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No Rio, bilhete único vai beneficiar apenas quem ganha até R$ 3,2 mil

quarta-feira, 12 de julho de 2023

A Justiça do Rio alterou as regras de benefício do Bilhete Único Intermunicipal que será válido, a partir de agora, para usuários com tem renda mensal até R$ 3.205,20. Antes, o valor beneficiava trabalhadores que ganhavam até R$ 7.507,49.

A decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio deverá ser cumprida imediatamente pelo governo do estado. A medida considerou inconstitucional a Lei Estadual 8.297/19, de iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que ampliou o benefício para quem ganha até R$ 7.507,49. A mudança garante que os recursos públicos que financiam o bilhete único intermunicipal sejam destinados ao grupo mais vulnerável de trabalhadores.

Inicialmente, o limite de renda valerá apenas para novos usuários, ou seja, para quem se cadastrar no benefício a partir desta quarta-feira (12). Para os que já usam o bilhete haverá recadastramento gradual.
A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade e a Riocard Mais, empresa que administra o sistema de bilhetagem eletrônica, estão definindo as medidas operacionais necessárias ao cumprimento da medida judicial. Posteriormente, será divulgado o calendário de recadastramento para quem já utiliza o bilhete. “Será necessário fazer uma nova declaração de rendimento no sistema. O cronograma será divulgado numa segunda , diz nota divulgada pela secretaria.

Até a efetivação do novo cadastro, o benefício será mantido sem alterações para os atuais usuários”, informa o comunicado.

Funcionamento
O Bilhete Único Intermunicipal é um benefício aplicado nas tarifas dos transportes públicos, tais como: barcas, metrô, trem, ônibus municipais e intermunicipais, vans legalizadas, BRT e VLT. Possibilita a utilização de até dois tipos de transporte público, um dos quais obrigatoriamente intermunicipal, no período de três horas, pagando o valor máximo de R$ 8,55.

Informações: MSN
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Linhas serão desviadas temporariamente na região do Tremembé a partir de segunda-feira

A SPTrans informa que 19 linhas de ônibus terão seus itinerários desviados temporariamente a partir de segunda-feira, 17 de julho, em razão de interferência viária no cruzamento entre as ruas Ushikichi Kamiya e Alameda das Roseiras, na região do Tremembé, Zona Norte da cidade. As alterações prosseguem até o término dos trabalhos. 

Acompanhe os desvios: 

1703/10 Jardim Fontalis – Shop. Center Norte

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1726/10 Cemitério Parque dos Pinheiros – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1764/10 Jd. Corisco – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Tamon, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Rua Tamon, prosseguindo normal.
1771/10 Jd. Fontalis – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya,  Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becke, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, prosseguindo normal.
 
2029/10 Jd. Fontalis – Metrô Tucuruvi

Ida: normal até a Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya,  Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becke, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, prosseguindo normal.

1773/10 Cemitério Parque dos Pinheiros – Mandaqui

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1788/10 Jardim Fontalis – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1788/51 Jardim Campo Limpo – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

2028/10 Vila Ayrosa – Metrô Tucuruvi

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Estrada de Furnas, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Estrada dos Furnas, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

N238/11 Metrô Santana - Cemitério Parque dos Pinheiros

Sentido Único: Normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

N242/11 Metrô Santana - Jardim Campo Limpo

Sentido Único: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, prosseguindo normal até a Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1772/10 Jardim Filhos da Terra – Metrô Tucuruvi
2105/10 Jardim Filhos da Terra – Lgo. da Concórdia

Ida: normal até a Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

1709/10 Jardim Joana D’Arc. – Metrô Tucuruvi

Ponto inicial: Alameda das Roseiras, oposto ao nº 50

Ida: Alameda das Roseiras, oposto ao nº 50, Alameda das Cerejeiras, Rua Francesco Manfredini, prosseguindo normal até a Avenida Dr. António Maria de Laet.

