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No Recife, Av. Mascarenhas de Morais terá Faixa Azul a partir desta segunda-feira

domingo, 12 de janeiro de 2014

A partir de amanhã (13), a Avenida Mascarenhas de Morais ganhará um corredor exclusivo para transporte público. Com sete quilômetros de extensão, inicialmente a Faixa Azul, como foi batizada, será instalada apenas no sentido cidade/subúrbio. A segunda via exclusiva instalada na capital funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. A ação faz parte das estratégias de melhoria de tráfego da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

A Faixa Azul vai da Rua Júlio Verne até a Rua Arthur Lopes. Diariamente, são transportadas cerca de 60 mil passageiros através das 11 linhas de ônibus que trafegam na via (no sentido da implantação). São 1.151 viagens de transporte coletivo por dia. Foram gastos cerca de R$ 160 mil com a sinalização horizontal e vertical nesse trecho. A expectativa é que, até o final deste mês, seja implantado também o trecho da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais que fica no sentido subúrbio/cidade.

Projeto
Este é o segundo de seis corredores que receberão a iniciativa até junho de 2014. A primeira via a receber o projeto foi a Rua Cosme Viana, em Afogados, no dia 16 de dezembro. Ao final das implantações, serão cerca de 60 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público. Atualmente, existem 7,6 quilômetros de corredor exclusivo no Recife.

A princípio, a fiscalização será realizada pelos agentes de trânsito da CTTU. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis no corredor. A licitação para a aquisição das 406 câmeras responsáveis por fiscalizar os 60 quilômetros de Faixa Azul será realizada em fevereiro.

Multa
O veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação). Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

Vias que ainda receberão a Faixa Azul:

- Avenida Recife
- Avenida Beberibe
- Avenida Herculano Bandeira
- Avenida Antônio de Gois
- Rua Cônego Barata
- Estrada dos Remédios
- Avenida Visconde de Albuquerque
- Estrada Velha de Água Fria

Informações: Diário de Pernambuco

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Concluir obras de mobilidade antes da Copa passa a ser prioridade

BRASÍLIA - No dia seguinte à primeira reunião do ano para iniciar a operação “pente fino” nas obras e nas ações para a Copa do Mundo, integrantes do governo voltaram a se reunir. No encontro, comandado pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os integrantes do Executivo deram prioridade a obras de mobilidade urbana. Entre elas, a construção da Transcarioca, via que irá ligar a Barra da Tijuca ao aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, cortando diversos bairros no percurso.

Por ser uma obra que traz consigo outras diversas intervenções de infraestrutura, a Transcarioca foi citada na reunião como uma das que têm de ficar pronta antes do início do evento, porque tem grande potencial de atrapalhar o fluxo no Rio de Janeiro se ainda estiver em obras durante a Copa. A reunião de quinta-feira teve participação de um grupo menor de ministros, e sem a presença da presidente Dilma. Gleisi Hoffmann (Casa Civil), um representante do ministério do Esportes e Aguinaldo Ribeiro (Cidades) se encontraram para começar a mapear o andamento das obras para a Copa e aquelas que, mesmo sem ter relação direta com os jogos, possam atrapalhar a locomoção e o sistema operacional na realização do evento.

Outro exemplo tratado na reunião foi o caso das obras de drenagem nas cidades-sede, que estejam sendo feitas em locais de passagem para os jogos ou perto de estádios. Por ordem do Palácio do Planalto, deverá ser feito um levantamento sobre essas obras e quais as providências serão tomadas para que não atrapalhem o evento.

Sinal amarelo aceso
Dilma deu início às reuniões para tratar os assuntos relacionados à Copa do Mundo nesta quarta-feira, depois de novas críticas da Fifa sobre o atraso nas obras das cidades-sede que irão receber os jogos. Na ocasião, a presidente convocou nove ministros para iniciar a operação “pente fino” nas diversas áreas relacionadas, especialmente sobre os problemas nos aeroportos e a segurança nos estádios e de autoridades. A pouco mais de cinco meses do início da Copa do Mundo, o sinal amarelo no Planalto acendeu devido a atrasos em obras e dúvidas sobre a eficiência do sistema operacional para o evento.

Dilma fez uma espécie de interrogatório com seus subordinados a respeito dos problemas relacionados à Copa que cada pasta está enfrentando e exigiu que os ministros tragam um plano de soluções detalhado para cada um dos obstáculos que terá de ser enfrentado nos próximos meses. As reuniões com os ministros serão constantes a partir de agora e, já nos próximos dias, Dilma também chamará para reuniões no Planalto os governadores dos 12 estados que vão sediar os jogos. A presidente pretende fazer duas reuniões, com grupos de seis governadores para acompanhar o quadro de cada local e cobrar soluções.

