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Programa de aluguel de bicicletas no Rio ganhará mais 8 estações

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O programa de aluguel de bicicletas da cidade do Rio ganhará, no próximo domingo (13), mais oito estações com 80 bicicletas na Zona Sul do Rio. Elas ficam nos bairros do Leblon, Gávea, Jardim Botânico e Humaitá.

As novas estações ficarão no Leblon, nas ruas José Linhares e Visconde de Albuquerque; na  Gávea, no terminal de ônibus da PUC, na Praça Sibélius, no Shopping da Gávea e no Baixo Gávea; no Jardim Botânico, na Rua Pacheco Leão; e no Humaitá.

Para utilizar o serviço, o usuário precisa se cadastrar no site do programa e adquirir o passe Samba, se optar pelo pacote mensal diário. A bicicleta pode ser destravada por uma ligação ou através do aplicativo do programa para celulares.
A mensalidade custa R$ 10 ou R$ 5 por uso diário. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito. O passe vale por 60 minutos.

De acordo com a prefeitura, as estações serão alimentadas por energia solar. No total, serão 600 bicicletas. Novas travas e pinos de fixação reforçam o sistema de segurança para dificultar o furto das bicicletas.

No dia 28 de outubro, o prefeito Eduardo Paes participou do lançamento do programa, com a entrega de 11 estações em Copacabana, na Zona Sul. Elas ficam nos seguintes pontos: Posto 6, Sá Ferreira, Miguel Lemos, Cantagalo, Santa Clara, Dias da Rocha, Serzedelo Correia, Siqueira Campos, Copacabana Palace, Cardeal Arcoverde e Princesa Isabel.


Fonte: G1.com.br

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Corredores de ônibus na região de Porto Alegre e a importância de investimento em transportes metropolitanos

Porto Alegre e oito cidades da região metropolitana vão ter mais três corredores de ônibus para agilizar as viagens no sistema da cidade.
A coordenação executiva do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade, do Ministério do Planejamento liberou R$ 320 milhões para os pré-projetos para espaços exclusivos de ônibus, o que deve garantir maior velocidade operacional, mais conforto aos passageiros e benefícios ambientais, já que os ônibus vão operar com melhor desempenho e mais velocidade, emitindo uma quantidade menor de poluentes.
Dos R$ 320 milhões, R$ 20 milhões serão de contrapartida da Prefeitura de Porto Alegre e de oito cidades beneficiadas pelos sistemas mais modernos de ônibus.
A vantagem é que a região ganhará corredores metropolitanos. Hoje uma das grandes necessidades das cidades é integração com as vizinhas em transportes intermunicipais, Há no país como um todo poucos sistemas metropolitanos organizados de ônibus,.
Com as atividades econômicas mais intensas e distribuição das áreas de investimentos, a comunicação entre cidades e circulação de pessoas entre elas se tornaram maiores.
A proposta para aumento de verba foi apresentada em Brasília pelo secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, durante reunião com o coordenador do PAC no Ministério do Planejamento, Maurício Muniz.
O Ministério do Planejamento, no entanto, condicionou a liberação das verbas a alguns ajustes.
Entre estes ajustes, estão monitoramento e fiscalização maior das faixas exclusivas para o transporte coletivo.
O governo do estado também deve readequar os dois quilômetros entre Cachoeirinha e Porto Alegre e assumir o viaduto ERS 118, entre Cachoeirinha e Gravataí.
No dia 21 de novembro, haverá uma reunião entre o poder público de Porto Alegre e o Ministério das Cidades. Nesta ocasião, o poder público local vai ter apresentar os projetos já atualizados.
A rede de corredores de ônibus vai se complementar ao metrô de Porto Alegre.
A distribuição dos recursos será feita da seguinte maneira, de acordo com cada rota para corredor de ônibus:
Eixo Norte – R$ 120 milhões (Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo)
Eixo Nordeste – R$ 165 milhões (Cachoeirinha, Alvorada e Gravataí)
Eixo Sudeste – R$ 35 milhões (Viamão)


Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes



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Em Pelotas, Vereadores aprovam projeto do transporte coletivo

A Câmara de Vereadores de Pelotas aprovou nesta quarta-feira (9), em primeira votação, o projeto de lei que institui no município o sistema do transporte coletivo. A proposta do Executivo recebeu 12 emendas dos parlamentares, sendo nove aprovadas em plenário.

Os vereadores Carlos Alberto dos Santos Passos, o Beto, e Ivan Duarte, ambos do PT, optaram pela abstenção durante a votação. “Não tenho clareza ainda. A planilha de custos para composição da tarifa não foi apresentada”, justificou Beto. Nenhum vereador foi contrário. A votação foi 12 votos favoráveis e duas abstenções.

O presidente da Casa, vereador Eduardo Leite (PSDB), não votou seguindo o artigo 70 da Lei Orgânica do Município (LOM), que estabelece o voto do presidente apenas quando necessário o quórum qualificado, ou seja dois terços dos membros do Legislativo.

O projeto de lei ainda precisa ser votado mais uma vez na Câmara antes de ser encaminhado para sanção e publicação pelo prefeito Fetter Júnior (PP). Conforme o vereador Idemar Barz (PTB), a Câmara de Vereadores cumpriu apenas uma das três etapas. As próximas são compreendidas pelo lançamento do edital que permitirá a concessão do transporte coletivo municipal a uma empresa ou consórcio, e a última fase é a efetiva implantação do sistema.


