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No Rio, Novo trem mudou apelido de ‘dragão chinês’ virou ‘geladão chinês’

domingo, 26 de agosto de 2012

Passageiros, cuidado com o vão entre o trem e a plataforma. Na estreia nesta sexta-feira do "geladão chinês" do metrô, na Linha 2, o tradicional alerta nunca valeu tanto: há desnível de pelo menos dez centímetros entre o vagão e a plataforma, criando um degrau, obstáculo para cadeirantes e risco para idosos. O próximo metrô chinês entra em circulação daqui a um mês.

Já a temperatura, tradicional motivo de queixa por causa do calor, foi razão de elogio dessa vez. Assim, o ‘dragão chinês’ virou ‘geladão chinês’. “É clima de montanha. Está bem geladinho”, elogiou o operador de estoque Carlos Henrique de Sousa Pinto, 32, que circulou ontem nas duas únicas viagens do trem. “Me preocupei com o desnível do vagão para a plataforma. É perigoso”, completou.
Visual moderno e painel eletrônico das estações agradaram aos passageiros | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

O novo metrô partiu da Estação Estácio e foi até a Pavuna, e depois seguiu para Botafogo. Quem quiser fazer um ‘test-drive’ no geladão chinês da Linha 2 é só embarcar hoje, de 5h à meia-noite. Amanhã, vai circular de 7h a 23h. A partir de segunda-feira, nos dias úteis, será das 10h às 15h e depois de 21h a meia-noite.

O presidente da concessionária MetrôRio, Flávio Almada, minimizou o "degrau" e disse que o peso dos passageiros fará o vagão ficar nivelado: “Há um sistema eletrônico nos trens que permite que, ao chegarem às estações, não haja o desnível. O próprio peso dos passageiros faria os trens ‘cederem’ e atingirem o nível da plataforma”, justificou.

A assessoria da empresa, no entanto, afirmou que o trem está em fase de ajustes ainda. Em julho, O DIA noticiou que havia o desnível, percebido durante teste do trem chinês aberto à imprensa.

Na época, a concessionária afirmou que a diferença seria ajustada até o início da operação, o que não aconteceu. O promotor Carlos Andresano, da Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público, vai cobrar explicação da MetrôRio.

Com a entrada em circulação do novo trem, Almada afirma que já haverá redução no tempo de espera pelo metrô: “A população vai começar a não sentir a lotação”.

O visual futurista, a limpeza, e o espaço mais amplo na composição — agora os vagões são interligados — mereceram elogios dos passageiros. Para os baixinhos, o mimo do pega-mão projetado para usuários de 1,65 metro fez sucesso.

“Viajava com desconforto, pois as barras eram altas. Agora não preciso mais fazer esforço”, comemorou o auxiliar administrativo Roberval Marinho, de 1,60 metro e 39 anos.

Viagem, só de casaco

Acostumados a derreter sob o calor do metrô lotado da Linha 2, os passageiros se assustaram com ar-condicionado novo: o vagão ficou gelado, ‘clima de Sibéria’, cidade russa famosa pelo frio de até 50 graus negativos. A promessa é que, no verão, não importa a temperatura lá fora, dentro do metrô fará 23 graus.

“Logo ao embarcar na Estação Pavuna, senti a diferença. O novo trem é mais bonito e confortável, mas o nome geladão pode ser levado à risca, pois aqui dentro faz muito frio. Viajar aqui, só de casaco”, destacou a esteticista Monique Santos, 25 anos.

O painel eletrônico sobre as portas, que indica qual a próxima estação e de qual lado a porta vai se abrir, fez sucesso. Ponto negativo foi a redução de 46 para 38 assentos por vagão, dispostos de forma a criar um corredor maior.

“Gostei dos painéis, mas há espaços vazios para pessoas em pé. Poderiam colocar assentos. Não vai adiantar mais sair da Pavuna e seguir até Engenheiro Rubens Paiva para voltar e viajar sentado”, lamentou Mário Silveira, 40.

