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No Recife, Ciclovia recém inaugurada deverá ser transformada em corredor para ônibus

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Um corredor exclusivo para ônibus em vez da ciclovia no binário entre as Estradas do Arraial e do Encanamento, na zona norte do Recife. Essa foi uma das principais ideias debatidas, na manhã desta quinta-feira (30), em audiência pública na Câmara Municipal do Recife. Na ocasião, foi questionado se a faixa para bicicletas não tem importância secundária diante do tráfego maior de veículos coletivos nas duas avenidas.

O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, presente à audiência, argumentou que cerca de 26 mil pessoas utilizam o transporte público para chegar ou sair dos bairros cortados pelo binário. “Um corredor agregaria muito mais mobilidade àquela região. Hoje, alguns ônibus estão demorando 30 minutos num percurso que antes faziam em 20″, reclamou.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal do Recife, vereador Romildo Gomes, também questionou as mudanças feitas pela CTTU. “Deveria ter havido maior diálogo dessas propostas com a população e com outros órgãos envolvidos”, apontou.

O diretor de projetos especiais da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Manoel Damasceno, reiterou que qualquer medida sugerida por outros órgãos públicos ou enviadas pela população serão levadas em consideração dentro de critérios técnicos de viabilidade ao longo do mês de setembro. Na reunião realizada entre o órgão e moradores da região afetada, ocorrida na última quarta-feira (29), foram coletadas 34 propostas, que já começaram a ser analisadas, conforme Damasceno.

“A sociedade pediu espaço para a bicicleta e fizemos isso. Agora, as pessoas reclamam porque o carro perdeu espaço e querem um corredor de ônibus, mas a via não é tão larga assim. Tem que haver uma decisão de que modal de transporte devemos priorizar”, comentou o representante da CTTU.

MAIS MUDANÇAS - No próximo sábado, a rua Virgínia Loreto passará a ser mão única no sentido da avenida 17 de agosto para a rua João Tude de Melo. Isso vai evitar que os motoristas vindos de Casa Forte em direção aos bairros da Madalena e de Afogados tenham que passar pela praça do Parnamirim, prejudicada pelo grande fluxo de veículos após a criação do binário. Segundo a CTTU, cerca de 35 mil veículos trafegam no local todos os dias. Nos próximos 30 dias, também deve ser criado um binário entre as ruas Antônio Castro e Evaristo Veiga.
 
Fonte: Folha PE
 
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Descanso obrigatório para motoristas de ônibus divide opiniões em Salvador

População reclama do aumento no atraso de ônibus do transporte coletivo da cidade, depois de lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff que determina um descanso de no mínimo uma hora para trabalhadores da categoria.

No caso dos motoristas, cobradores, fiscais e despachantes, a hora é fracionada, três paradas de 20 minutos, nos finais de linha, sendo fiscalizada pelo Ministério Público.

Para Hélio Ferreira, diretor financeiro do Sindicato dos Rodoviários da Bahia “nós como representantes da categoria temos que defender que a medida veio para melhorar as condições profissionais da classe, devido às doenças ocupacionais que afetam os motoristas, por isto tem que ter o descanso”.

Em relação às reclamações, Ferreira opina que qualquer mudança causa impacto logo no início. “É assim mesmo até se ajustar”.

Mas grande parte dos motoristas não está contente com este descanso, alegam que estão perdendo até mesmo dinheiro, como foi o caso de José Carlos Oliveira Silva, há 29 anos na profissão. Ele se encontrava no final de linha do Marback esperando os 20 minutos de descanso para fazer a Linha Barroquinha. O Marback é um dos bairros onde a população reclama da demora dos coletivos.

“Está sendo péssimo, a gente está trabalhando uma hora de graça, porque na soma destes 20 minutos forma uma hora, que aumenta a carga horária. Agora mesmo cheguei às 11h e só posso sair às 11h20, já vou pegar engarrafamento por conta do horário. Isto está nos prejudicando e à maior parte da população”, desabafou.

O morador do Marback Alfredo Evangelista, que trabalha em um shopping na Sete Portas, conta que está sendo difícil chegar a sua casa após o expediente de trabalho. “Geralmente pegava o ônibus que passava às 19h, de meia em meia hora, na Sete Portas e por volta das 20h estava em casa. Agora todo dia chego depois das 21h porque os ônibus demoram muito. E depois passa um atrás do outro”, alegou.

A mesma opinião é a do garçom Agelson Correia que disse já ter esperado ônibus em ponto por mais de uma hora. Nos finais de semana, ele diz que a situação ainda é pior.

Entretanto, motoristas e despachantes alegam que a demora dos ônibus nos pontos não é por causa do descanso e sim por conta do engarrafamento, já que acontecem nos horários de pico.

De acordo com o despachante César Avelar, há 18 anos de profissão, “as obras que estão sendo feitas na Rua Heitor Dias (Boca do Rio), onde na pista só passa um ônibus, prejudica o fluxo”.

