado em dois anos. O projeto, orçado em R$ 24 milhões, conta com recursos provenientes do Governo de Minas, do orçamento de Santa Luzia e de emendas parlamentares. Ainda neste ano deverá ser publicado o Termo de Referência para a licitação da obra, que ficará a cargo do município.

O governo estadual espera que a implantação da estação reduza o tempo de deslocamento dos moradores em direção ao centro de BH em até 30 minutos. "A construção deste terminal vai proporcionar mais desenvolvimento econômico para as cidades do Vetor Norte e, consequentemente, mais qualidade de vida para os mineiros", disse o vice-governador durante a cerimônia de anúncio da estação.
 
Como será a operação

O Terminal Santa Luzia será construído na Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, no bairro Boa Esperança, próximo ao centro da cidade, numa área de 17 mil m². As linhas da estação irão atender cerca de 20 mil pessoas por dia, com o pico de 1,5 mil pessoas nos horários de maior movimento. 

A operação será do tipo “tronco-alimentador”, com linhas de ônibus fazendo a ligação dos bairros para o terminal (alimentadoras). Ali, o passageiro poderá fazer integração com linhas que seguem em direção à Belo Horizonte (troncais). A estação também será alimentada por linhas com origem em Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas.

De acordo com a Prefeitura de Santa Luzia, os usuários terão duas opções de linhas troncais: uma direta, que vai levar cerca de 35 minutos até o centro da capital, e uma semidireta, que deve levar cerca de 55 minutos para fazer o mesmo percurso.

Os ônibus troncais terão portas elevadas à esquerda, no mesmo layout adotado no sistema Move. O diretor de mobilidade e planejamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Diego Pessoa, explica que possivelmente serão construídas estações de transferência BRT ao longo da MG-020.

“Os ônibus vão usar também as estações da Av. Cristiano Machado. Assim, o passageiro que hoje faz integração no Terminal São Gabriel não vai precisar mais baldear ali”, detalha.
 
Projetos futuros

O estudo para a definição da rede de linhas que atenderão o Terminal Santa Luzia está sendo feito pela Seinfra em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). “Nós temos um conjunto de linhas que usamos para dimensionar a operação do terminal, mas o projeto definitivo precisa ser feito estudando como serão os movimentos das linhas nos próximos dois anos”, explica Diego.
Planta Terminal Santa Luzia

O outro terminal da cidade, São Benedito, em funcionamento desde 2015, continuará operando, mas há estudos para uma distribuição de parte das suas linhas alimentadoras para o novo terminal, otimizando o atendimento aos usuários.

Por hora, as linhas de ônibus municipais da cidade não farão integração com o Terminal Santa Luzia, mas essa situação pode mudar até a inauguração. “Há interesse em fazer essa integração, tanto por parte do estado quanto por parte da prefeitura”, relata Diego.

Estrutura do terminal

O layout do terminal inclui, além das plataformas dos ônibus, salas de administração e sanitários, estacionamento para veículos leves, motos e bicicletário. O projeto conta também com sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de combate a incêndios, telecomunicações, internet, dados de voz e câmeras de monitoramento.

Primeira expansão

A construção do Terminal Santa Luzia será a primeira expansão do Move Metropolitano desde que o sistema foi lançado em 2014, junto da versão da capital. Nos últimos dez anos, as poucas intervenções no sistema incluíram apenas reformas de estações de transferência e compra de ônibus para reforçar linhas já existentes.

Atualmente, o Move Metropolitano conta com cinco terminais e 50 estações de transferência - parte delas concedida à iniciativa privada. Em abril, o Governo de Minas iniciou trabalhos para privatizar as estações restantes. Conforme os números do Executivo estadual, as estações e terminais do Move Metropolitano registraram cerca de 31 milhões de passageiros em 2023, o que gerou receita de R$ 131 milhões.

Informações: Estado de Minas

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Aeroporto de Guarulhos agora tem ônibus separados para Tietê e Barra Funda

Uma das maneiras mais baratas e convenientes de ir ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é sem dúvidas pegando o trem da CPTM que sai a cada hora cheia da estação Barra Funda.

Mas existem também os ônibus executivos da Airport Bus Service, operados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo Paulo (EMTU), que ligam Guarulhos à Avenida Paulista, à Praça da República e ao Aeroporto de Congonhas.

