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Consórcio da Linha 18-Bronze, do Monotrilho, entra com pedido de indenização contra governo de SP

sexta-feira, 16 de junho de 2023

O governo de São Paulo poderá ter que pagar uma indenização de cerca de R$ 500 milhões pelo fim do contrato com o consórcio responsável pela construção da Linha 18-Bronze, do Monotrilho, que ligaria cidades do ABC com a capital.

O consórcio tinha sido contratado para a realização da obra, no entanto, houve cancelamento unilateral.

O trecho do Monotrilho tinha previsão de conclusão em 2019, mas no ano em que ele deveria ser inaugurado, o então governador João Doria decidiu trocar o Monotrilho por um projeto de BRT - um sistema de ônibus de trânsito rápido. O projeto custava R$ 4 bilhões para transportar 340 mil pessoas por dia.

O antigo consórcio do Monotrilho contratou um perito e uma consultoria para estimar os valores de ressarcimento.

Entre os pedidos:

R$ 51 milhões por danos emergentes, que calcula a reposição do valor patrimonial perdido.
R$ 233 milhões por lucros cessantes, que faz a estimativa do lucro futuro que o contrato traria.
R$ 182 milhões por perda de chance, que calcula o retorno do negócio e a receita que teria nos anos de concessão.

BRT
O projeto do BRT para o ABC prevê um sistema que deve percorrer 17 quilômetros entre São Bernardo, Santo André, São Caetano e São Paulo. Com a possibilidade de transportar 173 mil passageiros por dia.

A viagem expressa levará 40 minutos.

A obra, anunciada por R$ 860 milhões, já passou para R$ 920 milhões e será paga pela concessionária de ônibus da região.

O prazo para a conclusão da obra é até 2024.

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos explicou que o BRT-ABC era um projeto em andamento, sem nenhuma relação com a extinção do contrato da Linha 18-Bronze. E, disse ainda, que o conselho gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas recomendou o fim do contrato do Monotrilho tendo em vista a inviabilidade financeira.

Informações: G1 SP
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TEVX Higer firma parceria com a líder mundial em baterias para veículos elétricos

quarta-feira, 14 de junho de 2023

A chegada dessa nova era de ônibus elétricos promete não só revolucionar o transporte brasileiro de passageiros, como também incorporar o que há de mais avançado em tecnologia para a mobilidade urbana.

A TEVX Motors Group, que no Brasil representa a Higer Bus - maior fabricante de ônibus elétricos do mundo, consolida sua posição na vanguarda do mercado e assina um contrato com a CATL , fabricante líder do segmento de baterias. Isso significa prestar serviços de garantia e dispor de estoque de peças de reposição para todos os veículos da marca TEVX Higer no país.

“A CATL já fornece baterias para quase 90% dos ônibus elétricos da China incluindo os mais de 60 mil ônibus elétricos da Higer que circulam por 138 países, uma parceria que contribui para o sucesso da operação e aqui não será diferente”, explica Alexandre Colonese, diretor comercial da TEVX: “no Brasil, nossos ônibus são os mais modernos em termos de tecnologia e, agora, têm garantido também o que há de mais avançado no mundo em quesito de baterias, que é simplesmente o coração do transporte elétrico” enaltece o empresário.

Líder de mercado mundial com 32% de Market share, a CATL é fornecedora global de bateria elétrica para as principais marcas que apostam no e-transporte, lista que inclui Toyota, Mercedes, Jaguar, Land Rover, Grupo BMW e PSA, além da própria Higer Bus.

O acordo garante baterias de última geração para os produtos TEVX Higer, que rodarão no País, além do fornecimento de novas tecnologias que surjam no futuro.

Com mais este acordo, a TEVX Motors Group estabelece um mais elevado padrão de excelência em termos de garantia e suprimento de peças para eletromibilidade urbana, que abrange todos os componentes do veículo.

É importante que governos e operadores de serviços de transporte urbano conheçam as estruturas oferecidas pelos fabricantes de ônibus, incluindo oferta de componentes, assistência técnica eficaz em todas as regiões, além da capacitação de mão de obra local, visando à transferência de tecnologia para o mercado nacional.