Volta: Avenida Dr. António Maria de Laet, prosseguindo normal até a Rua Blas do Prado, Rua Ushikichi Kamia, Alameda das Roseiras, Alameda das Cerejeiras e Alameda das Roseiras, oposto ao nº 50.

179X/10 Jardim Fontalis – Metrô Barra Funda

Ida: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Volta: prosseguindo normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal

172P/10 Vila Zilda – Metrô Belém

Ida: normal até Rua Ushikichi Kamiya, Rua Pres. Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becker, Rua Br. Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Av. Cel. Sezefredo Fagundes.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Av. Cel. Sezefredo Fagundes,  Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

172U/10 Cemitério Parque dos Pinheiros – Mooca

Ida: normal até Rua Ushikichi Kamiya, Rua Pres. Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Backer, Rua Br. Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Av. Cel. Sezefredo Fagundes.

Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Av. Cel. Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.

1705/10 Jardim São João – Metrô Tucuruvi

Ida: normal até Rua Ushikichi Kamiya, Rua Simão de Abreu, Rua Domenico Ferrabosco, Rua Francesco Manfredini, Alameda das Roseiras, Rua Ushikichi Kamia, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Rua Ushikichi Kamia, Alameda das Roseiras, Rua Francesco Manfredini, Rua Domenico Ferrabosco, Rua Torelo Bacci, Rua Ushikichi Kamia, prosseguindo normal.

1705/51 Cem. Pq. da Cantareira – Metrô Tucuruvi

Ida: normal até Rua Ushikichi Kamiya, Rua Simão de Abreu, Rua Domenico Ferrabosco, Rua Francesco Manfredini, Alameda das Roseiras, Rua Ushikichi Kamia, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Rua Ushikichi Kamia, Alameda das Roseiras, Rua Francesco Manfredini, Rua Domenico Ferrabosco, Rua Torelo Bacci, Rua Ushikichi Kamia, prosseguindo normal.

Atenção

Os usuários do trecho desatendido da R. Ushikichi Kamiya, nos pontos de nºs  1.074, 709, 317, 196 e 40, serão atendidos pelas linhas 1705/10 Jd. São João – Metrô Tucuruvi e 1709/10 Jd. Joana D’Arc – Metrô Tucuruvi devendo realizar a transferência na Avenida Cel. Sezefredo Fagundes, nos pontos de passagens de n°s 4775 ou 4199 no sentido Centro e 4198 e 4780 no sentido bairro.

Informações: SPTrans
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Metrô do Recife entra em greve a partir desta quinta-feira

Os metroviários decretaram, ontem à noite, a greve da categoria. Com isso, não haverá metrô no Recife nesta quinta-feira, 13 de julho, em uma paralisação de 24 horas. Os sindicalistas reclamam que os profissionais do sistema não foram ouvidos pelo governo federal. A queixa ao presidente é grande, tanto que se discutiu na assembleia que decidiu a paralisação o fato de esta ser a primeira greve federal do Governo Lula, que teve o apoio do Sindicato dos Metroviários em Pernambuco (Sindmetro-PE).

“Infelizmente, assim como no governo anterior (de Jair Bolsonaro), este novo governo continua com o desejo de privatizar o sistema. Não à privatização e sim a um metrô federal estatal e de qualidade”, disse.

O vice-presidente do Sindmetro-PE, Assis Filho, destacou a necessidade de união neste momento. “O Acordo é coletivo e não podemos tomar decisões individuais. É o momento de nos unirmos, de parar o sistema e juntos fecharmos as estações”, argumentou, durante a assembleia.
A categoria queria a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), controladora do modal, do Programa Nacional de Desestatização (PND), o que não ocorreu (enquanto vários outros setores foram atendidos). Os sindicalistas temem, sobretudo, que o sistema do recife seja privatizado, nos moldes do modelo adotado no início deste ano em Belo Horizonte, após meses de greve. 

Também exigem um Plano de Restruturação do Metrô do Recife e outras pautas trabalhistas. Grupos estarão em todas as estações do Metrorec a parir de hoje, para tentar garantir adesão ao movimento. Não houve ainda resposta da CBTU.