 
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Frota de ônibus será reforçada para vestibular da UFBa

Salvador - O superintendente da Transalvador, Alberto Gordilho, encaminhou ofício às empresas do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO), comunicando a Operação Vestibular UFBa 2011, que consiste na colocação de reforço da frota de coletivos no dia 13 de novembro.
Na área de trânsito, o superintendente determinou operação especial com os agentes de fiscalização postando-se nas cercanias dos locais de prova, garantindo o acesso dos vestibulandos e mantendo a mobilidade de todos os cidadãos, evitando retenções (engarrafamentos).



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Empresas concorrentes na licitação do transporte de Marília oferecem tarifas de R$ 2,15

A prefeitura abriu, nesta quinta-feira (10) pela manhã, as propostas das empresas interessadas em oferecer o serviço de transporte coletivo urbano em Marília. As menores tarifas foram de R$ 2,1393 para a zona norte e de R$ 2,1501 para a zona sul. Atualmente o bilhete custa R$ 2,30 para todas as regiões da cidade.
Empresa Cidade Sorriso de Curitiba é uma das concorrentes
Agora, as propostas serão analisadas pela prefeitura. Uma comissão irá verificar, primeiramente, se os valores solicitados pelas empresas são exequíveis e se as planilhas estão adequadas à realidade de mercado. Após essa etapa, há ainda o prazo para recursos das empresas participantes do processo, o que pode levar cerca de 20 dias.

A menor tarifa apresentada para a zona norte, de R$ 2,13, foi proposta pela empresa Grande Bauru. A companhia não estava habilitada a participar da concorrência, mas obteve uma liminar garantindo o direito. Outras empresas apresentaram valores que variam entre R$ 2,19 e R$ 2,35.

Já para a zona sul, a menor tarifa, de R$ 2,15, foi proposta pela empresa Cidade Sorriso, de Curitiba (PR). A companhia também não estava habilitada para o processo, mas obteve uma liminar na Justiça. O valor da passagem mais cara neste lote de linhas chega a R$ 2,62.

Inabilitadas/ Como as empresas que apresentaram as menores tarifas não estavam habilitadas pela prefeitura a participar do processo, o caso pode ser modificado pela Justiça.

Segundo a prefeitura, as quatro empresas que obtiveram liminar para participar da abertura de envelopes foram inabilitadas porque infringiram um item da lei que rege o transporte coletivo urbano na cidade.

Pela legislação, a empresa pode concorrer em apenas um dos lotes de linha: ou norte ou sul. Mas as companhias em questão se inscreveram para concorrer aos dois lotes, o que gerou a inabilitação das mesmas.
Por conta da liminar, a prefeitura foi oficiada pela Justiça para esclarecer os motivos pelos quais tornou inabilitadas as empresas. Os ofícios estão sob os cuidados do secretário da Administração, José Carlos da Silva. A prefeitura, a princípio, deve oferecer as respostas ao Judiciário, sem recorrer da liminar.

A homologação do resultado da concorrência dependente, então, de três fatores: análise das planilhas apresentadas pela empresa, decisão judicial e possíveis recursos impetrados por outras companhias.
A prefeitura informou que não há data para que sejam divulgados os resultados a respeito das tarifas.



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Em Belém, Sinalização de trânsito (CTBel) vai priorizar o transporte coletivo

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) esta implantando o projeto de fiscalização e reeducação para motoristas de transportes coletivos que circulam pela região metropolitana de Belém. O objetivo é atender a reclamações da população para que a utilização obrigatória das faixas 3 e 4, na avenida Almirante Barroso, sejam exclusivas para os ônibus.

Segundo Elias Jardim diretor de Trânsito da CTBel, O projeto será realizado em duas etapas. “Primeiro serão modificadas as cores das faixas laterais pela direita, a retirada das tartarugas e a implantação de placas de regulamentação. Ns segunda etapa, serão colocados câmeras em pontos estratégicos da avenida para que a via seja totalmente monitorada, evitando assim acidentes e irregularidades”, explica.

Desde o início da semana as tradicionais faixas amarelas estão sendo substituídas por faixas azuis e também estão sendo retiradas as “tartarugas”. “A mudança da cor é proposital, é pra chamar bem a atenção. Já a retirada das “tartarugas” é porque elas eram utilizadas para que os ônibus não ultrapassassem as faixas 3 e 4. Mas como estamos mudando de estratégia, não será mais necessário e também estamos atendendo pedidos de motoristas que reclamam de danos em seus automóveis e também porque já registramos acidentes com motos”, enfatiza.

Segundo a CTBel, o trabalho ao longo da Almirante Barroso vai levar duas semanas. Em seguida, o projeto se estende para outras ruas da capital. Logo após a instalação das câmeras, o monitoramento será realizado em horários específicos, assim como a circulação dos ônibus.


De acordo com Jardim a partir de janeiro de 2012 a central de monitoramente já estará em funcionamento. “A central será criada na sede da CTBel com agentes de trânsito que primeiro vão priorizar o transporte coletivo e ao longo da implantação do projeto. O objetivo será atender a outras situações” conclui.


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