“Esse é mais um sinal claro ao mercado a seriedade com que o TEVX Motor Group atua. Nos responsabilizamos integralmente pelo nosso produto, cada componente é testado, aprovado, tendo por trás uma grande marca responsável por prestar a assistência técnica. Entregamos um bem para transportar pessoas com segurança, conforto e confiabilidade”, detalha Colonese. 

A Higer já anunciou uma fábrica no Brasil para 2024 mas, ainda neste ano, iniciará a operação de sua base técnica em São Paulo,  local onde fará atendimento a veículos elétricos e formará profissionais para a manutenção desse tipo de tecnologia no Brasil.

Sobre TEVX HIGER – A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de transporte limpo, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda e a oferta de peças de reposição).

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha de produção dedicada ao Azure A12BR .

Informações: TEVX Higer
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BRT de Salvador registra aumento de 45% no número de passageiros

O BRT de Salvador registrou aumento de 45% no número de passageiros transportados desde a entrega da estação Pituba, no último dia 31 de março. Em maio passado, o sistema transportou 598,1 mil pessoas, enquanto em março este número foi de 409,8 mil, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Em comparação com janeiro deste ano, o crescimento é ainda maior: 76%. No primeiro mês do ano, o fluxo de passageiros que utilizaram o sistema foi de 339.358 pessoas, ainda de acordo com dados da Semob. Desde o início da operação, em setembro do ano passado, o BRT vem registrando um aumento gradual no número de usuários.

O sistema já está próximo da marca de 3 milhões de passageiros transportados desde setembro. Com a entrega da estação Pituba, todo o trecho 3 do BRT já está em operação, incluindo ainda outros cinco terminais: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara. O sistema ainda vai até a Praça Nossa Senhora da Luz, com paradas também na Apae e na Praça Belo Horizonte.

Segundo o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, esse crescimento tem sido orgânico, à medida que as pessoas vão conhecendo o sistema. “O número de passageiros do sistema de BRT vem crescendo mensalmente, isso sem nenhum tipo de mudança. No mês de maio foram quase 600 mil pessoas. As primeiras mudanças mais ligadas ao BRT estão acontecendo agora em termos de linhas. Então, é um crescimento orgânico, as pessoas estão gostando e utilizando no seu dia a dia por opção”, afirmou.

Ele destacou que o BRT é um sistema atual utilizado nas grandes cidades do mundo. “O ônibus nunca vai deixar de existir. O BRT é um sistema de ônibus em corredores preferenciais ou exclusivos com estações, o que permite um acesso mais rápido e mais seguro à população. Isso nunca vai deixar de existir, nunca vai deixar de ser atual”, salientou.
Muller enfatizou, ainda, que Salvador sai na frente em relação aos ônibus elétricos utilizados no BRT. Hoje são 8 em operação e, quando o sistema estiver completo, 30% da frota de 150 veículos será elétrica. “O BRT de Salvador é um dos pioneiros no Brasil em termos de mobilidade elétrica”, frisou. As obras nos demais trechos estão dentro do cronograma e devem ser entregues no primeiro trimestre do próximo ano.

Eficiência - Passageiros que estão utilizando o BRT destacaram a eficiência e conforto do sistema. A cozinheira Terezinha Souza usou o modal pela primeira vez recentemente e afirmou que ficou surpresa com a qualidade do serviço. “O serviço está fluindo bem e percebo que está sendo muito bom para toda a população. O BRT está facilitando os deslocamentos e os ônibus chegam muito rápido. Foi muito válido usar”, contou.

Moradora do bairro de Cosme de Farias, Tatilene Carvalho contou que faz uso do modal sempre que precisa resolver alguma pendência na região da Pituba e depois seguir para o trabalho, no Centro Empresarial Iguatemi. “Está sendo ótimo usar o BRT. É um transporte muito cômodo porque consigo me deslocar mais rapidamente do que usando um ônibus convencional, já que não fico presa no engarrafamento. Isso sem falar do conforto de estar no ar condicionado, em um ônibus bacana, com tudo funcionando direitinho. Me sinto muito segura no BRT”, detalhou.