Por Júnia Gama
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Cidade de Santos poderá ter corredores de ônibus nas avenidas da praia e da ZN

Até dezembro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos pretende implantar faixas exclusivas para coletivos na Rua João Pessoa (Centro) e nas avenidas Jovino de Mello (Zona Noroeste) e Epitácio Pessoa (Embaré a Ponta da Praia). 

Há um projeto também para a criação de um grande corredor de ônibus que funcionará 24 horas por dia, na Zona Noroeste. Essa faixa exclusiva para os coletivos incluirá as avenidas Jovino de Melo e Nossa Senhora de Fátima, além das ruas Martins Fontes e Visconde de São Leopoldo (ambas no Centro). 

“Mas este corredor deve demorar um pouco mais para ser concluído, pois é o que demanda mais obras. Haverá a construção de um viaduto e o alargamento da Nossa Senhora de Fátima”, explica o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves. Esta obra será feita com verba do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

Outra alternativa que está em estudo é a implantação de uma faixa para os ônibus, nos horários de pico, na orla da praia. “Em determinados horários, há um conflito muito grande entre carros e ônibus que seria resolvido desta forma”, afirma Gonçalves.O resultado do estudo pode indicar novos trajetos exclusivos para os coletivos municipais.

De volta 

A partir de segunda-feira, quem dirige na Cidade pelas avenidas Ana Costa, Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos (Canal 2) deve ficar atento aos corredores de ônibus, que serão reativados. A medida foi suspensa durante quase um mês devido ao grande número de turistas no Município durante as festas de Natal e Ano Novo.

Com isso, voltam a valer as restrições a estacionamento e circulação de veículos em determinados horários. Na Ana Costa, é proibido estacionar ou circular nas faixas da direita. Na pista Praia-Centro, o impedimento acontece das 6 às 9 horas, de segunda a sexta-feira. No sentido inverso, a proibição é das 17 às 20 horas.

Já na Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos, a faixa da direita é preferencial para ônibus - há a possibilidade de que carros andem com os coletivos. O corredor de ônibus funciona das 17 às 20 horas, nas pistas sentido Centro-Praia, de segunda a sexta-feira.

Informações: Diário do Litoral

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Em Manaus, Rotas de ônibus agora disponíveis pelo celular no aplicativo

A equipe do site Trânsito Manaus, em ação conjunta com o deputado estadual Marcelo Ramos (PSB), começa a adesivar informativos do aplicativo “Ônibus Manaus”, que disponibiliza todas as linhas e percursos dos veículos do transporte coletivo da cidade para celular. A adesivagem será realizada nos coletivos da empresa Via Verde (antiga cidade de Manaus), no bairro Nova Esperança, Zona Oeste.

De acordo com Marcelo Ramos, que é presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o apoio à iniciativa é pela criação do aplicativo para celulares Android e IOS. O parlamentar explica que o aplicativo Ônibus Manaus é a versão instalável do site móbile www.onibusmanaus.com.br.
Segundo o deputado, com este aplicativo, é possível consultar todas as linhas de ônibus da cidade de Manaus, seja por lugar, por avenida, por linha ou de um bairro para outro (este ainda em versão beta). “Tudo isso de forma simples e fácil. A população tem acesso com o aplicativo a todas as linhas, além de percursos completos, mostrando as avenidas e ruas com seus itinerários”, explica.

Manual
A CTTM lançou em 2012, também em parceria com a equipe do site Trânsito Manaus, um manual com todas as linhas de ônibus da cidade e seus respectivos itinerários, com inclusão de mapas. O serviço já era disponibilizado na Internet, por meio do endereço eletrônico www.onibusmanaus.com.br. Segundo o coordenado do site, Luiz Eduardo, a ideia surgiu após pesquisas terem detectado que o número de pessoas que procuram informações sobre linhas de ônibus e seus percursos é alto, mas que não existia nenhuma fonte de dados.

Informações: A Critíca
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Em São Paulo, Monotrilho tem trepidação em viagem de teste

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Parece um trem de metrô. Mas trata-se do monotrilho. A reportagem participou na manhã desta sexta-feira, 10, de um teste aberto à imprensa na primeira composição que circulará a partir de março na futura Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo. O que a distingue das demais são as janelas grandes e, quando em movimento, a trepidação, maior que a dos demais trens da rede metroviária.