A empresa também tinha uma única linha que atendia os terminais rodoviários Tietê e Barra Funda. A novidade é que, no fim de junho, ela foi dividida em duas.

A linha entre o Aeroporto de Guarulhos e o Terminal Rodoviário Tietê, que se chama 472EX1, faz o trajeto em ônibus rodoviários que circulam pelo corredor de ônibus, mais livre de trânsito.


Já a linha entre o Aeroporto de Guarulhos e o Terminal Rodoviário Barra Funda, que se chama 472, faz o trajeto em micro-ônibus.

A mudança teria como objetivo reduzir o tempo de deslocamento dos passageiros. Segundo a empresa, a rota para Barra Funda, que tem como principal concorrente o trem da CPTM, ficou 20 minutos mais rápida.

As partidas ocorrem a cada hora, com a primeira saída às 6h10 e a última às 21h20 nas duas linhas (consulte os horários exatos aqui). Os ônibus partem do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, da Plataforma 31 do Terminal Rodoviário Tietê

Não existe um limite de bagagem transportada por passageiro.

Uma das principais contrapartidas é preço. Enquanto o trem da CPTM custa apenas R$ 5, os bilhetes de ônibus custam R$ 39,90 (nos terminais rodoviários, é cobrada uma taxa de embarque de mais R$ 2,50).

No site, as formas de pagamento são cartão de crédito, PIX e transferência bancária. Para embarcar com a passagem comprada pela internet, basta apresentar a passagem digital no celular e um documento de identidade com foto.

Cartões de débito e dinheiro são aceitos apenas presencialmente nos pontos de venda dentro do aeroporto e do terminal rodoviário. Também é possível comprar o bilhete diretamente com o motorista com até 10 minutos de antecedência do embarque.

Informações: MSN

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Operação fura-catraca apreende 23 adolescentes em Curitiba

Uma operação apreendeu 23 adolescentes e uma criança que tentaram entrar no ônibus sem pagar a tarifa em Curitiba. Um homem de 31 anos também foi preso. A ação aconteceu nesta quinta-feira (4) e foi coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito.

A atividade de caráter educativo aos chamados fura-catracas foi realizada na estação-tubo Professora Maria Aguiar Teixeira, na Avenida Presidente Affonso Camargo, no Capão da Imbuia.

Todos os adolescentes apreendidos foram levados à Delegacia do Adolescente para registro de boletim de ocorrência circunstanciado e foram liberados na presença dos pais ou responsáveis.

A criança de 11 anos foi acompanhada pelo Conselho Tutelar. O homem preso foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), estima-se que 3,5 mil pessoas embarquem diariamente nos ônibus sem pagar a passagem, causando um prejuízo de mais de R$ 7,6 milhões por ano.

Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos, toda a operação foi planejada com base em dados fornecidos pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que identificou os locais com maior incidência dessa prática.

Participaram da ação equipes da Guarda Municipal de Curitiba, do Departamento de Inteligência de Curitiba, da Delegacia do Adolescente da Polícia Civil, do Conselho Tutelar e fiscais da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Informações: MassaNews

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Operação conta com cachorro para mais segurança na SuperVia


De olho em garantir mais segurança aos passageiros da SuperVia, colaboradores da concessionária e policiais do GPFER e do Batalhão de Ação com Cães (BAC) fizeram, na tarde desta quinta-feira (04), uma operação-piloto, no Ramal Belford Roxo, revistando passageiros e conferindo documentos, entre outras atividades. Batizada de Operação Parada Programada, a ação, na Estação Mercadão de Madureira, contou com a participação de um agente especial: um cachorro do BAC, treinado para farejar drogas.

A SuperVia e o GPFER já planejam novas fases da operação, como parte das iniciativas da concessionária em reforçar a segurança na operação ferroviária. Entre outras medidas, a empresa adotou o uso de drones, que permitem fiscalizar a via férrea e detectar possíveis problemas sem colocar os colaboradores em risco.

Informações: Supervia

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Nova empresa do transporte começa a operar neste domingo em Piracicaba com 17 ônibus

A nova empresa que assumiu o transporte público de Piracicaba (SP) começa a circular a nova frota de ônibus neste domingo (7) na cidade. A linha escolhida para dar início a circulação foi a 444 - Sônia/TC.