Mais 60 trens à vista

Vêm aí mais trens novos para os passageiros da SuperVia. Durante a inauguração do novo metrô, o governador Sérgio Cabral anunciou que dia 5 vai assinar empréstimo de 600 milhões de dólares do Banco Mundial para comprar 60 novos trens.

Cabral ressaltou que, com as novas composições do metrô, a meta é saltar de 600 mil passageiros por dia para um milhão. Até março, haverá 19 dessas nos trilhos.

Ele lembrou que as obras da Linha 3 (Niterói-São Gonçalo) começam em janeiro e que a meta é ter 70% da população da Região Metropolitana se deslocando em transporte de massa.

Por Diego Valdevino / O Dia Online

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Petrolina ganhará aproximadamente 30 novos micro-ônibus adaptados para pessoas com deficiência

No início de setembro, o município de Petrolina, no Sertão do Estado, ganhará aproximadamente 30 novos micro-ônibus adaptados para pessoas com deficiência, todos equipados com tecnologias de bilhetagem eletrônica e elevadores para cadeirantes. O anúncio foi feito pelo secretário de Acessibilidade do município, Marcos de Souza Conceição. De acordo com o secretário, hoje a cidade conta com 200 vans que fazem o transporte na zona urbana e rural. Essa frota será substituída mensalmente.

“O smartcard é um sistema que favorece a pessoa com deficiência, porque dispensa a conferência de pagamento e troco. Além disso, também estará disponível em forma de botton para os que tenha alguma deficiência nos membros superiores. Cada micro-ônibus terá dois espaços para cadeiras de rodas e um banco para obesos”, informou o secretário. 

A estimativa é que em seis meses toda a frota de vans seja substituída pelos veículos adaptados. “A nossa cidade tem cerca de 57 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Essas pessoas não podiam resolver suas próprias coisas com autonomia, pois para se locomover na cidade era preciso da ajuda de alguém. Com a aquisição desses veículos, elas poderão exercer seu direito que todo cidadão tem, o de ir e vir”, enfatizou o secretário.

Fonte: Folha PE

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Sorocaba terá duas novas vias com faixas exclusivas para a circulação de ônibus

Em Sorocaba, a Urbes estabeleceu que duas vias da cidade terão faixas exclusivas para a circulação de ônibus e outros tipos de transportes coletivos.

As faixas entram em operação na segunda-feira (27) e deverão agilizar a velocidade do transporte coletivo. Inicialmente, serão inseridas no binário formado pelas ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer na região Além Linha.

As faixas exclusivas poderão ser utilizadas das 6h às 8h e das 17h às 19h pelo transporte coletivo urbano, transporte especial, fretamento com passageiros, taxis com passageiros, transporte escolar com passageiros, transporte intermunicipal e suburbano e veículos em operações emergenciais como ambulâncias, bombeiros e viaturas de polícia.

As bicicletas com aro 20 ou acima também utilizarão estas faixas para circulação, em compartilhamento com o transporte coletivo.

A Urbes entende que a circulação pela direita desses modais torna-se mais segura já que bicicletas compartilharão espaço com motoristas profissionais treinados em direção preventiva. 

Nos períodos de pico entre 6h e 8h e entre 17h e 19h não é permitida a circulação de motocicletas, veículos de passeio, utilitários e caminhões na faixa exclusiva. O estacionamento do lado esquerdo da via também será proibido nesses horários.

Fora deles, tanto a circulação na faixa da direita quanto o estacionamento na faixa da esquerda do binário serão permitidos. Durante os primeiros dias os agentes de trânsito irão orientar os condutores sobre as novas regras implantadas.

Vale destacar que transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração grave, que resulta em cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69.