A composição rodou por um trecho de cerca de 800 metros entre a Estação Oratório, que ainda está em construção, e o pátio de manutenção, na Vila Prudente, na zona leste da capital paulista. O trajeto foi vencido em aproximadamente dez minutos, já que, por questões de protocolo de segurança, o trem andou a no máximo 20 km/h, só um quarto da velocidade que o veículo pode alcançar.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia confirmado presença no evento, mas não compareceu. Sobre a leve tremedeira, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que ela ocorreu porque o monotrilho passou por um “trecho não comercial”, ou seja, por onde o trem não passará com passageiros quando a linha estiver pronta. “Em situação de reta e mais próxima dos 60 km/h, que será a velocidade normal dele, esse trepidar fica atenuado.”

Fernandes também garantiu que o polimento das vigas de concreto por onde desliza o monotrilho reduzirá as vibrações.

Por sua vez, os “janelões” do trem chamam a atenção, especialmente porque eles dão para o “nada” – não há grades entre elas e a paisagem, como em linhas de metrô, já que o monotrilho corre suspenso por uma viga central de concreto, em vez de trilhos tradicionais. “Olha lá para baixo. Você não tem medo de altura, não é?”, brincou Fernandes com a reportagem. As vigas têm cerca de 15 metros de altura.

O dirigente prometeu entregar o primeiro trecho da Linha 15, entre as Estações Vila Prudente e Oratório, no fim de março, ou seja, com dois meses de atraso em relação ao cronograma divulgado pelo governo Alckmin no ano passado. No entanto, a operação comercial plena só deve ocorrer entre o fim de maio e o início de junho. Até lá, quatro trens circularão pelo ramal.

Cada trem poderá transportar cerca de mil passageiros, metade de um trem de metrô. A Linha 15 estará completa em 2016, ligando a região da Vila Prudente à Cidade Tiradentes, com 26 km de extensão e 18 estações. Ela custará R$ 6,4 bilhões para ser construída.

Batida. O trem que participou da viagem de teste nesta sexta-feira é o mesmo que bateu em um molde de madeira da obra no fim do ano passado, em uma das primeiras movimentações do veículo entre o pátio e a Estação Oratório. Ninguém se feriu, mas o Metrô precisou trocar parte da proteção externa das rodas.

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No Recife, Linhas de ônibus terão itinerários alterados devido a nova etapa de construção do Túnel da Abolição

Os usuários das linhas que trafegam pela Avenida Caxangá, Real da Torre e João Ivo devem ficar atentos às mudanças no trânsito desses locais nos próximos finais de semana. Devido a nova etapa de construção do Túnel da Abolição, na Madalena, 38 linhas de ônibus terão desvio de itinerários. A interdição acontecerá a partir dessa sexta-feira (10), no sábado (11) e domingo (12), e de 17 a 19 de janeiro, sempre a partir das 20h das sextas-feiras até as 24h dos domingos. 

Nas sextas-feiras (10 e 17 de janeiro) e nos sábados (11 e 18 de janeiro) as linhas que trafegam pelo local farão o trajeto vindo da Av. Caxangá, virando a direita na rua João Ivo da Silva, e depois farão o itinerário pela rua Nobre de Lacerda, seguindo pela Monsenhor Júlio Maria chegando até a rua Benfica. Já os veículos que passam pela rua Carlos Gomes, entrarão na Rua Ricardo Salazar, Rua João Ivo da Silva, Rua Nobre de Lacerda, Rua Monsenhor Júlio Maria, Rua Benfica. Os ônibus sentido cidade/subúrbio seguirão pela Rua João Ivo da Silva. 
Nos domingos (12 e 19 de janeiro) a Rua João Ivo da Silva ficará interditada e os ônibus também terão um itinerário diferente. Para viabilizar o desvio das linhas nos domingos, a CTTU/Recife irá inverter o sentido do fluxo de veículos da Rua Ricardo Salazar. Os veículos que seguirão sentido subúrbio/cidade farão o trajeto pela rua Av. Caxangá, Rua Carlos Gomes, na última entrada antes do cruzamento e em seguida pegar a Rua Ricardo Salazar, Rua João Ivo da Silva, Rua Nobre de Lacerda, Rua Monsenhor Júlio Maria, Rua Benfica. 