Avelar explicou que fluxo de chegada e saída continua o mesmo, a diferença é de que há a parada de 20 minutos, e nem todos chegam na mesma hora.

No final de linha de Cosme de Farias, a estudante universitária, Clélia Souza, falou que as piores horas de espera nos pontos são os horários de rush, por volta das 8h e no final da tarde.

“Mas no domingo é triste, este ônibus mesmo que vai para a Barra demora mais de uma hora de relógio. Agora piorou”, desabafa.

Matéria de Noemi Flores, publicada na versão impressa da Tribuna da Bahia.

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Blog Meu Transporte completa 04 anos com sucesso

Hoje é uma data especial, o Blog Meu Transporte está completando 04 anos online, e neste tempo saímos por todo o Brasil mesmo que não conhecendo muitas coisas na prática, mas pudemos colocar tudo numa só página as diferenças do transporte coletivo nas cidades brasileiras, os problemas com as greves, aumentos de tarifas entre outros.
Primeiras fotos do Blog em 2008
As soluções encontradas para resolver os problemas dos engarrafamentos, aqui divulgamos e apoiamos medidas que priorizam o transporte coletivo como corredores de ônibus, implantação de VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) novidade no Brasil, construção de BRT, bem como na ampliação das redes ferroviárias e também hidroviárias.
O Blog Meu Transporte é elaborado por nós leitores que sentimos na pele os apertos nas manhãs e fins de tarde, por o sucesso é de todos nós, pois como sempre falo, aqui somos todos usuários.
Obrigado a você que já curtiu o Blog no Facebook ou no Google, obrigado a você que votou neste blog no prêmio Top Blog 2012, agradecemos de montão este apoio e ficamos na torcida para que você divulgue este portal a seus amigos e familiares, afinal, este espaço é uma prestação de serviços às comunidades.
Blog Meu transporte em números:
Hoje temos mais de 9200 notícias publicadas, 3,5 milhões de visitas e uma média de 4500 visitas por dia.
Agradecimentos
Destaco aqui também o apoio das empresas Itamaracá Transportes, Expresso Vera Cruz e Viação Progresso.
Aos colaboradores do Grande Recife Consórcio de Transportes, Metrorec, Etufor, Urbs de Curitiba, BHTrans, Ceturb, SPTrans e EPTC.
Grande abraço aos Blogs Diário da CPTM, CPTM em Foco, Metrô em Foco, Blog Mobilidade Urbana, Rede Integrada de Transportes, Transportes Público de Cotia, Ônibus Brasil e Canal do Ônibus.

Aos Amigos conquistados através deste espaço não citando para não haver injustiça de esquecimentos, um forte abraço.
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Passageiros de ônibus de Curitiba têm seguro contra acidentes

Passageiros do transporte coletivo em Curitiba contam com seguro de acidentes pessoais ocorridos no ônibus, em estações tubo e em terminais de transporte. Previsto no edital da licitação do transporte feita pela Prefeitura em 2010 o seguro prevê cobertura por morte acidental, invalidez total ou parcial e para despesas médicas e hospitalares decorrentes diretamente do acidente pessoal com o segurado.

Com o Segbus, o passageiro que sofrer qualquer tipo de acidente – torção ou queda, por exemplo, tem garantia de atendimento médico de emergência e transporte em ambulância, se necessário, até o hospital.
Para acionar o Segbus, basta ligar para o telefone 0800-942-5900 informar o dia, hora e local da ocorrência e identificação da linha do ônibus. O atendimento é feito de segunda a sábado das 8h às 19h. É importante que, no momento da ocorrência, o usuário avise o motorista, ou cobrador, ou mesmo um porteiro ou bilheteiro do terminal ou cobrador na estação tubo. O Segbus também pode ser acionado por outro passageiro, pelo motorista ou pelo próprio segurado. 
Além de encaminhar o segurado para atendimento médico de imediato - de ambulância se necessário – e cobrir os custos até o limite do seguro, o Segbus acompanha o tratamento, visita o usuário em casa e se encarrega de deslocamentos necessários para atender solicitação médica, como em caso de necessidade de fisioterapia, por exemplo. Todos os usuários são visitados em casa por equipes do Segbus.

O Segbus tem como seguradora a HSBC Seguros e, desde sua implantação, em novembro de 2010, até julho deste ano, fez 1.200 atendimentos. O seguro para o passageiro, com a amplitude com que existe em Curitiba, é inédito no país, afirma Paulo Grillo, da administração do Segbus. “Talvez o usuário ainda não tenha percebido tudo o que ele tem direito, mesmo com 15 mil adesivos sobre o seguro colados nos ônibus pela Urbs”, afirma.