A Rápido Sumaré foi a empresa selecionada, por meio de licitação, para assumir o transporte na cidade. A transição teve início no dia 10 de junho, quando a empresa tomou posse.

Confira como são os novos ônibus do transporte coletivo de Piracicaba

Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Antônio Vanderlei Quartarolo, afirmou que a linha foi escolhida por ser uma das principais.

"O terminal Vila Sônia foi o primeiro terminal de bairro que tivemos, e a linha tem 17 ônibus operando. Então consegue agrupar um grande número de veículos em uma linha, que foi um fator primordial que levamos em consideração", explica.
O diretor também conta que a mudança das demais linhas vai acontecer de forma gradativa. A cada semana, uma nova linha vai ser assumida pela Rápido Sumaré, e até o dia 29 de setembro 100% da frota da cidade terá sido substituída pelos novos modelos.

Bilhetes e reajuste
Quartarolo afirma que inicialmente não haverá mudança em relação aos bilhetes e acesso do público aos novos ônibus e que o fluxo será o mesmo de antes.

"Estamos preservando que o usuário não sinta a mudança operacional. Ou seja, ele vai pro ponto de ônibus, vai estar lá no mesmo horário, e o cartão ele pode usar o mesmo que ele tem na mão hoje", explica.

Ele explica que, futuramente, irá sim ocorrer uma mudança em relação aos bilhetes e aos cartões, mas que será avisado previamente para que os usuários realizem o novo cadastro.

Informações: g1 SP

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Passageiros poderão acessar ônibus no DF com bilhete avulso

Os usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal terão à disposição uma nova forma de pagamento das passagens. O acesso aos ônibus poderá ser por meio de bilhete avulso, emitido no ato do pagamento da tarifa. A medida da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) está prevista na portaria nº 116, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (5).

De acordo com a portaria, o passageiro que optar pela modalidade avulsa não terá necessidade de fazer cadastro no BRB Mobilidade. Os bilhetes avulsos serão comercializados nos mesmos pontos de aquisição e recarga do Cartão Mobilidade. Além dos postos do BRB Mobilidade, o DF conta com 30 novos pontos, sendo cinco unidades do Na Hora (Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Riacho Fundo) e 25 geridos pelas operadoras em terminais rodoviários.

Após pagar a passagem no ponto de comercialização, o usuário receberá um bilhete avulso com código de acesso (QR Code). Bastará aproximar o código no validador do ônibus para transpor a catraca. O pagamento avulso não dará direito à integração, que permite ao passageiro até três acessos com o pagamento de uma tarifa, no período de três horas.

O bilhete avulso amplia ainda mais as formas de pagamento do sistema de bilhetagem do transporte público coletivo do DF. Desde segunda-feira (1º), 52 linhas de ônibus estão operando com o pagamento de passagens 100% eletrônico, por meio de cartões bancários (débito ou crédito) e cartões de transporte fornecidos pelo GDF.

“Estamos ampliando as formas de pagamento, atendendo várias manifestações de passageiros que chegaram até nós”, afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. Segundo ele, o sistema 100% eletrônico está sendo implantado de forma gradual, com os ajustes que forem necessários.

“Desde o início do programa, temos conversado com as pessoas, ouvindo sugestões de usuários, e assim vamos aprimorando o sistema de forma que haja universalidade de acesso ao transporte público e que nenhum cidadão seja prejudicado”, afirmou o secretário.

Nos próximos 30 dias, o BRB Mobilidade vai apresentar o cronograma para implantar a tecnologia e o prazo para colocar o bilhete avulso à disposição dos usuários do transporte coletivo do DF. Antes de começar a funcionar, o novo modelo será amplamente divulgado.

A nova portaria da Semob estabelece também a responsabilidade do passageiro pelo uso e guarda do Cartão Mobilidade. O cartão é de uso pessoal e intransferível. No caso de perda, o titular do cartão deve comunicar imediatamente ao BRB Mobilidade e solicitar o bloqueio. 

Se houver uso dos créditos do cartão extraviado, sem a devida solicitação de bloqueio, a responsabilidade será do titular do cartão. Havendo indícios de uso indevido ou irregular, será aberto um processo administrativo para apurar a ocorrência.

Informações: Agencia Brasília

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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