Confira as linhas que farão o percurso acima: 

312 – Mustardinha 
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho) 
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba) 
330 – Casa Amarela/CDU (TRT) 
413 – Av. do Forte 
415 – Sítio das Palmeiras 
416 – Roda de Fogo 
421 – Torrões Principal 
422 – Monsenhor Fabrício Principal 
423 – Engenho do Meio Principal 
425 – Barbalho (Detran) 
431 – Cidade Universitária (TRT) 
423 CDU (Várzea) 
433 – Brasilit 
437 Caxangá (Conde da Boa Vista) 
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem 
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 
445 – Tabatinga 
446 – UR-07 
448 – Jardim Petrópolis 
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 
460 – Camaragibe (Príncipe) 
480 – Camaragibe/Derby 
920 – Rio Doce/CDU 

Já no sentido cidade/subúrbio, os ônibus seguirão pela Av. Caxangá, Rua Carlos Gomes, Rua Ricardo Salazar e continuarão pela Rua João Ivo da Silva sentido bairro de Afogados. 

Confira as linhas que farão esse trajeto: 

313 – San Martin (Abdias de Carvalho) 
314 – Mangueira 
315 – Bongi 
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho) 
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba) 
331 – Totó (Jardim Planalto) 
332 – Totó (Abdias de Carvalho) 
341 – Curado I 
411 – Estrada dos Remédios 
412 – San Martin 
680 – Vasco da Gama/Afogados 
700 – Beberibe/Afogados 
800 – Dois Unidos/Afogados 
870 – TI Xambá/Afogados 
914 – PE-15 

Com a alteração no trajeto das linhas, a parada de número 060039, localizada na Rua Carlos Gomes, em frente ao COMEPE – Odontologia Especializada, e o ponto de ônibus de número 060162, na rua Ricardo Salazar, em frente ao Edf. Morada Farroupilha, serão desativadas apenas nos dois domingos. Para atender aos usuários das paradas que serão desativadas, o Grande Recife irá implantar uma parada de ônibus na calçada junto ao canal, em frente ao imóvel nº77 da Rua Ricardo Salazar. Lembramos que essa parada ficará ativada somente dos dias 12 e 19 de janeiro. 

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

Informações: GRCT

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Em Santos, Corredor de ônibus volta a valer na 2ª feira

Os corredores de ônibus serão reativados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos na segunda-feira, dia 13. Por conta do grande número de turistas na Cidade durante as festas de final de ano, os veículos foram autorizados a trafegar e estacionar nas faixas reservadas aos ônibus nos horários de pico, localizadas nas avenidas Ana Costa, Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos (Canal 2) desde o dia 17 de dezembro de 2013 até hoje.
Faixa vigora de 2ª à 6ªf, das 17 às 20h, na Avenida Conselheiro Nébias sentido Centro/Praia (Foto: Matheus Tagé/DL)

Os corredores visam incentivar o uso do transporte público e melhorar a mobilidade urbana. A Ana Costa conta com corredor exclusivo, onde é proibido estacionar ou circular nos períodos determinados nas faixas da direita. Na pista praia/Centro, o impedimento é válido das 6 às 9h, de segunda a sexta-feira. No sentido inverso, vai das 17 às 20h.

Nas avenidas Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos (Canal 2) a faixa é preferencial para os coletivos, mas permite a circulação de outros veículos. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 17 às 20h, nas pistas sentido Centro/praia. As três vias estão sinalizadas com placas informativas das restrições.

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Mudanças em 16 linhas de ônibus de Salvador começam neste domingo (12)

O processo de reestruturação do transporte coletivo de Salvador está sendo iniciado pela Prefeitura. As mudanças começam neste domingo (12) em 16 linhas que deixam de ser ponto a ponto e passam a ser atendidas por um maior número de ônibus pelo sistema de integração do Bilhete Único, de acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).

"Com a implantação do Bilhete Único, que permitiu o uso de dois ônibus com o pagamento de apenas uma passagem, está sendo possível reestruturar as linhas de forma que os ônibus sejam mais frequentes nos pontos e as viagens sejam mais rápidas", afirmou, em nota, o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia. Segundo a Transalvador, o usuário não deve mais precisar ficar esperando aquele ônibus que demora muito tempo e faz mil voltas para chegar ao itinerário.

Segundo Aleluia, o usuário vai poder pegar o primeiro coletivo para lhe deixar mais perto de seu destino e, depois, pegar outro que o leve até o destino final, ao invés de ficar esperando por muito tempo no ponto. "O usuário passará menos tempo no ponto, fará a viagem mais rápido e pagará apenas uma passagem para pegar dois ônibus", ressaltou, segundo a assessoria de comunicação da Transalvador.