O auxiliar administrativo Daniel Souza, que mora em Rio Sena, afirmou que tem feito uso do sistema com frequência. Para ele, o BRT tem possibilitado viver com mais qualidade de vida. “Está sendo maravilhoso usar o BRT pois poupa muito meu tempo e me dá comodidade para fazer seus trajetos. O transporte veio a calhar, principalmente na região do Iguatemi que costuma ter congestionamentos. No horário de pico usar o BRT faz uma diferença enorme e facilita muito para mim usar o BRT tanto de dia quanto de noite”, finalizou.

Informações: Tribuna da Bahia
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Frota do transporte público de Campo Grande será renovada com 71 ônibus novos

O transporte público de Campo Grande terá sua frota renovada a partir do mês de julho. De acordo com a prefeitura da capital, serão 71 veículos novos.

Deste total, 21 já estão em Campo Grande. O restante estão sendo fabricados, em fase de acabamento, na fábrica que fica no município de São Mateus (ES). A previsão é que eles sejam entregues até dia 29 de junho.

Todos os ônibus possuem acessibilidade e será a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) que vai definir em quais linhas os novos ônibus serão incorporados.

“Nós realizamos diariamente o cálculo de reforço nos horários de pico em determinados locais da cidade, que muda conforme as atividades, calendário da cidade e etc. Esses novos ônibus vão atender diversas linhas em toda cidade, substituindo a frota antiga já esse mês”, explicou o diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno.

O anúncio foi feito pela prefeitura na tarde desta quarta-feira (14). Na ocasião, a prefeita Adriane Lopes (Patriotas) afirmou que está em processo a abertura de licitação para conclusão das reformas dos terminais Bandeirantes, Guaicurus e Júlio de Castilho, com a finalização da fase de acabamento e reforma total dos terminais General Osório e Nova Bahia.

A frota de Campo Grande é composta por 473 veículos. Apenas no mês de maio, foram emitidos 2,7 milhões de bilhetes pelo Consórcio Guaicurus.

Informações: G1 MS
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Mobi-Rio reabre a estação Embrapa, a 117ª reformada no sistema BRT

terça-feira, 13 de junho de 2023


A Mobi-Rio reabriu, na noite de segunda-feira (12/6), a estação Embrapa, no corredor Transoeste, após passar por obras. É a 117ª reformada desde março de 2021, quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão do sistema BRT.

Como nas demais estações já remodeladas, a Embrapa teve as portas de vidro substituídas por chapas de aço vazadas. Entre outras mudanças estão ainda fiação embutida e portas com trava automática e mecanismos blindados.

Informações: Prefeitura do Rio
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Campanha de boas práticas para o uso de bikes compartilhadas é lançada em BH

Com uma frota de 40 milhões no Brasil, de acordo com o portal Bicycler Guide, as bicicletas têm sido cada vez mais escolhidas por pessoas que visam unir atividade física e a escolha por um meio de transporte limpo. O uso das bicicletas em vias urbanas têm sido cada vez mais expressivo, porém, é necessários alguns cuidados com essa prática. O Dia Mundial da Bicicleta (3/6) marcou o início da campanha educativa Pedale na Boa, proposta pela Unimed-BH para ser divulgada no projeto Bike BH – uma iniciativa da Serttel, em parceria com a cooperativa de saúde e a Prefeitura de Belo Horizonte. Ao longo do mês, a ação tem dado dicas sobre segurança pessoal, manutenção do equipamento e de boa conduta no trânsito, além de mobilizar influenciadores digitais para tratar sobre o assunto em suas redes sociais.

O Bike BH é o único serviço de compartilhamentos de bicicletas existente em BH, uma solução para as pessoas que não querem ou não podem investir em um equipamento. Hoje, os usuários contam com 240 bicicletas em 24 estações nas regiões da Pampulha e Centro Sul. A campanha traz informações em totens e displays com todas as principais dicas, além de um convite para acessar, via QR Code, mais dicas e dados importantes. A ação faz, também, blitzes nas estações do projeto, com distribuição de material educativo.