Sinalização diferenciada

Equipes da Urbes trabalharam para instalar placas de sinalização e pintura de solo em toda a extensão dos corredores, que ganharam também uma faixa azul para demarcar onde o transporte coletivo poderá circular exclusivamente nos horários estabelecidos. 

Foram implantadas 150 placas de regulamentação e advertência e 2.500 metros quadrados de sinalização horizontal (de solo). Tanto a rua Hermelino Matarazzo como a rua Comendador Oeterer tem aproximadamente 1,4 quilômetro de extensão.

As faixas de rolagem foram divididas em duas, cada uma com cerca de 3,5 metros de largura. O binário possui câmeras de monitoramento e a movimentação será acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes.

A Urbes considerou também a experiência de São Paulo, no projeto de Sorocaba, e destaca que não haverá confinamento na faixa, que permitirá ultrapassagens entre os ônibus nos casos de imprevistos. Também foram considerados intervalos médios entre as linhas para evitar o acúmulo de ônibus no mesmo horário, evitando assim filas no corredor. 

Linhas do transporte coletivo

Ao todo, 24 linhas utilizarão os corredores exclusivos. Destas, 71%, ou seja, 16 linhas irão transitar por toda a extensão dos corredores da rua Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer.

São elas: 5 - Vila Carvalho / Vila Fiori; 20 - Carol (apenas em um horário); 21 - Lopes de Oliveira; 25 - Itavuvu; 26 - Ipanema / Bom Jesus; 28 - Mineirão; 39 - Aldeia dos Laranjais; 39/1 - Santa Esmeralda; 42 - Laranjeiras; 46 - Paineiras; 54 - Paes de Linhares; 57 - Guaíba; 59- Maria Eugênia; 62 - São Bento; 69 - Caguaçu; 70 - Novo Horizonte / Nova Sorocaba e 76 - São Guilherme.

Já as linhas 02 - Brasilândia; 19 - Progresso; 23 - Industrial / Dois Corações; 36 - Porcel; 38 - Aparecidinha / Éden e 61 - Iporanga, que atendem a Vila Santana, e a linha 45 - Retiro São João, que atende o Jd. Marco António e região do Mercado Distrital, irão transitar por trechos destes corredores.

Fonte: VIVAcidade

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No Rio, Inaugurado primeiro dos 19 trens do MetrôRio

sábado, 25 de agosto de 2012

O primeiro dos 19 trens do MetrôRio que vieram da China para substituir a atual frota foi inaugurado na manhã desta sexta-feira. A composição saiu da Estação Estácio e foi até o Maracanã. Em seguida, recebeu os primeiros passageiros, e seguiu viagem para a Pavuna.
A composição, que durante o primeiro mês vai operar, em regime de operação assistida, das 10h às 15h e das 21h às 0h, conta com menos assentos do que o trem antigo. Por outro lado, o espaço interno é maior, permitindo o embarque de mais passageiros. Oficialmente, eles começam a circular neste sábado (25).
Na primeira viagem, pôde-se perceber que a composição balança mais do que os trens antigos. Esta característica chegou a ser alvo de polêmica, já que teria obrigado, segundo o Sindicato dos Metroviários do Estado do Rio, uma adaptação dos trajetos para que os trens não esbarrassem nas paredes. A concessionária MetrôRio nega o fato, e o presidente do MetrôRio, Flávio Almada, minimizou o balanço do trem. "Está dentro da normalidade".
O vão entre os trens e a plataforma é maior do que o das antigas composições (de 4cm passou para 9cm), mas, de acordo com o MetrôRio, a distância também está dentro da normalidade e não afetará o embarque e desembarque de passageiros. A inauguração contou ainda com a presença do governador Sérgio Cabral.
Jornal do Brasil
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Em BH, Revitalização do Anel poderá incluir a implantação do BRT

A reforma do Anel Rodoviário de Belo Horizonte pode contemplar a preparação da via para a implantação do Transporte Rápido por Ônibus (BRT). De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), a proposta foi bem-recebida pelo governo do Estado, responsável pela licitação do projeto executivo de modernização da via. A ideia é que o BRT seja instalado nas marginais do Anel e faça a interligação das avenidas, que vão receber o sistema.