Aleluia também ressaltou a necessidade de adquirir o Salvador Card Avulso para se beneficiar do Bilhete Único. “É importante saber que o benefício de pagar uma passagem e pegar dois ônibus só é possível com o uso do Salvador Card. É nele que se faz a integração dos transportes gratuitamente. Os estudantes e trabalhadores já fazem uso do Salvador Card na meia-passagem e no vale-transporte. Quem ainda não tem pode adquirir o Salvador Card Avulso em 105 pontos espalhados pela cidade”, disse, em nota.  

Confira as mudanças a partir deste domingo:  

1) Linha Alto de Coutos - Ribeira (1667) 
Esta linha, que tinha a frota de um veículo, não mais existirá com esse nome, sendo incorporada à linha Paripe - Ribeira.

A partir de domingo (12), para chegar ao bairro da Ribeira, o usuário deverá: 1) embarcar na linha 1: Alto de Coutos - Pituba; 2) descer na Avenida Suburbana ou Calçada, no ponto da Leste; 3) embarcar na linha 2. Se o usuário estiver na Suburbana, a linha 2 será a Paripe - Ribeira. Se estiver na Calçada, o cidadão poderá utilizar todas as linhas com destino à Ribeira e à Península de Itapagipe, que param no ponto da Estação da Leste.

2) Linha Barroquinha - Rodoviária R3 (0326)
Os usuários desta linha, para chegar à Barroquinha ou à Estação Iguatemi, devem passar a pegar a linha Conj. Marback - Barroquinha (0923), que terá a frota reforçada.

O usuário deverá fazer o seguinte trajeto: 1) da Estação Iguatemi ou da Barroquinha, conforme o sentido da viagem, embarcar na linha Conj. Marback - Barroquinha; 2) descer na Estação Iguatemi ou na Barroquinha, também respeitando o sentido da viagem.

3) Linha Engenho Velho de Brotas - Barroquinha (0512)
Os usuários desta linha devem passar a pegar dois ônibus, mas pagando uma só passagem. A integração será entre as linhas Engenho Velho de Brotas - Lapa e Santa Cruz - Barroquinha (0710), usando o Bilhete Único, através do Salvador Card. Não existirá mais uma linha com o nome Engenho Velho de Brotas - Barroquinha, cuja frota será incorporada à da linha  Santa Cruz -Barroquinha.

Para chegar à Barroquinha, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Engenho Velho de Brotas - Lapa; 2) desembarcar na rua Frederico Costa e pegar o coletivo da linha Santa Cruz - Barroquinha.

4) Linha Lapa - CAB (0118)
Os usuários desta linha devem passar a pegar dois ônibus, também pagando uma só passagem com o Bilhete Único. A integração será entre as linhas Estação Mussurunga - Lapa  e CAB - Circular. A frota que pertencia à linha Lapa - Cab será incorporada a outras linhas da Estação Mussurunga.

Para chegar ao CAB, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Estação Mussurunga - Lapa; 2) desembarcar na Avenida Paralela, na altura da Sucab; 3) pegar o ônibus da linha 2: CAB - Circular.

5) Luís Anselmo - Sabino Silva (0523)
Para os atuais usuários desta linha, a integração será entre a linha Luís Anselmo - Lapa e todas aquelas destinadas à Barra, saindo da Lapa.

Para chegar à Sabino Silva ou à Barra, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Luis Anselmo - Lapa; 2) descer na Lapa; 3) pegar os ônibus das linhas com destino à Barra. Com a mudança, mais veículos serão incorporados à linha Luís Anselmo - Pituba (0534), cuja demanda é maior.

6) Linha Mussurunga 1 – Lapa (1010)
A integração para quem deveria pegar esta linha será entre as linhas Mussurunga 1 - Estação Mussurunga  e Estação Mussurunga - Lapa.

Para chegar à Lapa o usuário deve: 1) pegar a linha 1: Mussurunga 1 - Estação Mussurunga; 2)  descer na Estação Mussurunga; 3) embarcar na linha 2: Estação Mussurunga- Lapa.

7) Linha Mussurunga 2 - Lapa (1011)
Os usuários desta linha também devem passar a pegar dois ônibus, pagando uma só passagem. A integração será feita entre as linhas Mussurunga 2 - Estação Mussurunga  e Estação Mussurunga - Lapa. Não existirá mais uma linha com o nome Mussurunga 2 - Lapa, cuja frota será destinada à linha Estação Mussurunga - Lapa.