Informações: Diário de Pernambuco
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Prefeitura entrega a 120ª estação reformada: Pontões/Barra Sul no corredor Transoeste

terça-feira, 11 de julho de 2023


A Prefeitura do Rio, por meio da Mobi-Rio, entregou a 120ª estação reformada desde que assumiu a gestão do sistema BRT, em março de 2021. A estação Pontões/Barra Sul, na Barra da Tijuca, foi reaberta na noite desta segunda-feira (10/7) e está operando, temporariamente, apenas no sentido Santa Cruz, devido às obras de substituição do pavimento da pista exclusiva do corredor Transoeste.

Como as demais estações que passaram por obras, a Pontões/Barra Sul teve os painéis e portas de vidro substituídos por chapas de aço vazadas, fiação embutida e mecanismos das portas blindados. O novo modelo adotado no programa de reformas, aliado ao monitoramento e às ações do programa BRT Seguro, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, levou à redução de 90% do vandalismo nas estações, desde 2022.

Informações: Prefeitura do Rio
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Teresópolis recebe novos ônibus para reforçar a frota de transporte público e linha executiva Albuquerque-Soberbo

O Prefeito Vinicius Claussen e o diretor geral da Viação Dedo de Deus Marcelo Oliveira entregaram na última quinta-feira, 6, aniversário de 132 anos de Teresópolis, na Praça dos Expedicionários, em São Pedro, cinco novos ônibus que vão ampliar as linhas regulares urbanas, reforçando a frota de transporte coletivo público para atender à população. Além disso, foi lançada, no Soberbo, a linha executiva Albuquerque-Soberbo, que tem o objetivo de incentivar o uso do transporte público pelos moradores que habitualmente usam veículos particulares para fazer este percurso.

“Mais uma grande entrega para a nossa população neste aniversário de Teresópolis. Um compromisso do nosso governo que tem o objetivo de trazer melhorias para o transporte público do município. Agradeço e parabenizo a Viação Dedo de Deus pelo investimento em nossa cidade. Até o final do ano chegarão mais cinco ônibus, o que vai significar aumento de 20% nos horários de ônibus”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, que estava acompanhado de secretários e subsecretários. O vereador Paulinho Nogueira também participou da entrega dos coletivos.

Também na quinta-feira, 6, foram entregues dois novos micro-ônibus que farão a linha executiva Albuquerque-Soberbo. “Os novos micro-ônibus são equipados com Wi-Fi, poltronas reclináveis, um serviço executivo para melhorar ainda mais o transporte público coletivo em Teresópolis. A linha executiva começa a percorrer o trajeto Albuquerque-Soberbo nos próximos dias”, ressaltou o Prefeito.
O diretor geral da Viação Dedo de Deus também frisou o reforço no transporte. “Hoje é um dia especial, aniversário da nossa cidade, e a gente já vinha trabalhando um novo conceito de gestão e, para simbolizar essa nova fase, mudamos o layout dos ônibus da empresa. Estamos lançando uma pintura nova, com nova identidade visual, que será aplicada em toda a frota. Nosso principal objetivo é atender cada vez melhor a população”, enfatizou Marcelo Oliveira.

De acordo com a empresa, com os novos carros, vai ser possível aumentar o quadro de horários em algumas linhas, conforme a demanda dos bairros. “Em breve, será divulgado em quais linhas esses cinco primeiros carros começam a circular e, no segundo semestre, está prevista a chegada de mais cinco carros para reforçar outras linhas. Aproveito para parabenizar a cidade pelo aniversário de 132 anos. A empresa está há 63 anos prestando o serviço de transporte público no município e que, nos próximos anos, as perspectivas sejam ainda melhores”, concluiu Marcelo Oliveira.

Informações: Prefeitura de Teresópolis
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Grande Recife: TI Xambá ficou sem ônibus após motorista levar pedrada na boca

O Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, começou a terça-feira (11) sem ônibus após a garagem da empresa Caxangá ser fechada em protesto organizado pelo Sindicato dos Rodoviários.