O diretor Comercial da Serttel, Israel Araújo, acredita que campanhas como essa são essenciais, visto que temos presenciado diariamente nos jornais notícias sobre acidentes com ciclistas. “Acidentes com ciclistas são uma triste realidade, mas que pode facilmente ser mudada, se levarmos a sério as campanhas de conscientização. Mês passado, falamos sobre o Maio Amarelo, que trata o tema, mas o assunto tem que ser dito todos os dias, abrangendo tudo o que envolve o transporte”, explica.

Garibalde Mortoza Jr, diretor de Mercado da Unimed-BH, destaca a importância da parceria da Unimed no Projeto Bike BH, pois mostra que a cooperativa de saúde se preocupa com as necessidades da sociedade que fica no entorno do serviço de assistência. “Faz parte do DNA da Unimed-BH o apoio a projetos que beneficiam a sociedade. Parcerias como o Bike BH são importantes para a cidade, para a mobilidade dos cidadãos e para o meio ambiente, com menos automóveis ou transporte coletivo, emissores de CO2 circulando. Essa é mais uma forma da Unimed-BH devolver para a sociedade tudo o que conquista a cada ano”, afirma. 

APP Bike BH com 50% de desconto em junho

Em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta, durante todo o mês de junho, os passes Diário e Mensal do APP Bike BH estarão com 50% de descontos durante todo o mês – válido somente para primeira compra do mês por CPF cadastrado no APP. Desta forma, a assinatura mensal de R$ 25,00 estará por R$ 12,50 e, o passe diário, de R$ 6,00, será R$ 3,00 durante todo o mês de junho. Vale destacar que em abril o APP Bike BH chegou a 30k usuários cadastrados e bateu a marca de 100k viagens realizadas.
Bicicleta: uma união de boas escolhas

No geral, a bicicleta pode ser uma escolha sustentável, econômica e saudável como meio de transporte. Por ser um investimento caro, a solução de compartilhar o equipamento faz sentido para pessoas que querem gastar menos, mas ainda estarem em dia com a saúde e com o planeta. Sendo assim, essas são as vantagens de se utilizar esse meio de transporte:

Saúde: andar de bicicleta é uma forma de exercício físico que pode melhorar a sua saúde e condicionamento físico. Pedalar regularmente pode fortalecer os músculos, melhorar a saúde cardiovascular e ajudar a controlar o peso.
Economia: a bicicleta compartilhada é uma alternativa muito mais barata em comparação com outros meios de transporte, mesmo a sua versão pessoal. Você economiza dinheiro em combustível, estacionamento e manutenção da bike, além de não correr o risco de tê-la furtada.
Sustentabilidade: a bicicleta é ecologicamente correta, pois não emite poluentes. Ao escolhê-la, você contribui para a redução da poluição atmosférica e do congestionamento nas cidades.
Mobilidade urbana: com congestionamentos cada vez mais frequentes, a bicicleta, muitas vezes, é mais rápida do que os carros. Com ciclovias e infraestrutura adequada, você pode chegar ao seu destino de forma mais eficiente e evitar o tráfego.
Flexibilidade: pode facilmente percorrer distâncias curtas e médias, evitando a necessidade de encontrar estacionamento ou depender do transporte público. Você também pode se deslocar facilmente em áreas onde os veículos motorizados não são permitidos.
Bem-estar mental: a prática pode proporcionar benefícios para o seu bem-estar mental. Pedalar ao ar livre, sentir o vento no rosto e estar em contato com a natureza pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o seu humor.

Sobre o Bike BH

O Bike BH bateu recorde de usuários cadastrados e viagens realizadas com as bicicletas do serviço no mês de abril: 100 mil viagens realizadas e 30 mil usuários cadastrados no aplicativo. Lançado em setembro de 2019, o projeto é executado através do Termo de Credenciamento da Serttel, com apoio da Unimed-BH. A Serttel tem expertise na prestação do serviço, pois está à frente do sistema desde a implantação do projeto em diversas capitais brasileiras. O Sistema Bike BH é composto por estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. A pessoa cadastrada pode retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la em qualquer estação.