Para chegar à Lapa, o usuário deve: 1) pegar a linha 1:  Mussurunga 2 - Estação Mussurunga; 2) desembarcar na Estação Mussurunga; 3) embarcar na linha 2: Estação Mussurunga - Lapa.

8) Linha Pau da Lima - França R1 (1381)
Os usuários desta linha devem passar a fazer integração entre as linhas Pau da Lima - Nordeste e Colina Azul - França.

Para chegar à Avenida da França, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Pau da Lima - Nordeste; 2)  descer na Estrada de São Marcos; 3) usar a linha 2: Colina Azul - França.

9) Linha Pau da Lima - França R2 (1382)
Usuários desta linha devem passar a pegar dois ônibus, fazendo a integração entre as linhas Pau da Lima - Nordeste e Colina Azul - França/Campo Grande. Não existirá mais uma linha com o nome  Pau da Lima - França R2, cuja frota será acrescida à linha Pau da Lima - Lapa/Barra (1319).

Para chegar à Avenida da França, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Pau da Lima - Nordeste; 2)  desembarcar na Estrada de São Marcos; 3) pegar um coletivo da linha 2: Colina Azul - França.

10) Linha Pau Miúdo – Pituba (0406)
Os usuários desta linha devem passar a fazer integração entre as linhas Pau Miúdo - Lapa e Santa Mônica - Pituba.
Para chegar ao bairro da Pituba, o usuário deve: 1) pegar a linha 1: Pau Miúdo - Lapa; 2) descer na Baixa de Quintas; 3) embarcar na linha Santa Mônica - Pituba.

11) Linha Pernambués - Tancredo Neves (1110)
Os usuários desta linha devem pegar dois ônibus, Fazenda Grande - Pernambués e Tancredo Neves - Barra, usando o Bilhete Único, através do Salvador Card.

Para chegar ao bairro de Tancredo Neves, o usuário deve: 1) embarcar na linha Fazenda Grande - Pernambués; 2) descer na Rua Silveira Martins; 3) usar a linha Tancredo Neves - Barra.

12) Linha Rua Direta - Lapa (0223)
Os usuários desta linha devem passar a pegar dois ônibus, integrando as linhas Rua Direta - Fazenda Garcia e Ribeira - Lapa.

Para chegar à Avenida da França, o usuário deve: 1) pegar a linha 1: Rua Direta - Fazenda Garcia; 2)  desembarcar na Calçada; 3) embarcar na linha 2: Ribeira - Lapa.

13) Linha Saboeiro - São Joaquim (1117)
Os usuários desta linha devem fazer a integração entre as linhas Saboeiro - Lapa e Cabula VI - Ribeira R1, cuja frota será reforçada com mais dois veículos.

Para chegar até São Joaquim, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Saboeiro - Lapa; 2) descer na Rua  Silveira Martins; 3) pegar um ônibus da linha Cabula VI - Ribeira R1.

14) Linha Santa Cruz - Barroquinha (0712)
Os usuários desta linha devem passar a pegar as linhas Santa Cruz - Lapa e Vale das Pedrinhas - Barroquinha.

Para chegar à Barroquinha, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1:  Santa Cruz - Lapa; 2)  descer no início da Av. Vasco da Gama; 3) pegar a linha 2: Vale das Pedrinhas - Barroquinha.

15) Linha São Gonçalo - São Joaquim (1119)
Os usuários desta linha devem passar a pegar dois ônibus, com a integração das linhas São Gonçalo - Lapa/Campo Grande e Tancredo Neves - São Joaquim.

Para chegar até São Joaquim,  o usuário deve: 1) embarcar na linha 1:  São Gonçalo - Lapa/Campo Grande; 2)  descer na Rua Silveira Martins; 3) pegar a linha 2: Tancredo Neves - São Joaquim.

16) Linha Cidade Nova - Barroquinha (0405)
Os usuários desta linha devem passar a pegar dois ônibus, mas pagando uma só passagem. A integração será entre as linhas Cidade Nova – Lapa e Caixa D´Água - Barroquinha. A frota da linha Cidade Nova – Barroquinha será incorporada à linha Caixa D´Água - Barroquinha.

Para chegar à Barroquinha, a pessoa deve: 1) usar a linha 1: Cidade Nova – Lapa; 2) desembarcar na Baixa de Quintas; 3) embarcar na linha 2: Caixa D´Água – Barroquinha.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Transalvador

Fonte: Correio 24 Horas


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