O ato, que durou cerca de quatro horas, ocorreu após uma motorista da linha TI Xambá/Rio Doce ser agredida com uma pedrada no rosto por pessoas que subiram no ônibus, na segunda-feira (10). Os ônibus começaram a ser liberados por volta das 7h.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, a profissional trabalhava quando foi agredida com uma pedrada na boca. Ela foi ao Instituto Médico Legal (IML) do Recife para realizar exame de corpo de delito e registrou Boletim de Ocorrência, além de ter sido atendida por médico. A motorista teve sangramento no rosto, já que a pedra provocou um corte debaixo da gengiva. 
"Deixo meu pedido clamando as autoridades. Os trabalhadores do sistema rodoviário estão endo agredidos todos os dias. Temos informado à Justiça as agressões dos trabalhradores", afirmou a diretora do Sindicato dos Rodoviários Clarice Barbosa

Os rodoviários também reclamam de desconto feito pela Caxangá, que, segundo a categoria foi feito de forma indevida. 

Informações: Folha PE
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Governo do Rio vai abrir chamamento público para Linha 3 do Metrô

A longamente comentada Linha 3 do Metrô do Rio voltou ao escopo do governo estadual. Segundo declarações do secretário de transportes, Washington Reis, a administração pública lançará na semana que vem um chamamento público para estudos do projeto, que promete ligar São Gonçalo e Niterói ao centro da capital fluminense.

O chamamento deve ajudar o governo a fazer a modelagem do projeto, que deverá partir da Praça XV, no centro do Rio, atravessar a Baía de Guanabara, cruzar Niterói e São Gonçalo e terminar no município de Itaboraí.

A Linha 3 já é discutida há décadas, mas ganhou força nos anos 2000, quando alguns estudos e anúncios pretendiam tirá-la do papel, com a ajuda do governo federal.
Estudo da Linha 3 dos anos 2000 (GF)

Em 2008, por exemplo, esperava-se que ela tivesse 28,5 km de extensão, sendo 19 km em via elevada, 4 km em superfície e 5,5 km em subterrâneo, no trecho que atravessaria a Baía de Guanabara.

Na época, estimava-se que ela poderia transportar 470 mil passageiros por dia e beneficiaria os trabalhadores do Comperj, um enorme complexo petroquímico que havia começado a ser construído ao norte de Itaboraí.

A última expansão do sistema metroviário do Rio ocorreu em 2016, com a inauguração da Linha 4, parte das obras que envolveram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Informações: Metro CPTM

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Tarifa Zero em Curitiba? é possível

A proposta considera o transporte um direito social, buscando garantir a existência de um sistema de transporte público universal e sem cobrança ao usuário, assim como ocorre com outros direitos sociais, a exemplo de saúde e educação. A proposta entende o “direito social ao transporte” uma obrigação do Estado sem a cobrança de tarifa do usuário, propondo algumas formas de financiamento, entre elas a contribuição por uso do sistema viário, a ser paga por empregadores e por proprietários de veículos automotores, além de não desconsiderar a responsabilidade do Estado no financiamento do sistema de mobilidade, estabelecendo financiamento do sistema por parte da União Estados, Distrito Federal e Municípios, com recursos de seus orçamentos próprios.

No caso de Curitiba, a Rede Integrada de Transporte vem apresentando redução do número de passageiros pagantes desde os anos 90. Apenas em relação a dez/2015, constatou-se redução de praticamente 45% no número médio mensal de passageiros pagantes equivalentes, que caiu de 18,8 para 10,4 milhões. Um dos fatores que ocasionou esta queda foi o aumento expressivo da tarifa paga pelos usuários, que desde nov/2014 aumentou 110,53%, percentual 27,72% superior a inflação acumulada no período de nov/2014 a fev/2023 (INPC 64,84%).
Com base nos dados da URBS de janeiro de 2023, verificou-se que o custo por quilometro era de R$ 12,0835 e que a Quilometragem média mensal rodada no sistema era de 6.264.735,32, que caiu 27% desde dez/2015. Portanto, o custo médio mensal da Rede Integrada de Transporte de Curitiba era de R$ 75,7 milhões e o anual de R$ 908,4 milhões, o que equivale a 8,61% das Receitas Correntes do Município de Curitiba em 2022 (R$ 10,547 bilhões).