A partir da próxima semana, a administração do seguro vai promover uma série de ações para ampliar a divulgação do serviço junto aos usuários do transporte e para reduzir riscos de ocorrências no sistema.
Com este objetivo o Segbus vai promover as chamadas Oficinas de Desenvolvimento Comportamental para os motoristas do transporte coletivo. As oficinas, que serão coordenadas por uma das mais renomadas profissionais do setor – a pedagoga paulista Nereide Tolentino – serão feitas em grupos com no máximo 25 participantes, reforçando o trabalho que já é feito nas empresas, com cursos e treinamento, e pela Urbs e Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) com a realização de palestras aos motoristas de ônibus.

Fonte: Urbs
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Ônibus em Florianópolis devem ser equipqados com câmera

Sindicatos vinculados ao transporte público da Grande Florianópolis discutem a implantação de câmeras de monitoramento nos ônibus. Mesmo sem projeto específico, a instalação de câmeras de monitoramento em ônibus pode fazer parte do processo de licitação que está em andamento e que deve ter o edital publicado até o fim do ano.

Marcelo Roberto da Silva, secretário de transporte da capital, acredita que a implantação dos equipamentos seria alternativa de segurança extra para os mais de 250 mil usuários que passam pelo terminal central de Florianópolis todos os dias.

Para o Sindicato das Empresas de Transporte Público da Grande Florianópolis, o problema está no custo. Mesmo assim, o monitoramento interno é defendido por inibir práticas criminosas, como o vandalismo praticado contra esse veículo no fim de semana.

Do outro lado está O Sindicato Laboral, que não vê a ideia com bons olhos. As câmeras poderiam tirar a liberdade dos cerca de quatro mil trabalhadores que atuam em aproximadamente 1,2 mil ônibus que circulam e transportam passageiros na região.

O sindicato dos trabalhadores do setor afirma que uma empresa já forneceu o serviço há três anos, mas acabou interrompendo, já que não garantia mais segurança para os trabalhadores e nem para usuários. Se depender de quem utiliza os serviços a medida já está aprovada.
Informações: Band SC
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Imagem ruim dos serviços de ônibus afasta usuários

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Parte dos problemas de trânsito pelos quais passa o Brasil se deve à falta de preocupação das empresas de ônibus em cuidar da qualidade do serviço prestado. A imagem ruim afasta usuários e sobrecarrega as cidades devido à opção pelo transporte individual, segundo avaliou hoje (29) o presidente da Embarq Brasil, Luís Antônio Lindau, durante o seminário A Nova Mobilidade Urbana, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
 
De origem norte-americana, a Embarq é uma entidade que auxilia governos e empresas a desenvolverem e implantarem soluções sustentáveis para problemas de transporte e mobilidade. Ela é parte do Instituto de Recursos Mundiais (WRI, do inglês World Resources Institute), com sede em Washington, Estados Unidos.

Para Lindau, as empresas têm, de fato, responsabilidade por, ao deixar de trabalhar uma boa imagem de seus serviços – o que inclui, além de melhor qualidade dos veículos, boas condições de trafegabilidade e pontualidade – acabar desestimulando as pessoas a usarem transporte público.

“Ônibus preso no trânsito também traz má imagem ao usuário. [Para incentivarmos o uso de transportes públicos] precisamos em primeiro lugar dar velocidade aos veículos. Depois, para haver confiabilidade, são necessários, ainda, melhores espaços e equipamentos”, disse.

Ele defende a adoção de estratégias para fazer com que as pessoas troquem o carro pelo ônibus. “Para favorecer essa migração de veículos particulares para o transporte público é fundamental a implantação de tarifas de estacionamentos e taxação de ganho de tempo”, complementou. Segundo o especialista, no entanto, essa cobrança só pode ser aplicada após os cidadãos identificarem que, de fato, já há melhorias no sistema. “É necessário antes mostrar algo positivo para, depois, cobrar a taxa”, justificou.

Durante o painel, o especialista apresentou diversas experiências positivas de uso do bus rapid transit (BRT), um sistema de corredor exclusivo para ônibus criado em Curitiba que se espalhou por diversas cidades do mundo.“Antes de tudo, BRT não é ônibus. É sistema de transporte”, disse. “Mas, apesar das vantagens desse sistema, há grandes desafios aos quais o Brasil precisa se preparar para que consiga implantá-lo de forma positiva nas cidades”, acrescentou.

Entre os desafios, Lindau destacou o enfrentamento de lobbies pelo uso dos automóveis; a questão da segurança, em especial para a travessia das faixas exclusivas de pedestres; controle operacional, para evitar engarrafamento nas faixas destinadas aos ônibus; pavimentação adequada; construção de garagens próximas aos terminais; comunicação entre executores de obras e operadores; e criação de manuais de procedimentos.

“Há que se ter cuidado também com a politização do BRT, de forma a evitar críticas durante as eleições e a rejeição [a esse tipo de transporte]”, acrescentou. “Além disso, vale lembrar o significado da letra R, da sigla BRT. Ela significa rápido. Portanto, se não tiver rapidez não será BRT”, completou.
 
Fonte: Exame Abril
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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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