Por Marcella Carvalho
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Metroviários de São Paulo aceitam proposta e cancelam greve

Em assembleia na noite desta segunda-feira (12), os metroviários de São Paulo decidiram aceitar proposta atualizada hoje e cancelar a greve programada para amanhã. Com data-base em 1º de maio, a categoria estava em campanha salarial. Mas a principal reivindicação continua sendo a contratação de funcionários.

Foram 2.325 votos favoráveis ao acordo e 769 contrários. Houve ainda 59 abstenções, segundo o resultado divulgado pouco depois das 21h40.

A Companhia do Metropolitano (Metrô) propôs reajuste de 4,52%, índice correspondente à variação do IPC-Fipe em 12 meses. A empresa, por sinal, já pagou o salário de maio com essa correção, que vale também para o vale-refeição. Já o vale-alimentação terá aumento de 38,9%, para R$ 649,36.

Além disso, o step de 2022 será pago em julho próximo, enquanto o de 2023 deverá ter o pagamento em março do ano que vem. Esse item refere-se a progressão de carreira.

Reposição de vagas
Sobre a reivindicação de contratações, o Metrô “assume o compromisso” de reiterar ao governo a contratação de 115 agentes de segurança, já aprovados em concurso, em 2019. E vai pedir a abertura de concurso público para repor vagas, além discutir plano de carreira. Os metroviários afirmam que a empresa tem 30% de pessoal a menos do que há 30 anos, mas transporta três vezes mais passageiros. E estimam em pelo menos 2 mil o déficit de funcionários na companhia.

Em relação à participação nos resultados (PR), a presidenta do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, identificou certo avanço. “Não transforma a PR em igualitária, mas dá um passo nesse sentido”, comentou na assembleia. Assim, o montante referente aos 5.859 empregados operativos (operação, manutenção e outros setores) corresponderia a uma folha de pagamento mais R$ 3,5 milhões (valor que está sendo tirado da gratificação de função e tempo de serviço dos cargos de chefia). A folha e a quantia, somadas, seriam divididos entre os 5.859 funcionários, mas o valor individual a ser pago depende do cumprimento de metas.
Novamente, a exemplo do que ocorreu em março, o Sindicato dos Metroviários propôs liberar as catracas para aos passageiros em caso de greve. “No entanto, o governador parece não estar preocupado com quem pega o metrô lotado todo dia e sente na pele a falta de funcionários”, afirma a entidade. Segundo Camila, a categoria vai continuar se mobilizando contra as investidas de privatização da empresa.

Informações: Rede Brasil Atual
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Balneário Camboriú implementa tarifa zero no transporte coletivo temporariamente

A partir desta segunda-feira (12), os moradores de Balneário Camboriú podem usar o transporte coletivo de forma gratuita, por um período emergencial. A prefeitura assinou na sexta-feira (9) um contrato emergencial com a empresa Transpiedade, que assumirá as linhas anteriormente operadas pela empresa PGTur.

A iniciativa visa garantir a continuidade do serviço de transporte público, segundo a administração municipal, evitando interrupções após a rescisão do contrato. Além das linhas já existentes, a empresa contratada também irá operar uma nova rota que percorrerá as avenidas Atlântica e Brasil, facilitando o deslocamento dos usuários no sentido Barra Sul/Praia dos Amores e vice-versa.

Uma das novidades desse contrato emergencial é que a prefeitura subsidiará o serviço, tornando-o completamente gratuito para os usuários na ponta. A medida da tarifa zero tem como objetivo beneficiar a população e incentivar o uso do transporte coletivo, reduzindo o número de veículos nas ruas.

A nova contratada para o serviço vai adicionar frota de dez ônibus novos e semi-novos. Todos os veículos têm acessibilidade, ar-condicionado e wi-fi, segundo a prefeitura.

O contrato emergencial terá uma duração de seis meses, tempo para que a prefeitura possa realizar uma licitação para contratar uma empresa concessionária de transporte coletivo de forma permanente em Balneário Camboriú.

Informações: Correio SC
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