Segundo o diretor de planejamento da BHTrans, Célio Freitas, a revitalização do Anel será uma oportunidade para articular um sistema de transporte público ligando as principais avenidas da cidade. "Solicitamos ao governo estadual para preparar as marginais para receber o sistema. A prefeitura aproveitaria a obra e implantaria os corredores e as estações do BRT", explicou Freitas. Conforme a proposta, seriam ligadas transversalmente às avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro II, Amazonas, Tereza Cristina e a Via do Minério - região entre os bairros São Gabriel, na região Nordeste, e Olhos d’Água, no Barreiro. Por enquanto, apenas a Cristiano Machado e a Antônio Carlos estão em obras para a implantação do BRT. A expectativa é de que, a cada ano, o sistema seja implementado em uma das avenidas sugeridas. Portanto, as próximas seriam a Amazonas, a Pedro II e a Via do Minério. No Anel Rodoviário, o transporte funcionaria da mesma forma que será feito nas avenidas da cidade, com estações elevadas, pagamento antecipado da passagem e embarque no nível da calçada. "O usuário economiza muito tempo no deslocamento, já que vai ir de uma região a outra da cidade, sem precisar passa pelo centro", disse Freitas.


Temor. Para o subcomandante da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), major Agnaldo Lima de Barros, antes de pensar em BRT, o governo deveria tratar de outras prioridades mais urgentes no Anel Rodoviário. "É preciso estudar muito para saber se é viável. Além disso, temos vários outros problemas no Anel que até hoje não foram resolvidos. Não podemos mais atrasar as obras de revitalização", disse o major.

"A princípio, acredito que existam soluções mais viáveis e mais baratas, como o próprio sistema de linhas de ônibus. O Anel tem uma função mais rodoviária do que de passageiros", avaliou Márcio Aguiar, especialista em transporte e trânsito.
Informações: O Tempo Online
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São Paulo vai ganhar mais 12,4 km de faixas exclusivas de ônibus a partir de segunda-feira

A cidade de São Paulo vai ganhar mais 12,4 km de faixas exclusivas de ônibus a partir de segunda-feira (27) nas avenidas Itaquera e Líder, na Zona Leste. Segundo a São Paulo Transportes (SPTrans), as novas faixas serão implantadas para aumentar a velocidade dos coletivos e diminuir o tempo da viagem.
Os novos trechos estão localizados na Avenida Itaquera, entre a Avenida Aricanduva e Rua Serra das Divisões, seguindo na Avenida Francisco Munhoz Filho e Rua Harry Dannemberg; e na Avenida Líder, entre a Rua Serra das Divisões e a Avenida Francisco Munhoz Filho. As faixas exclusivas funcionarão de segunda a sexta-feira, entre 6h e 20h, em ambos os sentidos.

As novas faixas fazem parte de um pacote da implantação de mais de 100 km de faixas exclusivas de ônibus à direita, em toda a cidade, que pretende aumentar em 15% a velocidade dos coletivos até o fim deste ano. Com os novos trechos nas avenidas Líder e Itaquera, a cidade soma 62,5 km de faixas entregues, segundo a Prefeitura.

De acordo com a SPTrans, a Radial Leste, que teve a faixa exclusiva implantada em setembro de 2011, a redução no tempo de viagem foi de 38,4% no sentido centro e de 31,7%, no sentido bairro, em novembro de 2011 comparado ao mesmo período de 2010.
MultaOs carros que usarem as faixas para trafegar em horários proibidos serão penalizados com quatro pontos na carteira e em R$ 85,13. Os táxis poderão utilizá-las, desde que com passageiros, assim como nos corredores de ônibus.
 
Fonte: G1 SP
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