Atualmente, o pagamento às empresas é realizado por passageiros pagantes equivalentes, tendo como referência a Tarifa Técnica, calculada a partir da divisão do Custo por Km (R$ 12,0835) pelo IPK – Índice de Passageiro por Km (1,6565), resultante da divisão dos Passageiros Pagantes Equivalente (média mensal 10.377.446) pela Quilometragem rodada no sistema (média mensal 6.264.735,32), atualmente em R$ 7,2947. Como a Tarifa Social que é paga pelos usuários está em R$ 6,00, então 82,25% do financiamento do sistema é feito pelos usuários e 17,75% pela Prefeitura, através de subsídio, que atualmente é de R$ 1,2947 por passageiro pagante, e vem aumentando muito nos últimos anos.

Dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) apontam que, em Curitiba, existiam 905.840 trabalhadores formais, com remuneração média, em dezembro de 2021, de R$ 4.220,87. Isso quer dizer que o custo mensal da Rede Integrada de Transporte Curitiba equivale a apenas 1,98% da massa salarial dos trabalhadores curitibanos.

Atualmente os trabalhadores celetistas têm direito ao vale transporte, com desconto de até 6% do seu salário, que pode se tornar uma receita do município parafinanciar o transporte coletiva. Atualmente, um trabalhador que ganha 2 saláriosmínimos (R$ 2.640,00) e que utilize 2 vales transportes por dia, em 22 dias úteis, teria o custo total mensal de R$ 264,00. O trabalhador paga 60% deste valor (R$ 158,40) e a empresa 40% (R$ 105,60).

Outra informação importante para a discussão da implantação da Tarifa Zero em Curitiba é a frota de veículos, tendo em vista a possibilidade de criação de uma contribuição por uso do sistema viário, a ser paga pelos proprietários de veículos automotores, conforme proposta que consta na PEC 25/2023. Em maio de 2023 era de mais 1,5 milhão de veículos. Deste total, 65,8% são Automóveis, 9,5% Motocicletas, 7,4% caminhonetes e 6,1% Camioneta, concentrando 88,8% dos veículos do município. A frota de ônibus representava apenas 0,4% do total (6.618 unidades).

Em outras palavras, e considerando os dados mais recentes do Censo 2022, em Curitiba2 existe uma relação 1,7 automóvel por habitante, uma das maiores do país. Num momento em que é discutida transição energética e descarbonização, redução das emissões de CO2, sobretudo nos meios de transporte, seria importante encontrar maneiras de ampliar e incentivar o uso de transporte com caráter coletivo.
Assim, diante das informações apresentadas neste artigo, fica claro que existe a possibilidade de implementação da Tarifa Zero em Curitiba, podendo seu financiamento ser realizado de forma tripartite: governos (federal, estadual e municipal), empresários e proprietários de veículos, ocasionando aumento da renda disponível de parte da população, principalmente a mais pobre, impactado positivamente na economia, inclusive aumentando a arrecadação de impostos.

Lembrando, que os contratos de concessão para prestação e exploração dos serviços de transporte coletivo público urbano de passageiros, com ônibus, no Município de Curitiba vencem em setembro de 2025, havendo necessidade de mudar a forma de pagamento das empresas de tarifa técnica pôr quilometro, revisar a metodologia de cálculo e atualizar os coeficientes técnicos de consumos,
possivelmente reduzindo seu custo atual, sendo essencial o aumento da transparência e criação de um controle social efetivo.

*Sandro Silva é Economista e supervisor técnico do DIEESE-PR, participou da Comissão de Análise da Tarifa do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros do Município de Curitiba em 2013.

Informações: Bem Paraná
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